Responsável pelo Processo |
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Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas |
Papel | Definição |
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Gerente de Projetos | Responsável pelo planejamento e acompanhamento da execução do projeto seguindo a metodologia de gerenciamento de projetos da SETIC. |
Desenvolvedor | Responsável técnico pelo(s) produto(s) do projeto, atuando no levantamento de requisitos, projeto, teste integrado e validações necessárias. |
Equipe | Todos os colaboradores que atuam na implementação e gestão do(s) produto(s), de forma auto-organizada e multidisciplinar. |
Gestor de Produto | Responsável pela centralização dos requisitos do(s) produto(s) do projeto, priorização do backlog e aceite da(s) entrega(s). |
Grupo Técnico de Teste de Software | Grupo responsável pela definição de padrões de testes a serem realizados em desenvolvimento de software. |
Grupo Técnico de Software Seguro | Grupo responsável pela definição de padrões de desenvolvimento de software seguro. |
Documento | Definição |
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Estória de Usuário (pdf)Arquivo tipo pdf de 491,1KB (ods)Arquivo tipo ods de 16,3KB | Modelo para registro de requisito na forma de estória de usuário. |
EstimativaArquivo tipo pdf de 44,2KB | Orientação para estimar cada estória de usuário. |
Arquitetura de Software (Guia de Arquitetura de SoftwareArquivo tipo pdf de 198,8KB) (Arquitetura do PJe 2Arquivo tipo pdf de 2,6MB) |
Arquitetura padrão de software definida para desenvolvimento de novas aplicações. |
Backlog | Documento contendo todos os requisitos do sistema (estórias de usuários) |
Sprint | Janela de tempo onde são implementadas algumas funcionalidades do software que está sendo construído. |
Ferramenta | Definição |
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Assyst | Software adquirido pelo Tribunal para a gestão de serviços de TIC bem como registro e controle de demandas internas |
Trace GP | Software adquirido pelo Tribunal para a gestão de projetos da SETIC |
Ferramenta de Versionamento | Ferramenta utilizada para armazenar e versionar os artefatos produzidos durante a implementação do projeto. As ferramentas utilizadas são: SVN e GIT. |
Google Drive | Planilhas e textos compartilhados na ferramenta de armazenamento do Google. |
Descrição do indicador |
Método de apuração / fórmula de cálculo |
Frequência |
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Índice de Aderência ao Processo |
Avaliar o índice de aderência de cada projeto obtido nas reuniões de auditoria e estabelecer um índice geral de aderência para toda a Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas. |
semestral |
Controle |
Método de execução |
Frequência |
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Auditoria |
Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo. Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão. |
semestral |
Fase 1 - Definir Escopo do Produto
Levantar necessidades |
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Descrição |
Obter os requisitos necessários junto aos usuários indicados, incluindo o Gestor de Produto |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Considerações importantes |
As reuniões realizadas devem ser registradas e compartilhadas entre todos os participantes após o término das mesmas. Recomenda-se a utilização da plataforma Google. |
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Entradas |
Proposta de Projeto |
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Saídas |
Registros das reuniões |
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Atividades |
Obter |
Obter os requisitos junto aos usuários. |
Registrar |
Registrar as informações obtidas nas reuniões. |
Criar Backlog |
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Descrição |
Registrar requisitos na forma de estórias de usuário |
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Papéis |
Equipe |
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Considerações importantes |
Os requisitos devem ser documentados conforme o modelo “Estória de Usuário”. |
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Entradas |
Registros das reuniões |
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Saídas |
Backlog |
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Atividades |
Compilar |
Compilar a lista de requisitos. |
Construir |
Construir as estórias de usuários |
Estimar complexidade |
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Descrição |
Estimar o esforço necessário para implementação de cada estória de usuário do backlog |
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Papéis |
Equipe |
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Considerações importantes |
Utilizar o modelo “Estimativa” para orientação. |
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Entradas |
Backlog |
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Saídas |
Backlog estimado |
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Atividades |
Estimar |
Estimar a complexidade |
Registrar |
Registrar o esforço estimado em cada estória de usuário. |
Levantar requisitos não funcionais |
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Descrição |
Identificar os requisitos ao desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, disponibilidade, manutenção e tecnologias envolvidas na implementação do produto, envolvendo as equipes de infraestrutura tecnológica e de implantação de sistemas. |
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Papéis |
Equipe |
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Considerações importantes |
Utilizar o check-list contido no modelo de plano do projeto. |
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Entradas |
Backlog estimado |
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Saídas |
Requisitos não funcionais identificados |
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Atividades |
Identificar |
Identificar os requisitos. |
Criar |
Criar o checklist de resquisitos a partir do modelo. |
Aprovar Backlog Estimado |
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Descrição |
Obter aprovação do backlog junto ao Gestor de Produto |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Considerações importantes |
A aprovação dar-se-á no momento da aprovação do plano de projeto durante a reunião de Kick-off |
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Entradas |
Backlog estimado |
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Saídas |
Backlog Aprovado |
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Considerações |
Se o backlog não for aprovado, retorna ao levantamento de necessidades. |
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Atividades |
Aprovar |
Aprovar o backlog. |
Atualizar plano de projeto |
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Descrição |
Revisar Plano de Projeto a fim de identificar mudanças necessárias em cronograma, escopo, riscos, arquitetura, requisitos de segurança, volume de usuários e dados para gestão de capacidade etc. |
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Papéis |
Gerente de Projetos |
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Considerações importantes |
Registrar os requisitos de arquitetura necessários para desenvolvimento e liberação em produção, incluindo outros requisitos de infraestrutura, e justificativa técnica, caso não seja adotada a arquitetura padrão. |
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Entradas |
Backlog aprovado |
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Saídas |
Plano Projeto Atualizado e Registro de Mudanças preenchido |
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Considerações |
Utilizar preferencialmente a arquitetura de software padrão da SETIC. Analisar os requisitos de infraestrutura. Comunicar todos requisitos à equipe de infraestrutura. |
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Atividades |
Revisar |
A partir do backlog estimado, revisar o documento do plano de projeto, já aprovado, identificando as necessidades de atualização. |
Registrar |
Caso não seja adotada a arquitetura padrão, registrar os requisitos de arquitetura necessários. |
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Avaliar |
Avaliar se as alterações identificadas necessitarão de uma mudança no projeto. |
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Preencher |
Em caso de necessidade de mudança, preencher o formulário “Registro de Mudanças”, pertencente ao processo de gerenciamento de projetos, para comunicar a mudança no projeto. |
Fase 2 – Planejar Sprint
Planejar Sprint |
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Descrição |
Selecionar e detalhar junto ao Gestor de Produto as estórias de usuário que serão implementadas na Sprint. |
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Papéis |
Equipe |
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Entradas |
Backlog aprovado |
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Saídas |
Backlog da Sprint |
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Atividades |
Priorizar |
Realizar uma reunião com o Gestor de Produto para priorizar as estórias que serão implementadas na sprint que se inicia. |
Detalhar |
Obter maiores informações necessárias para a implementação da estória priorizada. |
Definir Atividades da Sprint |
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Descrição |
Registrar as atividades necessárias para implementação das estórias de usuário, sendo no mínimo uma atividade para cada estória |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Considerações importantes |
As atividades devem ser registradas em documento ou ferramenta adequada, de forma a facilitar a identificação com o projeto. |
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Entradas |
Backlog da Sprint |
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Saídas |
Registro das atividades da Sprint |
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Atividades |
Compilar |
Compilar as atividades que serão realizadas na implementação. |
Registrar |
Registrar as atividades que serão realizadas na implementação. |
Fase 3 – Implementar Backlog da Sprint
Implementar |
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Descrição |
Criar estrutura de dados, criar interfaces, codificar e testar (teste unitário) as funcionalidades que atendam às estórias selecionadas para a Sprint versionando os artefatos gerados e registrando a conclusão da implementação. |
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Papéis |
Equipe |
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Considerações importantes |
Se funcionalidades implementadas não resultarem em entrega prevista no projeto, as atividades para integrar, testar, preparar ambiente de homologação e validar pacote de software poderão não ser realizadas. Durante essa atividade poderão ocorrer reuniões semanais (ou diárias) para tratar de problemas encontrados na fase de Implementar Backlog da Sprint. |
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Entradas |
Backlog da Sprint |
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Saídas |
Funcionalidades implementadas |
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Atividades |
Implementar |
Implementar a estória de usuário seguindo as orientações definidas pelo Grupo Técnico de Software Seguro. |
Testar |
Executar os testes unitários conforme os padrões definidos pelo Grupo Técnico de Testes de Software. |
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Armazenar |
Armazenar na ferramenta de versionamento os códigos das funcionalidades implementadas, bem como scripts de criação / atualização da estrutura de dados. |
Integrar |
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Descrição |
Integrar os artefatos gerados na implementação a fim de formar um pacote de software. |
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Papéis |
Equipe |
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Entradas |
Funcionalidades implementadas |
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Saídas |
Pacote de Software |
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Atividades |
Reunir |
Reunir os códigos das funcionalidades implementadas. |
Listar |
Listar os scripts de criação / atualização da estrutura de dados que deverão ser executados. |
Preparar ambiente de homologação |
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Descrição |
Preparar ambiente de homologação para que o teste integrado possa ser realizado. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Entradas |
Pacote de Software |
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Saídas |
Ambiente de homologação disponível |
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Atividades |
Preparar |
Criar ou atualizar o ambiente de homologação. |
Instalar |
Instalar os códigos implementados. |
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Executar |
Executar os scripts de criação / atualização da estrutura de dados. |
Fase 4 – Finalizar Sprint
Testar (teste integrado) |
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Descrição |
Realizar o teste integrado das funcionalidades implementadas, a fim de verificar o funcionamento esperado do pacote de software. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Considerações importantes |
Se o pacote de software não tiver sucesso no teste integrado, a atividade de validação não será realizada, devendo ser registrado na reunião de retrospectiva. Executar testes conforme os padrões definidos pelo Grupo Técnico de Testes de Software. |
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Entradas |
Pacote de Software |
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Saídas |
Pacote de Software Testado |
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Atividades |
Testar |
Testar o pacote de software. |
Verificar |
Verificar se o pacote de software está apto para a validação. |
Realizar Reunião Retrospectiva |
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Descrição |
Realizar reunião para revisão da Sprint concluída, a fim de validar as funcionalidades entregues com o Gestor de Produto, identificar impedimentos ocorridos e acompanhar o andamento do projeto em relação ao previsto. |
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Papéis |
Equipe |
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Considerações importantes |
Registrar e analisar necessidade de atualização do backlog do produto, caso tenham ocorrido problemas em atividades de teste integrado ou validação pelo Gestor de Produto. |
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Entradas |
Registro de Atividades da Sprint e Plano do Projeto |
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Saídas |
Ata de reunião |
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Atividades |
Validar |
Validar as funcionalidades entregues junto ao Gestor de Produto. |
Identificar |
Identificar impedimentos ocorridos durante a execução da sprint. |
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Acompanhar |
Acompanhar o andamento do projeto. |
Atualizar Backlog |
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Descrição |
Atualizar os requisitos, na forma de estórias de usuário, a partir dos problemas identificados na reunião de retrospectiva. Estimar o esforço necessário para implementação das estórias criadas ou atualizadas. |
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Papéis |
Equipe |
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Entradas |
Ata de reunião |
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Saídas |
Backlog atualizado |
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Atividades |
Compilar |
Compilar os problemas identificados bem como as novas necessidades levantadas pelo Gestor de Produto. |
Atualizar |
Atualizar ou criar novas estórias de usuários (backlog). |
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Estimar |
Estimar as estórias atualizadas/criadas. |
Fase 5 – Implantar
Validar Produto |
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Descrição |
Comunicar o Gestor de Produto sobre a disponibilização do ambiente de homologação, solicitando a devida validação e retorno. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Considerações importantes |
A validação do produto deve ser obtida por e-mail ou através de reunião registrada em ata. |
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Entradas |
Produto em ambiente de homologação |
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Saídas |
Produto Homologado |
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Considerações |
Se o produto não for homologado, a atividade de atualizar backlog deve ser realizada. |
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Atividades |
Comunicar |
Comunicar o Gestor de Produto orientando-o sobre como realizar a validação. |
Obter |
Obter a validação, pelo Gestor de Produto. |
Repassar para Operação |
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Descrição |
Realizar as atividades necessárias para o uso e posterior suporte ao produto. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Entradas |
Produto Homologado |
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Saídas |
Treinamento realizado |
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Atividades |
Treinar |
Treinar as equipes de atendimento a usuários e de implantação de sistemas. Quando for o caso treinar também os principais envolvidos. |
Elaborar |
Elaborar o manual para o usuário, se necessário. |