Conclusão do projeto 394 - Estudos técnicos de soluções alternativas para realização de trabalho remoto

Publicada em: 17/04/2020 15:44. Atualizada em: 17/04/2020 15:44.

Conclusão do projeto 394 - Estudos técnicos de soluções alternativas para realização de trabalho remoto

Visualizações: 6
Início do corpo da notícia.

Informamos a conclusão do projeto 394 - Estudos técnicos de soluções alternativas para realização de trabalho remoto. Inicialmente o projeto destinava-se ao estudo de uma solução que substituísse o Citrix como infraestrutura para o Gabinete Virtual. No decorrer projeto, optou-se pela atualização do Citrix neste ambiente, o qual teve seu nome atualizado para GV4. Além disto, iniciaram-se prova de conceito com a solução Microsoft (RDS) e na sequência seria realizada prova de conceito com a solução VmWare (Horizon). No entanto, com a questão repentina de todos os colaboradores do TRT4 passarem a trabalhar remotamente de suas casas, devido à pandemia mundial do Coronavírus, houve a necessidade imediata de uma solução em produção, visto que no ambiente GV4 temos licença apenas para 360 usuários simultâneos.

Desta forma, a solução RDS da Microsoft (nomeada no TRT4 como ETR-Espado de Trabalho Remoto), entrou em produção e passou a compor a solução de acesso para trabalho remoto, a fim de garantir que os colaboradores do TRT4 consigam trabalhar remotamente de suas casas, principalmente neste momento de necessidade de isolamento social. O número de acessos a essa nova solução está sendo liberada conforme a necessidade, não tendo limite de usuários neste momento de pandemia.

Os seguintes benefícios foram alcançados:

  • Maior agilidade no uso de sistemas cliente/servidor para usuários que atuam remotamente.
  • Maior compatibilidade com as soluções (Hardware / Software) utilizadas pelo Tribunal (as mesmas versões das aplicações que estão nos desktops do TRT4, estão instaladas no ambiente remoto).
  • Maior possibilidade de número de acessos remotos de forma simultânea em comparação com a realidade anterior.
  • Disponibilização de amplo serviço para realização de conexão remota, possibilitando a realização de trabalho tipo home office pelos servidores do TRT4, principalmente em momentos de crise.

 

O projeto faz parte do portfólio da Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica. Foi gerenciado por Adriano Simioni e teve como equipe técnica vários servidores desta Coordenadoria, contando também com a participação e apoio de colaboradores das outras áreas da SETIC, principalmente neste último mês, devido a urgência repentina de liberação da solução.

Parabéns a toda a SETIC, pela agilidade na disponibilidade de solução para realização de TRABALHO REMOTO aos servidores do TRT4, principalmente durante esta fase de isolamento social !

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias