Papel | Definição |
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Desenvolvedor | Responsável técnico pelas demandas de desenvolvimento, atuando no levantamento de requisitos, execução, teste e validações necessárias. |
Equipe | Todos os colaboradores que atuam na implementação e gestão das demandas de desenvolvimento, de forma auto-organizada e multidisciplinar. |
Gestor do Produto | Responsável pelo acompanhamento das demandas, priorização do backlog e aceite das entregas. |
Grupo Técnico de Teste de Software | Grupo responsável pela definição de padrões de testes a serem realizados em desenvolvimento de software. |
Grupo Técnico de Software Seguro | Grupo responsável pela definição de padrões de desenvolvimento de software seguro. |
Central de Serviços de TIC | Equipe técnica da SETIC responsável por centralizar e iniciar o atendimento a todos os chamados de usuários finais, sejam eles internos ou externos ao Tribunal. |
Ferramenta | Definição |
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Assyst | Software adquirido pelo Tribunal para a gestão de serviços de TIC bem como registro e controle de demandas de desenvolvimento. |
Ferramenta de Versionamento | Ferramenta utilizada para armazenar e versionar os artefatos produzidos durante a implementação. As ferramentas utilizadas são: SVN e GIT. |
Planilha de acompanhamento pós implantação (.odsArquivo tipo ods de 47,1KB) (.pdfArquivo tipo pdf de 42,8KBAbre em nova aba) | Planilha padronizada a ser utilizada imediatamente após a implantação de sistema, considerando a complexidade e criticidadedo mesmo. |
Considerações:
(1) Pós implantação – Imediatamente após a implantação de sistema de alta complexidade e criticidade, alternativamente à utilização do Assyst, pode ser utilizada planilha padronizada para gestão ágil de demandas durante o período máximo de três meses. A planilha deve ser mantida para posterior consulta às demandas atendidas. Após período de utilização da planilha, deve-se retomar uso do Assyst segundo o processo a seguir descrito.
(2) Sistemas nacionais – No caso de sustentação de sistemas nacionais sob responsabilidade do TRT da 4ª Região, para atendimento das demandas de outros Regionais, são utilizados processo e ferramenta definidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Fase 1 – Planejar
1. Analisar Demanda |
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Descrição |
Realizar análise da demanda recebida, a fim de avaliar a urgência, viabilidade técnica e competência. |
Papéis |
Desenvolvedor |
Entradas |
Demanda |
Saídas |
Demanda analisada |
Considerações |
A análise da demanda poderá ser realizada em conjunto com o Gestor do Produto ou Coordenadoria/Diretoria da SETIC e deve definir se: (1) tratada imediatamente, com designação de responsável; (2) priorizada (Backlog Priorizado); (3) não priorizado (Backlog); e (4) não será atendida. Registrar demanda caso não esteja registrada na ferramenta. |
Guia |
Demandas recebidas como “incidente” devem ser tratadas imediatamente, mesmo que com solução de contorno. Caso contrário, a mesma deverá ser fechada por reclassificação e aberta uma mudança vinculada. |
2. Registrar em Backlog Priorizado |
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Descrição |
Registrar a priorização da demanda analisada, a fim de que seja executada tão logo seja possível. |
Papéis |
Desenvolvedor |
Entradas |
Demanda analisada |
Saídas |
Demanda priorizada |
Guia |
A demanda deve ser registrada no Assyst com prioridade “Baixa”, “Média” ou “Alta”. |
3. Registrar em Backlog |
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Descrição |
Registrar a demanda analisada em backlog, para posterior priorização. |
Papéis |
Desenvolvedor |
Entradas |
Demanda analisada |
Saídas |
Demanda registrada em backlog |
Guia |
A demanda deve ser registrada no Assyst com prioridade “Mínima”. |
4. Designar demanda |
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Descrição |
Designar responsável pela execução da demanda. |
Papéis |
Desenvolvedor |
Entradas |
Demanda analisada |
Saídas |
Demanda designada |
Guia |
A demanda deve ser designada à pessoa responsável por sua execução, no Assyst. |
Fase 2 – Executar
5. Executar a demanda |
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Descrição |
Executar a demanda, de acordo com a necessidade exposta pelo requisitante e a análise técnica realizada. Pode ser: 1. Orientação; 2. Script – Banco; 3. Script – Relatório; 4. Manutenção – Bug; 5. Manutenção – Melhoria; 6. Administração de Usuários. |
Papéis |
Desenvolvedor |
Entradas |
Demanda designada |
Saídas |
Demanda executada |
Considerações |
Se a demanda executada não resultar em software funcional, as atividades para integrar, testar, validar pacote de software e liberar em produção não serão realizadas. |
Guia |
Caso envolva pacote de software, a implementação deve seguir as orientações definidas pelo Grupo Técnico de Software Seguro. |
6. Integrar |
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Descrição |
Reunir os códigos das funcionalidades da demanda executada, bem como scripts de criação / atualização da estrutura de dados. |
Papéis |
Equipe |
Entradas |
Demanda executada |
Saídas |
Pacote de Software |
7. Testar |
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Descrição |
Realizar o teste integrado das funcionalidades implementadas, a fim de verificar o funcionamento esperado do pacote de software. |
Papéis |
Desenvolvedor |
Entradas |
Pacote de Software |
Saídas |
Pacote de Software Testado |
Guia |
Executar testes conforme os padrões definidos pelo Grupo Técnico de Testes de Software. |
8. Validar Pacote de Software |
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Descrição |
Comunicar o Gestor do Produto sobre a disponibilização do pacote de software, solicitando a devida validação e retorno. |
Papéis |
Desenvolvedor |
Entradas |
Pacote de Software Testado |
Saídas |
Pacote de Software Validado |
Considerações |
Caso não necessite de validação pelo Gestor de Produto, o pacote será considerado validado. |
Guia |
A validação do produto deve ser obtida por e-mail ou em reunião com o Gestor do Produto. |
Fase 3 – Finalizar
9. Liberar em Produção |
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Descrição |
Disponibilizar no ambiente de produção o pacote de software validado. |
Papéis |
Desenvolvedor |
Entradas |
Pacote de Software Validado |
Saídas |
Ambiente de produção disponível |
Considerações |
10. Encerrar demanda |
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Descrição |
Formalizar o encerramento da demanda, descrevendo o que foi realizado e informando o gestor do produto e/ou requisitante da demanda. |
Papéis |
Desenvolvedor |
Entradas |
Demanda executada |
Saídas |
Demanda encerrada |
Considerações |
Avaliar se a demanda concluída deve ser classificada como relevante, a fim de constar no relatório anual de atividades da SETIC. Avaliar se a demanda deve ser encaminhada a outra área da SETIC. Avaliar a necessidade de informar a Central de Serviços de TIC e, caso pertinente, encaminhar a demanda aquele setor. Caso contrário, encerrar a demanda. |
Guia |
Em caso de demanda relevante, registrar no Assyst a ação “DEV – Relevante”. Encaminhar a demanda envolve registrar no Assyst a ação de encaminhamento, precedido, dependendo da situação, da ação de resolvido. Encerrar a demanda envolve registrar no Assyst ações de resolvido e de fechamento. |