Responsável pelo Processo |
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Seção de Conformidade e Processos de TIC |
Papéis |
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Responsável pela Mudança |
Responsável por registrar, classificar e executar a mudança e a liberação. |
Gerência da Mudança |
Coordenador (ou pessoa designada por ele) da área onde encontra-se lotado o responsável pela mudança e liberação. |
Comitê de Mudança Normal (CMN) |
Grupo composto pelos coordenadores (ou seus substitutos) e Diretoria da SETIC (ou substituto). Podem ser delegados outros recursos necessários para avaliações de necessidades mas devem ser formalmente indicados. É responsável por avaliar a mudança solicitada, aprová-la ou encaminhá-la para revisão. |
Comitê de Mudança Emergencial (CME) |
Composto pela Diretoria da SETIC (ou substituto). Podem ser delegados outros recursos necessários para avaliações de necessidades mas devem ser formalmente indicados. É responsável por avaliar a mudança emergencial solicitada, aprová-la ou encaminhá-la para revisão. |
Comitê Gestor de TIC |
Comitê composto pela Diretora, Coordenadores e representantes da área de segurança e projetos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal, responsável pelo acompanhamento e deliberações referentes à gestão de TIC. |
Termos / Artefatos |
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Mudança Normal |
Mudanças que podem causar impacto nos serviços e que devem passar pela análise e a aprovação do Comitê de Mudança Normal (CMN). |
Mudança Emergencial |
Mudanças que, caso não realizadas, podem causar uma degradação severa ou indisponibilidade nos serviços críticos da organização. Para a sua execução, devem passar pela análise e a aprovação do Comitê de Mudança Emergencial (CME). As mudanças solicitadas diretamente pela alta direção que tenham caráter emergencial deverão ser classificadas como Emergencial. |
Liberação |
Aplicação da mudança planejada no ambiente computacional de TIC. |
Formulário de Mudança |
Formulário criado no Google Drive a partir de um template pré-definido para que seja registrada a solicitação da mudança. (formulárioAbre em nova aba) (pdfArquivo tipo pdf de 78,1KBAbre em nova aba) |
Ferramentas |
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Google Drive |
Documento de texto compartilhado pelo Google. |
Indicador de benefício do processo |
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Descrição do indicador |
Método de apuração / fórmula de cálculo |
Frequência |
Percentual de Mudanças conforme planejado |
Número de mudanças efetuadas conforme o planejado / Número total de mudanças Meta: 2021:86%, 2022:87% 2023:88% 2024:89% 2025:90% |
quadrimestral |
Controle de execução do processo |
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Controle |
Método de execução |
Frequência |
Auditoria |
Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo. Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão. |
anual |
Preencher Solicitação de Mudança |
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Descrição |
Registrar a solicitação de mudanças para análise do gerente de mudanças. |
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Papéis |
Requisitante |
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Considerações Importantes |
Apenas a equipe interna da SETIC poderá solicitar e registrar mudanças. As solicitações de mudanças serão registradas em um documento do Google Drive e compartilhado com a Diretoria, Coordenadorias e Chefias da SETIC. Deve-se utilizar o modelo “Template de Solicitação de Mudança”, armazenado no Google Drive. |
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Entradas |
Necessidade de mudança |
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Saídas |
Formulário de mudança preenchido |
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Atividades |
Instanciar |
Instanciar um novo formulário de mudança a partir do modelo existente. |
Preencher |
Preencher o documento registrando a descrição da mudança, sua justificativa, serviços afetados, impacto e áreas atingidas, plano de contingência, nomes dos aprovadores e envolvidos que deverão ser comunicados. |
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Ferramentas | Google Drive |
Encaminhar Proposta de Mudança |
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Descrição |
Encaminhar o formulário de solicitação de mudança para análise da gerência de mudança. |
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Papéis |
Requisitante |
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Entradas |
Formulário de mudança preenchido |
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Saídas |
Formulário de mudança encaminhado |
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Atividades |
Compartilhar |
Compartilhar o documento com a Gerência da Mudança. |
Ferramentas |
Google Drive |
Analisar proposta de Mudança |
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Descrição |
Analisar a proposta de mudança a fim de enviá-la ao Comitê de Mudança Normal ou Comitê de Mudança Emergencial. |
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Papéis |
Gerência da Mudança |
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Entradas |
Formulário de mudança encaminhado |
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Saídas |
Formulário de mudança analisado |
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Atividades |
Analisar |
Analisar o formulário de mudança. |
Corrigir |
Corrigir eventuais inconformidades. |
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Encaminhar |
Encaminhar o formulário ao Comitê de Mudança Normal ou ao Comitê de Mudança Emergencial bem como todos os chefes da SETIC. Para isso, pode-se utilizar o endereço setic.chefias@trt4.jus.br. |
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Ferramentas | Google Drive |
Aprovar Mudança Emergencial |
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Descrição |
Analisar as informações contidas na solicitação de mudança e autorizar ou não a execução da mudança. A resposta da autorização da mudança registrada no próprio formulário de forma que o Responsável pela Mudança terá o seu conhecimento. |
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Papéis |
Comitê de Mudança Emergencial |
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Entradas |
Formulário de mudança analisado |
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Saídas |
Formulário de mudança aprovado |
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Atividades |
Analisar |
Analisar o formulário de mudança. |
Decidir |
A partir da análise do formulário de mudança, decidir por:
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Registrar |
Cada um dos aprovadores da mudança deve registrar a sua decisão através de um comentário sobre o próprio nome, no quadro “Aprovadores”. |
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Ferramentas |
Google Drive |
Aprovar Mudança Normal |
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Descrição |
Analisar as informações contidas na solicitação de mudança bem como dos comentários postados pelos envolvidos/notificados a fim de decidir pela execução ou não da mudança. A resposta da autorização da mudança registrada no próprio formulário de forma que o Responsável pela Mudança terá o seu conhecimento. |
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Papéis |
Comitê de Mudança Normal |
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Entradas |
Formulário de mudança analisado |
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Saídas |
Formulário de mudança aprovado |
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Atividades |
Analisar |
Analisar o formulário de mudança. |
Acompanhar |
Acompanhar os comentários registrados pelos Coordenadores e Chefes da SETIC. |
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Decidir |
A partir da análise do formulário de mudança, decidir por:
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Registrar |
Cada um dos aprovadores da mudança deve registrar a sua decisão através de um comentário sobre o próprio nome, no quadro “Aprovadores”. |
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Ferramentas |
Google Drive |
Revisar Proposta Mudança |
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Descrição |
Caso a mudança não seja aprovada pelo Comitê de Mudança Normal ou pelo Comitê de Mudança Emergencial, esta pode ser encaminhada para revisão. Nesta situação o Responsável pela Mudança fará os ajustes necessários e iniciará um novo ciclo de análise e aprovação. |
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Papéis |
Responsável pela Mudança |
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Entradas |
Formulário de mudança rejeitado para revisão |
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Saídas |
Formulário de mudança revisado |
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Atividades |
Analisar |
Analisar os comentários registrados pelo Comitê de Mudança Normal ou Emergencial, no que diz respeito às necessidades de alteração do Formulário de mudança. |
Registrar |
Registrar as alterações solicitadas no Formulário de mudança. |
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Ferramentas |
Google Drive |
Notificar Envolvidos |
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Descrição |
Notificar os envolvidos sobre a aprovação do formulário de mudança, seja ela normal ou emergencial. |
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Papéis |
Responsável pela Mudança |
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Considerações Importantes |
A notificação pode ser feita por e-mail pelo Responsável pela Mudança ou pela Diretoria da SETIC. |
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Entradas |
Formulário de mudança aprovado |
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Saídas |
Envolvidos com a mudança notificados |
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Atividades |
Identificar |
Identificar no Formulário de mudança preenchido, quais envolvidos devem ser notificados após a aprovação da mudança. |
Notificar |
Notificar os envolvidos. |
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Ferramentas |
Executar a Liberação |
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Descrição |
Executar todos os procedimentos que foram previamente planejados, atentando para questões como serviços afetados, plano de contingência e realização dos testes (e seus responsáveis). |
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Papéis |
Responsável pela Mudança |
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Entradas |
Formulário de mudança aprovado e Envolvidos com a mudança notificados |
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Saídas |
Liberação executada |
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Atividades |
Executar |
Executar todos os procedimentos que foram planejados para a liberação. |
Colher |
Colher o resultado final do procedimento. |
Avaliar os resultados da Mudança e Liberação |
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Descrição |
Após a conclusão dos procedimentos de liberação, o Responsável pela Mudança fará a análise e avaliação do resultado, registrando no Formulário de mudança. Questões como lições aprendidas e motivos de insucesso devem ser consideradas. |
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Papéis |
Responsável pela Mudança |
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Entradas |
Liberação executada |
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Saídas |
Resultados da avaliação registrados no Formulário de mudança |
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Atividades |
Avaliar |
Avaliar o resultado dos procedimentos de liberação que foram executados. |
Documentar |
Documentar no Formulário de mudança o resultado obtido, seja no caso de sucesso ou insucesso. |
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Ferramentas |
Google Drive |
Cancelar a Mudança e Liberação |
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Descrição |
Atividade na qual o executor da mudança informa os envolvidos (identificados no planejamento) do resultado final dos procedimentos de liberação executados. |
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Papéis |
Executor da Mudança |
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Considerações Importantes |
O motivo do cancelamento da mudança deve ser registrado no Formulário de mudança, no campo chamado “Avaliação do resultado”. |
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Entradas |
Formulário de mudança rejeitado |
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Saídas |
Formulário de mudança cancelado |
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Atividades |
Registrar |
Registrar no Formulário de mudança o motivo do cancelamento. |
Avaliação de lições aprendidas |
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Descrição |
Reunião periódica de lições aprendidas na execução das mudanças e liberações. |
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Papéis |
Comitê Gestor de TIC |
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Considerações Importantes |
As avaliações de resultado serão coletadas e encaminhadas ao Comitê Gestor de TIC junto com a apuração do indicador do processo de mudanças. |
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Entradas |
Avaliação de resultados das mudanças realizadas durante o período |
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Saídas |
Análise de lições aprendidas |
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Atividades |
Analisar |
Analisar as avaliações de resultado |