Gestão de TIC 2015

Última atualização: 05/06/2017 08:38
Fonte: SETIC

Macroprocesso de Planejamento de Gestão de TIC

PlanejamentoGestao-tic-11.png


Definições do Macroprocesso de Planejamento de Gestão

Papéis Definições
Gestores dos Sistemas Responsáveis pela gestão dos sistemas de informação
Coordenadores SETIC Coordenadores das áreas da SETIC
Diretoria SETIC Responsável pela diretoria da SETIC
Comissão de Informática Comissão de Informática do TRT4
Administração Tribunal Responsáveis pela administração do TRT4

Etapas do Macroprocesso de Planejamento de Gestão

1. Início

Descrição Atividade de inicio do planejamento da gestão de TIC
Considerações importantes A atividade de início deve definir orientações gerais e os responsáveis pelas diversas fases do planejamento da gestão de TIC, levando em conta o Plano Estratégico de TI e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do ano anterior
Papel Diretoria SETIC
Entradas
  • Plano estratégico de TI do TRT4
  • Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do ano anterior
Saída Definição de orientações e responsáveis pelo planejamento
Atividades
  • Reunião: Reunião para definição de orientações e responsáveis pelo planejamento
  • Consolidar definições: Consolidar as orientações para o trabalho e a lista de responsáveis pelas diversas fases do planejamento da gestão

2. Apontar Projetos e Soluções de TIC

Descrição Levantamento de projetos e soluções de TIC para o TRT4
Papel Gestores dos Sistemas de Informação
Entrada Definição de orientações e responsáveis pelo planejamento
Saídas
  • Lista de Projetos de TIC para o ano
  • Lista de Soluções de TIC a serem aplicadas no ano
Atividades
  • Definir projetos: Fazer levantamento dos projetos de TIC necessários para o ano
  • Definir soluções: Fazer levantamento de soluções de TIC que podem ser aplicadas para atingir os objetivos do ano

3. Levantamento Anual de Novas Aquisições e de Custos com Manutenção de TIC

Descrição Levantamento das novas aquisições para o ano e de custos com manutenção de TIC
Papel Coordenadores SETIC
Entradas
  • Definição de orientações e responsáveis pelo planejamento
  • Lista de Projetos de TIC para o ano
  • Lista de Soluções de TIC a serem aplicadas no ano
Saídas
  • Lista de novas aquisições de TIC
  • Levantamento dos custos com manutenção de TIC
Atividades
  • Definição das aquisições: Definição dos equipamentos e serviços que devem ser adquiridos para atingir os projetos e soluções do ano
  • Levantamento de custos de manutenção: Levantamento do custo de manutenção dos equipamentos e serviços que serão utilizados nos projetos e soluções do ano

4. Construção da Proposta de PDTI

Descrição Construção da proposta do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)
Considerações importantes O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) é o instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período
Papel Coordenadores SETIC
Entradas
  • Lista de Projetos de TIC para o ano
  • Lista de Soluções de TIC a serem aplicadas no ano
Saída Proposta inicial de PDTI
Atividade Consolidar proposta: Reunir as sugestões de projetos e soluções de TIC em um PDTI

5. Prévia da Proposta Orçamentária

Descrição Elaboração de proposta orçamentária para o PDTI
Papel Diretoria SETIC
Entradas
  • Lista de novas aquisições de TIC
  • Levantamento dos custos com manutenção de TIC
  • Proposta inicial de PDTI
  • Proposta de PDTI e orçamento rejeitada
  • Proposta orçamentária do PDTI, com avaliação negativa
Saída Proposta orçamentária do PDTI
Atividades
  • Análise de custos: Consolidação de custos para novas aquisições e manutenção, de acordo com o PDTI
  • Ajuste de proposta: Ajuste de propostas rejeitadas ou com avaliação negativa

6. Avaliação de Prioridades (PDTI/Proposta Orçamentária)

Descrição Análise do PDTI proposto e da proposta orçamentária, definindo prioridades
Considerações importantes A avaliação de prioridades leva em conta o custo dos diversos projetos e da manutenção dos equipamentos, relacionando com o orçamento disponível
Papéis
  • Diretoria SETIC
  • Comissão de Informática
Entrada Proposta orçamentária do PDTI
Saída Proposta orçamentária do PDTI, com avaliação
Atividades
  • Reuniões: Reuniões da diretoria com os coordenadores da SETIC, para esclarecer a relação de cada projeto com os objetivos a alcançar.
  • Consolidar prioridades: Definir quais projetos são prioritários, de acordo com o orçamento anual e os objetivos a alcançar

7. Aprovação

Descrição Aprovação da proposta orçamentária do PDTI
Papel Administração Tribunal
Entrada Proposta orçamentária do PDTI, com avaliação positiva
Saída Proposta de PDTI e orçamento aprovada ou rejeitada
Atividade Avaliação: Avaliação da proposta orçamentária

8. Publicação

Descrição Publicação do PDTI
Papel Diretoria SETIC
Entrada Proposta de PDTI e orçamento aprovada
Saída PDTI publicado
Atividade Publicação: Publicação do PDTI

Macroprocesso de Execução da Gestão de TIC

ExecucaoGestao-tic-07.png

Definições do Macroprocesso de Execução da Gestão

Papel Definição
Escritório de projetos Equipe do Escritório de Projetos da SETIC responsável pela avaliação de custos e benefícios dos projetos
Seções SETIC Equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações responsável pela revisão do Planejamento Estratégico de TI do TRT4.
Coordenadores SETIC Coordenadores das áreas da SETIC
Diretoria SETIC Responsável pela diretoria da SETIC
Comissão de Informática Comissão de Informática do TRT4
Administração Tribunal Responsáveis pela administração do TRT4
Gestão e Fiscalização Responsáveis pela gestão e pela fiscalização dos contratos
Gestores dos Sistemas Responsáveis pel gestão dos sistemas de informação

Etapas do Macroprocesso de Execução da Gestão

1. Início do Ciclo

Descrição Atividade de inicio do novo ciclo de gestão de TI
Considerações importantes A atividade de início usa o PDTI e o plano de ações anterior para definir metas, indicadores e responsáveis pelo acompanhamento das fases do ciclo de gestão de TI
Papel Diretoria SETIC
Entradas
  • PDTI e proposta orçamentária anual
  • Plano de ações do ciclo anterior
Saídas Ata de definição das metas, indicadores e responsabilidades
Atividades
  • Reuniões: Reuniões para definição das metas e indiciativos da Gestão de TI
  • Evento de Inicio: Ata de definição das metas, indicadores e responsabilidades

2. Reuniões Periódicas das Atividades e Acompanhamento das Pendências

Descrição Reuniões periódicas, das equipes da SETIC e coordenadores de área, para acompanhamento das atividades realizadas no período. Análise dos objetivos alcançados e verificação das pendências resultantes
Papéis
  • Seções SETIC

  • Coordenadores das áreas da SETIC

Entrada Coordenadores das áreas da SETIC
Saídas Resumo das pendências e análises das reuniões periódicas
Atividade Reuniões: Reuniões periódicas para análise das atividades em andamento ou finalizadas

3. Gestão e Fiscalização Contratual

Descrição Atividades do processo de Gestão de Contratos da SETIC
Papéis Gestão e Fiscalização de Contratos
Entradas
  • Ata de definição das metas, indicadores e responsabilidades
  • Contratos ativos
  • Notas de serviços executados
Saídas Custos previstos e executados relativos aos projetos da SETIC
Atividades
  • Lançamento de notas: Lançamento dos custos relativos aos projetos
  • Novos contratos: Acompanhamento do processo de novos contratos
  • Análise: Análise dos custos frente aos gastos projetados

4. Coleta de Satisfação dos Projetos Entregues

Descrição Coleta dos dados de satisfação dos projetos terminados
Papel Gestores dos Sistemas de Informação
Entradas
  • Ata de definição das metas, indicadores e responsabilidades

  • Pesquisas de satisfação

Saída Indicadores de satisfação dos projetos
Atividade Consolidação dos dados: Consolidação dos dados das pesquisas de satisfação em relação aos projetos

5. Análise de Benefícios

Descrição Análise do atendimento dos objetivos dos projetos
Papel Escritório de projetos
Entradas
  • Planos de projeto
  • Indicadores de satisfação dos projetos
Saídas Relatório de análise de benefícios e problemas na execução dos projetos
Atividade Consolidação dos dados: Consolidação dos dados dos indicadores de satisfação em relação aos projetos

6. Plano de Melhorias

Descrição Definição das mudanças e melhorias propostas
Papéis
  • Coordenadores das áreas da SETIC
  • Diretoria SETIC
Entradas
  • Relatório de análise de benefícios e problemas na execução dos projetos
  • Relatório de problemas da execução orçamentária
Saída Plano de melhorias
Atividades
  • Reuniões: Reuniões para discutir os benefícios obtidos pela realização dos projetos e os problemas encontrados na sua execução.
  • Organização das propostas: Definição das melhorias propostas para conseguir melhores resultados

7. Documentação das Deliberações e Análise das Pendências

Descrição Documentação das deliberações e análise das pendências reportadas pelas seções da SETIC
Papel Diretoria SETIC
Entradas Resumo das pendências e análises das reuniões periódicas
Saídas Documentação das deliberações e pendências das atividades realizadas no ciclo
Atividade Consolidação dos dados: Consolidação dos dados das reuniões periódicas

8. Consolidação Trimestral da Execução Orçamentária

Descrição Consolidação trimestral da execução orçamentária
Papel Diretoria SETIC
Entrada Custos previstos e executados relativos aos projetos da SETIC
Saída Documentação dos custos previstos e executados relativos aos projetos da SETIC
Atividade Consolidação dos dados: Consolidação dos dados da execução orçamentária do trimestre

9. Avaliação

Descrição Avaliação da execução orçamentária do trimestre
Papel Comissão de Informática
Entrada Documentação dos custos previstos e executados relativos aos projetos da SETIC
Saída Avaliação da execução orçamentária do trimestre
Atividade Reunião: Reunião de avaliação da execução orçamentária do trimestre

10. Aprovação da Execução Orçamentária

Descrição Aprovação da execução orçamentária
Papel Administração Tribunal
Entrada Avaliação da execução orçamentária do trimestre
Saídas
  • Execução orçamentária do trimestre aprovada; ou

  • Relatório de problemas da execução orçamentária

Atividade Reunião: Reunião para avaliação da execução orçamentária do trimestre

11. Plano de Ações

Descrição Definição de um plano de ações para a TI no próximo ciclo
Papel Diretoria SETIC
Entradas
  • Plano de melhorias
  • Documentação das deliberações e pendências das atividades realizadas no ciclo
  • Execução orçamentária do trimestre aprovada
Saída Plano de ações
Atividade Análise: Análise das deliberações e consolidação de um plano de ações