Projetos concluídos em 2015 e benefícios gerados

Última atualização: 03/08/2020 16:09
Fonte: SETIC
Projeto 163 - Reforma do CPD2
Benefícios
  • Disponibilizada sala segura para Datacenter, com condições para 100% de redundância da sala-cofre.

  • Aumento na capacidade de carga elétrica da sala em 20KVA, possibilitando o acréscimo de equipamentos em uso na mesma.

  • Eliminado o risco de falha de climatização.

  • Elevado o grau de confiabilidade na detecção de incêndio na sua fase inicial (préalarme).

  • Sistema de combate a incêndio interligado a central de alarme.

  • Aumento em 300% no espaço para instalação de equipamentos de armazenamento de dados.

  • Aumento em 400% no espaço para a instalação de servidores de médio porte (2U).

  • Redução do risco de acesso indevido a equipamentos e a vandalismos no ambiente de TI (acesso via sistema de biometria e monitoração via Sistema de Câmeras de Vigilância da Segurança Institucional do Foro Trabalhista).

  • Redução do risco de indisponibilidade do CPD2 devido à falta de energia, compreendendo o período entre a falta de energia até o acionamento do gerador, em condições normais.

Projeto 204 - Atualização da telefonia nos foros do interior do Estado
Benefícios
  • Economia nos valores gastos mensalmente com ligações DDD na ordem média mensal de R$3.377,38 conforme comparativo 2014 x 2015 do trimestre jul/ago/set. (R$ 40.528,00 de economia anual).
  • Uniformização dos parques de centrais telefônicas fora do Prédio do TRT
  • Gerenciamento e Monitoramento centralizado em Porto Alegre, via Web, reduzindo custo de deslocamento de servidores (técnicos) para as unidades do interior.
  • Redução de custo das ligações interurbanas e entre diferentes prédios do mesmo foro
  • Aumento da qualidade de voz e segurança nas ligações telefônicas com o entroncamento digital ativo em mais 11 Foros com mais de uma Vara.
  • Possibilidade de instalação futura de até 30 canais (linhas digitais) para uso simultâneo, em cada central (61 novas centrais).
  • Foram substituídas 47 linhas analógicas, por 11 linhas E1 de 30 canais cada. Economia anual na ordem de R$36.000,00 com assinatura das linhas.
  • Uso de linhas Digitais dedicada para o uso dos alarmes nas localidades onde foram implementadas linhas E1 (todos os foros com mais de uma vara), eliminando a necessidade de compartilhar a linha com outros usuários do foro, ou seja, a linha fica totalmente disponível para o uso do alarme.
  • Controle e registro de todas as ligações VOIP ocorridas no TRT4, pois as ligações do VOIP estão sendo tarifadas em nosso Tarifador da Capital.
  • Padronização do dos ramais interno (VOIP) do TRT4.
  • Novo contrato com operadora de telefonia, reduzindo (comparativamente ao contrato anterior):
  • Custo do minuto de ligação local de R$0,07 para R$0,02; Custo do minuto de ligação DDD de R$ 0,80 para R$ 0,30.
  • Possibilidade de implementação dos seguintes itens, sob demanda:
    - Capturar a experiência do usuário, capturando um ramal na administração técnica em Porto Alegre para utilizar os recursos da Central Telefônica do interior, podendo ter a mesma experiência do usuário (chiados, linhas mudas, linhas presas, ramais bloqueando linhas externas, etc.); 
    - Entroncamento entre centrais telefônicas, reduzindo os custos com canais analógicos;
    - Ativar a tarifação comercial no tarifador da capital;
    - Utilização ramais IP nos Foros;

    - Gravação das conversações telefônicas quando necessário e atendimento automático através de DISA/URA;
Projeto 214 - Portal de Governança de TIC
Benefícios
  • Transparência do trabalho da SETIC;
  • Acompanhamento dos projetos estratégicos;
  • Melhor comunicação da SETIC com a alta administração do Tribunal.
  • Divulgação do trabalho da SETIC
Projeto 215 - Revisão da metodologia de gerenciamento de projetos
Benefícos Benefícos em medição até 07/07/2016
MGP de fácil utilização e absolutamente necessária para o excelente planejamento do projeto;
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Transparência do andamento dos projetos;
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Total aderência dos projetos à metodologia a ser instituída;
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Documentação efetiva de projetos pequenos, com a desobrigação de itens mais burocráticos para estes;
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Efetivo controle do portfólio de projetos, através de indicadores.
Projeto 216 - Revisão dos processos de planejamento de contratações e gestão de contratos de TIC
Benefícios Em medição
Projeto 254 - BI - SECONTI
Benefícios
  • Maior agilidade na geração/validação dos relatórios: O processo de geração do relatório de "Concessão de Aposentadoria" levava em torno de 4h para ser concluído, ficando agora em torno de 2h.
  • Maior confiabilidade dos dados: diminuição da interferência humana na busca das informações.
  • Criação dos relatórios de "Funções Comissionadas" de forma integrada e sem necessidade de cruzamento de informações de forma manual.
  • Validação dos valores incluídos na folha de pagamento e verificação de possível existência de valores indevidos.
  • Reuso dos relatórios para outros períodos além dos solicitados.
  • Solução com suporte tecnológico da SETIC.
  • Subsidiar informações para a Auditoria do TCU (agilidade e confiabilidade no processo).
  • Extender o universo de dados do BI, com informações da Folha, RH e serviço médico, possibilitando a utilização em projetos futuros.
  • Experência da equipe tanto no uso da ferramenta como no conhecimento do negócio, estando mais capacitada a trabalhar em outros projetos nessa área.
Projeto 324 - inFOR - Módulo do Arquivo
Benefícios

PARA AS VARAS:

  • Otimização do registro da remessa dos lotes das Varas para o Arquivo.

PARA O ARQUIVO:

  • Otimização do registro do recebimento dos lotes das Varas pelo Arquivo.
  • Melhor tratamento de situações de erro (falta de informação, falta de volumes, etc) no recebimento dos lotes da Varas.

PARA O JURISDICIONADO/UNIDADES ENVOLVIDAS:

  • Melhor acompanhamento dos processos arquivados, permitindo a localização mais rápida e precisa de seu processo arquivado.

GERAIS:

  • Redução do prazo médio de tramitação do processo (do ajuizamento ao arquivamento).
  • Maior confiabilidade no conteúdo dos lotes. 
  • Padronização e agilidade na solicitação de processos das Varas para o Arquivo.

Parecer do Representante do Negócio do Projeto:
Sobre o recebimento dos Lotes das Varas para arquivar:

  • Eliminação dos erros na formação dos lotes pois o sistema possibilitou a transferência automática do Lote.
  • Redução do desgaste físico dos Servidores (cansaço visual, dores nas costas, nos braços e mãos).
  • Aumento significativo da produtividade, em torno de 83%, possibilitando o remanejamento de 02 servidores para outras atividades.
  • Redução em 90% do tempo para fechamento da vara (conferência dos erros).
  • Disponibilização dos andamentos realizados no Arquivo, para ao público interno e externo (via consulta judicial), diminuindo o erro de informações e interpretações equivocadas.
Sobre o aperfeiçoamento do Sistema de Atendimento ao Público (carga e consulta):
  • Emissão de relatório de processos em carga, com prazo vencido, facilitando a sua cobrança.
  • Eliminação da utilização de 02 Livros de Registro de cargas e consultas, agilizando o atendimento do público externo.
De Ordem Geral:
  • Agilidade e economia de material de consumo com a emissão de Relatório único com os pedidos das 30 Varas para o Arquivo.
Projeto 343 - E-jus2 - Integração com PJe-JT
Benefícios
  • Possibilidade do uso do e-Jus² para realizar a confecção e julgamento de acórdãos por qualquer um dos Tribunais Regionais do Trabalho.
  • Impedir acessos indevidos às informações e funcionalidades do sistema.
  • Padronização do sistema de acordo com as normas de segurança do CSJT.
  • Redução do risco de impacto na performance geral do sistema no momento em que os acórdãos são remetidos do e-Jus² para o PJE (finalização das sessão de julgamento).
Projeto 350 - Senha Segura
Benefícios
  • Aumento do nível de segurança no ambiente tecnológico.
  • Conscientização dos usuários em relação à segurança da informação.
  • Controle sobre a qualidade da senha.
  • Melhorias no sistema de troca de senhas.
  • Melhoria na comunicação com o usuário.
  • Melhorias na administração e organização das bases de autenticação.
  • Atendido o pré-requisito de uso de senha segura, a fim de viabilizar o acesso a sistemas via internet.
Projeto 366 - Programa de Apoio aos Magistrados do PJe-JT 1º Grau
Benefícios
  • Redução no tempo de navegação pelo PJe-JT para descoberta de processos onde o juiz deve trabalhar;
  • Aumento da produtividade dos juízes através da inserção de funcionalidades hoje não existentes.
      Benefícios alcançados parcialmente, pois funcionalidade liberada também no sistema PJe.
Projeto 385 - Folha de pagamento - fechamento normal
Benefícios
  • Diminuição do uso do Access (tecnologia sem suporte da SETIC). Relatórios em Access usados apenas em situações específicas.
  • Relatórios necessários ao fechamento da folha podem ser gerados por qualquer pessoa com permissão de acesso ao sistema de fechamento normal da folha, sem necessidade de conhecimento em Access.
  • Agilidade no fechamento da folha, passando de 4hs para as atuais 3,5hs e com expectativa de 3hs ao final das comparações.
  • Conferência da folha ficou mais dinâmica e flexível.
Projeto 395 - TI mais próxima do usuário
  • Agilidade no atendimento a demandas de fácil solução, que não necessitem da atuação presencial da SETIC.
  • Disseminação do conhecimento de soluções para problemas corriqueiros nas Varas do Trabalho.
  • Capacitação de servidores das Varas do Trabalho e CCDFs em temas diferentes daqueles com os quais se envolvem no dia a dia, que pode ser um motivador para os mesmos.

  • Redução de número de chamados para a SETIC relacionados aos temas a serem abordados no treinamento.
  • Capacitação de uma pessoa em cada unidade de primeiro grau, podendo a mesma ser facilitadora e ponto de contato para projetos futuros.

  • Maior entendimento sobre a realidade das unidades de primeiro grau pela equipe da SAU que ministrou os treinamentos, melhorando a qualidade de atendimentos futuros.

Projeto 399 - PJE Health
Benefícios
  • Identificação de problemas permitindo ações pró-ativas da equipe da SETIC (alcançado parcialmente - reboots automáticos também atendem a esse item);
  • Redução de indisponibilidade do sistema e consequentes prorrogações de prazo (alcançado parcialmente - reboots automáticos também atendem a esse item);
  • Disponibilização de informações históricas possibilitando a análise do comportamento do sistema em diferentes períodos (alcançado)
Projeto 407 - Boletim Mensal do Tribunal - BMT
Benefícios
  • Geração automática do relatório;
  • Diminuição do acesso a outros sistemas para coleta dos dados;
  • Diminuição da taxa de erros;
  • Diminuição do tempo necessário para a produção do boletim.