Processo de Sustentação de software

Última atualização: 10/08/2020 11:57
Fonte: SETIC


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Definições

Papéis

Papel Definição
Desenvolvedor Responsável técnico pelas demandas de desenvolvimento, atuando no levantamento de requisitos, execução, teste e validações necessárias.
Equipe Todos os colaboradores que atuam na implementação e gestão das demandas de desenvolvimento, de forma auto-organizada e multidisciplinar.
Gestor do Produto Responsável pelo acompanhamento das demandas, priorização do backlog e aceite das entregas.
Grupo Técnico de Teste de Software Grupo responsável pela definição de padrões de testes a serem realizados em desenvolvimento de software.
Grupo Técnico de Software Seguro Grupo responsável pela definição de padrões de desenvolvimento de software seguro.
Central de Serviços de TIC Equipe técnica da SETIC responsável por centralizar e iniciar o atendimento a todos os chamados de usuários finais, sejam eles internos ou externos ao Tribunal. 

Ferramentas Utilizadas

Ferramenta Definição
Assyst Software adquirido pelo Tribunal para a gestão de serviços de TIC bem como registro e controle de demandas de desenvolvimento.
Ferramenta de Versionamento Ferramenta utilizada para armazenar e versionar os artefatos produzidos durante a implementação. As ferramentas utilizadas são: SVN e GIT.
Planilha de acompanhamento pós implantação (.odsArquivo tipo ods de 47,1KB) (.pdfArquivo tipo pdf de 42,8KBAbre em nova aba) Planilha padronizada a ser utilizada imediatamente após a implantação de sistema, considerando a complexidade e criticidadedo mesmo.

Fases

  

Considerações:

(1) Pós implantação – Imediatamente após a implantação de sistema de alta complexidade e criticidade, alternativamente à utilização do Assyst, pode ser utilizada planilha  padronizada para gestão ágil de demandas durante o período máximo de três meses. A planilha deve ser mantida para posterior consulta às demandas atendidas. Após período de utilização da planilha, deve-se retomar uso do Assyst segundo o processo a seguir descrito.

(2) Sistemas nacionais – No caso de sustentação de sistemas nacionais sob responsabilidade do TRT da 4ª Região, para atendimento das demandas de outros Regionais, são utilizados processo e ferramenta definidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

  

  

Fase 1 – Planejar

1. Analisar Demanda

Descrição

Realizar análise da demanda recebida, a fim de avaliar a urgência, viabilidade técnica e competência.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Demanda

Saídas

Demanda analisada

Considerações

A análise da demanda poderá ser realizada em conjunto com o Gestor do Produto ou Coordenadoria/Diretoria da SETIC e deve definir se: (1) tratada imediatamente, com designação de responsável; (2) priorizada (Backlog Priorizado); (3) não priorizado (Backlog); e (4) não será atendida.

Registrar demanda caso não esteja registrada na ferramenta.

Guia

Demandas recebidas como “incidente” devem ser tratadas imediatamente, mesmo que com solução de contorno. Caso contrário, a mesma deverá ser fechada por reclassificação e aberta uma mudança vinculada.

2. Registrar em Backlog Priorizado

Descrição

Registrar a priorização da demanda analisada, a fim de que seja executada tão logo seja possível.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Demanda analisada

Saídas

Demanda priorizada

Guia

A demanda deve ser registrada no Assyst com prioridade “Baixa”, “Média” ou “Alta”.

3. Registrar em Backlog

Descrição

Registrar a demanda analisada em backlog, para posterior priorização.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Demanda analisada

Saídas

Demanda registrada em backlog

Guia

A demanda deve ser registrada no Assyst com prioridade “Mínima”.

4. Designar demanda

Descrição

Designar responsável pela execução da demanda.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Demanda analisada

Saídas

Demanda designada

Guia

A demanda deve ser designada à pessoa responsável por sua execução, no Assyst.

Fase 2 – Executar

5. Executar a demanda

Descrição

Executar a demanda, de acordo com a necessidade exposta pelo requisitante e a análise técnica realizada. Pode ser: 1. Orientação; 2. Script – Banco; 3. Script – Relatório; 4. Manutenção – Bug; 5. Manutenção – Melhoria; 6. Administração de Usuários.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Demanda designada

Saídas

Demanda executada

Considerações

Se a demanda executada não resultar em software funcional, as atividades para integrar, testar, validar pacote de software e liberar em produção não serão realizadas.

Guia

Caso envolva pacote de software, a implementação deve seguir as orientações definidas pelo Grupo Técnico de Software Seguro.

6. Integrar

Descrição

Reunir os códigos das funcionalidades da demanda executada, bem como scripts de criação / atualização da estrutura de dados.

Papéis

Equipe

Entradas

Demanda executada

Saídas

Pacote de Software

7. Testar

Descrição

Realizar o teste integrado das funcionalidades implementadas, a fim de verificar o funcionamento esperado do pacote de software.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Pacote de Software

Saídas

Pacote de Software Testado

Guia

Executar testes conforme os padrões definidos pelo Grupo Técnico de Testes de Software.

8. Validar Pacote de Software

Descrição

Comunicar o Gestor do Produto sobre a disponibilização do pacote de software, solicitando a devida validação e retorno.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Pacote de Software Testado

Saídas

Pacote de Software Validado

Considerações

Caso não necessite de validação pelo Gestor de Produto, o pacote será considerado validado.

Guia

A validação do produto deve ser obtida por e-mail ou em reunião com o Gestor do Produto.

Fase 3 – Finalizar

9. Liberar em Produção

Descrição

Disponibilizar no ambiente de produção o pacote de software validado.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Pacote de Software Validado

Saídas

Ambiente de produção disponível

Considerações

10. Encerrar demanda

Descrição

Formalizar o encerramento da demanda, descrevendo o que foi realizado e informando o gestor do produto e/ou requisitante da demanda.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Demanda executada

Saídas

Demanda encerrada

Considerações

Avaliar se a demanda concluída deve ser classificada como relevante, a fim de constar no relatório anual de atividades da SETIC.

Avaliar se a demanda deve ser encaminhada a outra área da SETIC.

Avaliar a necessidade de informar a Central de Serviços de TIC e, caso pertinente, encaminhar a demanda aquele setor. Caso contrário, encerrar a demanda.

Guia

Em caso de demanda relevante, registrar no Assyst a ação “DEV – Relevante”.

Encaminhar a demanda envolve registrar no Assyst a ação de encaminhamento, precedido, dependendo da situação, da ação de resolvido.

Encerrar a demanda envolve registrar no Assyst ações de resolvido e de fechamento.