Processo de Desenvolvimento de Software

Última atualização: 19/09/2019 11:14
Fonte: SETIC
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Definições

 

Responsável pelo Processo

Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas

Papéis

Papel Definição
Gerente de Projetos Responsável pelo planejamento e acompanhamento da execução do projeto seguindo a metodologia de gerenciamento de projetos da SETIC.
Desenvolvedor Responsável técnico pelo(s) produto(s) do projeto, atuando no levantamento de requisitos, projeto, teste integrado e validações necessárias.
Equipe Todos os colaboradores que atuam na implementação e gestão do(s) produto(s), de forma auto-organizada e multidisciplinar.
Gestor de Produto Responsável pela centralização dos requisitos do(s) produto(s) do projeto, priorização do backlog e aceite da(s) entrega(s).
Grupo Técnico de Teste de Software Grupo responsável pela definição de padrões de testes a serem realizados em desenvolvimento de software.
Grupo Técnico de Software Seguro Grupo responsável pela definição de padrões de desenvolvimento de software seguro.

Termos / Artefatos

Documento Definição
Estória de Usuário (pdf)Arquivo tipo pdf de 491,1KB (ods)Arquivo tipo ods de 16,3KB Modelo para registro de requisito na forma de estória de usuário.
EstimativaArquivo tipo pdf de 44,2KB Orientação para estimar cada estória de usuário.
Arquitetura de Software
(Guia de Arquitetura de SoftwareArquivo tipo pdf de 198,8KB) (Arquitetura do PJe 2Arquivo tipo pdf de 2,6MB)
Arquitetura padrão de software definida para desenvolvimento de novas aplicações.
Backlog Documento contendo todos os requisitos do sistema (estórias de usuários)
Sprint Janela de tempo onde são implementadas algumas funcionalidades do software que está sendo construído.

Ferramentas utilizadas

Ferramenta Definição
Assyst Software adquirido pelo Tribunal para a gestão de serviços de TIC bem como registro e controle de demandas internas
Trace GP Software adquirido pelo Tribunal para a gestão de projetos da SETIC
Ferramenta de Versionamento Ferramenta utilizada para armazenar e versionar os artefatos produzidos durante a implementação do projeto. As ferramentas utilizadas são: SVN e GIT.
Google Drive Planilhas e textos compartilhados na ferramenta de armazenamento do Google.

  

Indicador de benefício do processo

  

Descrição do indicador

Método de apuração / fórmula de cálculo

Frequência

Índice de Aderência ao Processo

Avaliar o índice de aderência de cada projeto obtido nas reuniões de auditoria e estabelecer um índice geral de aderência para toda a Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas.

semestral

  

Controle de execução do processo

  

Controle

Método de execução

Frequência

Auditoria

Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo.

Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão.

semestral

Fases

  

Fase 1 - Definir Escopo do Produto

  

Levantar necessidades

Descrição

Obter os requisitos necessários junto aos usuários indicados, incluindo o Gestor de Produto

Papéis

Desenvolvedor

Considerações importantes

As reuniões realizadas devem ser registradas e compartilhadas entre todos os participantes após o término das mesmas. Recomenda-se a utilização da plataforma Google.

Entradas

Proposta de Projeto

Saídas

Registros das reuniões

Atividades

Obter

Obter os requisitos junto aos usuários.

Registrar

Registrar as informações obtidas nas reuniões.

Criar Backlog

Descrição

Registrar requisitos na forma de estórias de usuário

Papéis

Equipe

Considerações importantes

Os requisitos devem ser documentados conforme o modelo “Estória de Usuário”.

Entradas

Registros das reuniões

Saídas

Backlog

Atividades

Compilar

Compilar a lista de requisitos.

Construir

Construir as estórias de usuários

Estimar complexidade

Descrição

Estimar o esforço necessário para implementação de cada estória de usuário do backlog

Papéis

Equipe

Considerações importantes

Utilizar o modelo “Estimativa” para orientação.

Entradas

Backlog

Saídas

Backlog estimado

Atividades

Estimar

Estimar a complexidade

Registrar

Registrar o esforço estimado em cada estória de usuário.

Levantar requisitos não funcionais

Descrição

Identificar os requisitos ao desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, disponibilidade, manutenção e tecnologias envolvidas na implementação do produto, envolvendo as equipes de infraestrutura tecnológica e de implantação de sistemas.

Papéis

Equipe

Considerações importantes

Utilizar o check-list contido no modelo de plano do projeto.

Entradas

Backlog estimado

Saídas

Requisitos não funcionais identificados

Atividades

Identificar

Identificar os requisitos.

Criar

Criar o checklist de resquisitos a partir do modelo.

Aprovar Backlog Estimado

Descrição

Obter aprovação do backlog junto ao Gestor de Produto

Papéis

Desenvolvedor

Considerações importantes

A aprovação dar-se-á no momento da aprovação do plano de projeto durante a reunião de Kick-off

Entradas

Backlog estimado

Saídas

Backlog Aprovado

Considerações

Se o backlog não for aprovado, retorna ao levantamento de necessidades.

Atividades

Aprovar

Aprovar o backlog.

Atualizar plano de projeto

Descrição

Revisar Plano de Projeto a fim de identificar mudanças necessárias em cronograma, escopo, riscos, arquitetura, requisitos de segurança, volume de usuários e dados para gestão de capacidade etc.

Papéis

Gerente de Projetos

Considerações importantes

Registrar os requisitos de arquitetura necessários para desenvolvimento e liberação em produção, incluindo outros requisitos de infraestrutura, e justificativa técnica, caso não seja adotada a arquitetura padrão.

Entradas

Backlog aprovado

Saídas

Plano Projeto Atualizado e Registro de Mudanças preenchido

Considerações

Utilizar preferencialmente a arquitetura de software padrão da SETIC. Analisar os requisitos de infraestrutura. Comunicar todos requisitos à equipe de infraestrutura.

Atividades

Revisar

A partir do backlog estimado, revisar o documento do plano de projeto, já aprovado, identificando as necessidades de atualização.

Registrar

Caso não seja adotada a arquitetura padrão, registrar os requisitos de arquitetura necessários.

Avaliar

Avaliar se as alterações identificadas necessitarão de uma mudança no projeto.

Preencher

Em caso de necessidade de mudança, preencher o formulário “Registro de Mudanças”, pertencente ao processo de gerenciamento de projetos, para comunicar a mudança no projeto.

  

Fase 2 – Planejar Sprint

  

Planejar Sprint

Descrição

Selecionar e detalhar junto ao Gestor de Produto as estórias de usuário que serão implementadas na Sprint.

Papéis

Equipe

Entradas

Backlog aprovado

Saídas

Backlog da Sprint

Atividades

Priorizar

Realizar uma reunião com o Gestor de Produto para priorizar as estórias que serão implementadas na sprint que se inicia.

Detalhar

Obter maiores informações necessárias para a implementação da estória priorizada.

Definir Atividades da Sprint

Descrição

Registrar as atividades necessárias para implementação das estórias de usuário, sendo no mínimo uma atividade para cada estória

Papéis

Desenvolvedor

Considerações importantes

As atividades devem ser registradas em documento ou ferramenta adequada, de forma a facilitar a identificação com o projeto.

Entradas

Backlog da Sprint

Saídas

Registro das atividades da Sprint

Atividades

Compilar

Compilar as atividades que serão realizadas na implementação.

Registrar

Registrar as atividades que serão realizadas na implementação.

  

Fase 3 – Implementar Backlog da Sprint

  

Implementar

Descrição

Criar estrutura de dados, criar interfaces, codificar e testar (teste unitário) as funcionalidades que atendam às estórias selecionadas para a Sprint versionando os artefatos gerados e registrando a conclusão da implementação.

Papéis

Equipe

Considerações importantes

Se funcionalidades implementadas não resultarem em entrega prevista no projeto, as atividades para integrar, testar, preparar ambiente de homologação e validar pacote de software poderão não ser realizadas.

Durante essa atividade poderão ocorrer reuniões semanais (ou diárias) para tratar de problemas encontrados na fase de Implementar Backlog da Sprint.

Entradas

Backlog da Sprint

Saídas

Funcionalidades implementadas

Atividades

Implementar

Implementar a estória de usuário seguindo as orientações definidas pelo Grupo Técnico de Software Seguro.

Testar

Executar os testes unitários conforme os padrões definidos pelo Grupo Técnico de Testes de Software.

Armazenar

Armazenar na ferramenta de versionamento os códigos das funcionalidades implementadas, bem como scripts de criação / atualização da estrutura de dados.

Integrar

Descrição

Integrar os artefatos gerados na implementação a fim de formar um pacote de software.

Papéis

Equipe

Entradas

Funcionalidades implementadas

Saídas

Pacote de Software

Atividades

Reunir

Reunir os códigos das funcionalidades implementadas.

Listar

Listar os scripts de criação / atualização da estrutura de dados que deverão ser executados.

Preparar ambiente de homologação

Descrição

Preparar ambiente de homologação para que o teste integrado possa ser realizado.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Pacote de Software

Saídas

Ambiente de homologação disponível

Atividades

Preparar

Criar ou atualizar o ambiente de homologação.

Instalar

Instalar os códigos implementados.

Executar

Executar os scripts de criação / atualização da estrutura de dados.

  

Fase 4 – Finalizar Sprint

  

Testar (teste integrado)

Descrição

Realizar o teste integrado das funcionalidades implementadas, a fim de verificar o funcionamento esperado do pacote de software.

Papéis

Desenvolvedor

Considerações importantes

Se o pacote de software não tiver sucesso no teste integrado, a atividade de validação não será realizada, devendo ser registrado na reunião de retrospectiva.

Executar testes conforme os padrões definidos pelo Grupo Técnico de Testes de Software.

Entradas

Pacote de Software

Saídas

Pacote de Software Testado

Atividades

Testar

Testar o pacote de software.

Verificar

Verificar se o pacote de software está apto para a validação.

Realizar Reunião Retrospectiva

Descrição

Realizar reunião para revisão da Sprint concluída, a fim de validar as funcionalidades entregues com o Gestor de Produto, identificar impedimentos ocorridos e acompanhar o andamento do projeto em relação ao previsto.

Papéis

Equipe

Considerações importantes

Registrar e analisar necessidade de atualização do backlog do produto, caso tenham ocorrido problemas em atividades de teste integrado ou validação pelo Gestor de Produto.

Entradas

Registro de Atividades da Sprint e Plano do Projeto

Saídas

Ata de reunião

Atividades

Validar

Validar as funcionalidades entregues junto ao Gestor de Produto.

Identificar

Identificar impedimentos ocorridos durante a execução da sprint.

Acompanhar

Acompanhar o andamento do projeto.

Atualizar Backlog

Descrição

Atualizar os requisitos, na forma de estórias de usuário, a partir dos problemas identificados na reunião de retrospectiva. Estimar o esforço necessário para implementação das estórias criadas ou atualizadas.

Papéis

Equipe

Entradas

Ata de reunião

Saídas

Backlog atualizado

Atividades

Compilar

Compilar os problemas identificados bem como as novas necessidades levantadas pelo Gestor de Produto.

Atualizar

Atualizar ou criar novas estórias de usuários (backlog).

Estimar

Estimar as estórias atualizadas/criadas.

  

Fase 5 – Implantar

  

Validar Produto

Descrição

Comunicar o Gestor de Produto sobre a disponibilização do ambiente de homologação, solicitando a devida validação e retorno.

Papéis

Desenvolvedor

Considerações importantes

A validação do produto deve ser obtida por e-mail ou através de reunião registrada em ata.

Entradas

Produto em ambiente de homologação

Saídas

Produto Homologado

Considerações

Se o produto não for homologado, a atividade de atualizar backlog deve ser realizada.

Atividades

Comunicar

Comunicar o Gestor de Produto orientando-o sobre como realizar a validação.

Obter

Obter a validação, pelo Gestor de Produto.

Repassar para Operação

Descrição

Realizar as atividades necessárias para o uso e posterior suporte ao produto.

Papéis

Desenvolvedor

Entradas

Produto Homologado

Saídas

Treinamento realizado

Atividades

Treinar

Treinar as equipes de atendimento a usuários e de implantação de sistemas. Quando for o caso treinar também os principais envolvidos.

Elaborar

Elaborar o manual para o usuário, se necessário.