Projetos concluídos em 2017 e benefícios gerados

Última atualização: 03/08/2020 16:08
Fonte: SETIC
Projeto 105 - Links Redundantes para o Interior do Estado (Ampliação da rede WAN)    (mapa de benefícios)Abre em nova aba
Benefícios

  • Maior disponibilidade dos serviços de comunicação de dados 
  • Banda adequada às necessidades do Processo Judicial Eletrônico 
  • Independência contratual em relação ao TST e demais Regionais 
Projeto 256 - SILC - Sistema de Licitações e Contratos   (mapa de benefícios)
Benefícios

  • Redução de 50% na quantidade de planilhas utilizadas para controle de contratos
  • Eliminação de 100% na quantidade das planilhas necessárias para acompanhamento de processos de aquisição
  • Possibilitar a gestão de informações de fornecedores, aquisições e contratos em um único sistema. 89% das operações identificadas são realizadas apenas no SILC sendo que as que ainda são realizadas em sistemas legados são para alimentar outros processos (empenho, liquidação, etc)
Projeto 387 - Migração de Relatórios Administrativos para o BI   (mapa de benefícios)Abre em nova aba
Benefícios
  • Desligamento de ferramenta antiga (descontinuada pelo fabricante) simplificando o suporte aos relatórios
  • Criação de um padrão de desenvolvimento de relatórios e Dashboards
  • Aumento do alcance da ferramenta de 2 para 5 setores no prazo estipulado
  • Geração de um conjunto otimizado de relatórios com no máximo 50% do tamanho atual (1300 relatórios)
Projeto 392 - Expansão e renovação de garantia da solução de rede local do TRT4 em Porto Alegre   (mapa de benefícios)Abre em nova aba
Benefícios
  • Minimização dos riscos de indisponibilidade
  • Redução do tempo de parada de um data center em caso de falha de um switch core, pois estarão instalados e ligados no data center switches em prontidão para assumir os serviços mais críticos, no novo Plano de Recuperação de Desastres proposto
  • Redução do tempo de resposta no uso dos sistemas administrativos e judiciários, com o aumento da capacidade de vazão entre ativos dos data centers, através do acréscimo de portas 10 gigabit aos switches CORE
  • Otimização dos serviços de backups e eventuais restaurações de dados
  • Aumento da qualidade do acesso à rede sem fio (redução de pontos cegos na cobertura), com o aumento do número de access points nos prédios de Porto Alegre
  • Aumento da segurança da rede (Firewall ASA - irá permitir a conexão de redes de alto tráfego no firewall, em especial a rede data center onde está a maioria dos servidores do TRT4)
  • Aumento da resiliência da infraestrutura do TRT, com a redução dos procedimentos e tempos previstos PRD-011
Projeto 402 - Férias online para Desembargadores   (mapa de benefícios)Abre em nova aba
Benefícios
  • Padronização no registro de marcação de férias de desembargadores
  • Melhoria no acompanhamento de férias de desembargadores pela Administração
Projeto 404 - Implantação do SIGEP   (mapa de benefícios)Abre em nova aba
Benefícios
  • Revisão das informações cadastrais
Projeto 425 - Aprendendo sobre o TRT  (mapa de benefícios)Abre em nova aba
Benefícios
  • Aumento do número de servidores da SETIC com conhecimento sobre assuntos pertinentes a área judiciária do TRT
  • Melhoria na comunicação entre a SETIC e a área judiciária
  • Melhoria no entendimento de prioridades e urgências com relação a pedidos que são feitos por servidores e magistrados
  • Melhor entendimento, por parte dos servidores da SETIC, sobre o impacto de seu trabalho no andamento das atividades jurisdicionais do Tribunal
  • Sugestões de melhorias em serviços e instalações disponibilizadas pela SETIC, identificadas nas visitas realizadas
Projeto 442 - Renovação de solução de storage    (mapa de benefícios)Abre em nova aba
Benefícios

  • Solução renovada, mais atualizada e com menores riscos de falha 
  • Eliminação do risco (inaceitável) de o TRT4 operar com equipamentos de armazenamento sem cobertura de garantia
  • Mitigação do risco de operar com equipamentos no final de sua vida útil
  • Obtenção de suporte de melhor qualidade, com rápida reposição de peças
  • Garantia da capacidade de crescimento de armazenamento de dados de acordo com o aumento de demanda (especialmente o PJe)
  • Economia de energia, através da redução de consumo e geração mínima de calor
  • Melhoria no desempenho de acesso às informações (tempo de resposta de leitura e escrita)
Projeto 446 - Certidão eletrônica de ações trabalhista   (mapa de benefícios)Abre em nova aba
Benefícios
  • Melhor prestação de serviços ao jurisdicionado por meio da emissão de certidões mais abrangentes, por incluir processos de 1º e 2º Graus de todo o estado
  • Maior agilidade na emissão das certidões
    • 1º grau: tempo para emissão da certidão reduziu de 10 minutos para 5 minutos, contando com o envio por email. O recolhimento de emolumentos ficou praticamente zerado já que a opção de receber por e-mail sem pagar é requerida em 98% das certidões que estão sendo feitas
    • 2º Grau: tempo para emissão da certidão reduziu de 20 minutos para 2 minutos (tempo total de operação do sistema e geração da certidão). São emitidas em torno de 15 certidões por dia
  • Reduzir consideravelmente o número de atendimentos no balcão da Seção de Certidões e Conferências e das CCDFs e Varas isoladas - alcançado parcialmente devido à mudança de escopo que retirou o uso externo do sistema (internet). No entanto, alcançado em parte com a unificação de pesquisas entre 1º e 2º graus. Anteriormente o solicitante precisava ir presencialmente em cada foro, para a emissão da certidão. Ainda precisa ir presencialmente, mas em qualquer foro a emissão é feita de forma consolidada. No 2º grau, o número de pessoas que está optando receber o documento por e-mail está sendo maior do que aqueles que retiram pessoalmente na Coordenadoria
  • Possibilidade de realocar servidores para outras atividades
    • 1º grau: Servidora que só fazia certidões já está trabalhando tempo integral no CEJUSC e os demais servidores que atendem os guichês é que estão fazendo as certidões na hora para quem solicita
    • 2º grau: Havia um servidor dedicado a esta tarefa. Os servidores até então envolvidos na tarefa de pesquisa e emissão de certidões já foram direcionados ao cumprimento de outras atividades, permitindo uma melhoria na qualidade da prestação do serviço e nas divisões de tarefas
  • Segurança e padronização da informação disponibilizada. Agora a pesquisa é padronizada com CNPJ/ CPF e parte do nome. Anteriormente a pesquisa era feita apenas pelo nome ou CNPJ e de acordo com critérios utilizados poderiam ser gerados resultados diferentes
  • Possibilidade de identificação de erros nos cadastros. Corregedoria agora tem ferramenta que identifica a necessidade de correção de erros nos cadastros de partes
Projeto

447 - Implantação do SILC em Regionais Multiplicadores   (mapa de benefícios)Abre em nova aba

Benefícios
  • Definição do sistema padrão de licitações e contratos (grupo de trabalho recomendou o SILC como sistema nacional)

  • Disponibilização do ambiente de distribuição do software e comunicação entre os Tribunais usuários (Redmine foi implantado e pode ser utilizado para distribuição de qualquer software)

Projeto

448 - Conciliação Eletrônica  (mapa de benefícios)

Benefícios
  • Aumento no número de conciliações concluídas com sucesso em processos do interior do Estado, coordenadas pelo JACEP
  • Aumento no número de solicitações de conciliação encaminhadas ao JACEP
  • Possibilidade de realização de audiências por meio eletrônico, à distância
Projeto

451 - Renovação do Parque de Microcomputadores, Notebooks e Nobreaks de estação  (mapa de benefícios)   

Benefícios
  • 100% dos computadores desktop em uso no TRT cobertos por garantia do fabricante, atualizados tecnologicamente e com menor probabilidade de falha
  • Maior autonomia para a Escola Judicial realizar treinamentos e outros eventos que necessitem de computadores
  • Utilização de computadores diferenciados pelas áreas do TRT4 que necessitam de equipamento com maior capacidade de processamento e armazenamento (SECOM, SETIC: Implantação de Sistemas, Desenvolvimento, Infraestrutura e Microinformática)
  • 100% dos no-breaks de estação em uso cobertos por garantia do fabricante, fornecendo maior autonomia aos equipamentos em caso de falta de energia elétrica
Projeto

455 - Solução de comunicação e colaboração - revisão 2017   (mapa de benefícios)Abre em nova aba

Benefícios
  • Manter a qualidade do serviço, considerando em especial disponibilidade e usabilidade
Projeto

456 - Renovação de nobreaks ára racks - 2017   (mapa de benefícios)Abre em nova aba

Benefícios
  • Proteção elétrica aos equipamentos de TI instalados nos CPDs
  • Manter equipamentos cobertos por garantia, assegurando o menor impacto possível em caso de falhas
Projeto

461 - Autosserviço de descoberta e análise de dados (mapa de benefícios)Abre em nova aba

Benefícios
  • Possibilidade de realizar experimentações com menor esforço e maior exatidão, eliminando retrabalho na área de TI
  • Maior agilidade na criação de aplicações de análise de dados
  • Maior independência das áreas de negócio em relação à TI para análise de dados
  • Desenvolvimento de aplicações com interface amigável e dinâmica
Projeto

466 - Estatística JACEP (mapa de benefícios)Abre em nova aba

Benefícios
  • Celeridade, padronização e redução de falhas no cálculo da estatística do JACEP
Projeto

471 - Uniformização e modelagem de processos da SETIC (mapa de benefícios)Abre em nova aba

Benefícios
  • Formalização das atividades relativas ao processo de construção do plano anual de capacitação
  • Identificação e padronização das atividades de gerenciamento da disponibilidade e capacidade de TIC, do monitoramento e de aferição dos níveis de serviços e do processo de modelagem e revisão de processos
  • Formalização do processo de gerenciamento da disponibilidade e capacidade de TIC, do monitoramento e de aferição dos níveis de serviços e do processo de modelagem e revisão de processos
  • Atendimento às recomendações do TCU e CNJ no que diz respeito aos processos de gerenciamento da disponibilidade e capacidade de TIC e de monitoramento e de aferição dos níveis de serviços (SLA’s)