Resumo Projetos 2017

Última atualização: 22/03/2018 11:07
Fonte: SETIC

Plano Diretor de TIC

 

Projeto 52 - Implantação de Nova Infraestrutura no Interior do Estado (racks nos CPDs)                                                                                   (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 539,3KBAbre em nova aba)
Objetivo Implantar uma nova infraestrutura de gerenciamento de rede nos Foros do interior do estado, visando padronizar e concentrar os serviços de gerenciamento e armazenamento de dados (servidores de rede), switches, roteadores, aceleradores, modem e no-break. Serão instalados Racks em todos os Foros, utilizando equipamentos compatíveis para neles serem instalados, como servidores e no-breaks para rack.
Benefícios
  • 100% dos CPDs do interior padronizados
  • Redução da incidência de falhas por má acomodação dos equipamentos.
  • Redução de gastos com manutenção dos equipamentos
Justificativa As acomodações precárias dos equipamentos de informática em vários foros do interior impedem a realização adequada do cabeamento estruturado nestes locais, assim como dificulta tarefas de manutenção e resolução de problemas. Com a instalação padronizada em racks, deseja-se resolver esses problemas e possibilitar um ambiente de trabalho limpo e organizado, facilitando as tarefas de manutenção e prolongando a vida útil dos equipamentos.
Projeto 105 - Links Redundantes para o Interior do Estado (Ampliação rede WAN)                                                                                         (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 295,3KBAbre em nova aba)
Objetivo

O objetivo é a aquisição de novos e melhores links de comunicação para as unidades judiciárias do interior do estado e prédios da capital. Esses links deverão contar com uma tecnologia de balanceamento de links, que permita a utilização integral do somatório da banda disponível, assim como a continuidade da prestação do serviço em caso de falha de um dos links.

Benefícios
  • Maior disponibilidade dos serviços de comunicação de dados;
  • Banda adequada às necessidades do Processo Judicial Eletrônico;
  • Independência contratual em relação ao TST e demais Regionais.
Justificativa

Entre outras justificativas, após a adoção do processo judicial eletrônico, qualquer interrupção na comunicação de dados irá interromper a atividade fim da unidade judiciária, incluindo a realização de audiências. O uso de links redundantes reduz a propabilidade de interrupção.

Projeto 202 - Atualização de infraestrutura do interior - Renovação dos switches, servidores e nobreaks de CPD                                         (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 430KBAbre em nova aba)
Objetivos Substituir nos CPDs dos foros do Interior, os seguintes equipamentos fora de garantia ou com garantia a vencer em 2014: comutadores de rede (switches), servidores de rede, no-breaks de CPD.
Benefícios
  • Redução de falhas decorrentes de equipamentos com garantia vencida;
  • Maior eficiência e rapidez nos reparos em equipamentos com garantia;
  • Maior performance decorrente da evolução tecnológica dos novos equipamentos.
Justificativa Cada unidade do interior possui um conjunto de equipamentos que compõem a infraestrutura de TI. Estes equipamentos estão com garantia vencidas ou a vencer em 2014 e em alguns casos, apresentando problemas que precisam ser contornados de forma emergencial.
Projeto 209 - Padronização do diretório de usuários                                                                                                                                 (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 110,9KBAbre em nova aba)
Objetivo Avaliar durante o primeiro semestre de 2014 a viabilidade de manter um único diretório centralizado. Demonstrada a viabilidade, migrar todos os usuários (e computadores) do interior do estado para o AD.
Benefícios
  • Usuários das varas do interior do estado passarão ter login único para acesso à rede e internet
  • Simplificação da manutenção das credenciais pessoais por parte dos usuários
  • Maior agilidade no fornecimento de acessos a usuários tanto para inclusão de novos logins quanto para movimentações de pessoas entre unidades
  • Melhor gerência dos microcomputadores do interior do estado com a agilização da distribuição de regras de utilização
Justificativa Cada usuário do interior possui suas credenciais cadastradas em dois diretórios (estruturas equivalentes a um banco de dados, otimizadas para consulta de credenciais, primariamente usada para autenticação de login e senha): O Active Directory (AD) da Microsoft e o software livre OpenLDAP. Manter esses registros em dois locais é de difícil manutenção e bastante suscetível a erros.
Projeto 210 - Ampliação da autonomia dos switches - Prédio sede e interior                                                                                                       (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 336,2KBAbre em nova aba)
Objetivo
  • O projeto contempla ampliação no prédio sede, prédio administrativo, foros da capital e 4 foros do interior (Esteio, Caxias do Sul, Passo Fundo e Uruguaiana). A ampliação nos demais foros do interior será contemplada pelos projetos 52 e 202.
Benefícios
  • Aumento da autonomia de uso da rede em caso de falta de energia, para 15 minutos, em média. Hoje esse tempo é = 0min.
  • Determinação e divulgação de um SLA referente à manutenção dos serviços de TI nas ocorrências de falta de energia.
Justificativa Existem no-breaks atendendo uma parcela dos microcomputadores dos usuários. Estes porém, em casos de falta de energia não conseguem continuar trabalhando pois a estrutura de rede intermediária (switches de acesso) - que conecta os microcomputadores aos datacenters (que já possuem no-breaks e geradores) não é atendida por nobreaks. Ou seja, na ocorrência de falta de energia alguns usuários continuarão com seu computador ligado e os sistemas continuarão disponíveis no datacenter, mas a rede intermediária entre eles se desligará - deixando os sistemas inacessíveis. O prédio sede é o único onde a rede é mantida por no-breaks. Entretanto esses nobreaks serão removidos em 2014 com a desativação do datacenter da sala 408 (Projeto Reforma do CPD2) e uma ação será necessária para a manutenção dessa facilidade.
Projeto

211 - Firewall de aplicação                                                                                                                                                                             (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 293,8KBAbre em nova aba)

Motivo do cancelamento: A ferramenta a ser adquirida não passou nos testes com o PJE. Somente com a reestruturação da arquitetura do PJE (em andamento, mas sem previsão de entrega) será viável utilizar ferramenta de firewall. É possível que as questões de segurança envolvidas sejam atendidas por licitação que será realizada pelo TRT12 e a adesão, se for o caso, será feita oportunamente. A ferramenta será devolvida e os pagamentos não foram e não serão executados.

Objetivo Subsidiar a decisão pela aquisição (ou não) de firewalls de aplicação; Se feita a opção pela compra, executar a implantação
Benefícios
  • Maior resistência a ataques que explorem vulnerabilidades da camada de aplicação.
Justificativa O TRT4 utiliza firewalls para isolar sua rede interna do mundo exterior. Entretanto, existem ameaças que não são evitadas com os firewalls convencionais. Essas ocorrem quando são utilizados endereços e portas legítimas para explorar vulnerabilidades nos softwares que hospedam os sistemas web. Para evitar tais ameaças, foram desenvolvidos os firewalls de aplicação.
Projeto

242 - Atualização e ampliação do sistema de verificação de frequência                                                                                                   (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 470,5KBAbre em nova aba)

Motivo do cancelamento: o objetivo e o escopo do projeto não foram atendidos (inexecução do contrato com o fornecedor) e a área usuária manifestou não ter interesse em buscar, por ora, uma nova solução.

Objetivo Modernizar e padronizar o sistema de registro de frequência do Tribunal em 100% das unidades.
Benefícios
  • Padronizar o método de registro de frequência em todas as unidades do TRT4;
  • Assegurar a identificação correta dos usuários por meio de leitura de dados biométricos;
Justificativa O sistema de verificação de frequência do Tribunal encontra-se obsoleto e não possui o mesmo padrão de registro entre capital e interior. A idade média dos dispositivos instalados nos prédios da capital é de 8 anos, apresentando falhas e dificuldades nos registros. Já nos prédios do interior, o registro é realizado somente via Intranet, o que inviabiliza o registro imediato na chegada e saída do local de trabalho.
Projeto 256 - SILC - Sistema de Licitações e Contratos                                                                                                                                                (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 701,3KBAbre em nova aba)
Objetivo Implementar e implantar novo sistema de licitações e contratos no TRT da 4ª Região, englobando migração e sincronização de dados do sistema de compras e treinamento. Além disso, é objetivo deixar o sistema passível de ser implantado nos demais Tribunais da Justiça do Trabalho
Benefícios
  • Reduzir em 50% a quantidade de planilhas utilizadas para controle de contratos
  • Reduzir em 50% a quantidade de planilhas utilizadas para acompanhamento de processos de aquisição
  • Possibilitar a gestão de informações de fornecedores, aquisições e contratos em um único sistema (hoje esses dados estão distribuídos entre diversas planilhas e o Sistema de Compras)
Justificativa O CSJT estabeleceu que o sistema deverá ser desenvolvido pelas equipes técnicas de Regionais, que se proporiam a implementar um dos sistemas (módulos), sendo a solução posteriormente oferecida a toda Justiça do Trabalho. Foi determinado pelo Conselho que o TRT4 deverá desenvolver o sistema de Licitações e Contratos
Projeto 387 - Migração de relatórios administrativos para o BI                                                                                                                               (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 227,3KBAbre em nova aba)
Objetivo

Realizar a migração dos 2600 relatórios, existentes no Discoverer, para o BI, no prazo de um ano.

Benefícios
  • Desligamento de ferramenta antiga (descontinuada pelo fabricante) simplificando o suporte aos relatórios;
  • Criação de um padrão de desenvolvimento de relatórios e Dashboards;
  • Aumento do alcance da ferramenta de 2 para 5 setores no prazo estipulado;
  • Geração de um conjunto otimizado de relatórios com no máximo 50% do tamanho atual (1300 relatórios).
Justificativa

O Oracle BI Discoverer ®, ferramenta atualmente utilizada pelo Tribunal para a geração de relatórios, foi descontinuado pelo fabricante, caracterizando a não existência de suporte técnico e de desenvolvimento. Visando a adequação dos relatórios existentes à nova plataforma de BI (SAP BO) recentemente adquirida pelo Tribunal, surge a oportunidade de migrar os relatórios existentes na plataforma antiga para a nova plataforma BI, adotando padrões de desenvolvimento e testes.

Projeto

389 - Substituição dos racks de TI no Foro de Porto Alegre

Motivo do cancelamento: SETIC tem a necessidade porém depende de obra e organização da SEMPRO. Comissão de informática encaminhará demandas para a DG.

Objetivo Prover a segurança física necessária aos equipamentos e ao cabeamento a partir da substituição dos racks atuais, muito antigos.
Benefícios
  • Equipamentos de missão crítica protegido de acesso não autorizado
  • Melhoria do ambiente físico do Foro de Porto Alegre.
  • Reorganização de cabeamento lógico.
Justificativa Switches responsáveis pela conexão das redes locais do Foro de Porto Alegre instalados em racks que não garantem a segurança de acesso físico exigida para equipamentos de missão crítica (rack´s com fechaduras danificadas e em locais acessíveis ao público).

Switches e cabeamento expostos em locais com passagem do público.
Projeto 391 - Grupos geradores para datacenters (principal e secundário)                                                                                                           (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 323,1KBAbre em nova aba)
Objetivo Adequada disponibilidade dos serviços de TIC.
Benefícios
  • Fornecimento contínuo de energia elétrica aos datacenters do TRT, de modo a garantir a disponibilidade de serviços de TIC.
  • Grupos moto geradores alimentando os dois datacenters do TRT exclusivamente.
Justificativa

Minimizar incidentes que possam causar a indisponibilidade de serviços de TIC em decorrência de falta de energia elétrica. Risco de parada total do Datacenter principal por falta de fornecimento de energia pela concessionária e resposta inadequada do gerador, com mais de 10 anos de utilização. No Foro de Porto Alegre, que abriga o datacenter secundário, baixa autonomia em decorrência do aumento da carga. Tal aumento se deve á expansão do número de equipamentos que serão instalados nesse datacenter, para garantir alta disponibilidade aos serviços críticos de TIC.

Projeto 392 - Expansão e renovação de garantia da solução de rede                                                                                                                     (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 1,2MBAbre em nova aba)
Objetivo

Garantir a continuidade e disponibilidade dos serviços de rede e acesso aos sistemas do Tribunal; Melhoria do Plano de Recuperação de Desastres – PRD011; Ampliação de cobertura nas redes sem fio em Porto Alegre (prédios Administrativo, Sede e Foro Trabalhista), aumentando a qualidade no acesso aos sistemas utilizados no Tribunal.

Benefícios
  • Minimização dos riscos de indisponibilidade.
  • Redução do tempo de parada de um data center em caso de falha de um switch core, pois estarão instalados e ligados no data center switches em prontidão para assumir os serviços mais críticos, no novo Plano de Recuperação de Desastres proposto.
  • Redução do tempo de resposta no uso dos sistemas administrativos e judiciários, com o aumento da capacidade de vasão entre ativos dos data centers, através do acréscimo de portas gigabit aos switches CORE.
  • Otimização dos serviços de backups e eventuais restaurações de dados.
  • Aumento da qualidade do acesso à rede sem fio (redução de pontos cegos na cobertura), com o aumento do número de access points nos prédios de Porto Alegre. Hoje estão instalados no TRT4 250 access points, sendo 150 em Porto Alegre e 100 no interior. O aumento proposto é de 50 novos access points para Porto Alegre.
  • Aumento da segurança da rede (Firewall ASA ­ irá permitir a conexão de redes de alto tráfego no firewall, em especial a rede data center onde está a maioria dos servidores do TRT4).
  • Aumento da resiliência da infraestrutura do TRT, com a redução dos procedimentos e tempos previstos PRD011.
Justificativa

Originalmente esse projeto visava a expansão dos switches centrais do TRT4, acrescentando módulos com interfaces 10Gbps. Esse escopo original tinha como justificativa atender a demanda por maior vasão (troughput) na comunicação de dados entre ativos dos datacenters, contemplando serviços como backup, Pje e sistemas de arquivos. Tendo em mente o investimento necessário, e considerando que o contrato de suporte desses switches tem previsão de término em Abril/2016, optou-se por ampliar o escopo do projeto, incluindo a avaliação das opções para manutenção desses ativos, entre renovação de garantia e aquisição de novos equipamentos.

Da mesma maneira que os cores, também vence em Abril/2016 a garantia dos demais ativos adquiridos pelo contrato 61/2012, a saber: switches de acesso de Porto Alegre e os equipamentos das redes sem fio de todo o estado. A avaliação das opções de manutenção desses ativos também foi incluída no escopo desse projeto. No caso específico da rede sem fio, busca-se também a ampliação da cobertura do sinal onde for necessária.

Projeto 394 - Estudos técnicos de soluções alternativas para realização de trabalho remoto                                                                            (Plano de ProjetoAbre em nova aba)
Objetivo Prover uma solução de acesso rápido e confiável para trabalho remoto de magistrados e outros públicos, que fazem uso de sistemas cliente/servidor (não disponíveis diretamente pela Internet).
Benefícios
  • Maior agilidade no uso de sistemas cliente/servidor para usuários que atuam remotamente
  • Maior compatibilidade com as soluções (Hardware / Software) utilizadas pelo Tribunal
Justificativa Falhas frequentes no acesso a sistemas, em especial em procedimentos envolvendo assinatura com certificados digitais no ambiente Gabinete Virtual (Citrix Xen App). Lentidão no acesso as aplicações através desse serviço. Desconexão recorrente de sessões ativas.
Projeto 402 - Férias online para Desembargadores                                                                                                                                                  (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 211,8KBAbre em nova aba)
Objetivo Possibilitar a solicitação eletrônica de férias a Desembargadores e Juízes convocados.
Benefícios
  • Padronização no registro de marcação de férias de desembargadores.
  • Melhoria no acompanhamento de férias de desembargadores pela Administração.
Justificativa Atualmente o TRT-RS dispõe de sistema para marcação de férias de forma eletrônica, o Ferias Online, porém o sistema contempla apenas os servidores. No caso dos magistrados, os pedidos são realizados através de formulários e e-mail, entre outros meios, o que dificulta a própria marcação de férias, assim como o recebimento e o acompanhamento pela Administração.
Projeto 404 - Implantação do SIGEP                                                                                                                                                                           (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 278,5KBAbre em nova aba)
Objetivo

Implantar o sistema nacional definido pelo CSJT (SIGEP), desenvolvido pelo TRT da 2ª Região, no TRT da 4ª Região, como o sistema de gestão de pessoa no TRT da 4ª Região.

Benefícios
  • Migrar pelo menos 80% do sistema legado para o novo sistema, considerando o que for possível migrar.
  • Uniformizar a ferramenta de gestão de pessoas na Justiça do Trabalho.
  • Adequar o TRT da 4ª Região às determinações legais em termos de Sistema de Gestão de Pessoas.
Justificativa
Trata-se de implantação de importante módulo do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), tendo sido selecionado o sistema SIGEP (antes chamado de SGRH) implantado no TRTSP como base para implantação em toda Justiça do Trabalho.
Há que se considerar ainda o Acórdão TCU 1.9332014 Plenário, no item 9.2, que determinou ao CSJT que enviasse ao TCU, no prazo de noventa dias, "plano de ação visando à implantação do sistema informatizado de gestão de recursos humanos (SIGEP antes chamado de SGRH) em todos os Tribunais Regionais do Trabalho, especificando as medidas a serem adotadas, os respectivos responsáveis e prazos de implementação, bem como outras informações julgadas necessárias ao detalhamento do plano".
Proposta 425 - Aprendendo sobre o TRT                                                                                                                                                                          (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 341,2KBAbre em nova aba)
Objetivo

Ampliar o conhecimento dos servidores da SETIC em relação aos processos de trabalho da área judiciária do TRT4 (primeiro e segundo graus). Isso se dará por meio da capacitação (treinamentos e visitas) sobre o funcionamento e atividades cotidianas realizadas pela área fim do Tribunal. Deseja-se que os servidores da SETIC tenham maior consciência sobre a importância e impacto de seu trabalho em relação aos problemas e necessidades encaminhadas pela área judiciária. Além disso, com um conhecimento maior da área de negócio, a SETIC poderá propor melhorias nos serviços e instalações disponibilizadas.

Benefícios
  • Aumento do número de servidores da SETIC com conhecimento sobre assuntos pertinentes a área judiciária do TRT;
  • Melhoria na comunicação entre a SETIC e a área judiciária;
  • Melhoria no entendimento de prioridades e urgências com relação a pedidos que são feitos por servidores e magistrados;
  • Melhor entendimento, por parte dos servidores da SETIC, sobre o impacto de seu trabalho no andamento das atividades jurisdicionais do Tribunal;
  • Sugestões de melhorias em serviços e instalações disponibilizadas pela SETIC, identificadas nas visitas realizadas.
Justificativa

Os servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC), em suas atividades de atendimento aos Servidores e Magistrados do TRT4, deparam-se constantemente com termos e rotinas que não são do conhecimento da área técnica de informática.  Outro ponto importante é que os servidores da SETIC por vezes não tem conhecimento de como os recursos de hardware e software são usados pelas  unidades para a execução das suas atividades. Há, portanto, a necessidade de diminuir a distância entre as situações e problemas que a área judiciária relata do que a SETIC efetivamente compreende, melhorando o entendimento por parte desses servidores acerca do que lhes é pedido.

Projeto

428 - Aprimoramento de ferramenta de pesquisa patrimonial                

MOTIVO DO CANCELAMENTO: Projeto 428 cancelado e criado projeto 474 - Ferramenta de Pesquisa Patrimonial, com a definição de escopo mais aderente ao projeto que está sendo conduzido pela AGE.                                                                                                  

Objetivo Desenvolvimento de uma ferramenta nacional de TI (ou ao menos regional) que automatize as seguintes rotinas: - que as Varas ou Núcleos de pesquisa patrimonial, encontrando nas execuções sob sua responsabilidade ou reunidas (art. 28 da LEF), patrimônio superior ao necessário para satisfazer as mesmas, possam gerar através de um software nacional um alerta automático (por e-mail ou interligado com os PJe locais) a todas as unidades com débitos do mesmo devedor inscrito no BNDT; - que tal alerta contenha a descrição dos bens penhorados/bloqueados/indisponíveis, valor de avaliação e valor exequendo, a fim de que o juízo recipiente do alerta averiguasse a conveniência de solicitar a reserva de valores/penhora no rosto dos autos (podendo, por exemplo, optar por efetuar uma segunda penhora sobre os mesmos bens, ou por buscar outros bens); - que as Varas/Núcleos notificados tenham um prazo a ser definido para, querendo, inserirem via sistema a solicitação de reserva de valores/penhora no rosto dos autos; - que o conjunto de solicitações de reserva de valores/penhora no rosto dos autos seja processado (observando a ordem das reservas ou rateio entre os credores, conforme critério a ser estabelecido), consolidado e remetido ao juízo emissor do alerta (por e-mail ou mediante interligação com os PJe locais), com resumo que possa ser facilmente incluído no processo de execução, e automática atualização no BNDT (atualizando o valor de cada execução e alterando o status para execução com garantia suficiente, se for o caso); - Finalmente, seria também conveniente que tal sistema congregasse o valor exequendo de todos os débitos inscritos no BNDT, a fim de que os magistrados pudessem delimitar as pesquisas e escolher os devedores prioritários para as mesmas.
Benefícios Tal software facilitaria o trabalho de juízes que encontram patrimônio substancial e adotam a medida proativa de cientificar as demais unidades com execuções em face dos mesmos devedores; assim, não seriam devolvidos ao executado os valores sobejantes (na unidade) antes de serem satisfeitas todas as execuções trabalhistas em face do mesmo no país (ou no estado). Adicionalmente, um juiz poderia eleger como prioridade para seus esforços de pesquisa patrimonial aqueles processos em que o devedor tivesse dívidas mais substanciais, aproveitando tais diligências para as demais unidades com processos daquele devedor. Em termos de administração judiciária, tal boa prática representaria grande economia de recursos.
Justificativa

Atualmente não existe meio comum de fácil utilização para que magistrados possam cientificar outras unidades judiciárias sobre valores sobejantes em penhoras efetuadas sobre o mesmo devedor. Tampouco existe ferramenta que agregue pedidos de reserva ou penhora resultadas dessas notificações. Desta maneira, devedores contumazes se beneficiam das dificuldades da comunicação não sistemática entre as unidades, mitigando largamente a eficiência do processo de levantamento de bens e valores para penhora, ao consumir recursos para realizar trabalho por ventura já concluído em outra unidade.

Projeto

430 - Ferramenta para gerenciamento de recursos repetitivos

MOTIVO DO CANCELAMENTO: Tecnologia de Inteligência Artificial ainda não dominada pela SETIC. Projeto 430 cancelado e criado projeto 477 - Ferramenta para análise de Recursos de Revista, o qual irá atender a um escopo menor, de acordo com o projeto estratégico da AGE.

Objetivo Várias possibilidades podem ser analisadas como solução, desde o sistema detectar o ajuizamento de múltiplas ações com mesma tese em curto espaço de tempo, como detectar litigiosidade programada perpetuada pelos grandes litigantes - réus que costumam ser reiteradamente condenados nas mesmas questões.
Benefícios Identificar para o Magistrado e servidores que se trata de possível demanda repetitiva, para que comporte análise diferenciada do ponto de vista de padronização da decisão, aplicação da jurisprudência iterativa da Corte, litigância de má-fé, etc.
Justificativa identificar o ajuizamento de ações repetitivas (demandas de massa, compreendendo iniciais com teses padronizadas, e lesões massivas, ações causadas por litigiosidade programada do réu, mediante sonegação contumaz de direitos e uso predatório da Justiça). Atualmente nada é feito no sistema. Conseqüência: pulverização da prestação jurisdicional (atomizada), com análise caso-a-caso, de forma artesanal, de demandas que são projetadas de forma massiva e padronizada, retardando e comprometendo prazos e contribuindo para as taxas de congestionamento do Judiciário. Ainda, há risco de decisões divergentes sobre casos idênticos, multiplicando a litigiosidade programada.
Projeto

433 - Sistema de Auditoria AUDI

Motivo cancelamento: diante da informação recebida da SECONTI de que o CNJ irá disponibilizar o sistema AUDITAR que vai atender STJ, CSJT  com a coordenação CNJ, no prazo de  até 06 meses. Quando houver a demanda pela implantação do AUDITAR, a demanda será avaliada pela SETIC e será atendida por projeto ou ação, conforme a complexidade.

Objetivo Assinatura de Termo de Cooperação Técnica com Tribunal de Justiça do Estado do Pará para implementação do sistema AUDI desenvolvido integralmente em ambiente web por aquele Tribunal para auxiliar nas atividades gerais do órgão de controle interno. Além disso, o sistema cria um banco de dados de auditoria possibilitando que a Alta Administração tenha acesso a relatórios realizados com maior segurança das informações. O TJ libera o código fonte por meio de Termo de Cooperação entre os Tribunais envolvidos.
Benefícios
A ferramenta proporciona maior agilidade, confiabilidade, padronização nos procedimentos, segurança no armazenamentos das informações produzidas pela unidade de controle. É baseado nas Normas de Auditoria do TCU - NAT O sistema AUDI foi concebido para auxiliar o órgão de controle interno em suas atividades abrangendo todas as fases do ciclo de auditoria (art. 20 da Resolução CNJ 171/2013) planejamento, execução, comunicação dos resultados e monitoramento dos trabalhos.
Justificativa atualmente não existe um software voltado especificamente a atividade de auditoria. Utiliza-se ferramentas como planilhas e textos, sendo os resultados armazenados na rede.
Projeto 436 - Cálculo do IR sobre o RRA    
Objetivo Fornecer às unidades da SECOF conjunto de funcionalidades dentro do Sistema de Folha de Pagamento que permitam o cálculo de IR sobre RRA (Rendimentos Recebidos Acumuladamente) e sua devida apropriação no período correto em adequação à Lei nº 12.350/2010.
Benefícios A abrangência dos benefícios envolvem a Coordenadoria de Pagamento e respectivas seções de pagamento a servidores e magistrados, ativos e inativos, e pensionistas. Os benefícios esperados são: Eliminação do uso de MSAccess e de planilhas eletrônicas acessórias. Diminuiçãode erros na apropriação das informações geradas fora do sistema atual de Folha de Pagamento. Aumentode agilidade no cálculo de IR sobre RRA.
Justificativa No momento presente as unidades da SECOF utilizam consultas em MSAccess e processam os dados obtidos em planilhas eletrônicas para apurar e, posteriormente lançar no sistema de Folha de Pagamento o resultado do cálculo de IR sobre RRA. Devido à utilização de diversas ferramentas e a transposição de informações de uma para outra aumenta a possibilidade de erro o que ocasionaria a magistrados e servidores problemas com a Receita Federal. 
Projeto 438 - Automatização dos Logons (cadastros de acesso a sistemas)                                                                                                          (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 310,3KBAbre em nova aba)
Objetivo Implementar um sistema automatizado e centralizado para gestão das credenciais de acessos aos principais sistemas ofertados pela SETIC.
Benefícios Agilidade no atendimento a chamados com pedidos de acessos aos sistemas; Maior confiabilidade no cadastro de acessos aos sistemas.
Justificativa

Atualmente a tarefa de cadastro de acesso aos sistemas requer o trabalho exclusivo de dois servidores na Seção de Microinformática, além de outras pessoas que eventualmente são alocadas em períodos de grande demanda. Esses cadastros são feitos individualmente em cada um dos sistemas ofertados, gerando uma demora expressiva pelo preenchimento de várias informações. Ao longo dos anos, a cada vez que um novo sistema entra em produção novos passos são incrementados a este processo. Por ser uma tarefa extremamente manual requer grande nível de atenção, o que não inibe eventuais falhas de preenchimento. A implementação de um sistema automatizado promoverá maior eficiência do serviço prestado.

Projeto 442 - Renovação dos storages                                                                                                                                                                      (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 213,7KBAbre em nova aba)
Objetivo

Aquisição de novos equipamentos de storage para substituição dos atuais (com no mínimo a mesma especificação técnica e com maior capacidade de crescimento), no prazo de até dois meses antes do vencimento dos equipamentos que estão em uso atualmente (até Junho/2017), os quais a princípio possuem garantia até Agosto/2017.

Benefícios
  • Solução renovada, mais atualizada e com menores riscos de falha
  • Eliminar o risco (inaceitável) de o TRT4 operar com equipamentos de armazenamento sem cobertura de garantia
  • Mitigar o risco de operar com equipamentos no final de sua vida útil (ainda que viável a renovação do atual)
  • Obter suporte de melhor qualidade, com rápida reposição de peças
  • Garantir capacidade de crescimento de armazenamento de dados de acordo com o aumento de demanda (especialmente o PJe)
Justificativa

Todos os dados estratégicos do TRT4 estão armazenados em dois equipamentos de armazenamento (storages). Com tal criticidade, esses equipamentos não podem operar em momento algum sem contrato de suporte e garantia. O projeto visa a renovação da solução de storages, tendo em vista que os storages utilizados atualmente, adquiridos em mar/2012, estão com o hardware mais suscetível a erros e com alto custo para nova extensão de garantia.

Projeto 446 - Certidão eletrônica dos feitos trabalhistas                                                                                                                                              (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 499KBAbre em nova aba)
Objetivo

Possibilitar a emissão de certidão eletrônica de feitos trabalhistas, abrangendo processos físicos e eletrônicos de todos os Foros do TRT da 4a Região de 1º e 2º Graus, por meio de ferramenta web que consulte de forma integrada as bases de dados dos sistemas inFOR, NovaJUS4 e PjeJT.

Benefícios
  • Melhor prestação de serviços ao jurisdicionado por meio da emissão de certidões mais abrangentes, por incluir processos de 1º e 2º Graus de todo o estado;

  • Maior agilidade na emissão das certidões;

  • Reduzir consideravelmente o número de atendimentos no balcão da Seção de Certidões e Conferências e das CCDFs e Varas isoladas.

  • Possibilidade de realocar servidores para outras atividades.
Justificativa

As certidões de feitos trabalhistas são emitidas atualmente pelas CCDFs e Varas Isoladas do 1º Grau e pela Coordenadoria de Agravos de Instrumento e Certidões do TRT, a partir do preenchimento e entrega de formulário disponibilizado no Portal do Tribunal na internet a estes locais, juntamente com o comprovante do recolhimento de emolumentos. No 1º Grau, as certidões emitidas são restritas às informações de cada Foro. Assim, para a emissão de certidão relativa a processos de diferentes Foros, o jurisdicionado deve solicitar a diversas CCDFs ou Varas Isoladas. A certidão é emitida através de pesquisa realizada separadamente nos sistemas inFOR e PjeJT. No 2º Grau, as certidões são restritas às informações do TRT. A certidão é emitida através de pesquisa realizada separadamente nos sistemas NovaJus4 e PjeJT. A emissão de certidão apresentando os dados de 1º e 2º Graus, de processos físicos e eletrônicos, de toda a 4ª Região, é uma melhoria importante para o jurisdicionado, que obterá as informações de toda a Região a partir de uma única solicitação. A pesquisa integrada nos diferentes sistemas e bancos de dados também trará grande agilidade na emissão das certidões pelos servidores envolvidos. O projeto foi solicitado pela SecretariaGeral Judiciária no PA 000169157.2016.5.04.0000.

Projeto 447 - SILC - Implantação em Regionais Multiplicadores                                                                                                                                   (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 279,3KBAbre em nova aba)
Objetivo

Disponibilizar o sistema SILC para os regionais participantes do gtSILC - Grupo de Trabalho do Sistema de Licitações e Contratos, para avaliação da possibilidade de nacionalização do sistema. O prazo para avaliação do Grupo é até Janeiro/2017.

Benefícios
  • Definição do sistema padrão de sistema de licitações e contratos.

Justificativa

Com a necessidade cada vez mais evidente de um gerenciamento sobre as compras realizadas na Justiça do Trabalho e a idealização da integração dos sistemas administrativos no âmbito de cada Regional, surgiu a proposta de expansão do Sistema de Licitações e Contratos – SILC, para outros Regionais da Justiça do Trabalho. O sistema foi desenvolvido no TRT da 4ª Região, a partir de solicitação da área de negócios (Diretoria-Geral), tendo em vista que não havia um sistema já em utilização que pudesse ser integrado aos demais sistemas administrativos e que abarcasse os requisitos funcionais necessários para o adequado acompanhamento de licitações, dispensas, inexigibilidades e dos contratos oriundos das aquisições. Como o sistema está em fase de homologação na 4ª Região e considerando que se trata de sistema nacional, importante planejar e executar a implantação em alguns Regionais, a fim de também realizarem homologação, assim como funcionarem como multiplicadores para a futura implantação nos demais Regionais da JT. Em 05 de setembro de 2016, foi formalizado o Grupo de trabalho destinado a conduzir as ações necessárias ao planejamento e obtenção de solução para gestão de fluxos de trabalho nas aquisições de materiais e equipamentos e nas contratações de serviços e obras mediante processos licitatórios ou compras diretas. O Grupo é coordenado pela Diretora Geral do TRT da 4ª Região, Sra. Bárbara Burgardt Casaletti.

Projeto 448 - Conciliação Eletrônica                                                                                                                                                                                (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 376KBAbre em nova aba)
Objetivo

Dotar o TRT4 de uma ferramenta que permita conciliações de forma remota, permitindo que as partes envolvidas possam interagir sem a necessidade de comparecer a uma unidade da Justiça do Trabalho.

Benefícios
  • Aumento no número de solicitações de conciliação encaminhadas ao JACEP.

  • Aumento no número de conciliações concluídas com sucesso em processos do interior do Estado, coordenadas pelo JACEP.
Justificativa

No TRT, foi criado o JACEP - Juízo Auxiliar de Conciliação, Execução e Precatórios (JACEP) que, via Seção de Conciliação, oportuniza a conciliação de todos os processos em trâmite no Tribunal, inclusive os que aguardam a análise da admissibilidade do recurso de revista, excluídas as ações originárias (ação rescisória, mandado de segurança, habeas corpus e dissídios coletivos) e aquelas em que for parte pessoa jurídica de direito público.
Porém, o JACEP tem dificuldade para realizar um grande volume de audiências de conciliação, pois elas ocorrem na capital e demandam uma logística complexa para reunir as partes envolvidas, principalmente em processos que tramitam no interior do Estado. Assim, o TRT4 precisa oferecer novos meios de comunicação de modo a criar oportunidades para aumentar o número de conciliações realizadas.

Projeto 451 - Renovação do Parque de Equipamentos de Microinformática (computadores, notebooks)                                                                (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 548,7KBAbre em nova aba)
Objetivo

1) Aquisição e instalação de 1442 microcomputadores (desktops) para substituição dos equipamentos que estão em uso atualmente nas unidades judiciárias e administrativas do TRT, com o prazo de garantia por vencer em 2017 ou vencido.
2) Aquisição e instalação ou fornecimento de computadores portáteis (notebooks), distribuídos da seguinte forma:
- 142 Notebooks para Varas e Postos
- 58 notebooks para instalação na Escola Judicial
- 26 Notebooks para plantonistas ou teletrabalho
- 10 Notebooks para Sessões Itinerantes
3) Aquisição de 980 no-breaks de estação para substituição dos equipamentos que estão em uso atualmente nas unidades judiciárias e administrativas do TRT, com o prazo de garantia vencido, ou que devem ser fornecidos em acréscimo, atendendo a novas necessidades.

Benefícios
  • 100% dos computadores desktop em uso no TRT cobertos por garantia do fabricante, atualizados tecnologicamente e com menor probabilidade de falha.
  • Maior autonomia para a Escola Judicial realizar treinamentos e outros eventos que necessitem de computadores.
  • Utilização de computadores diferenciados pelas áreas do TRT4 que necessitam de equipamento com maior capacidade de processamento e armazenamento (SECOM, SETIC: Implantação de Sistemas, Desenvolvimento, Infraestrutura e microinformática).
  • 100% dos no-breaks de estação em uso cobertos por garantia do fabricante, fornecendo maior autonomia aos equipamentos em caso de falta de energia elétrica.
Justificativa

Há vários anos este Tribunal vem adotando o critério de manter seu parque tecnológico atualizado de acordo com o respectivo período de garantia, o que evita a utilização de equipamentos obsoletos de baixo desempenho, reduz o índice de falhas pela não utilização de equipamentos antigos e ainda assegura o melhor nível de manutenção oferecido pela garantia original do fabricante. Atualmente, temos em uso no parque de microcomputadores do TRT 1442 microcomputadores e 972 no-breaks com o prazo de garantia vencido ou por vencer em 2017. Além disso, temos 142 notebooks em uso pelos diretores das varas e postos de trabalho, com prazo de garantia vencido. Além disso, há necessidade de 58 notebooks para instalação na sala de treinamento e na sala de reuniões da Escola Judicial do TRT4, conforme solicitação recebida pela SETIC. Foram solicitados ainda 10 notebooks para a realização de sessões de julgamento itinerantes que ocorrem eventualmente fora das dependências do TRT4. Outros 24 notebooks foram solicitados para plantonistas e/ou teletrabalho, em diferentes áreas e 2 notebooks disponibilizados para empréstimos para áreas que precisam fazer uso de notebook por um prazo definido.

Projeto 452 - SGSI - Ciclo 2017                                                                                                                                                                         (Plano de ProjetoAbre em nova aba)
Objetivo

Implementar um novo ciclo do SGSI, com vista ao aperfeiçoamento dos controles e procedimentos relativos à segurança da informação, melhoria do processo, e a redução dos riscos a um nível aceitável, a ser definido pela Administração do TRT.

Benefícios
  • Redução dos riscos identificados no novo ciclo a um nível aceitável pela Administração

  • Melhorias no processo e na maturidade de Segurança da Informação no TRT

  • Manutenção da conformidade com a ISO 27001 e com as orientações/exigências dos órgãos de controle externo

Justificativa

Em 2015 foi contratada uma consultoria que implementou o primeiro ciclo do Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI), considerando a necessidade da implantação de forma sistematizada dos controles e procedimentos com vista a assegurar a proteção adequada dos ativos de TIC, e a conformidade com as orientações oriundas do controle externo (TCU, CSJT, CNJ). O SGSI teve como escopo os sistemas e serviços de TIC que suportam a prestação jurisdicional no 1º e 2ª grau da Justiça do Trabalho, o tele trabalho remoto e o atendimento ao público externo do TRT.
A realização de um novo ciclo do SGSI é essencial ao aprimoramento da maturidade da Segurança da Informação do TRT. Nele serão revisados os ativos que suportam os principais serviços de TIC e a documentação vinculada ao SGSI, e identificados novos riscos e o respectivo tratamento, o que permitirá a melhoria dos controles e procedimentos implementados, e, ainda, uma análise comparativa entre os resultados obtidos no ciclo anterior e no novo ciclo.

Projeto 453 - Implantação de novo equipamento de backup em disco - 2017                                                                                                           (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 324,8KBAbre em nova aba)
Objetivo

Aquisição e instalação de uma solução de backup em disco (D2D), com capacidades inicial de 170 TB de área útil e no mínimo 400 TB de expansão, adequadas ao volume de dados crescente do TRT4. Além de uma Tape Library que comporte a tecnologia LT07, o que garante aumento de área de armazenamento e reduz o tempo para restabelecer os sistemas em caso de desastre.

Benefícios
  • Acompanhar o crescimento do volume de dados do PJe na camada de backup/restore rápidos.

  • Reduzir o tempo de indisponibilidade em caso de necessidades de restore de serviços críticos, ampliando o conjunto de serviços que enviam backup para a VTL.

Justificativa

Em 2014 o Tribunal adquiriu uma unidade de fitas virtuais (VTL) e acrescentou um novo degrau no seu esquema de backup. Desde então, passou a existir um armazenamento intermediário entre o storage (dados em uso) e as fitas magnéticas (backup de longo prazo). Esse novo armazenamento em VTL permitiu janelas de backup e restauração bem menores - aumentando a disponibilidade dos serviços. Em duas oportunidades esse equipamento foi ampliado, sendo que na última atualização (2016) o equipamento foi levado  até o máximo da sua capacidade. No início de 2017 foi instalado um novo equipamento de armazenamento (storage) com 4 vezes a capacidade do anterior, de modo que o potencial de utilização subiu de 100 para 400 TB. A exemplo do que aconteceu com o storage, a solução de backup também deve ser ampliada, sob o risco de não conseguir acompanhar o crescimento exponencial dos dados do PJe. Nossas projeções apontam que o equipamento atual não seja mais suficiente a partir do final de 2017.

Projeto 454 - Links WAN - 2017                                                                                                                                                                                      (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 148,7KBAbre em nova aba)
Objetivo

Contratação de uma nova rede WAN até julho/2017 para interligação de todas as unidades do Tribunal na capital e interior, em substituição à atual rede contratada junto à operadora OI, cujo contrato completa 5 anos e não pode mais ser prorrogado. Realizar o Registro de Preços da rede JT para atender também aos demais Tribunais da Justiça do Trabalho por tratar-se de necessidade comum a todos os Tribunais que foram co-partícipes do processo de contratação da rede e estão com prazo de vencimento próximas à do TRT da 4ª Região.

Benefícios

O TRT4 tem se beneficiado bastante da utilização de duas redes WAN em paralelo. No quesito disponibilidade, por exemplo, se levarmos em conta os dados dos últimos 12 meses (fev/2016 - fev/2017) podemos ver que nossa média de disponibilidade de WAN sobe de 99,66% para 99,99%. Em outras palavras, a média mensal de indisponibilidade caiu de 107 minutos mensais para pouco mais de dois minutos. Esse projeto visa a manutenção desse benefício, com a substituição dos links cujo contrato está findando por novos, com, pelo menos, a mesma capacidade.

Justificativa

A partir de dezembro de 2016 o Tribunal passou a operar com 2 links redundantes interligando sua sede com cada uma das unidades remotas do estado. Com a redundância, houve um incremento na largura de banda disponível e aumento na disponibilidade dos links (disponibilidade conjunta). Em julho de 2017 terminará o contrato referente aos links da operadora Oi, sem a possibilidade de renovação.

Projeto 455 - Solução de comunicação e colaboração - revisão 2017                                                                                                                     (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 144,8KBAbre em nova aba)
Objetivo

Possibilitar a continuidade do serviço de comunicação e colaboração em nuvem, utilizados hoje no TRT4

Benefícios  Manter a qualidade do serviço, considerando em especial disponibilidade e usabilidade
Justificativa

Atualmente o Tribunal utiliza a solução G - Suite da Google, que comporta diversos serviços como e-mail, contatos, documentos, mensageria instantânea (chat e videoconferência), grupos de discussão, sites, agenda, dentre outros. Em 08/11/2017 se encerra o contrato vigente, sem possibilidade de renovação. Este projeto deve tratar de todos os aspectos para a continuidade dos serviços mencionados, dada a criticidade dos mesmos

Projeto 456 - Renovação de nobreaks do interior do Estado - 2017                                                                                                                            (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 479,8KBAbre em nova aba)
Objetivo

Aquisição e instalação de 18 novos equipamentos nobreaks, em substituição aos equipamentos que terão garantia vencida em maio/2017. Os equipamentos serão substituídos em  18 unidades judiciárias do interior do estado. As unidades judiciárias beneficiadas serão: VTs de Alvorada, Cachoeira do Sul, Farroupilha, Guaíba, Marau, Rio Grande II, São Gabriel, São Leopoldo II, São Sebastião do Caí, Soledade, Torres e Tramandaí, e na capital as unidades Almoxarifado, Depósito Big, Seção de Transportes, Prédios da João Telles, Provenzano e Aureliano.

Benefícios
  • Proteção elétrica aos equipamentos de TI instalados nos CPDs das Unidades do interior do estado
  • Manter equipamentos cobertos por garantia, assegurando o menor impacto possível em caso de falhas
Justificativa

Os 72 CPDs das Unidades Judiciárias do interior do RS e demais prédios administrativos remotos são protegidos contra instabilidades e quedas de energia elétrica por nobreaks específicos para instalação em racks, com capacidade de 3KVA. Todos os nobreaks são monitorados constantemente para assegurar o seu correto funcionamento   e   permitir   a   rápida   correção   de   falhas.  Para a manutenção desta segurança é essencial que os equipamentos se mantenham cobertos por garantia, de forma   que   falhas   em   algum   componente   sejam   sanadas   com   o   menor   impacto   possível. Em maio de 2017 um lote de 18 unidades terá seu período de garantia finalizado, gerando maiores riscos à proteção   elétrica   dos   CPDs   envolvidos.

Projeto 457 - Pesquisa Textual                                                                                                                                                                                        (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 492,9KBAbre em nova aba)
Objetivo

O projeto objetiva a implantação da ferramenta de indexação e busca do conteúdo textual Elasticsearch, um servidor de buscas de código aberto baseado no Apache Lucene. A ferramenta será utilizada para a indexação dos documentos produzidos pelo TRT4, tanto na área jurídica, como administrativa.

Benefícios
  • Redução de custos: diminuição dos custos de contratação e manutenção da solução de indexação textual;
  • Escalabilidade: maior facilidade de aumentar o volume de documentos indexados.
Justificativa

O atual sistema de indexação de conteúdo textual usado pelo TRT, a ferramenta Google Search Appliance - GSA, foi descontinuado pelo fabricante (Google). A partir de 2017, o fabricante não disponibilizará mais novos equipamentos e até 2018 encerrará todos os contratos de manutenção. O contrato de suporte e manutenção atual é vigente até 02/julho/2017. Depois dessa data, o equipamento e o software continuariam funcionando, mas o TRT não terá mais direito à assistência técnica. Além disso, o atual contrato prevê um máximo de 3 milhões de documentos. Em fevereiro de 2017 havia 2.800.000 documentos indexados, com um crescimento diário de 1.780 documentos, aproximadamente. Nesse ritmo, o limite de documentos será atingido na primeira quinzena de junho/2017.

Projeto 458 - Portal de Internet                                                                                                                                                                                   (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 914,7KBAbre em nova aba)
Objetivo

Desenvolver um novo portal de internet, baseado numa nova ferramenta de desenvolvimento de portais escolhida no projeto 257, que substitua o atual e traga mais agilidade.

Benefícios
  • Agilidade : a solução escolhida para desenvolver o novo portal é uma solução desenvolvida internamente pela equipe do TRT, que não terá custos diretos, o que não aconteceria se fosse adotada uma solução comercial ou mesmo uma solução de código aberto, que exigiria ainda consultoria   para   desenvolvimento.

  • Reformulação e atualização : o desenvolvimento de um novo site possibilitará a reformulação e modernização do portal, refletindo a realidade atual do TRT. Do ponto de vista do desenvolvimento das ferramentas, também será possível melhorá-las para atender melhor às necessidades dos usuários.

  • Maior autonomia para usuários : do ponto de vista dos usuários que publicam conteúdos no site, o novo   site   deve   trazer   maior   autonomia   e   independência   na   criação   e   edição   das   páginas   do   site.

  • Acessibilidade : o novo portal já será projetado e construído dentro das melhores práticas de acessibilidade,   permitido   um   amplo   acesso   dos   usuários   ao   conteúdo.

  • Responsividade : responsividade é a capacidade do site de se adaptar à diversos tipos de dispositivos como computadores, tablets e celulares, alterando seus parâmetros para apresentar seu conteúdo de forma agradável e clara em qualquer ambiente, sem distorções. Isso traz ao usuário uma melhor experiência de uso, maior rapidez no carregamento das páginas e uma preparação   prévia   a   futuros   dispositivos.

  • Substituição do atual portal mobile : a responsividade do site permitirá que o atual site mobile possa ser substituído pelo novo site com vantagens, pois o site mobile atual não contém todas as informações   que   o   novo   portal   terá.

Justificativa

O portal de internet do TRT4, hoje em atividade, foi criado em 2009 utilizando a ferramenta JBoss Portal. Desde lá, a ferramenta pouco evoluiu, dificultando também a evolução das aplicações desenvolvidas para o portal. Com isso, as aplicações para o portal de internet solicitadas pelos usuários levam muito tempo para serem criadas, pois tem que ser totalmente desenvolvidas pela equipe de desenvolvimento, já que a ferramenta não apresenta nenhuma facilidade para a criação de páginas e aplicações, além de obrigar que o desenvolvimento seja feito com técnicas mais antigas.
Considere-se também que a ferramenta atual não atende às necessidades do TRT para desenvolvimento de software e páginas web para dispositivos móveis como tablets e celulares, suporte para redes sociais, recursos multimídia, além de conter falhas de segurança.
Além disso, recentemente, a ferramenta JBoss Portal foi descontinuada pelo fabricante, impedindo uma evolução com a mesma ferramenta.

Projeto 459 - Renovação do parque de ultrabooks HP e Dockingstatios para ultrabooks HP
Objetivo

Proposta: A solução proposta para resolver o problema é a aquisição de novos equipamentos para substituição dos equipamentos que estiverem fora da garantia. 333 ultrabooks + 30 docking stations.

Benefícios

Fornecimento aos Desembargadores e Juízes do TRT4 de computadores portáteis novos, mais rápidos e com menos probabilidade de falhas.

100% dos computadores portáteis, utilizados por magistrados, estarão cobertos por garantia do fabricante.
Justificativa

Há vários anos este Tribunal vem adotando o critério de manter seu parque tecnológico atualizado de acordo com o respectivo período de garantia, o que evita a utilização de equipamentos obsoletos de baixo desempenho, reduz o índice de falhas pela não utilização de equipamentos antigos e ainda assegura o melhor nível de manutenção oferecido pela garantia original do fabricante.
O TRT4 possui, atualmente, 333 ultrabooks HP e 30 docking stations para ultrabook HP cuja garantia termina em dezembro de 2017.
Caso a renovação do parque de microinformática não ocorra, os usuários precisarão continuar usando os equipamentos atuais que, além de defasados em termos tecnológicos, tendem a apresentar um índice de falha bem maior em relação a equipamentos novos. O TRT terá que arcar com os custos de manutenção destes equipamentos.
Os Ultrabooks que atualmente são utilizados pelos magistrados, serão disponibilizados para uso de seus assistentes. A preparação e substituição dos notebooks dos assistentes não faz parte do escopo deste projeto.

Projeto 460 - Renovação do parque de impressoras e equipamentos de digitalização (Scanners de mesa)                                                            (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 397,1KBAbre em nova aba)
Objetivo

1) Aquisição de 518 impressoras - incluindo serviço de instalação das mesmas - para substituição de equipamentos que estão em uso atualmente, com o prazo de garantia vencido.
2) Aquisição e instalação de 30 escâneres de mesa para substituição de equipamentos que estão em uso atualmente, com o prazo de garantia vencido.

Benefícios
  • 100% das impressoras laser monocromáticas em uso no TRT4 cobertos por garantia do fabricante, atualizados tecnologicamente e com menor probabilidade de falha.
  • Utilização de escâneres atualizados tecnologicamente e com menor probabilidade de falha.
  • Teremos escâneres disponíveis para substituição em caso de falha ou fornecimento em caso de solicitação de acréscimo.
Justificativa

Há vários anos este Tribunal vem adotando o critério de manter seu parque tecnológico atualizado de acordo com o respectivo período de garantia, o que evita a utilização de equipamentos obsoletos de baixo desempenho, reduz o índice de falhas pela não utilização de equipamentos antigos e ainda assegura o melhor nível de manutenção oferecido pela garantia original do fabricante.

Dentre as impressoras instaladas atualmente nas VTs, 2 são impressoras multifuncionais novas, com prazo de garantia até janeiro de 2019. As demais já estão fora do prazo de garantia.
Caso a renovação do parque de microinformática não ocorra, os usuários precisarão continuar usando os equipamentos atuais que, além de defasados em termos tecnológicos, tendem a apresentar um índice de falha bem maior em relação a equipamentos novos. O TRT terá que arcar com os custos de manutenção destes equipamentos.

Projeto 461 - Autosserviço de descoberta e análise de dados                                                                                                          (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 185,3KBAbre em nova aba)
Objetivo

Disponibilizar solução de descoberta e análise de dados que permita a criação de painéis com autosserviço para o usuário final.

Benefícios
  • Possibilidade de realizar experimentações com menor esforço e maior exatidão, eliminando retrabalho na área de TI.
  • Maior agilidade na criação de aplicações de análise de dados.
  • Maior independência das áreas de negócio em relação à TI para análise de dados.
  • Desenvolvimento de aplicações com interface amigável e dinâmica.
Justificativa

O TRT conta, desde 2013, com uma solução de Business Intelligence (BI), o produto SAP BO, que é uma solução de BI tradicional. Nesse tipo de solução, a SETIC recebe demandas de análises de dados das áreas usuárias, prepara o conjunto de dados necessário, faz levantamento de requisitos, especifica, desenvolve e entrega aos usuários na forma de dashboards (painéis) e relatórios. Há necessidade, porém, de que as áreas usuárias possam realizar experimentações, criando suas próprias aplicações, que depois podem ser internalizadas numa solução mais robusta pela área técnica (SETIC). Trata-se do mercado de descoberta de dados, que cresceu significativamente nos últimos anos, identificado como uma importante frente a ser seguida pelas empresas para conferir agilidade no acesso a informações. Atualmente o Tribunal não tem uma ferramenta desse tipo, o que leva as áreas de negócio a um esforço maior para realizar experimentações ou a necessidade de demandar a solução diretamente à SETIC, a qual, não raras vezes, precisa ser refeita mais de uma vez até atender efetivamente o que a área demandante precisa.
Uma solução de descoberta de dados que apresente interface amigável, podendo ser utilizada diretamente pelas áreas usuárias, dentro do conceito de autosserviço, permitirá ao Tribunal manter uma estrutura analítica descentralizada, trazendo maior agilidade e permitindo obter valor das informações disponíveis, de forma mais flexível. Após a carga inicial de dados, cada área poderá extrair as informações necessárias para suas análises, com menor dependência da SETIC. A própria SETIC pretende adotar a solução para descoberta de dados vinculados diretamente à sua atuação na Instituição, a partir da coleta de informações dos sistemas de atendimento, projetos e outros. 

Projeto

462 - Implantação do sistema FolhaWeb (SIGEP).

Motivo cancelamento: projeto sendo conduzido e gerenciado pela AGE. Internamente na SETIC, solicitações serão tratadas como demandas. 

Objetivo

Implantação do sistema nacional (SIGEP - Sistema Integrado de Gestão de Pessoas), módulo específico da folha de pagamento: FolhaWeb-JT, conforme acordo firmado entre o CSJT e TCU

Benefícios
  • Atender ao acordo firmado entre o CSJT e o TCU
  • Aumento da produtividade e integração entre as áreas de negócio envolvidas (SEGESP e SECOF)
Justificativa

Atender o acordo firmado entre o CSJT e TCU

Projeto 463 - Escrituração fiscal digital das retenções e informações da contribuição previdenciária substituída(EFD - Reinf)
Objetivo

Permitir que o TRT da 4ª Região exporte as informações necessárias para atendimento às determinações da RFB em relação às retenções e recolhimentos de tributos federais presente na determinação legal (Resolução Comitê Diretivo do eSocial nº2, de 3 de agosto de 2016. A exportação será feita através de uma ferramenta integrada às informações contidas no sistema Compras.

Benefícios
  • Reduzir o tempo de resposta das solicitações da RFB naquilo que se refere às retenções e recolhimentos de tributos federais.
  • Evitar erros de cópia manual das informações do sistema de Compras para o sistema da RFB. 
Justificativa

Atualmente a prestação de informações não abrange todos os requisitos definidos na determinação da RFB em relação às informações de retenções e recolhimentos de tributos federais. Além disso, as informações requisitadas devem ser exportadas em formato específico, definido também pela RFB, para a importação no sistema da Receita.

Projeto 464 - Certidão online de processos vinculados à OAB
Objetivo

Disponibilizar certidão online para comprovação de tempo de atuação do advogado, a partir de seu número da OAB, podendo ainda ser cruzado com seu CPF, a fim de evitar o uso inadequado da solução.

Benefícios Redução de custos para o TRT (menos folhas impressas) Redução de pessoal envolvido Modernização dos serviços oferecidos ao público externo que não precisará perder tempo vindo ao TRT requerer e depois retirar a certidão 
Justificativa

Atualmente, os advogados que precisam de certidões para comprovar tempo de atuação nos concursos que prestam, precisam vir presencialmente à CAP, preencher um requerimento e emitir uma GRU para solicitar a certidão, estando a mesma disponível apenas 2 dias depois do encaminhamento.

Projeto 465 - Melhorias inFOR x Arquivo (2ª etapa do arquivo)
Objetivo

Alterações no sistema infor utilizado pelo arquivo, contemplando: a transformação do andamento “requisitados autos ao depósito” em um formulário; relatório com o andamento dos “requisitados autos ao depósito centralizado”; melhorias no processo de cargas e consultas no arquivo e integração das telas “arquivo”, “recebimento de lotes das VTs”, e “arquivo, manutenção de lotes”.

Benefícios Agilizar algumas rotinas, simplificando aquelas tarefas que demandam muito tempo por serem muito repetitivas - Aumentar a confiabilidade do trabalho, permitindo que as movimentações processuais estejam todas elas registradas no Infor, cujo controle é hoje parcialmente realizado por controle paralelo. 
Justificativa

Atualmente, para um processo ser requisitado ao depósito centralizado são realizados três registros diferentes, por pelo menos dois servidores, em momentos distintos. Outro problema, decorrente do anterior, é que esse andamento (“requisitados autos ao depósito centralizado”) não gera um relatório para os colegas do depósito centralizado no infor. Ainda, faltam campos nos formulários de cargas e consultas no arquivo e falta opção que permita recuperar os dados preenchidos no formulário da última carga, tornando a rotina repetitiva e pouco produtiva. Além disso, a divisão das telas: “arquivo, recebimento de lotes das VTs”, e “arquivo, manutenção de lotes”, dificulta a digitação de lotes pelos servidores.

Projeto 466 - Estatística JACEP
Objetivo

Possibilitar que as estatísticas do JACEP sejam informatizadas. Para isso, devem ser criados andamentos no sistema NovaJus4 e / ou fluxos no sistema PJe. A partir dessas definições, devem ser criadas tabelas no BI para apresentação dos resultados. No momento, a SETIC ainda aguarda a definição das estatísticas pelas áreas de negócio envolvidas: AGE, SEGJUD, Corregedoria e JACEP.

Benefícios
  • Celeridade, padronização e redução de falhas no cálculo da estatística do JACEP.

Justificativa

Não existe cálculo automatizado para as estatísticas informadas pelo JACEP. A SETIC foi chamada a participar de uma reunião com a AGE para tratar de relatórios envolvendo a atuação do JACEP. Considerando que várias planilhas foram apresentadas e que algumas consideravam informações que não existem nos sistemas em uso, a área técnica entendeu que a necessidade deveria ser considerada um projeto, em face de sua complexidade.

Projeto

467 - Pje - Sistema de atualização de cálculo

MOTIVO DO CANCELAMENTO: Não houve autorização do CSJT para desenvolvimento do projeto.

Objetivo

Desenvolver no PJe uma ferramenta de atualização de cálculos de débitos trabalhistas, similar a do inFOR.

Benefícios Agilidade e segurança da informação no que se refere às atualizações de cálculos de processos eletrônicos. 
Justificativa

TRT4 utiliza peritos para realização dos cálculos, mas necessita de uma ferramenta integrada ao PJe para a atualização desses valores. Atualmente utilizam o sistema inFOR, mas ele não permite manter os históricos e exige intervenção manual dos usuários do Primeiro Grau.

Projeto 470 - Automatização de testes do PJe                                                                                                                                                         (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 236,7KBAbre em nova aba)
Objetivo

Propiciar a ampliação da identificação de falhas das novas versões do PJe antes das implantações em ambiente de produção, através da automatização dos casos de testes mais importantes do sistema.

Benefícios
  • Tornar mais rápidos os testes das principais funcionalidades do PJE
  • Aumento de produtividade das equipes de testes
Justificativa

As novas versões do PJe estão cada vez mais complexas, com novas funcionalidades e novas integrações com sistemas legados e sistemas-satélites. A implantação em produção no Tribunal de uma nova versão do PJe com falha influencia negativamente todo o Tribunal, pois acarreta a necessidade de maior tempo para execução de tarefas por parte de magistrados e servidores, o aumento do número de demandas para a SETIC, e até mesmo a impossibilidade de trabalho pelas unidades judiciárias, quando ocorrem indisponibilidades totais do sistema ou de uma funcionalidade importante.

Ainda, novas versões do PJe são disponibilizadas constantemente, com prazos exíguos de homologação. A automatização de testes permitirá ampliar ainda mais o volume de testes já realizados, a partir da redução do tempo despendido em tarefas repetitivas que serão automatizadas com a utilização de ferramenta específica para esse fim.

Projeto 471 - Uniformização e modelagem de processos da SETIC                                                                                                                           (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 217,9KBAbre em nova aba)
Objetivo

Modelar os processos de trabalho (construção do plano anual de capacitação; gerenciamento da disponibilidade e capacidade de TIC; monitoramento e de aferição dos níveis de serviços SLA’s; modelagem e gestão de processos do processo do Escritório de Processos). Além disso, aprimorar os resultados na execução dos processos, reduzir a incidência de falhas nos processos e focar as atividades na obtenção de resultados.

Benefícios
  • Formalização das atividades relativas ao processo de construção do plano anual de capacitação; 
  • Identificação e padronização das atividades de gerenciamento da disponibilidade e capacidade de TIC, do monitoramento e de aferição dos níveis de serviços e do processo de modelagem e revisão de processos; 
  • Formalização do processo gerenciamento da disponibilidade e capacidade de TIC, do monitoramento e de aferição dos níveis de serviços e do processo de modelagem e revisão de processos; 
  • Atender às recomendações do TCU e CNJ no que diz respeito aos processos de de gerenciamento da disponibilidade e capacidade de TIC e de monitoramento e de aferição dos níveis de serviços (SLA’s).
Justificativa

Um dos elementos chave para a maturidade em governança é a formalização dos processos de trabalho. É sabido que a repetição das atividades por meio de processos controlados reduz a incidência de falhas e pontencializa o atingimento dos resultados. Além disso, a execução de processos é a forma mais eficiente de medir e avaliar o desempenho da gestão de TIC, sendo o principal referencial utilizado pelos órgãos de controle externo (CSJT, CNJ e TCU) e interno (SECONTI) em suas avaliações e auditorias. Nos últimos anos a SETIC vem desempenhando um grande esforço no sentido da formalização dos processos necessários à sua gestão, sendo iniciado pelos mais relevantes, alguns deles inclusive já contando com melhorias e aprimoramentos. Contudo, o aprimoramento da gestão e a entrega de mecanismos mais completos para a governança de TIC requer a formalização de processos ainda não mapeados.

Projeto 473 - Atualização da central telefônica de POA                                                                                                                                             (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 451KBAbre em nova aba)
Objetivo

Atualização tecnológica da central telefônica de Porto Alegre, com aquisição de equipamento a ser instalado em nova topologia: com hardware distribuído entre o prédio sede e foro Trabalhista interligados pelo anel de fibra ótica.

Benefícios
  • Redução do risco de indisponibilidade, em função de hardware e software estarem atualizados.
  • Redução do risco de falha na comunicação entre Sede e Foro, com a adoção do anel de fibra como meio de comunicação.
  • Ganho de produtividade com a redução das chamadas indesejadas (chamadas de telemarketing).
  • Aumento da oferta de portas analógicas, possibilitando a expansão do número de ramais. A adição de 64 portas nos dará uma maior folga para o atendimento das demandas futuras.
  • Agilidade na entrega de ramais ad hoc. Com as licenças de comunicações unificadas, teremos disponibilidade de ramais baseados em software (softphones) para até 10 usuários. Esses ramais poderão ser rapidamente entregues para atender eventos e estruturas provisórias (como auditorias e correições).
  • Redução do risco de indisponibilidade dos aparelhos (terminais) digitais - em operação há 12 anos - com a substituição por novos aparelhos IP.
  • Incorporação da tarifação das centrais telefônicas do interior no sistema de tarifação já utilizado pela telefonia para a capital.
  • Redução da carga de trabalho das telefonistas com a implantação de uma solução de resposta audível para direcionamento automático do público externo para as áreas mais demandadas.
Justificativa

Atualmente a central telefônica está com hardware defasado, composto de peças que não são mais fabricadas, inviabilizando sua manutenção, pois a reposição das peças defeituosas é muito difícil. Devido ao fato do equipamento ser antigo, isso impossibilita a atualização do software que roda nele, impedindo assim que novos recursos sejam incorporados, principalmente no que se refere ao licenciamento de novos usuários para o software da central telefônica. Essa limitação impede, por sua vez, que a telefonia execute suas atividades de maneira plena. Outro ponto importante a ser coberto com esse projeto, é a ampliação do meio físico em que ocorre a comunicação entre o foro e o prédio sede. Hoje essa comunicação ocorre por caminho único, e fará uso do anel de fibra óptica, possibilitando a redundância do meio de transmissão dos dados (voz).

Projeto 474 - Ferramenta de pesquisa patrimonial                                                                                                                                           (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 325KB)
Arquivo tipo pdf de 253,3KBAbre em nova aba
Objetivo

Possibilitar a visualização, de forma integrada, das informações referentes à execução das reclamadas em ações trabalhistas, abrangendo processos físicos e eletrônicos de todos os Foros do TRT da 4a Região, por meio de ferramenta web que consulte as bases de dados dos sistemas inFOR e PJe-JT.

Benefícios
  • Maior visibilidade das diligências já realizadas
  • Diminuir o retrabalho dos oficiais de justiça e dos servidores das secretarias das Varas na fase de execução
  • Aumento do índice de processos arquivados sem dívida
  • Redução da taxa de congestionamento na fase de execução
  • Redução do tempo médio de tramitação na fase de execução dos processos
Justificativa

A fase de execução dos processos trabalhistas tem se demonstrado a mais crítica, ocasionando aumentos significativos no tempo médio de tramitação. Além disso, muitas vezes a execução é frustrada, ou seja, a reclamada não paga a dívida e a Justiça do Trabalho não consegue penhorar bens que garantam o seu pagamento. Há casos, também, em que diversas Varas do Trabalho realizam diligências em relação à mesma reclamada, sem que as informações levantadas sejam compartilhadas. Isso aumenta o tempo de tramitação dos processos e os custos envolvidos, já que há retrabalho dos oficiais de justiça e dos servidores das secretarias das Varas. Atualmente existe no Juízo Auxiliar de Execução e Precatórios (JAEP) uma ferramenta para auxiliar a pesquisa patrimonial pelas Varas do Trabalho, a partir dos resultados registrados manualmente pela Seção de Execução do JAEP. A fim de aumentar a efetividade das execuções trabalhistas foi proposto o aperfeiçoamento da ferramenta atual, tornando­a um repositório de informações sobre as executadas, acessível por todas as unidades judiciárias de 1º Grau.

Projeto 475 - Novo Aud                                                                                                                                           
Arquivo tipo pdf de 253,3KBAbre em nova aba
Objetivo

Proposta: Desenvolvimento de novo Sistema de Audiências da Justiça do Trabalho, AUD, com as seguintes características: possibilidade de execução offline , agilidade e recursos que proporcionem facilidade na confecção das atas, integração ao sistema PJe, aderência à nova arquitetura definida pelo CSJT..

Benefícios
  • Celeridade da audiência, otimização das atividades da secretaria e melhor manutenibilidade do sistema.
Justificativa

O CSJT definiu nova arquitetura tecnológica para o PJe (PJe-KZ) e sistemas satélites, baseado em arquitetura de 3 camadas, utilizando os seguintes frameworks: (front-end) Java Script, HTML 5, CSS3 e Angular JS; (back-end) EJB 3.0, Java EE7 e REST (microsserviços). A atual arquitetura do AUD é desktop , baseada na tecnologia Delphi.

Além disso, há deficiências em funcionalidades, como a customização de textos padrões e a integração de pautas com o PJe.

Projeto 476 - Renovação do parque de monitores dos microcomputadores                                                                                                         (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 262,1KBAbre em nova aba
Objetivo

Proposta: Aquisição de 4.000 monitores ultrawide 29″ (com dimensões suficientes para visualizar as duas telas que hoje são apresentadas em monitores distintos) para substituição dos monitores principais de 100% dos usuários finais. Em relação ao monitor secundário, o objetivo é eliminar a sua utilização. Os monitores substituídos serão encaminhados para desfazimento.

Benefícios

Redução do risco de comprometimento visual dos servidores evitando-se a utilização de monitores com resoluções diferentes;
Redução do desconforto na região da coluna cervical (pescoço) e cabeça, pois não é preciso um desvio (rotação) muito grande para visualizar os textos no mesmo monitor;
Atualização tecnológica de 100% de monitores principais do Tribunal, utilizados pelos usuários finais, evitando a perda de qualidade de imagem causada pelo envelhecimento do equipamento;
Equipamentos novos cobertos por garantia do fabricante;
Racionalização do espaço de trabalho dos usuários pela possibilidade de uso de um único monitor.

Justificativa

Em detalhamento

Projeto 477 - Ferramenta para Análise de Recursos de Revista                                                                                                             (Plano de Projeto)Arquivo tipo pdf de 180,7KBAbre em nova aba
Arquivo tipo pdf de 253,3KBAbre em nova aba
Objetivo

Estudo de novas tecnologias e desenvolvimento de protótipo de ferramenta de apoio à decisão que agilize o processo de análise da admissibilidade dos recursos de revista, facilitando a verificação dos seguintes requisitos básicos: guias de pagamento, trechos do acórdão citados no recurso e tempestividade.

Benefícios
  • Redução do tempo para identificar guias de pagamento
  • Redução do tempo para identificar trechos de acórdãos com redação semelhante a trechos da inicial
  • Redução do tempo para identificar a tempestividade do recurso
Justificativa

A análise dos recursos de revista é um processo totalmente manual, gerando uma demora na verificação da admissibilidade do recurso, levando a um grande número de recursos pendentes de análise. Atualmente existem mais de 30.000 recursos de revista pendentes, o maior resíduo do país. Já o número de servidores vinculados à Assessoria de Recurso de Revista é proporcionalmente inferior comparativamente a todos os demais Tribunais de Grande Porte (TRT1, TRT2, TRT3 e TRT15), levando-se em consideração o volume de recursos interpostos. Sem considerar os recursos suspensos ou sobrestados, a curva de crescimento do resíduo é alta e indica que algo deve ser feito para auxiliar as atividades nessa área.

Projeto 478 - Integração eJus2/Secretarias de Turma ao PJe                                                                                                                                  (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 233,6KBAbre em nova aba)
Arquivo tipo pdf de 253,3KBAbre em nova aba
Objetivo

Desenvolver melhorias na interface do PJe de forma a otimizar os lançamentos de resultados de julgamento. Desenvolver integração entre o eJus² e o PJE de forma a automatizar o envio das informações dos processos não julgados do eJus² para o PJe / e de viabilizar a confecção de uma única pauta, automatizando a replicação no outro sistema.

Benefícios
  • Reduzir o tempo utilizado para registro dos resultados de julgamento de uma sessão
  • Reduzir o tempo utilizado para registro no PJe de uma pauta de sessão
  • Eliminar o trabalho no PJe de lançamento das informações de processos não julgados.
  • Aumentar a confiabilidade nos lançamentos e registros realizados
Justificativa

Dificuldade no lançamento no PJe dos movimentos de resultados de julgamento; Necessidade de manter as pautas de julgamento em duplicidade no PJe e no eJus²; Lançamento manual no PJe das informações de processos 'Deliberados em Sessão' não julgados.