Projeto | 52 - Implantação de Nova Infraestrutura no Interior do Estado (racks nos CPDs) (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 248,6KBAbre em nova aba) |
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Objetivo | Implantar uma nova infraestrutura de gerenciamento de rede nos Foros do interior do estado, visando padronizar e concentrar os serviços de gerenciamento e armazenamento de dados (servidores de rede), switches, roteadores, aceleradores, modem e no-break. Serão instalados Racks em todos os Foros, utilizando equipamentos compatíveis para neles serem instalados, como servidores e no-breaks para rack. |
Benefícios |
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Justificativa | As acomodações precárias dos equipamentos de informática em vários foros do interior impedem a realização adequada do cabeamento estruturado nestes locais, assim como dificulta tarefas de manutenção e resolução de problemas. Com a instalação padronizada em racks, deseja-se resolver esses problemas e possibilitar um ambiente de trabalho limpo e organizado, facilitando as tarefas de manutenção e prolongando a vida útil dos equipamentos. |
Projeto | 105 - Links Redundantes para o Interior do Estado (Ampliação da rede WAN) (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 298,7KBAbre em nova aba) |
Objetivo | O objetivo é adquirir novos e melhores links de comunicação para as unidades judiciárias do interior do estado e prédios da capital. Esses links deverão contar com uma tecnologia de balanceamento de links, que permita a utilização integral do somatório da banda disponível, assim como a continuidade da prestação do serviço em caso de falha de um dos links. |
Benefícios |
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Justificativa | Após a adoção do processo judicial eletrônico, qualquer interrupção na comunicação de dados irá interromper a atividade fim da unidade judiciária, incluindo a realização de audiências. O uso de links redundantes reduz a probabilidade de interrupção. |
Projeto | 195 - Projeto de Gestão de Níveis de Serviço de TI (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 233,8KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Estabelecer acordos de níveis de serviço para todos os serviços atendidos pela central de atendimento a usuários para que os usuários tenham uma previsão de atendimento ao abrir seus incidentes, bem como permitindo que os gestores tenham critérios objetivos para as priorizações. Os serviços e SLAs deverão ser cadastrados na ferramenta de service desk e divulgados aos usuários. |
Benefícios |
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Justificativa | Os usuários desconhecem o tempo que seus chamados podem levar para serem atendidos e não há acordo de nível de serviço. |
Projeto | 199 - Atualização do sistema de gerenciamento de desktops (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Instalar novo sistema de gerenciamento de desktops o qual deverá proporcionar controle em tempo real dos ativos e manter as estações atualizadas. A substituição se dará em cerca de 9 meses, abrangendo todas as 4.500 estações de trabalho (desktops e notebooks). |
Benefícios |
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Justificativa | Fim do contrato de manutenção do atual sistema utilizado. Além disso, esta ferramenta não permite a realização automática dos seguintes procedimentos: distribuição e instalação de softwares para as estações, distribuição e instalação de sistemas operacionais (imagem), sistemas de captura de tela e atualização de antivírus. |
Projeto | 201 - Implantação do novo Sistema de Service Desk (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 307,5KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Implantar ferramenta de service desk que possibilite o adequado gerenciamento de incidentes integrado com processo de gerenciamento de configuração e mudanças do modelo ITIL. |
Benefícios |
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Justificativa | Atualmente está em uso uma ferramenta adaptada para gerenciamento de incidentes, que, por tal razão, não atende necessidades de gerenciamento. |
Projeto | 202 - Atualização de infraestrutura do interior - Renovação dos switches, servidores e nobreaks de CPD (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 253,3KBAbre em nova aba) |
Objetivos | Substituir nos CPDs dos foros do Interior, os seguintes equipamentos fora de garantia ou com garantia a vencer em 2014: comutadores de rede (switches), servidores de rede, no-breaks de CPD. |
Benefícios |
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Justificativa | Cada unidade do interior possui um conjunto de equipamentos que compõem a infraestrutura de TI. Estes equipamentos estão com garantia vencidas ou a vencer em 2014 e em alguns casos, apresentando problemas que precisam ser contornados de forma emergencial. |
Projeto | 208 - Revisão do serviço de time stamping PDDE (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 99,7KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Promover a atualização na infraestrutura do serviço de "Protocolização Digital" contratando um período de suporte extendido para o mesmo. |
Benefícios |
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Justificativa | O TRT4 dispõe de dois equipamentos para a tarefa de protocolização digital (capaz de repassar o horário oficial aos sistemas, para que os mesmos registrem o horário exato de entrega de documentos). Esses equipamentos estão operando ininterruptamente desde a aquisição. Adicionalmente, somente o equipamento mais novo está sob contrato de suporte, com validade até 20/07/2016 (PA 0002802-52.2011.5.04.0000). |
Projeto | 209 - Padronização do diretório de usuários (SUSPENSO. Motivo: depende da instalação dos links redundantes, o qual tem previsão para instalação/reavaliação em novembro/16) |
Objetivo | Avaliar durante o primeiro semestre de 2014 a viabilidade de manter um único diretório centralizado. Demonstrada a viabilidade, migrar todos os usuários (e computadores) do interior do estado para o AD; |
Benefícios |
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Justificativa | Cada usuário do interior possui suas credenciais cadastradas em dois diretórios (estruturas equivalentes a um banco de dados, otimizadas para consulta de credenciais, primariamente usada para autenticação de login e senha): O Active Directory (AD) da Microsoft e o software livre OpenLDAP. Manter esses registros em dois locais é de difícil manutenção e bastante suscetível a erros. |
Projeto | 210 - Ampliação da autonomia dos switches - Prédio sede e interior (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 200KBAbre em nova aba) |
Objetivo |
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Benefícios |
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Justificativa | Existem no-breaks atendendo uma parcela dos microcomputadores dos usuários. Estes porém, em casos de falta de energia não conseguem continuar trabalhando pois a estrutura de rede intermediária (switches de acesso) - que conecta os microcomputadores aos datacenters (que já possuem no-breaks e geradores) não é atendida por nobreaks. Ou seja, na ocorrência de falta de energia alguns usuários continuarão com seu computador ligado e os sistemas continuarão disponíveis no datacenter, mas a rede intermediária entre eles se desligará - deixando os sistemas inacessíveis. O prédio sede é o único onde a rede é mantida por no-breaks. Entretanto esses nobreaks serão removidos em 2014 com a desativação do datacenter da sala 408 (Projeto Reforma do CPD2) e uma ação será necessária para a manutenção dessa facilidade. |
Projeto | 211 - Firewall de aplicação (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 293,8KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Subsidiar a decisão pela aquisição (ou não) de firewalls de aplicação; Se feita a opção pela compra, executar a implantação |
Benefícios |
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Justificativa | O TRT4 utiliza firewalls para isolar sua rede interna do mundo exterior. Entretanto, existem ameaças que não são evitadas com os firewalls convencionais. Essas ocorrem quando são utilizados endereços e portas legítimas para explorar vulnerabilidades nos softwares que hospedam os sistemas web. Para evitar tais ameaças, foram desenvolvidos os firewalls de aplicação. |
Projeto | 212 - Alta disponibilidade de serviços (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 203,2KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Em até 6 meses a partir da conclusão do projeto de reforma do CPD2 termos:
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Benefícios |
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Justificativa | O TRT4 tem sistematicamente investido em redundância de ativos visando implementar alta disponibilidade nos serviços críticos (centralizados em Porto Alegre): Temos dois datacenters (sendo um deles uma sala-cofre), dois cores (switches centrais) de rede, duas unidades de armazenamento (storages), uma rede de fibras ópticas com caminhos redundantes, links de internet redundantes, etc. Estão, portanto, reunidos os componentes de infraestrutura redundante necessários para a alta disponibilidade. Porém, caso haja alguma falha ou desastre que pare completamente o CPD1 (principal), o CPD2 não está apto a operar imediatamente com a totalidade de serviços pois não possui a redundância de todo o banco de dados de aplicações. |
Projeto | 213 - SGSI Implantação do sistema de Gestão de Segurança da Informação (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 242,5KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Definir e implantar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação - SGSI, com apoio de empresa especializada, em consonância com os requisitos da NBR ISO-IEC 27001-2013. O projeto deverá ser dividido em etapas, das quais será atendida primordialmente a relativa às definições e regulamentações, e a seguir serão definidas as etapas para a implementação. |
Benefícios |
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Justificativa | A informação é o ativo mais valioso de uma organização. Entretanto, diuturnamente surgem novas ameaças que podem colocar em risco a sua confidencialidade, integridade ou disponibilidade da informação. Nesse contexto, a implantação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação é essencial à proteção de seus ativos. O TRT, ao longo do tempo, vem implantando uma série de controles e procedimentos com vista a assegurar a proteção adequada de seus ativos. Mais recentemente, o TCU e o CSJT têm atuado junto aos órgãos do Poder Judiciário recomendando ou até determinando a implantação desses controles de forma sistematizada e em consonância com as normas técnicas internacionais (NBR da família ISO-IEC 27000). Nessa medida, justifica-se a proposição de um projeto visando a implantação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação - SGSI. |
Projeto | 224 - Definição e Formalização do Processo de Gestão de TI (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 142,6KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Realizar a modelagem, aprimoramento, documentação e regulamentação do macroprocesso de gestão de TIC do Tribunal. |
Benefícios |
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Justificativa | Embora exista um processo natural de gestão da área de TIC e se acredite que ele seja eficiente e eficaz, não existe um processo documentado e formalizado dos relacionamentos e atividades envolvidas nesse processo, o que dificulta a identificação de oportunidades de melhoria e a comunicação com novos integrantes das unidades da área. |
Projeto | 242 - Atualização e ampliação do sistema de verificação de frequência (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 470,5KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Modernizar e padronizar o sistema de registro de frequência do Tribunal em 100% das unidades. |
Benefícios |
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Justificativa | O sistema de verificação de frequência do Tribunal encontra-se obsoleto e não possui o mesmo padrão de registro entre capital e interior. A idade média dos dispositivos instalados nos prédios da capital é de 8 anos, apresentando falhas e dificuldades nos registros. Já nos prédios do interior, o registro é realizado somente via Intranet, o que inviabiliza o registro imediato na chegada e saída do local de trabalho. |
Projeto | 256 - SIGA - Licitações e contratos (Plano de ProjetoAbre em nova aba) |
Objetivo | Implementar novo sistema de licitações e contratos e disponibilizar a solução para todos os Regionais da Justiça do Trabalho. |
Benefícios |
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Justificativa | O projeto SIGA, Sistema Integrado de Gestão Administrativa, é um projeto nacional que deverá atender a todas as áreas administrativas da Justiça do Trabalho e será composto dos seguintes sistemas: Almoxarifado e Patrimônio; Licitações e Contratos; Protocolo; Orçamento e Finanças; Recursos Humanos; Folha de Pagamento. O CSJT estabeleceu que o sistema deverá ser desenvolvido pelas equipes técnicas de Regionais, que se proporiam a implementar um dos sistemas (módulos), sendo a solução posteriormente oferecida a toda Justiça do Trabalho. Foi determinado pelo Conselho que o TRT4 deverá desenvolver o sistema de Licitações e Contratos. |
Projeto | 257 - Estudo de novas tecnologias de portais (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 761,9KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Estudar soluções de mercado para portais, avaliando benefícios em relação à tecnologia atualmente em uso e o investimento necessário (recursos humanos, físicos e financeiros) para adotar nova solução. |
Benefícios |
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Justificativa | O novo portal de intranet, o Vox, foi criado com uso da tecnologia Google Sites. Porém, percebeu-se que essa tecnologia apresenta algumas limitações técnicas, além de baixo desempenho na comunicação com algumas aplicações do Tribunal. Além disso, o portal utilizado na Internet também está obsoleto. |
Projeto | 316 - Substituição de computadores portáteis (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 281,9KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Substituição dos notebooks atuais dos magistrados (287 equipamentos), por novos custeados pelo CSJT, destinando os equipamentos antigos aos seus assessores e assistentes e disponibilização de 17 equipamentos para a área administrativa. Deverão ser mantidos 10% dos equipamentos (29) como reserva técnica. |
Benefícios |
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Justificativa | A atualização dos notebooks é uma das ações do projeto SIGI-JT, iniciativa nacional em tecnologia da informação patrocinada pelo CSJT. Tal como adotado neste Tribunal, a renovação dos notebooks custeada pelo CSJT baseia-se no critério de substituir os equipamentos ao final da vigência da garantia, assegurando assim a disponibilidade, desempenho e atualização tecnológica dos equipamentos usados pelos magistrados da Justiça do Trabalho. |
Projeto | 321 - Renovação e ampliação dos servidores dos DataCenters de Porto Alegre - 2015 (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 113,8KBAbre em nova aba) |
Objetivos |
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Benefícios |
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Justificativa | Os servidores adquiridos para os Datacenters de Porto Alegre contam com garantia de atendimento (com prazos de atendimento contratados) e a substituição de peças caso necessária. Ao término do período de garantia, é necessária a substituição dos servidores ou a contratação de serviços de suporte prevendo a substituição de peças. No segundo caso, como se trata de suporte a equipamentos defasados, os custos normalmente inviabilizam esta modalidade frente a substituição por equipamentos novos, além da possibilidade de o suporte não ser homologado pelo fabricante. No caso da aquisição de novos servidores, há uma evolução tecnológica agregada e o suporte do fabricante por tras de um representante. |
Projeto | 387 - Migração de relatórios administrativos para o BI (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 227,3KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Dotar as áreas administrativa e médica de uma ferramenta robusta que permita maior flexibilidade no cruzamento de informações de diferentes sistemas, dando um lehor suporte para a tomada de decisões. Para alcançar o objetivo os relatórios serão desenvolvidos na mesma ferramenta utilizada pelo TRT para a análise dos dados estatísticos como o do e-Gestão. |
Benefícios |
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Justificativa |
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Projeto | 389 - Substituição dos racks de TI no Foro de Porto Alegre (SUSPENSO. Motivo: corte de verba da SEMPRO) |
Objetivo | Prover a segurança física necessária aos equipamentos e ao cabeamento a partir da substituição dos racks atuais, muito antigos. |
Benefícios |
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Justificativa | Switches responsáveis pela conexão das redes locais do Foro de Porto Alegre instalados em racks que não garantem a segurança de acesso físico exigida para equipamentos de missão crítica (rack´s com fechaduras danificadas e em locais acessíveis ao público). Switches e cabeamento expostos em locais com passagem do público. |
Projeto | 390 - Renovação de nobreaks no interior do Estado (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 101,3KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Substiruir no-breaks que atendem o CPD de 55 unidades no interior do estado, com suporte e garantia junto ao fabricante para os equipamentos que mantem os CPD´s do interior ligados nos casos de falhas originadas na concessíonária de energia elétrica da região. |
Benefícios |
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Justificativa | No-break´s instalados nos CPD´s de unidades do interior com garantia/suporte findando em julho/2015 e risco provável de os equipamentos deixarem de atender as necessidades em caso de falta de energia elétrica. |
Projeto | 391 - Grupos geradores para datacenters (principal e secundário) (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 183,3KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Adequada disponibilidade dos serviços de TIC. |
Benefícios |
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Justificativa | Indisponibilidade de serviços de TIC em decorrência de falta de energia elétrica. Risco de parada total do Datacenter principal por falta de fornecimento de energia pela concessionária e resposta inadequada do gerador, com mais de 10 anos de utilização. No Foro de Porto Alegre, que abriga o datacenter secundário, baixa autonomia em decorrência do aumento da carga. Tal aumento se deve á expansão do número de equipamentos que serão instalados nesse datacenter, para garantir alta disponibilidade aos serviços críticos de TIC. |
Projeto | 392 - Expansão e renovação de garantia da solução de rede (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 1,2MBAbre em nova aba) |
Objetivo | Garantir a continuidade e disponibilidade dos serviços de rede e acesso aos sistemas do Tribunal; Melhoria do Plano de Recuperação de Desastres – PRD011; Ampliação de cobertura nas redes sem fio em Porto Alegre (prédios Administrativo, Sede e Foro Trabalhista), aumentando a qualidade no acesso aos sistemas utilizados no Tribunal. |
Benefícios | -Minimização dos riscos de indisponibilidade; -Redução do tempo de parada de um data center em caso de falha de um switch core, pois estarão instalados e ligados no data center switches em prontidão para assumir os serviços mais críticos, no novo Plano de Recuperação de Desastres proposto; -Redução do tempo de resposta no uso dos sistemas administrativos e judiciários, com o aumento da capacidade de vasão entre ativos dos data centers, através do acréscimo de portas gigabit aos switches CORE. -Otimização dos serviços de backups e eventuais restaurações de dados; -Aumento da qualidade do acesso à rede sem fio (redução de pontos cegos na cobertura), com o aumento do número de access points nos prédios de Porto Alegre. Hoje estão instalados no TRT4 250 access points, sendo 150 em Porto Alegre e 100 no interior. O aumento proposto é de 50 novos access points para Porto Alegre. -Aumento da segurança da rede (Firewall ASA irá permitir a conexão de redes de alto tráfego no firewall, em especial a rede data center onde está a maioria dos servidores do TRT4); -Aumento da resiliência da infraestrutura do TRT, com a redução dos procedimentos e tempos previstos PRD011. |
Justificativa | Originalmente esse projeto visava a expansão dos switches centrais do TRT4, acrescentando módulos com interfaces 10Gbps. Esse escopo original tinha como justificativa atender a demanda por maior vasão (troughput) na comunicação de dados entre ativos dos datacenters, contemplando serviços como backup, Pje e sistemas de arquivos. Tendo em mente o investimento necessário, e considerando que o contrato de suporte desses switches tem previsão de término em Abril/2016, optou-se por ampliar o escopo do projeto, incluindo a avaliação das opções para manutenção desses ativos, entre renovação de garantia e aquisição de novos equipamentos. Da mesma maneira que os cores, também vence em Abril/2016 a garantia dos demais ativos adquiridos pelo contrato 61/2012, a saber: switches de acesso de Porto Alegre e os equipamentos das redes sem fio de todo o estado. A avaliação das opções de manutenção desses ativos também foi incluída no escopo desse projeto. No caso específico da rede sem fio, busca-se também a ampliação da cobertura do sinal onde for necessária. |
Projeto | 393 - Renovação do parque de servidores de rede do interior (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 98,5KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Zelar pela adequada operação dos equipamentos servidores que atendem as seguintes unidades (Alvorada, Arroio Grande, Capao da Canoa, Dom Pedrito, Encantado, Estancia Velha, Esteio, Farroupilha, Gramado, Itaqui, Marau, Montenegro, Nova Prata, Passo Fundo, Rio Grande I, Rio Grande II, Santa Rosa, São Jerônimo, São Leopoldo II, São Lourenço do Sul, Taquari, Triunfo e Viamão). |
Benefícios |
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Justificativa | Maior possibilidade de falha em equipamentos com muito tempo de utilização. |
Projeto | 394 - Estudos técnicos de soluções alternativas para realização de trabalho remoto (Plano de ProjetoAbre em nova aba) |
Objetivo | Prover uma solução de acesso rápido e confiável para trabalho remoto de magistrados e outros públicos, que fazem uso de sistemas cliente/servidor (não disponíveis diretamente pela Internet). |
Benefícios | Maior agilidade no uso de sistemas cliente/servidor para usuários que atuam remotamente. |
Justificativa | Falhas frequentes no acesso a sistemas, em especial em procedimentos envolvendo assinatura com certificados digitais no ambiente Gabinete Virtual (Citrix Xen App). Lentidão no acesso as aplicações através desse serviço. |
Projeto | 397 - Mapeamento de novos processos ITIL (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 144,4KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Estabelecer melhoria contínua na prestação de serviços de TIC através da implantação de processos de trabalho baseados na biblioteca de boas práticas ITIL, com maior eficácia e qualidade na prestação dos serviços da SETIC, bem como, fornecer à Alta Administração do Tribunal mecanismos de controle para Governança de TIC. |
Benefícios |
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Justificativa | O Comitê Técnico Temático de Governança de TIC (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) definiu como uma das metas prioritárias, a contratação de empresa especializada em levantamento e implantação de processos de serviços de tecnologia da informação com base na biblioteca ITIL. Além disso, em 2012 a SETIC definiu processos de Gestão de Serviços de TIC de forma simplificada, tendo agora a oportunidade de definí-los de forma mais detalhada e aprimorada. |
Projeto | 400 - Implantação do e-jus2 em outros Regionais (CANCELADO. Motivo: Tribunais não custearam os deslocamentos da equipe do TRT4 em virtude dos cortes orçamentários.) |
Objetivo | Apoiar a implantação do sistema e-Jus² na Justiça do Trabalho, permitindo que os demais Regionais tenham maior celeridade na produção dos votos e nas sessões de julgamento, nos moldes do que já ocorre do TRT4. |
Benefícios |
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Justificativa | O sistema e-Jus², desenvolvido pela SETIC, automatiza o trabalho em gabinetse e secretarias de órgãos julgadores, assim como agiliza as sessões de julgamento. Esse sistema já encontra-se em uso no TRT4, inclusive para processos eletrônicos. Assim que integração entre os sistemas e-Jus² e PJe-JT estiver implementada nos termos estabelecidos pelo CSJT, o sistema será disponibilizado para uso pelos demais Regionais, sendo o TRT4 responsável pelo apoio à implantação e suporte técnico aos Tribunais usuários. |
Projeto | 402 - Férias online para Desembargadores (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 211,8KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Possibilitar a solicitação eletrônica de férias aos Desembargadores. |
Benefícios |
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Justificativa | Atualmente o TRT-RS dispõe de sistema para marcação de férias de forma eletrônica, o Ferias Online, porém o sistema contempla apenas os servidores. No caso dos magistrados, os pedidos são realizados através de formulários e e-mail, entre outros meios, o que dificulta a própria marcação de férias, assim como o recebimento e o acompanhamento pela Administração. |
Projeto | 404 - Implantação do SIGEP (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 278,5KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Implantação do sistema nacional definido pelo CSJT como sistema de gestão de pessoas nos Regionais. |
Benefícios |
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Justificativa |
Trata-se de implantação de importante módulo do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), tendo sido selecionado o sistema SGRH implantado no TRT-SP como base para implantação em toda Justiça do Trabalho.
Há que se considerar ainda o Acórdão TCU 1.933-2014 - Plenário, no item 9.2, que determinou ao CSJT que enviasse ao TCU, no prazo de noventa dias, "plano de ação visando à implantação do sistema informatizado de gestão de recursos humanos (SGRH) em todos os Tribunais Regionais do Trabalho, especificando as medidas a serem adotadas, os respectivos responsáveis e prazos de implementação, bem como outras informações julgadas necessárias ao detalhamento do plano".
Diante disso, o grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento do SGRH deliberou, como primeiro passo, pela realização de um amplo diagnóstico na Justiça de Trabalho, para verificar os desníveis eventualmente existentes entre os Sistemas de RH e Folha em uso nos Tribunais e o SGRH do TRT-SP e, a partir daí, elaborar uma proposta ao CSJT de implantação escalonada.
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Proposta | 425 - Aprendendo sobre o TRT |
Objetivo | Realização de treinamentos para servidores da Coordenadoria de Atendimento a Usuários sobre temas relacionados à área do direito, abordando a rotina das unidades de primeiro e segundo grau do TRT, e de unidades da área administrativa, e termos utilizados na Justiça do Trabalho. Possibilidade de que alguns servidores da Coordenadoria de Atendimento a Usuários vivenciem a rotina das Varas do Trabalho e Secretarias de Turma, para terem na prática uma noção sobre como é o trabalho nessas unidades. Não está no escopo a execução de tarefas das unidades visitadas, apenas a apresentação de informações e o acompanhamento presencial por tempo limitado e determinado, a fim de obter conhecimentos a respeito das rotinas e do dia-a-dia das unidades. |
Benefícios | Aumento do conhecimento dos servidores da Coordenadoria de Atendimento a Usuários da SETIC sobre assuntos pertinentes à área Judiciária do TRT, melhorando o entendimento em relação às solicitações que se originam destas áreas. Melhoria na comunicação entre as áreas judiciária e administrativa, de modo a otimizar o atendimento de demandas que correlacionam a área técnica de TI com as atividades das diversas unidades do TRT. Melhoria na noção de prioridades e urgências com relação a pedidos que são feitos por servidores e magistrados. |
Justificativa | Os servidores da Coordenadoria de Atendimento a Usuários (CAU), em suas atividades de atendimento aos Servidores e Magistrados do TRT, deparam-se constantemente com termos e rotinas que não são do conhecimento da área técnica de informática. Muitas solicitações que são feitas para a CAU referem-se a problemas cotidianos relacionados a atividades da área fim do Tribunal, de modo que o conhecimento a respeito das rotinas da área judiciária é um fator importante para a boa comunicação e compreensão por parte dos servidores da CAU acerca do que é pedido pelas demais áreas do TRT. Outro ponto importante é que os servidores da SETIC não tem conhecimento de como os recursos de hardware e software são usados pelas unidades para a execução das suas atividades. |
Proposta | 426 - Concurso de Juízes (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 645,3KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Desenvolvimento de sistema de apoio à realização de concurso de juízes, contemplando diversas etapas do concurso, desde a inscrição preliminar, a interposição de recursos até a divulgação de resultados. |
Benefícios | Redução de custos com a realização de concurso |
Justificativa | Necessidade de realização de concurso de juízes, sem o apoio da contratação de empresa especializada para o devido apoio a todas etapas do concurso. |
Projeto | 428 - Aprimoramento de ferramenta de pesquisa patrimonial |
Objetivo | Desenvolvimento de uma ferramenta nacional de TI (ou ao menos regional) que automatize as seguintes rotinas: - que as Varas ou Núcleos de pesquisa patrimonial, encontrando nas execuções sob sua responsabilidade ou reunidas (art. 28 da LEF), patrimônio superior ao necessário para satisfazer as mesmas, possam gerar através de um software nacional um alerta automático (por e-mail ou interligado com os PJe locais) a todas as unidades com débitos do mesmo devedor inscrito no BNDT; - que tal alerta contenha a descrição dos bens penhorados/bloqueados/indisponíveis, valor de avaliação e valor exequendo, a fim de que o juízo recipiente do alerta averiguasse a conveniência de solicitar a reserva de valores/penhora no rosto dos autos (podendo, por exemplo, optar por efetuar uma segunda penhora sobre os mesmos bens, ou por buscar outros bens); - que as Varas/Núcleos notificados tenham um prazo a ser definido para, querendo, inserirem via sistema a solicitação de reserva de valores/penhora no rosto dos autos; - que o conjunto de solicitações de reserva de valores/penhora no rosto dos autos seja processado (observando a ordem das reservas ou rateio entre os credores, conforme critério a ser estabelecido), consolidado e remetido ao juízo emissor do alerta (por e-mail ou mediante interligação com os PJe locais), com resumo que possa ser facilmente incluído no processo de execução, e automática atualização no BNDT (atualizando o valor de cada execução e alterando o status para execução com garantia suficiente, se for o caso); - Finalmente, seria também conveniente que tal sistema congregasse o valor exequendo de todos os débitos inscritos no BNDT, a fim de que os magistrados pudessem delimitar as pesquisas e escolher os devedores prioritários para as mesmas. |
Benefícios | Tal software facilitaria o trabalho de juízes que encontram patrimônio substancial e adotam a medida proativa de cientificar as demais unidades com execuções em face dos mesmos devedores; assim, não seriam devolvidos ao executado os valores sobejantes (na unidade) antes de serem satisfeitas todas as execuções trabalhistas em face do mesmo no país (ou no estado). Adicionalmente, um juiz poderia eleger como prioridade para seus esforços de pesquisa patrimonial aqueles processos em que o devedor tivesse dívidas mais substanciais, aproveitando tais diligências para as demais unidades com processos daquele devedor. Em termos de administração judiciária, tal boa prática representaria grande economia de recursos. |
Justificativa | A execução ainda é o maior entrave à efetividade da Justiça, com taxa de congestionamento de 67%; Significativa parte dos devedores são contumazes, com dezenas ou centenas de lides trabalhistas inadimplidas nacionalmente; Tais devedores têm como parte da estratégia de negócio justamente formalizar a criação de sucessivas pessoas jurídicas para gerar lucro sem satisfazer a totalidade de débitos trabalhistas, tributários e outros, gerando tumulto processual e inúmeras execuções arquivadas com dívida; Tais devedores contumazes costumam utilizar complexos estratagemas de ocultação ou "blindagem" patrimonial, já bastante vulgarizados e acessíveis no mercado, envolvendo a criação de empresas "off-shore", "doleiros" e outros operadores de esquemas de lavagem de dinheiro, contas bancárias "de aluguel" ou abertas com documentação falsa, assim como o uso de "factoring", seguros, investimentos e cooperativas de crédito, tudo para movimentar valores com o máximo de anonimato, sem exposição ao já desgastado sistema BACEN JUD, que atualmente possui baixíssimo índice de sucesso, inferior a 10%; O atual rol de convênios de ferramentas informáticas disponíveis aos magistrados, inclusive para análise de movimentações bancárias e decretação de indisponibilidade de imóveis nacionalmente, pela primeira vez na história permite desvendar tais estratagemas com elevado índice de certeza e identificar o patrimônio ocultado; O gigantismo de tais tarefas impõe que tais pesquisas sejam realizadas não apenas pelos Núcleos de Pesquisa Patrimonial (NPP), com seus limitados recursos humanos, mas também por todas as Varas do Trabalho, conforme a complexidade, sob pena de insuficiência de resultados; Entretanto, o uso combinado de tais ferramentas pode ser complexo e demandar significativo tempo, o que desestimula o uso de tais ferramentas pelas Varas individualmente em razão da perda de economia de escala, quando objetivada apenas a satisfação das execuções em suas unidades, ante o considerável tempo despendido e a limitação de recursos humanos; Ainda que um magistrado eventualmente adote a boa prática de cientificar às demais Varas que tenham execuções em face do mesmo devedor acerca da existência de valores sobejantes em penhoras efetuadas, tal se dá de forma artesanal, recebendo-se os pedidos de reserva de valores ou penhoras também artesanal e desorganizadamente - se forem dezenas ou centenas, há o risco de desestruturar a rotina de uma Vara ou congestionar um NPP - o que desestimula a adoção de tal pratica em razão dos limitados recursos humanos e a falta de automatização da tarefa; Ainda não há comunicação ou cooperação entre os Tribunais Regionais do Trabalho em matéria de execução e mesmo no âmbito de cada Regional, o tradicional paradigma é que as Varas atuem como "ilhas", cada qual resolvendo suas execuções, sem auxiliar ou receber auxílio das demais, facilitando as estratégias dos devedores contumazes e dificultado a solução das execuções como um todo; O sucesso de uma Vara/NPP em desvendar a ocultação de patrimônio e solucionar uma execução localmente é necessariamente o fracasso da execução para as demais unidades judiciárias com execuções em face do mesmo devedor nacionalmente, já que, uma vez alertado quanto à descoberta de seu estratagema, tal devedor será rápido em alterar o esquema e ocultar os bens de outra forma; Quando bens de grande vulto são penhorados, a devolução de valores excedentes ao devedor que possui diversos outras execuções trabalhistas inadimplidas nacionalmente, constitui lamentável problema de administração judiciária, desperdício de escassos recursos humanos e do tempo do jurisdicionado, com afronta à garantia constitucional à razoável duração do processo; Do contrário, a integração, sistematização e automatização de rotinas dos esforços executórios das mais de 1500 Varas do Trabalho do país possuem imensas potencialidades, com o aproveitamento dos resultados obtidos por todas as unidades reciprocamente; |
Projeto | 429 - E-jus2 Sentença (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 218,6KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Disponibilizar um editor de textos alternativo para sentenças com as mesmas funcionalidades dos eJus. |
Benefícios |
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Justificativa | Atualmente o uso do editor de textos do PJe não se mostra tão prático quanto o eJus², assim como as alternativas disponíveis no momento (Word, LibreOffice, eSentença e eSentença Web). |
Projeto | 430 - Ferramenta para gerenciamento de recursos repetitivos |
Objetivo | Várias possibilidades podem ser analisadas como solução, desde o sistema detectar o ajuizamento de múltiplas ações com mesma tese em curto espaço de tempo, como detectar litigiosidade programada perpetuada pelos grandes litigantes - réus que costumam ser reiteradamente condenados nas mesmas questões. |
Benefícios | Identificar para o Magistrado e servidores que se trata de possível demanda repetitiva, para que comporte análise diferenciada do ponto de vista de padronização da decisão, aplicação da jurisprudência iterativa da Corte, litigância de má-fé, etc. |
Justificativa | identificar o ajuizamento de ações repetitivas (demandas de massa, compreendendo iniciais com teses padronizadas, e lesões massivas, ações causadas por litigiosidade programada do réu, mediante sonegação contumaz de direitos e uso predatório da Justiça). Atualmente nada é feito no sistema. Conseqüência: pulverização da prestação jurisdicional (atomizada), com análise caso-a-caso, de forma artesanal, de demandas que são projetadas de forma massiva e padronizada, retardando e comprometendo prazos e contribuindo para as taxas de congestionamento do Judiciário. Ainda, há risco de decisões divergentes sobre casos idênticos, multiplicando a litigiosidade programada. |
Projeto | 431 - Melhorias no sistema GIGS (CANCELADO. Motivo: não aprovado pela CI) |
Objetivo | Implementar as seguintes novas funcionalidades no GIGS para facilitar o trabalho dos magistrados nos processos eletrônicos cadastrados no PJe: Disponibilização da informação "data da próxima audiência" na tela principal do sistema Incluir nos "Atalhos para o PJe" opção para acessar as últimas tarefas e caixas acessadas no PJe. Incluir opção para alterar o texto de minutas de despachos de forma simples e rápida. Prover um atalho para visualização dos últimos cinco documentos acessados no PJe, permitindo a baixa (donwload) dos arquivos com apenas um clique. |
Benefícios | Permitir aos magistrados maior agilidade na revisão e assinatura de minutas de despacho. Diminuir o tempo necessário para acesso a tarefas repetitivas no PJe. |
Justificativa | Dificuldades impostas pelo PJe, principalmente em relação a sua interface com o usuário. A solução definitiva deveria passar pelo refinamento do PJe e não apenas dos sistemas satélites. Além disso, o GIGS possui um banco de dados próprio para armazenas dos seus dados. Ele não escreve informações no PJe, por isso a implementação da edição de documentos PJE dentro do GIGS demanda muito trabalho. Neste caso, a melhoria da interface do PJe é uma solução mais simples e definitiva. |
Projeto | 432 - Sistema de apoio ao PJe (CANCELADO. Motivo: TRT4 agora com acesso para a realização de alterações no PJe) |
Objetivo | Sistema satélite (semelhante ao gigs, desenvolvido pelo trt12) que, entre outras funcionalidades, poderia registrar e gerar relatórios de prazos exportados do AUD para o PJe: - controlar pendências do sistema e-gestão em processos eletrônicos, - criar atalhos para tarefas do PJe - identificar os processos pendentes em cada um dos agrupadores identificados, bem como se há ou não audiências designadas, sendo os critérios de pesquisa o seguintes: 1.jurisdição; 2.juiz - titular ou substituto (J1 ou J2) 3.fase do processo (conhecimento/liquidação/execução) 4.período (dia/mês/ano até dia/mês/ano) 5.audiência - marcada/não marcada Sendo que não deverá ser necessário o preenchimento de todos os itens. A resposta da pesquisa deverá trazer uma tabela constando os seguintes dados: o Juiz vinculado, fase do processo, data de autuação, nº do processo, nome do reclamante, nome da reclamada, data da audiência, tipo de audiência, nó atual (tarefa em que se encontra o processo) e a informação de "pendente desde". Em separado, a informação com o total de processo na fase. Se possível um botão para exportar estas informações para planilha (excel, calc) |
Benefícios | O principal benefício desse projeto é a redução de tempo em diversas tarefas executadas por magistrados e servidores nas unidades judiciárias. |
Justificativa | Atualmente o sistema pje possui diversas limitações que dificultam o desenvolvimento dos trabalhos pelos magistrados e pelas secretarias das varas do trabalho. Atualmente essas limitações são contornadas por controles paralelos ao PJe, ou mesmo pela utilização de funcionalidades desse sistema que não propiciam a execução das tarefas com celeridade. Se nada for feito, muitas tarefas relativas ao processo eletrônico, e mesmo algumas relativas a processos físicos, continuarão a ser feitas de forma mais lenta. |
Projeto | 433 - Sistema de Auditoria AUDI |
Objetivo | Assinatura de Termo de Cooperação Técnica com Tribunal de Justiça do Estado do Pará para implementação do sistema AUDI desenvolvido integralmente em ambiente web por aquele Tribunal para auxiliar nas atividades gerais do órgão de controle interno. Além disso, o sistema cria um banco de dados de auditoria possibilitando que a Alta Administração tenha acesso a relatórios realizados com maior segurança das informações. O TJ libera o código fonte por meio de Termo de Cooperação entre os Tribunais envolvidos. |
Benefícios |
A ferramenta proporciona maior agilidade, confiabilidade, padronização nos procedimentos, segurança no armazenamentos das informações produzidas pela unidade de controle. É baseado nas Normas de Auditoria do TCU - NAT O sistema AUDI foi concebido para auxiliar o órgão de controle interno em suas atividades abrangendo todas as fases do ciclo de auditoria (art. 20 da Resolução CNJ 171/2013) planejamento, execução, comunicação dos resultados e monitoramento dos trabalhos.
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Justificativa | atualmente não existe um software voltado especificamente a atividade de auditoria. Utiliza-se ferramentas como planilhas e textos, sendo os resultados armazenados na rede. |
Projeto | 434 - Mapeamento do desempenho das unidades Judiciárias de 1º Grau (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 196,7KBAbre em nova aba) |
Objetivo | O problema pode ser resolvido com a geração dos relatórios pelo sistema Business Intelligence (BI), que já utiliza os dados necessários (do e-Gestão e do sistema RH) na geração de outros relatórios. |
Benefícios | O benefício direto envolve a enorme redução do tempo na elaboração dos relatórios e a redução de erros na coleta de dados. Indiretamente, o tempo ganho permitirá que os dados gerados sejam estudados e utilizados para detectar problemas e gargalos na tramitação dos processos nas unidades judiciárias de primeiro grau, bem como na análise de soluções para corrigir tais problemas e proporcionar a melhoria da prestação jurisdicional. |
Justificativa | Atualmente não há métodos objetivos para medir e comparar o desempenho das unidades judiciárias de uma forma global. Há apenas itens do Sistema e-Gestão e indicadores que são analisados de forma individual para avaliar o desempenho das unidades em relação a determinadas situações. Um trabalho executado por esta Corregedoria Corregedoria, ainda na fase de estudos, busca relacionar diversos indicadores e aplicar uma fórmula n qual se obtenha um índice geral de desempenho das unidades. Tal procedimento vem sendo feito de forma manual, em planilha Excel. Caso esse projeto não seja desenvolvido, em todos os meses haverá um enorme trabalho de coleta de dados e geração de relatórios para prestar as informações necessárias ao cálculo do desempenho das unidades. |
Projeto | 435 - eSocial (CANCELADO. Motivo: Desenvolvimento será realizado no SIGEP pelo TRT2. Comissão de Informática autorizou o cancelamento e a abertura de projeto específico para o REINF, não atendido pelo SIGEP) |
Objetivo | Análise dos leiautes dos sistemas Administrativos com os do eSocial. Conforme Ata da 1ª Reunião de Trabalho - SGRH/SIGEP- FOLHA DE PAGAMENTO que ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro de 2015 neste Tribunal, o eSocial passará a ser uma demanda do Sistema de Gestão de Recursos Humanos - SGRH/Sistema Integrado de Gestão de Pessoas – SIGEP, os quais, por deliberação do CSJT, sucederão os atuais programas de Recursos Humanos e de Folha de Pagamento de todos os Tribunais Regionais da Justiça do Trabalho. |
Benefícios | Cumprimento da legislação. Flexibilidade para análise de dados. Transparência à sociedade. Facilidade para fiscalização das obrigações sociais/trabalhistas por parte dos órgãos responsáveis: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria da Receita Federal do Brasil. |
Justificativa | Compatibilizar os sistemas administrativos do TRT 4ª com os leiautes do eSocial. O eSocial ainda não entrou em funcionamento para órgãos públicos. Conforme PA 0008085-90.2010.5.04.0000 a exigência às pessoas jurídicas de direito público da União ocorrerá a partir de janeiro de 2017. |
Projeto | 436 - Cálculo do IR sobre o RRA |
Objetivo | O sistema de cálculo retroativo da Folha de Pagamento do TRT 4ª R. apura as diferenças devidas mês a mês, possibilitando, assim, a contagem do nº de meses de cada passivo. Esse item é o fator determinante para o calculo do IR sobre RRA. Os demais itens, como por exemplo, parcelas tributáveis, o Sistema FP tem. Ao trabalhar também o nº de meses é viável a apuração nos termos da Lei. |
Benefícios | Hoje, para cálculo do IR sobre os RRA é necessário que um servidor especializados, por meio de consulta access, extraia os dados, separando o que é tributável do que não é, que outro servidores transfira os dados para uma planilha excel, com fórmulas próprias para esse cálculo. Que, após a apuração dos valores, devolva a outra seção para alocação ao contracheque de cada beneficiário. Haveria simplificação, agilidade, economicidade de recursos redução de erros (um erro nesse processo implicaria em expor servidores e magistrados a "malha fina" da Receita Federal do Brasil. |
Justificativa | O cálculo diferenciado do IR sobre RRA foi estabelecido pela Lei nº 12.350/2010. Desde então, sempre que há pagamentos retroativos a servidores ou magistrados, o cálculo é feito em planilhas eletrônicas, fora do Sistema de Folha de Pagamento, gerando insegurança e atrasos nos pagamentos de passivos. |
Projeto | 437 - Interface PJE para Central de Mandados |
Objetivo | Conhecedor das dificuldades se que se implementem melhorias diretamente no sistema PJe, penso que uma solução seria desenvolver um software que atue integrado ao PJe e que compile os dados de uma maneira mais inteligente e funcional. Esse aplicativo poderia, por exemplo, ler os dados gerados no PJe e organizar os mandados em uma interface mais parecida, por exemplo, com uma caixa de email, permitindo aplicação de filtros, a realização de pesquisa textual e a sinalização de mandados já impressos. Poderia, ainda, armazenar dados de mandados já cumpridos e emitir alertas com relação a mandados cujo prazo para cumprimento tenha sido extrapolado. Para isso, lógico, seria necessário ter acesso ao banco de dados do sistema em Brasília. Todavia, penso que, sendo uma iniciativa oficial da SETIC, esse obstáculo possa ser transporto. Eu, pessoalmente, cheguei a fazer orçamento com uma empresa para desenvolver esse aplicativo e o obstáculo foi justamente o acesso ao banco de dados. |
Benefícios | Com uma interface mais racional, o tempo de impressão e controle de mandados distribuídos seria consideravelmente reduzidos. Hoje em dia, se o oficial tem 30 mandados na sua caixa, é necessário ler diariamente esses 30 mandados em busca de algum novo que tenha sido eventualmente posicionado bem no meio da listagem. Se houvesse uma forma de sinalizar os mandados recém chegados, essa busca seria desnecessária. Além da redução de tempo, essa ferramenta evitaria situações em que o mandado não é percebido pelo oficial de justiça a tempo de ser cumprido, o que acontece, por exemplo, em notificações para comparecimento em audiência. Os mecanismos de elaboração de relatórios, por sua vez, proporcionariam ao gestor uma ferramenta efetiva de cobrança de mandados atrasados. Atualmente, isso só é feito no momento em que a Vara percebe o atraso e remete email solicitando o cumprimento. O controle prévio, então, é quase impossível, demandando análise visual das caixas dos oficiais de justiça em busca de mandados com prazo extrapolado. |
Justificativa | O PJe, especificamente com relação aos usuários de Central de Mandados, é uma ferramenta bastante limitada. E essas limitações trazem prejuízos à gestão das Centrais de Mandados, bem como impõem severas dificuldades no controle e cumprimento dos mandados distribuídos aos oficiais de justiça. Os mandados recebidos, por exemplo, não são dispostos na ordem de distribuição, mas na ordem de expedição. Assim, mandados expedidos há 20 dias, por exemplo, que tenham levado algum tempo para serem assinados, uma vez distribuídos, não irão aparecer como último mandado da lista, mas no meio dos demais. Nesses casos, então, o oficial de justiça poderá sequer notar sua distribuição, o que poderia ensejar o não cumprimento, em especial, de expedientes que contemplem maior urgência. Além disso, o oficial não tem qualquer controle sobre quais mandados tenham sido já impressos. Não existe, por exemplo, um marcador como aqueles existentes nas caixas de email, que permita sinalizar os mandados já impressos, facilitando, assim, a distinção com relação àqueles que tenham sido distribuídos e ainda não impressos. Outra dificuldade é a elaboração de relatórios de mandados pendentes ou cumpridos, por exemplo, como os que existem no Infor. No momento, não é possível tanto ao oficial, quanto ao gestor, gerar dados estatísticos sobre mandados recebidos, cumpridos, etc., o que dificulta a cobrança de eventuais mandados atrasados, bem como a adequação das zonas de trabalho conforme se observe aumento ou redução das demandas de mandados. Essas dificuldades fazem com que o trabalho dos usuários de Centrais de Mandados seja bastante majorado. Atualmente, é necessário que se faça, inclusive, controle físico de mandados, mantendo-se vias impressas em arquivos, como forma de ter algum controle sobre o trabalho que é realizado |
Projeto | 438 - Automatização dos logons |
Objetivo | Desenvolver uma solução de unificação de criação de logins nos sistemas mantidos pela SETIC: Infor, NovaJus4, ADMe e Sistemas Administrativos (Patrimônio, Folha, etc). Numa primeira etapa, que não depende da SM e necessita de integração com outras áreas, os setores responsáveis por estes sistemas desenvolveriam serviços que executam as funcões de cadastro, sem necessidade de utilização da interface dos programas. Posteriormente a SM desenvolveria uma aplicação que chamaria estes serviços e os uniria com a chamada a outros serviços já existentes ou possíveis de serem implementados (AD e provavelmente LDAP e PJE). |
Benefícios | Redução drástica do tempo necessário para realizar pedidos de acesso de usuários. Além de diminuir o tempo de espera pelo usuário, a SM poderia alocar seus servidores em outras atividades do setor, melhorando a eficiência do setor em geral. |
Justificativa | Atualmente, duas pessoas na SM são alocadas exclusivamente para realizar pedidos de acesso de usuários (criação, alteração e remoção), além de quaisquer outras que são alocadas eventualmente para ajudar em períodos de grande demanda. Estes cadastros são feitos individualmente em cada sistema da SETIC, o que é um processo demorado e extremamente manual. |
Projeto | 439 - Memória em tempo real (CANCELADO. Motivo: deve ser tratado no escopo do projeto do Novo portal de Internet) |
Objetivo | Para facilitar o trabalho e proporcionar uma consulta mais agradável e efetiva, inclusive em relação ao público externo, sugere-se seja desenvolvido sistema que permita o armazenamento das informações, nos moldes da Linha do Tempo digital, produzida pelo Memorial (http://www.trt4.jus.br/linha-tempo/), a fim de preservar os documentos relacionados aos eventos institucionais do TRT4. |
Benefícios | Com o sistema, será possível preservar, desde logo, todo e qualquer documento inerente aos eventos institucionais do TRT4, a fim de possibilitar, aos pesquisadores do futuro (próximo e distante) um rico e completo material sobre a história da instituição, contada por seus eventos e não só por seus processos, e disponibilizá-los para pesquisa de uma forma mais adequada. |
Justificativa | O objetivo do projeto é a preservação da memória institucional do TRT4, contada pelos eventos institucionais. Para tanto, é necessário inventariar, preservar e resgatar material advindo de eventos institucionais do TRT4, a fim de classificá-los e disponibilizá-los, desde já, a possíveis interessados, bem como introjectar a cultura de preservar os documentos notoriamente relevantes desde a sua elaboração, evitando perdas e facilitando futuras pesquisas. Contudo, o Memorial não dispõe, atualmente, de sistema que permita seja feita essa compilação de dados (notícias, em sua maioria), os quais estão sendo armazenados em forma de arquivos pdf salvos em uma pasta na rede do Memorial. |
Projeto | 440 - Banco de dados informativo das Edificações do TRT4 |
Objetivo | Banco de Dados com as informações mais importantes de cada localidade atualizado e acessível com certeza agilizaria e aprimoraria os procedimentos administrativos. |
Benefícios | Celeridade na informação Evitar retrabalho Acessibilidade à informação Celeridade no processo adm Redução do número de pessoa |
Justificativa | Todas as informações estão dispersas dentro da unidade. Sempre que algumas informações são solicitadas é necessária uma pesquisa que geralmente demora algum tempo. As informações nem sempre estão atualizadas. São várias áreas ( seções da SEMPRO) que interagem dentro de uma mesma localidade e as informações ficam dispersas. Não temos um procedimento padrão, com um banco de dados único para ser alimentado por todos. Sempre que necessário, outras unidades têm que solicitar informações atualizadas sobre determinadas localidades para a SEMPRO. |
Projeto | 441 - Aumento dos links de internet (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 229,6KBAbre em nova aba) |
Objetivo | 1)Aumento dos links em uso, com as operadoras atuais; 2)Acréscimo de um terceiro link, ampliando não somente a banda total, mas também incrementando a disponibilidade; 3) Uma combinação das duas soluções anteriores; |
Benefícios | Agilidade na utilização dos serviços que dependem da Internet (PJe, GDrive, GMail...) |
Justificativa | Atualmente temos dois links de 100Mbps que se somam para fornecer acesso aos serviços de Internet. Todos os usuários externos utilizam esses links para acessar os serviços do Tribunal (como o PJe, Gabinete Virtual) e todos os usuários internos utilizam esses mesmos links para navegar na internet e utilizar as ferramentas de trabalho por ela acessíveis (ex.: GMail, Google Drive...). Assim como no uso doméstico, é natural no ambiente corporativo o aumento contínuo de demanda e de oferta de links cada vez maiores - idealmente com redução de custo por megabyte. Hoje, nota-se que quando um dos links fica inoperante e a largura de banda se reduz à metade, alguns acessos tornam-se muito lentos. Para amenizar esses sintomas, a SETIC passou a priorizar o tráfego crítico (ex.: PJe) durante esses períodos de disponibilidade parcial. Porém, essas medidas paliativas não resolverão o problema indefinidamente, pois a demanda continua crescendo. |
Projeto | 442 - Renovação dos storages (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 213,7KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Aquisição de novos equipamentos. Tendo em vista que os storages foram adquiridos em nov/2012, a melhor opção é a aquisição de novos storages, devido a defasagem dos equipamentos atuais e também ao alto custo para nova extensão de garantia desses equipamentos (por serem antigos). |
Benefícios | - Manter a continuidade dos serviços que dependem do storage; - Garantir espaço de armazenamento para o aumento do volume de dados em decorrência do PJe-JT. |
Justificativa | Todos os dados estratégicos do TRT4 estão armazenados em dois equipamentos de armazenamento (storages). Com tal criticidade, os storages não podem operar em momento algum sem contrato de suporte e garantia. A garantia dos dois storages venceria em 08/05/2016, mas sua extensão foi autorizada pela Comissão de Informática no ano passado, de modo a permitir estudo aprofundado das novas tecnologias disponíveis. Esse projeto visa endereçar a continuidade do serviço de armazenamento após esse período. |
Projeto | 443 - Curso EAD sobre PJe |
Objetivo | Desenvolvimento de um curso em EAD abrangendo todo o conhecimento necessário para atuação do servidor em uma secretaria de Vara do Trabalho. Este curso deverá ser desenvolvido em módulos, individualizados de acordo com as tarefas desempenhadas em uma secretaria e de forma a possibilitar que o servidor possa aprender sobre o PJe de acordo com suas necessidades. Exs.: como realizar a Triagem inicial; como fazer o processo concluso para despacho; como elaborar notificações; etc. |
Benefícios | Oferecer aos servidores e diretores um treinamento que esteja permanentemente disponível, tanto para novos servidores como para servidores que já possuem alguma experiência em PJe. Redução de custos com treinamentos, por tratar-se de curso em EAD. Redução do número de demandas de orientação em relação ao PJe. Oferta de capacitação aos servidores. |
Justificativa | Necessidade de capacitação de servidores ingressantes e de servidores que passam a desempenhar tarefas com as quais não estavam habituados. |
Projeto | 444 - Manual amigável PJe (PJe Box) |
Objetivo | Projeto manuais facilitados do PJe. A elaboração manuais de uso do PJe de fácil acesso, com apresentação limpa e com passo a passo das rotinas para as diversas atividades. A sugestão seria a criação de diferentes manuais dirigidos aos usuários de acordo com o tipo de trabalho desenvolvido. Construção de um site, o PJe Box, cujo esboço iniciamos a partir da ferramenta Google Sites, que sediará, de forma organizada, todos os tópicos envolvendo o sistema PJe-JT, desde material de pesquisa a respeito de dúvidas frequentes, roteiros, vídeos, manuais e documentação em geral, à descrição de boas práticas de uso, períodos de indisponibilidade, cronogramas de treinamento, etc. Este repositório permitirá pesquisa por palavras-chave e recuperação rápida de informações. |
Benefícios | Certamente se for possível a implementação do Projeto manuais facilitados do PJe, haverá significativa melhora na produtividade dos servidores, trazendo como benefício aumento da celeridade processual. Verifica-se no trabalho diário de secretaria que as principais dificuldades dos servidores no uso do PJe se repetem, diferentes usuários precisam pedir ajuda aos colegas para expedir um ofício ou alvará, notificar a União entre outras dificuldades. A criação de manuais facilitados, diferentes dos existentes que são de difícil consulta, também auxiliará o treinamento de novos servidores. O projeto enseja uma recuperação mais imediata, organizada e ampla de dados sobre o sistema, e, por centralizar informações hoje dispersas, reduz tempo para a execução das tarefas, melhora a qualidade da informação obtida, constituindo-se numa ferramenta eficaz de auxílio na capacitação e autonomia dos usuários, com prováveis reflexos na tarefa de atendimento a usuários, especialmente no que diz respeito a questões básicas. |
Justificativa | O trabalho com o PJe alterou muito as rotinas de secretaria, as constantes atualizações geram novas mudanças nas rotinas. Os servidores sentem-se inseguros quanto à operacionalização do sistema, muitas vezes agindo no método de tentativa e erro, diminuindo a produtividade e a celeridade da tramitação processual. As informações relativas ao PJe estão dispersas em manuais, vídeos, roteiros, documentos de versão, etc., tanto no VOX quanto no site do TRT, ou mesmo encaminhadas aos usuários diretamente. Não há um repositório centralizado que possa, a partir de ferramentas de pesquisa e recuperação, buscar todas as informações disponíveis sobre determinado tema, ou retornar as soluções de contorno para certo problema ou exibir os itens relacionados a um termo de busca. |
Projeto | 445 - Capacitação à distância em Segurança da Informação (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 444,5KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Acredita-se que a capacitação à distância, com a utilização de novas tecnologias, seja uma forma eficiente de realizar esta tarefa. Além disso, será possível quantificar o número de usuários treinados, produzindo evidências para futuras auditorias. |
Benefícios | - grande número de usuários treinados em curto prazo - a capacitação à distância permite um alcance muito maior que a capacitação presencial - conscientização dos usuários de forma efetiva acerca das normas e melhores práticas em segurança da informação |
Justificativa | Durante o ano de 2015, a fim de suprir de forma emergencial a suspensão da capacitação via INTEGRARTE (SEGESP), o Escritório de Segurança passou a remeter por e-mail aos novos servidores os termos da Política. Esta ação, contudo, não supre a necessidade de uma constante capacitação e conscientização dos servidores acerca da importância da segurança da informação. Não existe hoje, uma forma abrangente de repasse das informações. |
Projeto | 446 - Certidão eletrônica dos feitos trabalhistas (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 499KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Possibilitar a emissão de certidão eletrônica de feitos trabalhistas, abrangendo processos físicos e eletrônicos de todos os Foros do TRT da 4a Região de 1º e 2º Graus, por meio de ferramenta web que consulte de forma integrada as bases de dados dos sistemas inFOR, NovaJUS4 e PjeJT. |
Benefícios |
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Justificativa | As certidões de feitos trabalhistas são emitidas atualmente pelas CCDFs e Varas Isoladas do 1º Grau e pela Coordenadoria de Agravos de Instrumento e Certidões do TRT, a partir do preenchimento e entrega de formulário disponibilizado no Portal do Tribunal na internet a estes locais, juntamente com o comprovante do recolhimento de emolumentos. No 1º Grau, as certidões emitidas são restritas às informações de cada Foro. Assim, para a emissão de certidão relativa a processos de diferentes Foros, o jurisdicionado deve solicitar a diversas CCDFs ou Varas Isoladas. A certidão é emitida através de pesquisa realizada separadamente nos sistemas inFOR e PjeJT. No 2º Grau, as certidões são restritas às informações do TRT. A certidão é emitida através de pesquisa realizada separadamente nos sistemas NovaJus4 e PjeJT. A emissão de certidão apresentando os dados de 1º e 2º Graus, de processos físicos e eletrônicos, de toda a 4ª Região, é uma melhoria importante para o jurisdicionado, que obterá as informações de toda a Região a partir de uma única solicitação. A pesquisa integrada nos diferentes sistemas e bancos de dados também trará grande agilidade na emissão das certidões pelos servidores envolvidos. O projeto foi solicitado pela SecretariaGeral Judiciária no PA 000169157.2016.5.04.0000. |
Projeto | 447 - SILC - Implantação em Regionais Multiplicadores (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 279,3KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Disponibilizar o sistema SILC para os regionais participantes do gtSILC - Grupo de Trabalho do Sistema de Licitações e Contratos, para avaliação da possibilidade de nacionalização do sistema. O prazo para avaliação do Grupo é até Janeiro/2017. |
Benefícios |
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Justificativa | Com a necessidade cada vez mais evidente de um gerenciamento sobre as compras realizadas na Justiça do Trabalho e a idealização da integração dos sistemas administrativos no âmbito de cada Regional, surgiu a proposta de expansão do Sistema de Licitações e Contratos – SILC, para outros Regionais da Justiça do Trabalho. O sistema foi desenvolvido no TRT da 4ª Região, a partir de solicitação da área de negócios (Diretoria-Geral), tendo em vista que não havia um sistema já em utilização que pudesse ser integrado aos demais sistemas administrativos e que abarcasse os requisitos funcionais necessários para o adequado acompanhamento de licitações, dispensas, inexigibilidades e dos contratos oriundos das aquisições. Como o sistema está em fase de homologação na 4ª Região e considerando que se trata de sistema nacional, importante planejar e executar a implantação em alguns Regionais, a fim de também realizarem homologação, assim como funcionarem como multiplicadores para a futura implantação nos demais Regionais da JT. Em 05 de setembro de 2016, foi formalizado o Grupo de trabalho destinado a conduzir as ações necessárias ao planejamento e obtenção de solução para gestão de fluxos de trabalho nas aquisições de materiais e equipamentos e nas contratações de serviços e obras mediante processos licitatórios ou compras diretas. O Grupo é coordenado pela Diretora Geral do TRT da 4ª Região, Sra. Bárbara Burgardt Casaletti. |
Projeto | 448 - Conciliação Eletrônica (Plano de ProjetoArquivo tipo pdf de 376KBAbre em nova aba) |
Objetivo | Dotar o JACEP de uma ferramenta que permita a realização das audiências conciliatórias de forma remota, permitindo que as partes envolvidas possam participar sem a necessidade de deslocamento para a capital. Isso será feito por meio do desenvolvimento de um novo software que viabilize a ocorrência de audiências eletrônicas para os processos cadastrados no sistema PJe e permita que as partes envolvidas atuem nas audiências de conciliação a partir dos seus próprios computadores, sem a necessidade de comparecer pessoalmente em alguma unidade da justiça do trabalho. |
Benefícios |
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Justificativa | Atualmente o JACEP tem grande dificuldade para realizar as audiências de conciliação, pois elas ocorrem na capital e demandam uma logística complexa para reunir as partes envolvidas, principalmente em processos do interior do estado. Devido a essas dificuldades, o TRT4 vem perdendo oportunidades para aumentar o número de conciliações realizadas e contribuir significativamente para a diminuição do resíduo de processos pendentes de julgamento no 1º grau, que é considerado um dos maiores desafios do momento. Além disso, o próprio CNJ considera a política de conciliação essencial e uma excelente oportunidade de finalizar conflitos e processos. Por isso, em novembro de 2010, o CNJ publicou a resolução 125/2010 que dispõe sobre esse assunto. |
Projeto | 451 - Renovação do Parque de Equipamentos de Microinformática (computadores, notebooks) |
Objetivo | Em planejamento |
Benefícios |
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Justificativa | Em planejamento |