Projetos concluídos em 2016 e benefícios gerados

Última atualização: 03/08/2020 16:09
Fonte: SETIC
Projeto 195 - Projeto de Gestão de Níveis de Serviço de TI                                                                                             (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 26,2KB)
Benefícios
  • Critérios objetivos para as priorizações;
  • Aumento da satisfação dos usuários em relação ao tempo de atendimento;
  • Visibilidade dos prazos necessários para atendimento de cada serviço;
  • Estabelecimento de métricas para avaliação de desempenho (da equipe da SETIC);
  • Maior conformidade com melhores práticas na prestação de serviços de TI.
Projeto 199 - Atualização do sistema de gerenciamento de desktops
Benefícios
  • Em medição.
Projeto 201 - Implantação de novo sistema de service desk                                                                                           (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 21,6KB)
Benefícios
  • Maior eficiência na gestão de serviços de TIC (acesso a monitores, relatórios gerenciais);
  • Eficiência no controle de contratos com terceirizados (em tempo real), possibilitando a rápida intervenção quando necessário;
  • Melhor gestão de contratos de terceiros;
  • Redução dos tempos internos entre as coordenadorias da SETIC (os acordos de níveis de serviço não existiam antes dessa implantação e serão definidos posteriormente, não sendo possível comparar se realmente houve melhora).
Projeto 208 - Revisão do serviço de time stamping - PDDE                                                                                            (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 47,6KB)
Benefícos
  • Melhorar a disponibilidade do serviço; 
  • Manter a confiabilidade do serviço de protocolização digital; 
  • Maior confiabilidade em relação a informação de status do serviço (monitoramento nativo); 
  • Contar com garantia do fornecedor.
Projeto 213 - SGSI Implantação do sistema de Gestão de Segurança da Informação                                                    (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 26,7KB)
Benefícios
  • Alinhamento com a ABNT NBR 27001:2013 e com as Diretrizes de Segurança da Informação do CNJ;
  • Atendimento às recentes recomendações e orientações do TCU;
  • Documentação dos processos, procedimentos e planos;
  • Identificação e gerenciamento de riscos;
  • Redução dos riscos identificados (análise de risco realizada);
  • Redução do tempo de indisponibilidade em casos de desastres (uso dos PRDs);
  • Melhoria contínua do processo de Gestão de SI com a criação de indicadores e metas para a área de Segurança da Informação (treinamento e conscientização em SI, Gestão de Riscos, conformidade com a 27002, conformidade Diretrizes de SI do CNJ, Incidentes  e SI).
Projeto

224 - Definição e Formalização do Processo de Gestão de TI                                                                              (Mapa Benefícios)Arquivo tipo pdf de 17,9KB

Benefícios
  • Transparência do trabalho da SETIC;
  • Melhor comunicação da SETIC com a alta administração do TRT.
Projeto

257 - Estudo de novas tecnologias de portais                                                                                                        (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 22,3KB)

Benefícios
  • Fornecer mais agilidade para o desenvolvimento das aplicações usadas nos portais de internet e intranet;
  • Substituir ferramenta de portal defasada, que hoje é usada no TRT (JBoss Portal);
  • Suportar conteúdo multimídia;
  • Fornecer uma ferramenta de pesquisa associada;
  • Facilitar a criação e interação dos usuários publicadores de conteúdo com as aplicações;
  • Simplificar a administração do portal;
  • Suportar o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, como tablets e celulares.
Projeto 316 - Substituição de computadores portáteis                                                                                                        (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 28,2KB)
Benefícios
  • Alinhamento com o critério de atualização dos equipamentos adotado neste Tribunal e pelo CSJT nas ações do SIGI, o qual prevê a substituição dos equipamentos ao final do período de garantia;
  • Renovação do prazo de garantia;
  • Para os assessores e assistentes: utilização de notebooks mais rápidos e atualizados, em comparação com seus equipamentos atuais;
  • Com os novos equipamentos: Possibilitar maior desempenho computacional; Melhorar as condições de mobilidade com equipamentos mais leves; e Baixo nível de manutenção;
  • Redução do nível de obsolecência de equipamentos do parque.
Projeto 321 - Renovação e ampliação dos servidores dos Datacenters de Porto Alegre - 2015                                          (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 232,2KB)
Benefícios
  • Melhorar a disponibilidade dos sistemas e serviços, com hardware atualizado (evolução tecnológica) e com melhoria no desempenho;
  • Redução dos riscos de indisponibilidade do equipamento por conta da garantia e suporte por 5 anos a contar da entrega dos servidores;
  • Redução de risco na substituição por peças de baixa qualidade;
  • Aumentar a capacidade de processamento e memória nos sistemas do PJE e Bancos Oracle.
Projeto 390 - Renovação de nobreaks no interior do Estado                                                                                                 (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 19KB)
Benefícios
  • Melhorar a disponibilidade dos sistemas e serviços, com hardware atualizado (evolução tecnológica) e com melhoria no desempenho;
  • Redução dos riscos de indisponibilidade do equipamento por conta da garantia e suporte por 5 anos a contar da entrega dos no-breaks;
  • Redução de risco na substituição por peças de baixa qualidade.
Projeto 393 - Renovação do parque de servidores de rede do interior                                                                                  (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 38,1KB)
Benefícios
  • Manter a disponibilidade dos sistemas e serviços no interior do Estado, com hardware atualizado (evolução tecnológica) e com melhor desempenho;
  • Redução dos riscos de indisponibilidade do equipamento por conta da garantia e suporte por 5 anos a contar da entrega dos servidores;
  • Redução de risco na substituição por peças de baixa qualidade;
  • Aumento da capacidade de armazenamento;
  • Maior facilidade na manutenção de software de servidores.
Projeto 397 - Mapeamento de novos processos ITIL                                                                                                              (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 77,4KB)
Benefícios
  • Transparência junto a Administração e Órgãos Auditores/Controladores;
  • Possibilidade de redução nos prazos de atendimento (SLA’s);
  • Consolidação de informações para apoio a tomada de decisões que reduzam o prazo de atendimento e melhore a qualidade dos serviços prestados pela SETIC. 
Projeto 426 - Concurso de Juízes                                                                                                                                             (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 20,9KB)
Benefícios
  • Redução de custos para a realização do concurso para juízes de 2016.
  • Possibilidade de redução de custos para a realização de concursos futuros para juízes. 
Projeto 429 - e-Jus2 Sentença                                                                                                                                                  (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 30,6KB)
Benefícios
  • Permitir a troca de comentários entre usuários de uma mesma unidade;
  • Permitir a edição de textos no eJus² para confecção de Decisões de 1º Grau;
  • Aumentar a compatibilidade ao "colar" as sentenças no PJe, reduzindo a intervenção para ajustar a formatação dos textos, até a integração entre as ferramentas;
  • Permitir que os magistrados de primeiro grau tenham acesso a mesma ferramenta utilizada pelos Desembargadores, padronizando a solução de TIC adotada no TRT.
Projeto 434 - Mapeamento do desempenho das unidades Judiciárias de 1o Grau                                                                   (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 22,7KB)
Benefícios
  • Redução no tempo de elaboração dos relatórios de desempenho das Unidades Judiciárias;
  • Eliminar erros na coleta dos dados necessários para calcular os índices de desempenho;
  • Detecção de problemas e gargalos na tramitação dos processos, possibilitando a correção, proporcionando melhoria na prestação jurisdicional;
  • Maior agilidade na tomada de decisão pela Corregedoria fornecendo critérios para a Correição mais rapidamente;
  • Agregar novos critérios e fontes de dados nos cálculos que existem atualmente;
  • Automatização da obtenção das informações sobre lotação de pessoal, possibilitando o desenvolvimento de outros relatórios para a área administrativa.
Projeto 441 - Aumento dos links de internet                                                                                                                                 (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 121,9KB)
Benefícios
  • Em medição.
Projeto 445 - Capacitação à distância em Segurança da Informação                                                                                          (Mapa BenefíciosArquivo tipo pdf de 18,8KB)
Benefícios
  • Conformidade com normas, regulamentações e boas práticas de Segurança da Informação, além das recomendações do CSJT e TCU, no sentido da necessidade de treinamento e conscientização em SI;
  • Maior compreensão e conscientização sobre as ações e normas internas de Segurança da Informação por parte de grande número de usuários, com baixo custo;
  • Alimentar os indicadores estabelecidos no SGSI;
  • Contribuir para a redução/prevenção de incidentes de segurança da informação e promoção de mudança cultural na organização.