Resumo Projetos 2015

Última atualização: 05/06/2017 08:38
Fonte: SETIC

Plano Diretor de TIC

Projeto 52 - Implantação de Nova Infraestrutura no Interior do Estado (racks nos CPDs)
Objetivo Implantar uma nova infraestrutura de gerenciamento de rede nos Foros do interior do estado, visando padronizar e concentrar os serviços de gerenciamento e armazenamento de dados (servidores de rede), switches, roteadores, aceleradores, modem e no-break. Serão instalados Racks em todos os Foros, utilizando equipamentos compatíveis para neles serem instalados, como servidores e no-breaks para rack.
Benefícios
  • 100% dos CPDs do interior padronizados
  • Redução da incidência de falhas por má acomodação dos equipamentos.
  • Redução de gastos com manutenção dos equipamentos
Justificativa As acomodações precárias dos equipamentos de informática em vários foros do interior impedem a realização adequada do cabeamento estruturado nestes locais, assim como dificulta tarefas de manutenção e resolução de problemas. Com a instalação padronizada em racks, deseja-se resolver esses problemas e possibilitar um ambiente de trabalho limpo e organizado, facilitando as tarefas de manutenção e prolongando a vida útil dos equipamentos.
Projeto 105 - Links Redundantes para o Interior do Estado (Ampliação da rede WAN)
Objetivo O objetivo é adquirir novos e melhores links de comunicação para as unidades judiciárias do interior do estado e prédios da capital. Esses links deverão contar com uma tecnologia de balanceamento de links, que permita a utilização integral do somatório da banda disponível, assim como a continuidade da prestação do serviço em caso de falha de um dos links.
Benefícios
  • Banda adequada às necessidades do Processo Judicial Eletrônico;
  • Independência contratual em relação ao TST e demais Regionais.
  • Aumento na disponibilidade média de todas as localidades de 99,77% para 99,97% (média mensal entre todos os locais).
Justificativa Após a adoção do processo judicial eletrônico, qualquer interrupção na comunicação de dados irá interromper a atividade fim da unidade judiciária, incluindo a realização de audiências. O uso de links redundantes reduz a probabilidade de interrupção.
Projeto 163 - Reforma do CPD2
Objetivo Entregar ao Tribunal um CPD2 com as seguintes características mínimas:
  • Sala resistente a fogo, alagamento e invasão, com controle de acesso, sistemas elétricos e de clima redundantes, detecção e combate a fogo e monitoramento;
  • Aproveitar o maior número possível de equipamentos e materiais do antigo CPD1. No mínimo com o aproveitamento das unidade de clima e energia ininterrupta;
  • Capaz de replicar os principais serviços do CPD1 na proporção mínima de 3:1.
Benefícios Ambiente que atende todos os requisitos de uma sala segura para Datacenter, que possibilitará local físico com plenas condições para 100% de redundância da sala-cofre.
Justificativa Com o aumento do potencial de crescimento do CPD1, aumenta também a demanda pelo uso do CPD2, uma vez que o mesmo funciona como "espelho" do primeiro, hospedando os mesmos serviços, porém em volumes menores. Via de regra, o CPD2 deve crescer na mesma proporção do CPD1.

Sem essa ampliação, estima-se que o CPD2 não atenderá à demanda de disponibilidade imposta pelo processo judicial eletrônico. A climatização da sala e sua infraestrutura não comportarão novos equipamentos de armazenamento e processamento necessários para operação do processo eletrônico em situação de contingência.
Projeto 195 - Projeto de Gestão de Níveis de Serviço de TI
Objetivo Estabelecer acordos de níveis de serviço para todos os serviços atendidos pela central de atendimento a usuários para que os usuários tenham uma previsão de atendimento ao abrir seus incidentes, bem como permitindo que os gestores tenham critérios objetivos para as priorizações. Os serviços e SLAs deverão ser cadastrados na ferramenta de service desk e divulgados aos usuários.
Benefícios
  • Critérios objetivos para as priorizações
  • Aumento da satisfação dos usuários em relação ao tempo de atendimento
  • Visibilidade dos prazos necessários para atendimento de cada serviço
  • Estabelecimento de métricas para avaliação de desempenho (medição de atendimentos iniciados em até 10 minutos, atendimentos finalizados dentro do SLA, % de aprovação na pesquisa de satisfação)
Justificativa Os usuários desconhecem o tempo que seus chamados podem levar para serem atendidos e não há acordo de nível de serviço.
Projeto 199 - Atualização do sistema de gerenciamento de desktops
Objetivo Instalar novo sistema de gerenciamento de desktops o qual deverá proporcionar controle em tempo real dos ativos e manter as estações atualizadas. A substituição se dará em cerca de 9 meses, abrangendo todas as 4.500 estações de trabalho (desktops e notebooks).
Benefícios
  • Eficiência na manutenção de máquinas à distância;
  • Redução de tempo na distribuição de novos sistemas ou configurações (4 dias para 2 dias);
  • Controle em tempo real dos 4.800 ativos;
  • Inventário dos ativos de TIC.
Justificativa Fim do contrato de manutenção do atual sistema utilizado. Além disso, esta ferramenta não permite a realização automática dos seguintes procedimentos: distribuição e instalação de softwares para as estações, distribuição e instalação de sistemas operacionais (imagem), sistemas de captura de tela e atualização de antivírus.
Projeto 201 - Implantação do novo Sistema de Service Desk
Objetivo Implantar ferramenta de service desk que possibilite o adequado gerenciamento de incidentes integrado com processo de gerenciamento de configuração e mudanças do modelo ITIL.
Benefícios
  • Melhoria no gerenciamento de incidentes;
  • Aumento da satisfação dos usuários;
  • Aumento da produtividade da central de serviços.
Justificativa Atualmente está em uso uma ferramenta adaptada para gerenciamento de incidentes, que, por tal razão, não atende necessidades de gerenciamento.
Projeto 202 - Atualização de infraestrutura do interior - Renovação dos switches, servidores e nobreaks de CPD
Objetivos Substituir nos CPDs dos foros do Interior, os seguintes equipamentos fora de garantia ou com garantia a vencer em 2014: comutadores de rede (switches), servidores de rede, no-breaks de CPD.
Benefícios
  • Redução de falhas decorrentes de equipamentos com garantia vencida;
  • Maior eficiência e rapidez nos reparos em equipamentos com garantia;
  • Maior performance decorrente da evolução tecnológica dos novos equipamentos.
Justificativa Cada unidade do interior possui um conjunto de equipamentos que compõem a infraestrutura de TI. Estes equipamentos estão com garantia vencidas ou a vencer em 2014 e em alguns casos, apresentando problemas que precisam ser contornados de forma emergencial.
Projeto 204 - Atualização da telefonia nos foros do Interior do Estado
Objetivo Renovar a infraestrutura de telefonia no interior do Estado, com um enfoque voltado à modernização e retorno da tecnologia VoIP para as comunicações de longa distância.
Benefícios
  • Economia nos valores gastos mensalmente com ligações DDD. Média mensal atual: 6.728 ligações / Duração de 173' 50'' 22''' / Custo de R$3.606,07
  • Possibilidade de instalação futura de até 30 canais (linhas digitais) para uso simultâneo, em cada central (61 novas centrais).
Justificativa A infraestrutura de telefonia do TRT4 está sendo servida por centrais telefônicas localizadas em cada uma das Unidades do Estado, muitas das quais com vários anos de uso e utilizando tecnologias ultrapassadas (centrais analógicas).

Recentemente, ainda, houve o vencimento do contrato de prestação do serviço de links de dados firmado com a Embratel, que adicionalmente fornecia o serviço de telefonia VoIP através de seus roteadores.

Há ainda um número reduzido de linhas tronco na maioria das centrais, que permitem poucas ligações simultâneas.
Projeto 208 - Revisão do serviço de time stamping - PDDE
Objetivo Avaliar a melhor alternativa entre simples renovação do contrato de suporte das PDDEs e a substituição de um ou ambos os equipamentos por modelos novos ou solução equivalente.
Benefícios
  • Manter a confiabilidade do serviço de protocolização digital.
Justificativa O TRT4 dispõe de dois equipamentos para a tarefa de protocolização digital (capaz de repassar o horário oficial aos sistemas, para que os mesmos registrem o horário exato de entrega de documentos). Esses equipamentos estão operando ininterruptamente desde a aquisição. Adicionalmente, somente o equipamento mais novo está sob contrato de suporte, que valerá até janeiro/2014.
Projeto 209 - Padronização do diretório de usuários
Objetivo Avaliar durante o primeiro semestre de 2014 a viabilidade de manter um único diretório centralizado. Demonstrada a viabilidade, migrar todos os usuários (e computadores) do interior do estado para o AD;
Benefícios
  • Simplificação na gerência de identidades;
  • Simplificação das instruções passadas aos usuários;
  • Melhor gerência dos microcomputadores do interior do Estado.
Justificativa Cada usuário do interior possui suas credenciais cadastradas em dois diretórios (estruturas equivalentes a um banco de dados, otimizadas para consulta de credenciais, primariamente usada para autenticação de login e senha): O Active Directory (AD) da Microsoft e o software livre OpenLDAP. Manter esses registros em dois locais é de difícil manutenção e bastante suscetível a erros.
Projeto 210 - Ampliação da autonomia dos switches - Prédio sede e interior
Objetivo
  • Ampliação da autonomia dos switches - Prédio sede e interior

  • O projeto contempla ampliação no prédio sede, prédio administrativo, foros da capital e 4 foros do interior (Esteio, Caxias do Sul, Passo Fundo e Uruguaiana). A ampliação nos demais foros do interior será contemplada pelos projetos 52 e 202.
Benefícios
  • Aumento da autonomia de uso da rede em caso de falta de energia, para 15 minutos, em média. Hoje esse tempo é = 0min.
  • Determinação e divulgação de um SLA referente à manutenção dos serviços de TI nas ocorrências de falta de energia.
Justificativa Existem no-breaks atendendo uma parcela dos microcomputadores dos usuários. Estes porém, em casos de falta de energia não conseguem continuar trabalhando pois a estrutura de rede intermediária (switches de acesso) - que conecta os microcomputadores aos datacenters (que já possuem no-breaks e geradores) não é atendida por nobreaks. Ou seja, na ocorrência de falta de energia alguns usuários continuarão com seu computador ligado e os sistemas continuarão disponíveis no datacenter, mas a rede intermediária entre eles se desligará - deixando os sistemas inacessíveis. O prédio sede é o único onde a rede é mantida por no-breaks. Entretanto esses nobreaks serão removidos em 2014 com a desativação do datacenter da sala 408 (Projeto Reforma do CPD2) e uma ação será necessária para a manutenção dessa facilidade.
Projeto 211 - Firewall de aplicação
Objetivo Subsidiar a decisão pela aquisição (ou não) de firewalls de aplicação; Se feita a opção pela compra, executar a implantação
Benefícios
  • Maior resistência a ataques que explorem vulnerabilidades da camada de aplicação.
Justificativa O TRT4 utiliza firewalls para isolar sua rede interna do mundo exterior. Entretanto, existem ameaças que não são evitadas com os firewalls convencionais. Essas ocorrem quando são utilizados endereços e portas legítimas para explorar vulnerabilidades nos softwares que hospedam os sistemas web. Para evitar tais ameaças, foram desenvolvidos os firewalls de aplicação.
Projeto 212 - Alta disponibilidade de serviços
Objetivo Em até 6 meses a partir da conclusão do projeto de reforma do CPD2 termos:
  • O Dataguard replicando o banco de dados Oracle para o datacenter secundário;
  • Um banco de dados Postgres em standby no datacenter secundário;
  • Chaveamento automático dos servidores virtuais JBoss e Apache para o datacenter secundário;
Benefícios
  • Redundância de no mínimo 25% nos sistemas inFOR da capital, Novajus4, Sistemas Administrativos (Folha de Pagamento, RH).
  • Redundância de no mínimo 50% do PJE.
  • Redundância de 100% da solução de backup.
  • Redução do impacto produzido por desastres como alagamento, incêndio, terremoto, roubo, ataques cibernéticos e outros.
  • Redução da indisponibilidade dos sistemas da TI provocada por desastres.
  • Maior previsibilidade na recuperação dos desastres.
  • Redução do prêmio pago pelos seguros que o TRT porventura tenha ou venha a ter.
  • Melhoria da imagem e credibilidade do TRT frente a seus usuários.
Justificativa O TRT4 tem sistematicamente investido em redundância de ativos visando implementar alta disponibilidade nos serviços críticos (centralizados em Porto Alegre): Temos dois datacenters (sendo um deles uma sala-cofre), dois cores (switches centrais) de rede, duas unidades de armazenamento (storages), uma rede de fibras ópticas com caminhos redundantes, links de internet redundantes, etc. Estão, portanto, reunidos os componentes de infraestrutura redundante necessários para a alta disponibilidade.

Porém, caso haja alguma falha ou desastre que pare completamente o CPD1 (principal), o CPD2 não está apto a operar imediatamente com a totalidade de serviços pois não possui a redundância de todo o banco de dados de aplicações.
Projeto 213 - SGSI Implantação do sistema de Gestão de Segurança da Informação
Objetivo Definir e implantar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação - SGSI, com apoio de empresa especializada, em consonância com os requisitos da NBR ISO-IEC 27001-2013. O projeto deverá ser dividido em etapas, das quais será atendida primordialmente a relativa às definições e regulamentações, e a seguir serão definidas as etapas para a implementação.
Benefícios
  • Conformidade com a ISO27001.
  • Identificação e gerenciamento de riscos por ativos / sistemas / processos.
Justificativa A informação é o ativo mais valioso de uma organização. Entretanto, diuturnamente surgem novas ameaças que podem colocar em risco a sua confidencialidade, integridade ou disponibilidade da informação.

Nesse contexto, a implantação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação é essencial à proteção de seus ativos.
O TRT, ao longo do tempo, vem implantando uma série de controles e procedimentos com vista a assegurar a proteção adequada de seus ativos.

Mais recentemente, o TCU e o CSJT têm atuado junto aos órgãos do Poder Judiciário recomendando ou até determinando a implantação desses controles de forma sistematizada e em consonância com as normas técnicas internacionais (NBR da família ISO-IEC 27000).

Nessa medida, justifica-se a proposição de um projeto visando a implantação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação - SGSI.
Projeto 214 - Portal de Governança de TIC
Objetivo Desenvolver um portal no site (internet) e na intranet do Tribunal contendo todas as informações relevantes relacionadas à governança de TIC.
Benefícios
  • Transparência do trabalho da SETIC;
  • Acompanhamento dos projetos estratégicos;
  • Melhor comunicação da SETIC com a alta administração do Tribunal;
  • Divulgação.
Justificativa A SETIC produziu nos últimos anos, muitos ativos e documentação acerca das metodologias de trabalho (fluxos de processos), planejamento estratégico de TIC e suas revisões, indicadores e projetos estratégicos. Tais documentos indicam boas práticas de governança, procedimentos, organização da SETIC, porém, não há a disponibilização centralizada destes.

Tal situação dificulta a comunicação e a governabilidade da SETIC pela alta administração, motivo pelo qual esse projeto foi selecionado como estratégico junto a presidência do Tribunal.
Projeto 215 - Revisão da metodologia de gerenciamento de projetos
Objetivo Possuir uma MGP de TIC adequada às necessidades da SETIC, que exija apenas os itens necessários ao bom planejamento e acompanhamento dos projetos e que agregue valor ao trabalho do gerente de projetos,. Deverá contemplar as exigências do PMI bem como do modelo CANVAS. O processo de revisão deverá ter o envolvimento de no mínimo um gerente de projetos de cada uma das áreas da SETIC na definição dos processos.
Benefícios
  • MGP de fácil utilização e absolutamente necessária para o excelente planejamento do projeto;
  • Transparência do andamento dos projetos.
Justificativa A metodologia atualmente publicada e utilizada na SETIC está obsoleta e de certa forma burocrática frente à novos métodos utilizados pelo mercado, o que faz com que se torne um fardo burocrático para os gerentes de projetos.
Projeto 216 - Revisão dos processos de planejamento de contratações e gestão de contratos de TIC
Objetivo
  • Aprimorar os processos de contratação de soluções de TIC e de gestão de contratos deste Tribunal e revisar de acordo com a Resolução 128/2013 do CNJ;
  • Detalhar os procedimentos adotados na gestão de contratos de TIC;
  • Publicar e divulgar o processo revisado aos interessados.
Benefícios Benefícios:
  • Contratações de TIC do TRT4 adequadas à Resolução 182/2013 do CNJ, além da IN4 que já é atendida.
  • Facilitar o preenchimento dos documentos do processo de contratação;
  • Formalização dos procedimentos de gestão de contratos da SETIC, permitindo aos gestores e fiscais um melhor conhecimento das suas responsabilidades e atribuições quando atuarem nos contratos de TIC;
  • Maior envolvimento dos interessados nos processos de planejamento da contratação e de gestão de contratos de TIC. - Redução de falhas decorrentes da falta de responsabilização nas diversas atividades do processo de gestão de contratos;
Justificativa O processo de contratação de soluções de TIC deste Tribunal, regulamentado em 2012, foi utilizado nas contratações realizadas no biênio 2012/2013 e foram identificadas oportunidades de melhoria. Em 2013 foi publicada a Resolução do CNJ nº 182/2013 que dispõe sobre diretrizes para as contratações de TIC pelos Órgãos submetidos ao seu controle administrativo e financeiro.

O processo de gestão de contratos da SETIC , regulamentado em 2013, não possui o detalhamento de todos os procedimentos envolvidos.
Projeto 224 - Definição e Formalização do Processo de Gestão de TI
Objetivo Realizar a modelagem, aprimoramento, documentação e regulamentação do macroprocesso de gestão de TIC do Tribunal.
Benefícios
  • Transparência do trabalho da SETIC
  • Acompanhamento das ações da TI
  • Melhor comunicação da SETIC com a alta administração do TRT
  • Informações da TI em local centralizado disponível para todos os 3500 usuários internos e público externo.
Justificativa Embora exista um processo natural de gestão da área de TIC e se acredite que ele seja eficiente e eficaz, não existe um processo documentado e formalizado dos relacionamentos e atividades envolvidas nesse processo, o que dificulta a identificação de oportunidades de melhoria e a comunicação com novos integrantes das unidades da área.
Projeto 242 - Atualização e ampliação do sistema de verificação de frequência
Objetivo Modernizar e padronizar o sistema de registro de frequência do Tribunal em 100% das unidades.
Benefícios
  • Padronizar o método de registro de frequência em todas as unidades do TRT4;
  • Assegurar a identificação correta dos usuários por meio de leitura de dados biométricos;
Justificativa O sistema de verificação de frequência do Tribunal encontra-se obsoleto e não possui o mesmo padrão de registro entre capital e interior. A idade média dos dispositivos instalados nos prédios da capital é de 8 anos, apresentando falhas e dificuldades nos registros. Já nos prédios do interior, o registro é realizado somente via Intranet, o que inviabiliza o registro imediato na chegada e saída do local de trabalho.
Projeto 243 - Aquisição de tablets com sistema operacional Windows para os magistrados - CANCELADO (Em razão da distribuição dos ultrabooks - projeto 316)
Objetivo Disponibilização de tablets para os 294 magistrados do Tribunal.
Benefícios
  • Ampliar a mobilidade dos magistrados para acesso ao PJe e demais aplicações do Tribunal.
Justificativa Embora o Tribunal disponibilize a seus magistrados uma solução de mobilidade composta de notebook e acesso à Internet, a mesma apresenta limitações devido ao tamanho e peso dos equipamentos, dificultando sua utilização em diversas situações.
Por outro lado, a implementação do PJe requer o uso mais intenso de equipamentos móveis para o acesso aos autos dos processos.
Projeto 254 - BI - SECONTI
Objetivo Desenvolvimento de solução que permita a geração de relatórios e integração de dados dos sistemas administrativos existentes no TRT4.
Benefícios
  • Aumento da eficiência no monitoramento dos dados e aperfeiçoamento nos controles internos, bem como no acompanhamento e análise dos atos praticados pelos gestores.
Justificativa A Resolução CNJ nº 171/2013, em especial, o art. 49 que dispõem que as unidades de controle interno deverão utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis, tais como equipamentos, sistemas informatizados desenvolvidos internamente e/ou adquiridos externamente e acesso à rede mundial e às redes locais de computadores, de tal forma que os procedimentos de planejamento, execução e acompanhamento das auditorias, inspeções e fiscalizações, estejam totalmente informatizados, eliminando-se, na medida do possível, a necessidade de impressão de documentos e do trâmite de papéis.
Projeto 256 - SIGA - Licitações e contratos
Objetivo Implementar novo sistema de licitações e contratos e disponibilizar a solução para todos os Regionais da Justiça do Trabalho.
Benefícios
  • Melhoria em relação ao sistema atual de licitações e contratos do TRT4.
  • Recebimento de novos e melhores sistemas administrativos que compõem o SIGA, a serem desenvolvidos por outros Regionais.
Justificativa O projeto SIGA, Sistema Integrado de Gestão Administrativa, é um projeto nacional que deverá atender a todas as áreas administrativas da Justiça do Trabalho e será composto dos seguintes sistemas: Almoxarifado e Patrimônio; Licitações e Contratos; Protocolo; Orçamento e Finanças; Recursos Humanos; Folha de Pagamento. O CSJT estabeleceu que o sistema deverá ser desenvolvido pelas equipes técnicas de Regionais, que se proporiam a implementar um dos sistemas (módulos), sendo a solução posteriormente oferecida a toda Justiça do Trabalho. Foi determinado pelo Conselho que o TRT4 deverá desenvolver o sistema de Licitações e Contratos.
Projeto 257 - Estudo de novas tecnologias de portais
Objetivo Estudar soluções de mercado para portais, avaliando benefícios em relação à tecnologia atualmente em uso e o investimento necessário (recursos humanos, físicos e financeiros) para adotar nova solução.
Benefícios
  • Portal de intranet mais robusto e completo, com fácil interação dos usuários e a administração do conteúdo.
Justificativa O novo portal de intranet, o Vox, foi criado com uso da tecnologia Google Sites. Porém, percebeu-se que essa tecnologia apresenta algumas limitações técnicas, além de baixo desempenho na comunicação com algumas aplicações do Tribunal. Além disso, o portal utilizado na Internet também está obsoleto.
Projeto 259 - Melhorias no PDEP (Processos de Depósito e Memorial)
Objetivo Realizar as melhorias necessárias no sistema de informática do PDEP.
Benefícios
  • Maior agilidade no cadastramento e manutenção dos processos armazenados fisicamente no depósito.
  • Possibilidade de maior organização na forma de armazenamento e movimentação física dos processos.
  • Disponibilização de novas funcionalidades no sistema.
  • Disponibilização de informações de processos no site do memorial.
Justificativa Atualmente existe uma grande quantidade de processos físicos que são armazenados no depósito, os quais necessitam ser cadastrados no sistema PDEP.
O sistema atualmente não é ágil o suficiente para a realização do número elevado de cadastros que se fazem necessários (o depósito possui atualmente quase 2 milhões de processos arquivados). Além disso, com o prêmio de patrimônio da humanidade, recebida pelo UNESCO em 2013, a responsabilidade sobre a organização e manutenção desse acervo torna-se essencial.
Projeto 316 - Substituição de computadores portáteis
Objetivo Substituição dos notebooks atuais dos magistrados (287 equipamentos), por novos custeados pelo CSJT, destinando os equipamentos antigos aos seus assessores e assistentes e disponibilização de 17 equipamentos para a área administrativa. Deverão ser mantidos 10% dos equipamentos (29) como reserva técnica.
Benefícios
  • Alinhamento com o critério de atualização dos equipamentos adotado neste Tribunal e pelo CSJT nas ações do SIGI, o qual prevê a substituição dos equipamentos ao final do período de garantia.
  • Evitar a obsolescência e custos com manutenção do parque.
  • Renovação do prazo de garantia.
  • Para os assessores e assistentes: utilização de notebooks mais rápidos e atualizados, em comparação com seus equipamentos atuais.
  • Com os novos equipamentos:
  • Possibilitar maior desempenho computacional.
  • Melhorar as condições de mobilidade com equipamentos mais leves.
  • Baixo nível de manutenção.
Justificativa A atualização dos notebooks é uma das ações do projeto SIGI-JT, iniciativa nacional em tecnologia da informação patrocinada pelo CSJT.
Tal como adotado neste Tribunal, a renovação dos notebooks custeada pelo CSJT baseia-se no critério de substituir os equipamentos ao final da vigência da garantia, assegurando assim a disponibilidade, desempenho e atualização tecnológica dos equipamentos usados pelos magistrados da Justiça do Trabalho.
Projeto 321 - Renovação e ampliação dos servidores dos DataCenters de Porto Alegre - 2015
Objetivos
  • Substituir 20 servidores nos Datacenters de Porto Alegre;
  • Manter todos os servidores dos Datacenters com garantia de suporte junto ao fabricante;
  • Instalar 12 novos servidores.
  • Aumentar o poder de processamento dos sistemas PJE e Bancos Oracle.
Benefícios
  • Melhorar a disponibilidade dos sistemas e serviços, com hardware atualizado (evolução tecnológica) e com melhoria no desempenho.
  • Redução dos riscos de indisponibilidade do equipamento por conta da garantia e suporte por 5 anos a contar da entrega dos servidores;
  • Redução de risco na substituição por peças de baixa qualidade.
  • Aumentar a capacidade de processamento e memória nos sistemas do PJE e Bancos Oracle.
Justificativa Os servidores adquiridos para os Datacenters de Porto Alegre contam com garantia de atendimento (com prazos de atendimento contratados) e a substituição de peças caso necessária. Ao término do período de garantia, é necessária a substituição dos servidores ou a contratação de serviços de suporte prevendo a substituição de peças.

No segundo caso, como se trata de suporte a equipamentos defasados, os custos normalmente inviabilizam esta modalidade frente a substituição por equipamentos novos, além da possibilidade de o suporte não ser homologado pelo fabricante.

No caso da aquisição de novos servidores, há uma evolução tecnológica agregada e o suporte do fabricante por tras de um representante.
Projeto 324 - inFOR - Módulo do arquivo
Objetivo Permitir o registro do fluxo da remessa dos processos arquivados das Varas para o Arquivo e Depósito centralizado em um sistema único (módulo de Arquivo do Infor) e sem necessidade de recadastro dos processos, desativando o sistema ARQ para cadastro de novos processos a partir da data da implantação do novo sistema.
Benefícios
  • Otimização do registro da remessa dos lotes das Varas para o Arquivo.
  • Otimização do registro do recebimento dos lotes das Varas e da remessa dos lotes ao Depósito, tanto pelo Arquivo de POA como pelas CCDFs e varas Isoladas do interior, aperfeiçoando o controle dos processos arquivados.
  • Melhor tratamento de situações de erro (falta de informação, falta de volumes, etc) no recebimento dos lotes da Varas.
  • Integração entre o sistema do Arquivo e do Depósito, otimizando o recebimento de processos no Depósito.
  • Melhor acompanhamento dos processos arquivados, permitindo a localização mais rápida e precisa de seu processo arquivado.
Justificativa O atual sistema (ARQ) utilizado pelo Arquivo de Porto Alegre (Seção de Conservação e Consulta de Documentos Judiciais) é um sistema antigo e não é integrado aos sistemas inFOR (utilizado para controle dos processos físicos de 1º Grau) e pDEP (utilizado na Seção de Triagem de Processos Arquivados). Esta falta de integração traz grandes prejuízos nos procedimentos de trabalho das duas Seções, principalmente quanto às funcionalidades de recebimento dos lotes de processos enviados pelas Varas do Trabalho ao Arquivo e remessa desses lotes para o Depósito Central. Outro problema é que as informações (andamentos) registradas no sistema ARQ atualmente não ficam disponíveis para os jurisdicionados.
Projeto 343 - E-jus2 - Integração com PJe-JT
Objetivo Atender à determinação do CSJT de adaptar o código-fonte da integração e-Jus² com PJe-JT aos novos padrões de desenvolvimento e segurança definidos pela Coordenadoria Técnica do Processo Judicial Eletrônico - CTPJe. Permitir aos demais tribunais, aperfeiçoar a implantação do PJe no segundo grau, com ênfase para a elaboração de votos e realização de sessões de julgamento, através da utilização do sistema e-Jus².
Benefícios
  • Possibilidade do uso do e-Jus² para realizar a confecção e julgamento de acórdãos por qualquer um dos Tribunais Regionais do Trabalho;
  • Impedir acessos indevidos às informações e funcionalidades do sistema;
  • Padronização do sistema de acordo com as normas de segurança do CSJT;
  • Redução do risco de impacto na performance do sistema no momento em que os acórdãos são remetidos do e-Jus² para o PJE (finalização das sessão de julgamento).
Justificativa O CSJT considera a adaptação aos novos padrões de desenvolvimento e segurança como uma condição necessária para instalar a integração em outros tribunais. A versão atual da integração do E-jus2 com o PJe-JT não foi desenvolvida de acordo com esses novos padrões definidos, justificando o presente  projeto.
Projeto 350 - Senha Segura
Objetivo Estabelecer procedimentos para garantir que os usuários do TRT da 4ª Região definam e utilizem senha segura no acesso à rede corporativa, de acordo com a política de segurança da informação vigente, e conscientizem-se sobre a importância deste cuidado.
Benefícios
  • Aumento do nível de segurança no ambiente tecnológico;
  • Conscientização dos usuários em relação à segurança da informação;
  • Controle sobre a qualidade da senha.
Justificativa Atualmente, não há uma obrigação do usuário utilizar os critérios de qualidade da senha definidos na Política de Segurança da Informação, quando da criação ou troca de sua senha - a menos que queira acessar a extranet -, nem é exigida ae troca de senhas após determinado período. Em razão disso, não temos controle sobre a qualidade das senhas, do que decorre uma vulnerabilidade desconhecida relativamente aos acessos, em especial aqueles feitos de fora do TRT (via gabinete virtual).
Projeto 366 - Programa de Apoio aos Magistrados do PJe-JT 1º Grau
Objetivo Desenvolver uma ferramenta dentro do sistema e-Sentença que facilite a visualização dos processos que necessitam da atuação dos magistrados de primeiro grau e permita que o Magistrado acesse diretamente a página do PJE onde se encontra a respectiva tarefa, possibilitando ainda o download da íntegra dos autos indexados em um único arquivo PDF.
Benefícios
  • Redução do tempo de navegação pelo PJe para descobrir os processos onde o juiz deve atuar;
  • Aumento da produtividade dos juízes através da inserção de funcionalidades hoje não existentes.
Justificativa Os Magistrados que lidam diariamente com o PJe-JT têm encontrado dificuldade em manter organizada a execução das tarefas que lhes são próprias, uma vez que o sistema não exibe uma visualização exclusiva das demandas que necessitam da sua atenção. Para consultar os processos pendentes, os magistrados devem percorrer, sequencialmente, cada uma das tarefas disponíveis no sistema, buscando aquelas onde existam processos com pendências de sua atuação. Como existem muitas tarefas a serem percorridas (frequentemente mais de 20) e, em muitas delas, existem não só demandas a serem executadas pelo Juiz, mas também pela secretaria, o trabalho de selecionar os processos onde atuar torna-se exaustivo.
Projeto 385 - Folha de pagamento - fechamento normal
Objetivo Desenvolvimento de um módulo de fechamento da folha normal, que substitua as validações necessárias atualmente programadas em Access.
Benefícios
  • Eliminação do uso do Access para esse fim, tecnologia sem suporte da SETIC;
  • Relatórios necessários ao fechamento da folha podem ser gerados por qualquer pessoa com permissão de acesso ao sistema de fechamento normal da folha, sem necessidade de conhecimento em Access.
  • Possibilitar que o esforço da equipe especializada em Access (na SECOF), no que diz respeito ao fechamento da folha normal, seja redirecionado para outros fins de interesse da área.
Justificativa Atualmente a tecnologia utilizada para buscar os dados necessários ao fechamento normal da folha de pagamento dos servidores do TRT é o Microsoft Access, ferramenta sem suporte da SETIC. O uso desta tecnologia e sua aplicacão na folha está concentrado em poucas pessoas lotadas na SECOF, que acabam desempenhando atividades de programação.
Projeto 387 - Migração de relatórios administrativos para o BI
Objetivo Dotar as áreas administrativa e médica de uma ferramenta robusta que permita maior flexibilidade no cruzamento de informações de diferentes sistemas, dando um lehor suporte para a tomada de decisões. Para alcançar o objetivo os relatórios serão desenvolvidos na mesma ferramenta utilizada pelo TRT para a análise dos dados estatísticos como o do e-Gestão.
Benefícios
  • Substituição da ferramenta antiga, atualmente defasada, nas áreas administrativa e médica
  • Padronização da ferramenta de auxílio a tomada de decisões no TRT 4 (adoção do mesmo sistema para todas as áreas do Tribunal)
  • Criação de um ambiente de desenvolvimento controlado, possuindo padrões de desenvolvimento de relatórios e validação de informações.
  • Prover aos usuários relatórios que unem dados de diferentes sistemas existentes no TRT de maneira consistente e confiável
  • Diminuir a quantidade de relatórios que os usuários necessitam para extrair uma informação (por exemplo, ao invés de acessar relatórios na "Folha" e no "RH" para tomar uma decisão, acessar apenas um relatório na nova plataforma)
  • Possibilitar ambiente organizado e possiblidade de cruzamento de informações de maneira simplificada, também para a área administrativa do TRT.
Justificativa
  • A ferramenta Discoverer, atualmente, possui uma série de limitações técnicas e operacionais, não atendendo a necessidade de informações pela Administração.
  • Descontrole na geração de relatórios (usuários da área administrativa podem criar livremente, sem padrões e validações inerentes do processo da TI).
  • Falta de suporte da TI aos relatórios existentes.
  • Utilização de uma ferramenta descontinuada, sem suporte técnico e de desenvolvimento.
Projeto 389 - Substituição dos racks de TI no Foro de Porto Alegre
Objetivo Prover a segurança física necessária aos equipamentos e ao cabeamento a partir da substituição dos racks atuais, muito antigos.
Benefícios
  • Equipamentos de missão crítica protegido de acesso não autorizado
  • Melhoria do ambiente físico do Foro de Porto Alegre.
  • Reorganização de cabeamento lógico.
Justificativa Switches responsáveis pela conexão das redes locais do Foro de Porto Alegre instalados em racks que não garantem a segurança de acesso físico exigida para equipamentos de missão crítica (rack´s com fechaduras danificadas e em locais acessíveis ao público).

Switches e cabeamento expostos em locais com passagem do público.
Projeto 390 - Renovação de nobreaks no interior do Estado
Objetivo Substiruir no-breaks que atendem o CPD de 55 unidades no interior do estado, com suporte e garantia junto ao fabricante para os equipamentos que mantem os CPD´s do interior ligados nos casos de falhas originadas na concessíonária de energia elétrica da região.
Benefícios
  • Manter a disponibilidade dos sistemas e serviços no interior do Estado, com hardware atualizado (evolução tecnológica) e com melhor desempenho.
  • Redução dos riscos de indisponibilidade do equipamento por conta da garantia e suporte por, pelo menos, 3 anos a contar da entrega dos no-breaks;
  • Redução de risco na substituição por peças de baixa qualidade.
Justificativa No-break´s instalados nos CPD´s de unidades do interior com garantia/suporte findando em julho/2015 e risco provável de os equipamentos deixarem de atender as necessidades em caso de falta de energia elétrica.
Projeto 391 - Grupos geradores para datacenters (principal e secundário)
Objetivo Adequada disponibilidade dos serviços de TIC.
Benefícios
  • Fornecimento contínuo de energia elétrica aos datacenters do TRT, de modo a garantir a disponibilidade de serviços de TIC.
Justificativa Indisponibilidade de serviços de TIC em decorrência de falta de energia elétrica. Risco de parada total do Datacenter principal por falta de fornecimento de energia pela concessionária e resposta inadequada do gerador, com mais de 10 anos de utilização. No Foro de Porto Alegre, que abriga o datacenter secundário, baixa autonomia em decorrência do aumento da carga. Tal aumento se deve á expansão do número de equipamentos que serão instalados nesse datacenter, para garantir alta disponibilidade aos serviços críticos de TIC.
Projeto 392 - Expansão switch core-BD para 20GB
Objetivo Garantir que a comunicação entre equipamentos e sistemas ocorra de maneira mais ágil e confiável. Garantir a continuidade e disponibilidade dos serviços de rede e acesso aos sistemas do Tribunal
Benefícios Melhorar o desempenho dos serviços que demandam velocidade na comunicação de dados através do aumento da capacidade de comunicação dos switches centrais. Exemplo é a redução do tempo necessário para a realização de backups.

- Redução dos tempos de indisponibilidade,

- Aumento da qualidade do acesso à rede sem fio (redução de pontos cegos na cobertura), com o aumento do número de access points nos prédios de Porto Alegre. 

- Aumento da segurança da rede (Firewall ASA - irá permitir a conexão de redes de alto tráfego no firewall,  em especial  a rede data center onde está a maioria dos servidores do TRT4);

– Aumento da resiliência da infraestrutura do TRT, com a redução dos procedimentos e tempos previstos PRD-011.

Justificativa Lentidão na comunicação de dados em alguns serviços de TIC executados nos datacenters centrais. Existência de pontos cegos (sem sinal) na rede sem fio de Porto Alegre.
Projeto 393 - Renovação do parque de servidores de rede do interior
Objetivo Zelar pela adequada operação dos equipamentos servidores que atendem as seguintes unidades (Alvorada, Arroio Grande, Capao da Canoa, Dom Pedrito, Encantado, Estancia Velha, Esteio, Farroupilha, Gramado, Itaqui, Marau, Montenegro, Nova Prata, Passo Fundo, Rio Grande I, Rio Grande II, Santa Rosa, São Jerônimo, São Leopoldo II, São Lourenço do Sul, Taquari, Triunfo e Viamão).
Benefícios
  • Manter a disponibilidade dos sistemas e serviços no interior do Estado, com hardware atualizado (evolução tecnológica) e com melhor desempenho;
  • Redução dos riscos de indisponibilidade do equipamento por conta da garantia e suporte por 5 anos a contar da entrega dos servidores;
  • Redução de risco na substituição por peças de baixa qualidade.
Justificativa Maior possibilidade de falha em equipamentos com muito tempo de utilização.
Projeto 394 - Estudos técnicos de soluções alternativas para realização de trabalho remoto
Objetivo Prover uma solução de acesso rápido e confiável para trabalho remoto de magistrados e outros públicos, que fazem uso de sistemas cliente/servidor (não disponíveis diretamente pela Internet).
Benefícios Maior agilidade no uso de sistemas cliente/servidor para usuários que atuam remotamente.
Justificativa Falhas frequentes no acesso a sistemas, em especial em procedimentos envolvendo assinatura com certificados digitais no ambiente Gabinete Virtual (Citrix Xen App). Lentidão no acesso as aplicações através desse serviço.
Projeto 395 - TI mais próxima do usuário
Objetivo Agilizar a solução de problemas e dúvidas mais comuns, a partir da capacitação de um servidor de cada Vara do Trabalho do interior para atuar como facilitador de informática nesses eventos.
Benefícios Agilidade no atendimento a demandas comuns, que não necessitem da atuação presencial da SETIC, tais como reposição de peças ou substituição de equipamentos.
Justificativa Problemas e dificuldades mais comuns, muitas vezes de fácil solução, demoram a serem sanadas pelo fato de estarem as unidades de primeiro grau, em sua grande maioria, distantes de Porto Alegre. Custo elevado no acionamento de empresas terceirizadas para solução de problemas que poderiam ser corrigidos por um servidor, do local.
Projeto 396 - Pje Vivencial 1º Grau - CANCELADO (em razão de proposta mais ampla para 2016)
Objetivo Aproximar a área técnica da área fim do Tribunal. A proposta é de que isso seja feito através da instrução da equipe técnica no que diz respeito as rotinas das unidades judiciárias de primeiro grau.
Benefícios Atendimento a usuários de 1º grau mais ágil e eficiente.
Justificativa Falta de conhecimento, por parte dos técnicos, sobre as atividades desenvolvidas nas unidades judiciárias de primeiro grau, o que dificulta a compreensão dos problemas relatados pelos usuários e, consequentemente, os atendimentos realizados pela SETIC.
Projeto 397 - Mapeamento de novos processos ITIL
Objetivo Estabelecer melhoria contínua na prestação de serviços de TIC através da implantação de processos de trabalho baseados na biblioteca de boas práticas ITIL, com maior eficácia e qualidade na prestação dos serviços da SETIC, bem como, fornecer à Alta Administração do Tribunal mecanismos de controle para Governança de TIC.
Benefícios
  • Transparência junto a Administração e Órgãos Auditores/Controladores (publicação dos processos mapeados no Portal de Governança de TIC);
  • Possibilidade de redução nos prazos de atendimento (SLA’s).
Justificativa O Comitê Técnico Temático de Governança de TIC (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) definiu como uma das metas prioritárias, a contratação de empresa especializada em levantamento e implantação de processos de serviços de tecnologia da informação com base na biblioteca ITIL.
Além disso, em 2012 a SETIC definiu processos de Gestão de Serviços de TIC de forma simplificada, tendo agora a oportunidade de definí-los de forma mais detalhada e aprimorada.
Projeto 399 - Pje Health
Objetivo Desenvolver uma ferramenta dedicada a testar e monitorar a estabilidade e o desempenho do sistema (testes de conectividade com o banco de dados, teste de acesso à receita federal e à OAB, teste do acesso com certificado digital, medição da velocidade do sistema). Os testes serão feitos em cada instância do PJe e no balanceador (apache), permitindo a descoberta de problemas através da simulação do comportamento do usuário. Os resultados serão apresentados em forma de gráficos ou relatórios.
Benefícios
  • ­ Identificação de problemas permitindo ações pró­ativas da equipe da SETIC;
  • ­ Redução de indisponibilidade do sistema e consequentes prorrogações de prazo;
  • ­ Relatórios sobre o sistema depois de cada operação realizada, como atualizações de versão ou alterações de infraestrutura.
Justificativa Atualmente os problemas do PJe­JT são tratados de forma reativa. O PJe­JT é um sistema de alta criticidade, mas instável, apresentando com certa frequência falhas de comunicação com a Receita Federal, bloqueio de informações no banco de dados (deadlocks), períodos de baixo desempenho, indisponibilidade de instâncias do servidor de aplicação, perda de sessões de usuários, entre outras dificuldades. A SETIC dispõe da ferramenta Zabbix para monitorar os sistemas, atualmente focada no monitoramento de infraestrutura. Como não há um serviço para simular atividades dos usuários e alimentar esse sistema de monitoração com tais informações, não há condições técnicas de agir proativamente.
Projeto 400 - Implantação do e-jus2 em outros Regionais
Objetivo Apoiar a implantação do sistema e-Jus² na Justiça do Trabalho, permitindo que os demais Regionais tenham maior celeridade na produção dos votos e nas sessões de julgamento, nos moldes do que já ocorre do TRT4.
Benefícios
  • Facilitar a implantação do sistema e-Jus² nos demais Regionais
  • Fortalecimento da imagem do TRT4 junto ao CSJT.
Justificativa O sistema e-Jus², desenvolvido pela SETIC, automatiza o trabalho em gabinetse e secretarias de órgãos julgadores, assim como agiliza as sessões de julgamento. Esse sistema já encontra-se em uso no TRT4, inclusive para processos eletrônicos. Assim que integração entre os sistemas e-Jus² e PJe-JT estiver implementada nos termos estabelecidos pelo CSJT, o sistema será disponibilizado para uso pelos demais Regionais, sendo o TRT4 responsável pelo apoio à implantação e suporte técnico aos Tribunais usuários.
Projeto 401 - SIGA - Módulo de avaliação de desempenho - CANCELADO (será desenvolvido por outro Regional)
Objetivo Prover o sistema nacional de recursos humanos - SGRH, parte do SIGA, de módulo de avaliação de desempenho.
Benefícios
  • Suprir deficiência no sistema nacional SGRH.
  • Padronização da avaliação de desempenho na Justiça do Trabalho.
Justificativa O sistema nacional de recursos humanos da Justiça do Trabalho - SGRH, parte do projeto SIGA, não apresenta as funcionalidades necessárias para avaliação de desempenho de servidores, o que dificulta sua adoção pelos Regionais que já tem um módulo para tal, como é o caso do TRT-RS.
Projeto 402 - Férias online para Desembargadores
Objetivo Possibilitar a solicitação eletrônica de férias aos Desembargadores.
Benefícios
  • Padronização no registro de marcação de férias de desembargadores.
  • Melhoria no acompanhamento de férias de desembargadores pela Administração.
Justificativa Atualmente o TRT-RS dispõe de sistema para marcação de férias de forma eletrônica, o Ferias Online, porém o sistema contempla apenas os servidores. No caso dos magistrados, os pedidos são realizados através de formulários e e-mail, entre outros meios, o que dificulta a própria marcação de férias, assim como o recebimento e o acompanhamento pela Administração.
Projeto 403 - Sistema para controle do envio de processos RR recebidos do TST
Objetivo Prover a Secretaria-Geral Judiciaria de sistema para controle efetivo sobre o recebimento, pelas unidades judiciárias de 1º grau, de peças processuais recebidas do Tribunal Superior do Trabalho, substituindo o programa atualmente em uso.
Benefícios Maior controle do recebimento de peças processuais oriundas do sistema e-Remessa, pelas Varas do Trabalho.
Justificativa O TRT-RS recebe peças processuais do Tribunal Superior do Trabalho de forma totalmente eletrônica através do sistema e-Remessa. Diariamente um programa é executado pela Secretaria-Geral Judiciária para envio desses documentos às unidades judiciárias de 1º grau. Entretanto, esse programa, da forma como foi originalmente concebido, não apresenta facilidades para controle do recebimento pelas Varas, além de estar fora do padrão tecnológico da equipe de desenvolvimento de sistemas da SETIC.
Projeto 404 - Implantação do SGRH
Objetivo Implantação do sistema nacional definido pelo CSJT como sistema de gestão de pessoas nos Regionais.
Benefícios
  • Adequação do TRT da 4ª Região às necessidades de integração dos sistemas administrativos.
  • Disponibilidade de acesso ao sistema para 100% dos usuários que atualmente utilizam o sistema de RH legado.
  • Migração dos dados do sistema legado para o novo sistema, no que for possível.
  • Possibilidade de integração do SGRH com os demais sistemas componentes do SIGA nacional.
  • Uniformização da ferramenta de gestão de pessoas na Justiça do Trabalho.
Justificativa
Trata-se de implantação de importante módulo do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), tendo sido selecionado o sistema SGRH implantado no TRT-SP como base para implantação em toda Justiça do Trabalho.
Há que se considerar ainda o Acórdão TCU 1.933-2014 - Plenário, no item 9.2, que determinou ao CSJT que enviasse ao TCU, no prazo de noventa dias, "plano de ação visando à implantação do sistema informatizado de gestão de recursos humanos (SGRH) em todos os Tribunais Regionais do Trabalho, especificando as medidas a serem adotadas, os respectivos responsáveis e prazos de implementação, bem como outras informações julgadas necessárias ao detalhamento do plano".
Diante disso, o grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento do SGRH deliberou, como primeiro passo, pela realização de um amplo diagnóstico na Justiça de Trabalho, para verificar os desníveis eventualmente existentes entre os Sistemas de RH e Folha em uso nos Tribunais e o SGRH do TRT-SP e, a partir daí, elaborar uma proposta ao CSJT de implantação escalonada.
Projeto 407 - Boletim Mensal do Tribunal - BMT
Objetivo Informatizar a geração do Boletim Mensal do Tribunal.
Benefícios
  • Geração automática do relatório;
  • Diminuir o acesso a outros sistemas para coleta dos dados;
  • Diminuição da taxa de erros;
  • Diminuição do tempo necessário para a produção do boletim.
Justificativa A geração do Boletim Mensal do Tribunal ocorre manualmente, com o acesso a várias fontes de dados, apresentando um elevado custo temporal na criação e validação dos dados. Em decorrência destes fatos, foi criado o Processo Administrativo 0002888-81.2015.5.04.0000 solicitando a implementação dos relatório de maneira automatizada.