Resumo Projetos

Última atualização: 05/06/2017 08:38
Fonte: SETIC
Plano Diretor de TIC
Projeto

52 - Implantação de Nova Infraestrutura no Interior do Estado (racks nos CPDs)

Descrição

Melhoria das condições de infraestrutura nos Datacenters do interior do Estado com a instalação de racks para que todos os equipamentos fiquem instalados em um ambiente centralizado, organizado, seguro e limpo.

Objetivos e benefícios

Objetivo:

Implantar uma nova infraestrutura de gerenciamento de rede nos Foros do interior do estado, visando padronizar e concentrar os serviços de gerenciamento e armazenamento de dados (servidores de rede), switches, roteadores, aceleradores, modem e no-break. Serão instalados Racks em todos os Foros, utilizando equipamentos compatíveis para neles serem instalados, como servidores e no-breaks para rack.

Benefícios:
- 100% dos CPDs do interior padronizados
- redução da incidência de falhas por má acomodação dos equipamentos.
- redução de gastos com manutenção dos equipamentos

Justificativa

As acomodações precárias dos equipamentos de informática em vários foros do interior impedem a realização adequada do cabeamento estruturado nestes locais, assim como dificulta tarefas de manutenção e resolução de problemas. Com a instalação padronizada em racks, deseja-se resolver esses problemas e possibilitar um ambiente de trabalho limpo e organizado, facilitando as tarefas de manutenção e prolongando a vida útil dos equipamentos.

Projeto

91 - Atualização Proxy : Filtro Internet - TST - TRT2 -TRT4

Descrição

O proxy e os filtros de conteúdo para acessos a internet são utilizados para acelerar a navegação e proteger a rede de sites indesejados, permitindo somente o acesso aos endereços WEB autorizados e pertinentes ao uso do ambiente corporativo.
Atualmente o TRT4 possui uma solução proprietária com serviço de garantia e licença até março de 2013. A tecnologia existente é formada por um único equipamento, o que não contempla redundância ou uma alta disponibilidade do serviço. Em caso de falhas uma solução em Software livre é utilizada, porém é ativada manualmente e contempla somente o acesso a internet sem o uso dos filtros, o que coloca em risco de segurança toda a rede do TRT4.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Aumentar a capacidade de processamento, possibilitando uma navegação na internet sem tempo de espera. Aumentar ainda o atual índice de disponibilidade e nível de serviço.

Benefícios:
- Capacidade de proteger nossos usuários de sites maliciosos;
- Restringir o acesso a sites que contrariem as políticas de segurança do TRT4;
- Acelerar a navegação com o armazenamento de conteúdo em memória;

Justificativa

Há limitações frequentes na capacidade de navegação dos usuários na internet em função da defasagem do equipamento atual. Ao contrário do padrão adotado atualmente, o serviço de proxy / filtro web é atendido por um único equipamento fornecido pelo CSJT, o que não contempla redundância ou uma alta disponibilidade do serviço. O projeto tenciona adquirir dois equipamentos que vão trabalhar em conjunto, mantendo o serviço disponível mesmo durante a falha ou manutenção programada de um deles.

Projeto

105 - Links Redundantes para o Interior do Estado (Ampliação da rede WAN)

Descrição

Contratação de novos links WAN e de uma solução de redundância.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
O objetivo é adquirir novos e melhores links de comunicação para as unidades judiciárias do interior do estado e prédios da capital. Esses links deverão contar com uma tecnologia de balanceamento de links, que permita a utilização integral do somatório da banda disponível, assim como a continuidade da prestação do serviço em caso de falha de um dos links.

Benefícios:
-Banda adequada às necessidades do Processo Judicial Eletrônico;
-Independência contratual em relação ao TST e demais Regionais.
-aumento na disponibilidade média de todas as localidades de 99,77% para 99,97% (média mensal entre todos os locais).

Justificativa

Após a adoção do processo judicial eletrônico, qualquer interrupção na comunicação de dados irá interromper a atividade fim da unidade judiciária, incluindo a realização de audiências. O uso de links redundantes reduz a probabilidade de interrupção.

Projeto

106 - Ampliação do Sistema de Backups

Descrição

Atualização ambiente de backups de dados dos sistemas e de documentos do TRT da 4ª Região.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Melhorar o backup do TRT4 com solução mais moderna e com capacidade maior, para substituir o atual equipamento, obsoleto e sujeito a defeitos decorrentes de desgaste mecânico;

Buscar solução adicional de backup capaz de restaurar dados mais rapidamente do que a tradicional gravação em fitas.

Benefícios:
- Redução do tempo de restauração de um desastre;
- Redução da janela (tempo) de backup, acelerando o início de manutenções no banco.

Justificativa

Defasagem da solução atual frente ao crescimento exponencial de dados a serem salvos em cópias de segurança, necessidade de paradas cada vez mais frequentes para a substituição de peças desgastadas, dada a antiguidade da biblioteca de fitas e demora na restauração de backups dada a característica de busca linear das fitas de backup.

Projeto

107 - Aceleradores Rede WAN

Descrição

Instalar sistemas que garantem o tráfego de dados de modo otimizado (aceleradores) na rede WAN do TRT.

Objetivos e benefícios

Objetivos:

Prover links com capacidade e qualidade suficientes para o processo judicial eletrônico, através da otimização dos protocolos de comunicação utilizados. Economizar recursos que seriam empregados na contratação de serviços de telecomunicações, fornecendo um serviço melhor aos usuários.

Benefícios:
- Melhoria de 80% na qualidade de navegação (o equivalente a multiplicar por 5 o link de dados

- Aumento da velocidade instantânea em até 20 vezes sobre o link;

Justificativa

A capacidade e a latência dos links contratados pelo TRT4 podem ser inadequadas para a execução do processo judicial eletrônico. A garantia dos equipamentos em uso venceu em 2012. Os aceleradores em uso pelo TRT4 estão defasados tecnologicamente, e não são capazes de beneficiar o processo judicial eletrônico.

Projeto

153 - Requisições de honorários periciais – Fase 2

Descrição

Funcionalidade para automatização do controle do pagamento de honorários periciais.

Objetivos e benefícios

Objetivos:

Automatizar o preenchimento da solicitação de pagamento de honorários periciais em processos físicos (inFOR) e eletrônicos (PJE) e seu encaminhamento e retorno da SECOF visando facilitar e padronizar a emissão, remessa e pesquisa das solicitações.

Benefícios:

Controle dos honorários periciais devidos, bem como a consolidação dos honorários devidos em processos cadastrados no inFOR (físicos) e no PJE (eletrônicos).

Justificativa

A capacidade e a latência dos links contratados pelo TRT4 podem ser inadequadas para a execução do processo judicial eletrônico. A garantia dos equipamentos em uso venceu em 2012. Os aceleradores em uso pelo TRT4 estão defasados tecnologicamente, e não são capazes de beneficiar o processo judicial eletrônico.

Projeto

163 - Reforma do CPD2

Descrição

Reforma do CPD2, situado no Foro Trabalhista de Porto Alegre, para que tenha as mesmas condições de segurança da sala técnica com recursos avançados de prevenção e combate a incêndio e possa ser utilizado para redundância dos serviços essenciais.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Entregar ao Tribunal um CPD2 com as seguintes características mínimas:
1) Sala resistente a fogo, alagamento e invasão, com controle de acesso, sistemas elétricos e de clima redundantes, detecção e combate a fogo e monitoramento;
2) Aproveitar o maior número possível de equipamentos e materiais do antigo CPD1. No mínimo com o aproveitamento das unidade de clima e energia ininterrupta;

3) capaz de replicar os principais serviços do CPD1 na proporção mínima de 3:1.


Benefícios:
Ambiente que atende todos os requisitos de uma sala segura para Datacenter, que possibilitará local físico com plenas condições para 100% de redundância da sala-cofre.

Justificativa

Com o aumento do potencial de crescimento do CPD1, aumenta também a demanda pelo uso do CPD2, uma vez que o mesmo funciona como "espelho" do primeiro, hospedando os mesmos serviços, porém em volumes menores. Via de regra, o CPD2 deve crescer na mesma proporção do CPD1.
Sem essa ampliação, estima-se que o CPD2 não atenderá à demanda de disponibilidade imposta pelo processo judicial eletrônico. A climatização da sala e sua infraestrutura não comportarão novos equipamentos de armazenamento e processamento necessários para operação do processo eletrônico em situação de contingência.

Projeto

171 - Distribuição automática das imagens nos novos computadores

Descrição

Distribuição automatizada das imagens padronizadas nos novos computadores, agilizando o preparo de máquinas novas e eliminando o risco de erros por falhas manuais.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Desenvolver solução que automatize e agilize o processo de preparo de máquinas novas, consolidar as diversas imagens utilizadas em uma única a ser utilizadas nos diferentes modelos de estações.
Benefícios:
- Automatização do processo de preparação de uma máquina, eliminando grande parte das etapas manuais contidas no checklist dessa operação.
- Redução do tempo no processo de preparação e liberação da máquina para o usuário final.
- Redução de custos com transportes de equipamentos e contratos de manutenção técnica (de R$ 350,00 para zero, por equipamento possível de ser reparado desta forma).
- Redução de falhas na preparação de equipamentos, de 10% para 0%.

- Padronização da configuração dos equipamentos (imagem padronizada).

Justificativa

O processo de instalação, verificação e manutenção de softwares nas máquinas novas é feito de forma manual, levando em torno de 3h por estação. Por ser um procedimento complexo a tarefa é sujeita a falhas. São reparadas, em média, 45 novas estações/ mês e este número aumenta muito quando há renovação do parque de equipamentos. No caso de estações de unidade do interior, sempre que há necessidade de reparo, é produzida uma nova estação na capital a qual é enviada ao interior para ser instalada por um técnico de empresa terceirizada. Neste caso leva-se pelo menos 3 dias para o atendimento ser finalizado.

Projeto

195 - Projeto de Gestão de Níveis de Serviço de TI

Descrição

Adoção de gestão de níveis de Serviço de TI de forma a estabelecer tempos para atendimentos dos serviços prestados pela SETIC bem como critérios para priorizações de demandas pela Central de Atendimento a Usuários.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Estabelecer acordos de níveis de serviço para todos os serviços atendidos pela central de atendimento a usuários para que os usuários tenham uma previsão de atendimento ao abrir seus incidentes, bem como permitindo que os gestores tenham critérios objetivos para as priorizações. Os serviços e SLAs deverão ser cadastrados na ferramenta de service desk e divulgados aos usuários.

Benefícios:
- Critérios objetivos para as priorizações
- Aumento da satisfação dos usuários em relação ao tempo de atendimento
- Visibilidade dos prazos necessários para atendimento de cada serviço

- Estabelecimento de métricas para avaliação de desempenho (medição de atendimentos iniciados em até 10 minutos, atendimentos finalizados dentro do SLA, % de aprovação na pesquisa de satisfação)

Justificativa

Os usuários desconhecem o tempo que seus chamados podem levar para serem atendidos e não há acordo de nível de serviço.

Projeto

198 - Aprimoramento da solução de Quiosques Digitais

Descrição

Aprimoramento dos Quiosques Digitais, instalados em todos os Foros Trabalhistas, para que possibilitem navegação segura aberta e permita que a navegação segura na internet, não restrita aos serviços internos oferecidos pelo TRT da 4ª Região.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Alterar as configurações dos equipamentos dos quiosques digitais de forma a disponibilizar ao público a ampliação de recursos e a navegação WEB segura, permitindo a realização das atividades vinculadas a jurisdição trabalhista.

Benefícios:
- Maior utilização dos quiosques digitais
- Novos serviços liberados aos usuários (de navegação restrita a 5 serviços internos para navegação aberta)
- Ampliação do uso para público em geral

- Maior facilidade de manutenção (hardware e software)

Justificativa

Os quiosques digitais seguem um modelo estrutural fechado de difícil manutenção, que não permite a navegação WEB impedindo que Advogados tenham acesso a outros serviços que não vinculado ao Poder Judiciário. É uma estrutura de alto valor e que está sub-utilizada na maioria dos Foros do Estado.

Projeto

199 - Atualização do sistema de gerenciamento de desktops

Descrição

Substituir a ferramenta de gerenciamento de desktops por outra que permita o controle em tempo real dos ativos e garanta a atualização das estações de trabalho.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Instalar novo sistema de gerenciamento de desktops o qual deverá proporcionar controle em tempo real dos ativos e manter as estações atualizadas. A substituição se dará em cerca de 9 meses, abrangendo todas as 4.500 estações de trabalho (desktops e notebooks).

Benefícios:
- Eficiência na manutenção de máquinas à distância;
- Redução de tempo na distribuição de novos sistemas ou configurações (4 dias para 2 dias);
- Controle em tempo real dos 4.800 ativos;

- Inventário dos ativos de TIC.

Justificativa

Fim do contrato de manutenção do atual sistema utilizado. Além disso, esta ferramenta não permite a realização automática dos seguintes procedimentos: distribuição e instalação de softwares para as estações, distribuição e instalação de sistemas operacionais (imagem), sistemas de captura de tela e atualização de antivírus.

Projeto

200 - Central Telefônica para atendimento (com sistema de gerenciamento)

Descrição

Instalação de central telefônica na Seção de Atendimento a Usuários de TIC que permita o gerenciamento dos postos de atendimento e das ligações recebidas ou perdidas.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Adquirir e implantar uma central telefônica na SAU, capaz de proporcionar gestão das ligações atendidas e perdidas. A central deverá suportar até 20 atendimentos simultâneos.

Benefícios:
- Identificar 100% do quantitativo de ligações recebidas;
- Identificar 100% da taxa de abandono dos usuários;
- Distribuir automaticamente as ligações recebidas para os atendentes;
- Obter informações gerenciais sobre a situação do service desk (posições ocupadas, livres, total de ligações recebidas, etc.);
- Manter o tamanho da equipe necessária para o atendimento de demandas de TI.

Justificativa

Atualmente não há uma estatística da quantidade de tentativas frustradas de ligações para a Central de Atendimento a Usuários de TI. Tampouco, há como se resgatar os telefones dos usuários não atendidos para entrar em contato, nem dados para se estimar o tamanho ideal de equipe para atender a todas as chamadas que chegam por telefone.

Projeto

201 - Implantação do novo Sistema de Service Desk

Descrição

Implantação do novo Sistema de Service Desk na Central de atendimento a usuários de TIC para o gerenciamento das demandas e atendimentos recebidos de acordo com as melhores práticas do modelo ITIL.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Implantar ferramenta de service desk que possibilite o adequado gerenciamento de incidentes integrado com processo de gerenciamento de configuração e mudanças do modelo ITIL.
Benefícios:
- Melhoria no gerenciamento de incidentes;
- Aumento da satisfação dos usuários;

- Aumento da produtividade da central de serviços.

Justificativa

Atualmente está em uso uma ferramenta adaptada para gerenciamento de incidentes, que, por tal razão, não atende necessidades de gerenciamento.

Projeto

202 - Atualização de infraestrutura do interior - Renovação dos switches, servidores e nobreaks de CPD

Descrição

Substituir switches, servidores e nobreaks que estão fora ou prestes a perder a garantia do fabricante, nos CPDs dos foros do Interior do Estado.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Substituir nos CPDs dos foros do Interior, os seguintes equipamentos fora de garantia ou com garantia a vencer em 2014: Comutadores de rede (switches), Servidores de rede, No-breaks de CPD.

Benefícios:

- Redução de falhas decorrentes de equipamentos com garantia vencida;

- Maior eficiência e rapidez nos reparos em equipamentos com garantia;
- Maior performance decorrente da evolução tecnológica dos novos equipamentos.

Justificativa

Cada unidade do interior possui um conjunto de equipamentos que compõem a infraestrutura de TI. Estes equipamentos estão com garantia vencidas ou a vencer em 2014 e em alguns casos, apresentando problemas que precisam ser contornados de forma emergencial.

Projeto

203 - Implantação de um Sistema Autônomo (TRT4 como AS)

Descrição

Tornar o TRT da 4ª Região autônomo no endereçamento dos IPs (internet protocol) com gestão própria das políticas de roteamento do tráfego de internet.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Tornar o TRT4 um Sistema Autônomo (AS), tecnologia que permite que o controle da redundância e do balanceamento seja feito com o uso do protocolo de rede BGP, operando a velocidade de 200 Mbps.
Benefícios:
- O TRT4 voltará a possuir redundância de acesso com diferentes provedores, protegendo-se de falhas na infraestrutura de um provedor específico (comunicação do TRT com o provedor ou provedor com a internet)
- Disponibilidade de até 99,99%
- Maior resiliência dos serviços do Tribunal na internet
- Aumento da confiabilidade dos serviços do Tribunal na Internet
- Adequação da capacidade de links para 200MBPs à demanda prevista com a adoção do PJe em larga escala, além dos serviços de comunicação em nuvem já em uso pelo TRT4.

Justificativa

A solução atual de balanceamento de links suporta apenas 50Mbps, o que não é suficiente para comportar as demandas atuais e futuras previstas.

- A redundância está prejudicada pois os 2 links atuais são do mesmo provedor e um problema interno deste pode deixar ambos indisponíveis.

- Perda parcial de acessos aos serviços de internet do tribunal em caso de queda de um dos provedores.

- Falta de capacidade e de suporte do fabricante da solução atual de balanceamento de links.

Projeto

204 - Atualização da telefonia nos foros do Interior do Estado

Descrição

Substituir as centrais telefônicas nos foros do Interior do Estado por centrais modernas
com tecnologia que propicie economia de custos.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Renovar a infraestrutura de telefonia no interior do Estado, com um enfoque voltado à modernização e retorno da tecnologia VoIP para as comunicações de longa distância.

Benefícios:
1) Economia nos valores gastos mensalmente com ligações DDD.
Média mensal atual:
6.728 ligações / Duração de 173' 50'' 22''' / Custo de R$3.606,07

2) Possibilidade de instalação futura de até 30 canais (linhas digitais) para uso simultâneo, em cada central (61 novas centrais).

Justificativa

A infraestrutura de telefonia do TRT4 está sendo servida por centrais telefônicas localizadas em cada uma das Unidades do Estado, muitas das quais com vários anos de uso e utilizando tecnologias ultrapassadas (centrais analógicas).

Recentemente, ainda, houve o vencimento do contrato de prestação do serviço de links de dados firmado com a Embratel, que adicionalmente fornecia o serviço de telefonia VoIP através de seus roteadores.

Há ainda um número reduzido de linhas tronco na maioria das centrais, que permitem poucas ligações simultâneas.

Projeto

205 - Ampliação do armazenamento (expansão do storage)

Descrição

Ampliação da capacidade de armazenamento de dados do TRT da 4ª Região.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Adquirir discos para os equipamentos de armazenamento mais modernos contemplarem a implantação do PJe, o crescimento vegetativo dos sistemas de negócio e administrativos e para absorver sistemas de um equipamento de armazenamento legado.
Benefícios:

Aumento da área bruta de armazenamento para 450Tb.

Justificativa

O TRT4 possui 2 equipamentos de armazenamento defasados tecnologicamente e outros 2, mais novos e modernos.

Projeto

206 - Novas formas de comunicação

Descrição

Disponibilizar as ferramentas do Google para aplicações nas diversas áreas do TRT, conforme necessidades identificadas.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Implantar e desenvolver tutoriais de capacitação para os seguintes serviços: Gmail, Hangouts, Agenda, Google Drive (Documentos, Apresentação, Planilha e Desenhos), groups for business. Cada um dos serviços deverá ter no mínimo um caso de uso com ciclo completo, composto minimamente pela adoção da ferramenta na solução de um problema do negócio e uma peça de divulgação a ser postada no VOX.

Benefícios:
- Atendimento com a plataforma google a demandas represadas que exigiriam desenvolvimento de aplicações;
- Ampliação dos serviços disponibilizados com a plataforma google, aumentando o retorno do investimento;

- Casos de uso devem servir de exemplo e incentivo para que outras áreas identifiquem oportunidades para resolução de demandas.

Justificativa

No início de 2013 o TRT4 migrou sua solução de e-mail para a plataforma Google Apps, utilizando, mais especificamente, a ferramenta GMail. Porém os recursos disponíveis vão muito além do GMail, com diversas outras ferramentas que certamente serão de valia para o TRT4.

Projeto

207 - Instalação da Rede wifi no interior

Descrição

Instalação de Rede sem fio em todas as localidades do interior do Estado no interior e disponibilizá-la para uso dos Jurisdicionados.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Implantar rede sem fio em todos os foros do interior do estado até o final de 2014, prioritariamente nas unidades que utilizam ou virão a utilizar o PJE.
Benefícios:
- 100% das localidades do interior do Estado com rede Wifi.

Justificativa

Em 2012/2013 a SETIC renovou todos os equipamentos de rede local do Complexo Praia de Belas (prédio sede, prédio administrativo, foro e estacionamento). Também foi modernizada a rede sem fio. Foram adquiridos access points (APs) - basicamente as antenas que formam a rede sem fio - em quantidade suficiente para equipar todos o interior do estado.

Projeto

208 - Revisão do serviço de time stamping - PDDE

Descrição

Avaliar alternativas de mercado para o serviço de Protocolização Eletrônica de Documentos (registro do horário da entrega dos documentos), utilizado nos documentos oficiais do Tribunal e nos protocolos de documentos processuais.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Avaliar a melhor alternativa entre simples renovação do contrato de suporte das PDDEs e a substituição de um ou ambos os equipamentos por modelos novos ou solução equivalente.
Benefícios:

Manter a confiabilidade do serviço de protocolização digital.

Justificativa

O TRT4 dispõe de dois equipamentos para a tarefa de protocolização digital (capaz de repassar o horário oficial aos sistemas, para que os mesmos registrem o horário exato de entrega de documentos). Esses equipamentos estão operando ininterruptamente desde a aquisição. Adicionalmente, somente o equipamento mais novo está sob contrato de suporte, que valerá até janeiro/2014.

Projeto

209 - Padronização do diretório de usuários

Descrição

Padronizar o sistema de autenticação de usuários do interior do Estado, unificando a autenticação na rede e na internet em um mesmo diretório de usuários.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Avaliar durante o primeiro semestre de 2014 a viabilidade de manter um único diretório centralizado. Demonstrada a viabilidade, migrar todos os usuários (e computadores) do interior do estado para o AD;

Benefícios:
- Simplificação na gerência de identidades;
-
Simplificação das instruções passadas aos usuários;
-Melhor gerência dos microcomputadores do interior do Estado.

Justificativa

Cada usuário do interior possui suas credenciais cadastradas em dois diretórios (estruturas equivalentes a um banco de dados, otimizadas para consulta de credenciais, primariamente usada para autenticação de login e senha): O Active Directory (AD) da Microsoft e o software livre OpenLDAP. Manter esses registros em dois locais é de difícil manutenção e bastante suscetível a erros.

Projeto

210 - Ampliação da autonomia dos switches - Prédio sede e interior

Descrição

Ampliação da autonomia dos switches - Prédio sede e interior

Objetivos e benefícios

Objetivos:
- Conectar, a no-breaks, até o final de 2014, todos os switches de acesso do Complexo Praia de Belas;
- Conectar a no-breaks, até abril/2014, todos os switches de acesso nas unidades que já utilizam o Pje;
- Conectar a no-breaks, até o final de 2015, todos os switches de acesso do TRT4;
- Instalar prioritariamente os no-breaks nos switches de acesso dos foros que já possuem ou possuirão PJE em 2014
Benefícios:
- Aumento da autonomia de uso da rede em caso de falta de energia, para 15 minutos, em média. Hoje esse tempo é = 0min.

- Determinação e divulgação de um SLA referente à manutenção dos serviços de TI nas ocorrências de falta de energia.

Justificativa

Existem no-breaks atendendo uma parcela dos microcomputadores dos usuários. Estes porém, em casos de falta de energia não conseguem continuar trabalhando pois a estrutura de rede intermediária (switches de acesso) - que conecta os microcomputadores aos datacenters (que já possuem no-breaks e geradores) não é atendida por nobreaks. Ou seja, na ocorrência de falta de energia alguns usuários continuarão com seu computador ligado e os sistemas continuarão disponíveis no datacenter, mas a rede intermediária entre eles se desligará - deixando os sistemas inacessíveis. O prédio sede é o único onde a rede é mantida por no-breaks. Entretanto esses nobreaks serão removidos em 2014 com a desativação do datacenter da sala 408 (Projeto Reforma do CPD2) e uma ação será necessária para a manutenção dessa facilidade.

Projeto

211 - Firewall de aplicação

Descrição

Avaliar a possibilidade de instalar firewalls de rede que restringem o acesso aos endereços e portas estritamente necessários para os serviços desejados, como a navegação web, para publicar seu site, para dar acesso ao PJe, etc…

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Subsidiar a decisão pela aquisição (ou não) de firewalls de aplicação; Se feita a opção pela compra, executar a implantação

Benefícios:

Maior resistência a ataques que explorem vulnerabilidades da camada de aplicação.

Justificativa

O TRT4 utiliza firewalls para isolar sua rede interna do mundo exterior. Entretanto, existem ameaças que não são evitadas com os firewalls convencionais. Essas ocorrem quando são utilizados endereços e portas legítimas para explorar vulnerabilidades nos softwares que hospedam os sistemas web. Para evitar tais ameaças, foram desenvolvidos os firewalls de aplicação.

Projeto

212 - Alta disponibilidade de serviços

Descrição

Solução de recuperação de desastre através de redundância física, replicando equipamentos e serviços entre dois CPDs distintos ( inclusive em prédios diferentes) a fim de aumentar a segurança e a disponibilidade dos sistemas de TI do TRT.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Em até 6 meses a partir da conclusão do projeto de reforma do CPD2 termos:
01) O Dataguard replicando o banco de dados Oracle para o datacenter secundário;
02) Um banco de dados Postgres em standby no datacenter secundário;

03) Chaveamento automático dos servidores virtuais JBoss e Apache para o datacenter secundário;
Benefícios:
- Redundância de no mínimo 25% nos sistemas inFOR da capital, Novajus4, Sistemas Administrativos (Folha de Pagamento, RH).
- Redundância de no mínimo 50% do PJE.
- Redundância de 100% da solução de backup.

- Redução do impacto produzido por desastres como alagamento, incêndio, terremoto, roubo, ataques cibernéticos e outros.
- Redução da indisponibilidade dos sistemas da TI provocada por desastres.
- Maior previsibilidade na recuperação dos desastres.
- Redução do prêmio pago pelos seguros que o TRT porventura tenha ou venha a ter.
- Melhoria da imagem e credibilidade do TRT frente a seus usuários.

Justificativa

O TRT4 tem sistematicamente investido em redundância de ativos visando implementar alta disponibilidade nos serviços críticos (centralizados em Porto Alegre): Temos dois datacenters (sendo um deles uma sala-cofre), dois cores (switches centrais) de rede, duas unidades de armazenamento (storages), uma rede de fibras ópticas com caminhos redundantes, links de internet redundantes, etc. Estão, portanto, reunidos os componentes de infraestrutura redundante necessários para a alta disponibilidade.
Porém, caso haja alguma falha ou desastre que pare completamente o CPD1 (principal), o CPD2 não está apto a operar imediatamente com a totalidade de serviços pois não possui a redundância de todo o banco de dados de aplicações.

Projeto

213 - SGSI Implantação do sistema de Gestão de Segurança da Informação

Descrição

Implantação do sistema de Gestão de Segurança da Informação, que consiste em um conjunto de normas, processos e procedimentos, formalmente definidos e aprovados, de forma a prover o TRT da 4ª Região de segurança no uso de seus ativos tecnológicos. Este sistema procura garantir a continuidade de negócio e diminuir o impacto de eventuais incidentes de segurança.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Definir e implantar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação - SGSI, com apoio de empresa especializada, em consonância com os requisitos da NBR ISO-IEC 27001-2013. O projeto deverá ser dividido em etapas, das quais será atendida primordialmente a relativa às definições e regulamentações, e a seguir serão definidas as etapas para a implementação.

Benefícios:
-Conformidade com a ISO27001.
- Identificação e gerenciamento de riscos por ativos / sistemas / processos.

Justificativa

A informação é o ativo mais valioso de uma organização. Entretanto, diuturnamente surgem novas ameaças que podem colocar em risco a sua confidencialidade, integridade ou disponibilidade da informação.

Nesse contexto, a implantação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação é essencial à proteção de seus ativos.

O TRT, ao longo do tempo, vem implantando uma série de controles e procedimentos com vista a assegurar a proteção adequada de seus ativos.

Mais recentemente, o TCU e o CSJT têm atuado junto aos órgãos do Poder Judiciário recomendando ou até determinando a implantação desses controles de forma sistematizada e em consonância com as normas técnicas internacionais (NBR da família ISO-IEC 27000).
Nessa medida, justifica-se a proposição de um projeto visando a implantação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação - SGSI.

Projeto

214 - Portal de Governança de TIC

Descrição

O Portal de Governança de TIC será um local onde estarão disponíveis documentos e informações sobre o funcionamento da SETIC, como: projetos, organização, objetivos estratégicos, orçamento, informações sobre sistemas, indisponibilidades;

Objetivos e benefícios

Objetivo:

Desenvolver um portal contendo todas as informações relevantes relacionadas às atividades desempenhadas pela SETIC, de forma a promover a divulgação do Plano Estratégico de TIC e todos os seus desdobramentos (projetos, ações estratégicas, execução orçamentária, serviços, processos de trabalho).

Benefícios:

- Transparência do trabalho da SETIC;
- Prover as informações necessárias à Governança de TIC pela Alta Administração do TRT, tais como: indicadores estratégicos e operacionais, divulgação dos processos de trabalho, acompanhamento dos projetos do PDTI com a respectiva demonstração de resultados, execução orçamentária;

Justificativa

A SETIC produziu nos últimos anos, muitos ativos e documentação acerca das metodologias de trabalho (fluxos de processos), planejamento estratégico de TIC e suas revisões, indicadores e projetos estratégicos. Tais documentos indicam boas práticas de governança, procedimentos, organização da SETIC, porém, não há a disponibilização centralizada destes impedindo a comunicação ideal entre a SETIC e a Alta Administração do TRT.

Projeto

215 - Revisão da metodologia de gerenciamento de projetos

Descrição

Atualização da metodologia de gerenciamento de projetos para corrigir falhas ou deficiências no processo atualmente utilizado.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Possuir uma MGP de TIC adequada às necessidades da SETIC, que exija apenas os itens necessários ao bom planejamento e acompanhamento dos projetos e que agregue valor ao trabalho do gerente de projetos,. Deverá contemplar as exigências do PMI bem como do modelo CANVAS. O processo de revisão deverá ter o envolvimento de no mínimo um gerente de projetos de cada uma das áreas da SETIC na definição dos processos.
Benefícios:
- MGP de fácil utilização e absolutamente necessária para o excelente planejamento do projeto;
- Transparência do andamento dos projetos.

Justificativa

A metodologia atualmente publicada e utilizada na SETIC está obsoleta e de certa forma burocrática frente à novos métodos utilizados pelo mercado, o que faz com que se torne um fardo burocrático para os gerentes de projetos.

Projeto

216 - Revisão dos processos de planejamento de contratações e gestão de contratos de TIC

Descrição

Ajustar os processos de planejamento de contratações e de gestão de contratos de TIC de acordo com Resolução 182/2013 do CNJ, que se baseia na IN4/2010 do Ministério do Planejamento vigente (a qual sofreu ajustes após a criação do processo).

Objetivos e benefícios

Objetivos:
- Aprimorar os processos de contratação de soluções de TIC e de gestão de contratos deste Tribunal e revisar de acordo com a Resolução 128/2013 do CNJ;
- Detalhar os procedimentos adotados na gestão de contratos de TIC;
- Publicar e divulgar o processo revisado aos interessados.
Prazo estimado do projeto: 6 meses

Benefícios:
- Contratações de TIC do TRT4 adequadas à Resolução 182/2013 do CNJ, além da IN4 que já é atendida.
- Facilitar o preenchimento dos documentos do processo de contratação;
- Formalização dos procedimentos de gestão de contratos da SETIC, permitindo aos gestores e fiscais um melhor conhecimento das suas responsabilidades e atribuições quando atuarem nos contratos de TIC;
- Maior envolvimento dos interessados nos processos de planejamento da contratação e de gestão de contratos de TIC. - Redução de falhas decorrentes da falta de responsabilização nas diversas atividades do processo de gestão de contratos;
- Redução do prazo entre a entrega e o registro de recebimento definitivo e consequente pagamento das Notas Fiscais para, no máximo, 15 dias.

Justificativa

O processo de contratação de soluções de TIC deste Tribunal, regulamentado em 2012, foi utilizado nas contratações realizadas no biênio 2012/2013 e foram identificadas oportunidades de melhoria. Em 2013 foi publicada a Resolução do CNJ nº 182/2013 que dispõe sobre diretrizes para as contratações de TIC pelos Órgãos submetidos ao seu controle administrativo e financeiro.

O processo de gestão de contratos da SETIC , regulamentado em 2013, não possui o detalhamento de todos os procedimentos envolvidos.

Projeto

220 - Revisão do Plano de Continuidade de negócio

Descrição

Atualização do Plano de Continuidade de negócio, que consiste em uma série de procedimentos estabelecidos para que o TRT mantenha suas atividades essenciais em caso de desastres, acidentes ou sinistros que interrompam os serviços.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Revisar o Plano de Continuidade de Negócio, atualizando os ativos envolvidos e responsáveis, revisando os procedimentos estabelecidos e acrescendo serviços não contemplados, de forma que o TRT recupere ou mantenha suas atividades essenciais em caso de desastre, acidente ou sinistro, que causem a interrupção dos serviços. Conformidade com a ISO 27005.

Benefícios:
- Aumento da capacidade de manutenção das atividades essenciais em caso de interrupção dos serviços (índice de disponibilidade em dez/2013 = 99,84%)
- Atualização do plano para os ativos e processos e acréscimo de novos

- Prevenção de danos à imagem do TRT.

Justificativa

O Plano de Continuidade de Negócios existente foi elaborado em 2010. Desde então houve mudança na infraestrutura de TI e também na área de recursos humanos (alguns dos responsáveis indicados no atual PCN não se encontram mais no TRT ou atuam em outras áreas). Além disso, surgiram novos serviços e processos de negócio que devem ser contemplados.

Projeto

221 - Integração dos novos servidores da SETIC

Descrição

Ciclo de palestras para os novos servidores da SETIC, divulgando o funcionamento de toda a SETIC para que conheçam todos os serviços executados e prestados pela Secretaria.

Objetivos e benefícios

Objetivos
Recepcionar, integrar e disseminar conhecimentos aos 43 novos servidores que chegarão na SETIC a partir de janeiro/2013 para que todos conheçam o funcionamento das diversas áreas da Secretaria e possam ser distribuídos conforme seus conhecimentos e habilidades.
Benefícios
- Otimização da distribuição dos novos servidores de acordo com suas habilidades;
- Estender aos novos servidores o conhecimento dos processos internos entre as diferentes áreas da SETIC.
- Fazer com que esses novos servidores aprendam e absorvam os valores, as normas e a cultura institucional da SETIC.
- Facilitar o processo de adaptação dos novos servidores à realidade da SETIC.
- Acelerar o processo de aprendizagem sobre o novo cargo, as novas funções e os processos de trabalho de modo a obter produção e resultados com maior rapidez.

Justificativa

Em dezembro/2013, como resultado da adequação do quadro de TIC do Tribunal à Resolução 90 do CNJ, foram criados 43 novos cargos de TIC. O preenchimento das vagas deve ocorrer no início de 2014, de forma simultânea e não se pode correr o risco de mau aproveitamento dos recursos.

Projeto

224 - Definição e Formalização do Processo de Gestão de TI

Descrição

Documentação do Processo de Gestão de TI.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Realizar a modelagem, aprimoramento, documentação e regulamentação do macroprocesso de gestão de TIC do Tribunal.

Benefícios:
- Transparência do trabalho da SETIC
- Acompanhamento das ações da TI
- Melhor comunicação da SETIC com a alta administração do TRT

- Informações da TI em local centralizado disponível para todos os 3500 usuários internos e público externo.

Justificativa

Embora exista um processo natural de gestão da área de TIC e se acredite que ele seja eficiente e eficaz, não existe um processo documentado e formalizado dos relacionamentos e atividades envolvidas nesse processo, o que dificulta a identificação de oportunidades de melhoria e a comunicação com novos integrantes das unidades da área.

Projeto

242 - Atualização e ampliação do sistema de verificação de frequência

Descrição

Substituição dos equipamentos de leitura de ponto por equipamentos mais modernos. Extensão do uso destes equipamentos para o interior do Estado.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Modernizar e padronizar o sistema de registro de frequência do Tribunal em 100% das unidades.
Benefícios:

- Padronizar o método de registro de frequência em todas as unidades do TRT4;
- Assegurar a identificação correta dos usuários por meio de leitura de dados biométricos;

Justificativa

O sistema de verificação de frequência do Tribunal encontra-se obsoleto e não possui o mesmo padrão de registro entre capital e interior. A idade média dos dispositivos instalados nos prédios da capital é de 8 anos, apresentando falhas e dificuldades nos registros. Já nos prédios do interior, o registro é realizado somente via Intranet, o que inviabiliza o registro imediato na chegada e saída do local de trabalho.

Projeto

243 - Aquisição de tablets com sistema operacional Windows para os magistrados

Descrição

Aquisição de tablets para uso com Pje

Objetivos e benefícios

Objetivos:

Disponibilização de tablet para os 294 magistrados do Tribunal.

Benefícios:

-Ampliar a mobilidade dos magistrados para acesso ao PJe e demais aplicações do Tribunal.

Justificativa

Embora o Tribunal disponibilize a seus magistrados uma solução de mobilidade composta de notebook e acesso à Internet, a mesma apresenta limitações devido ao tamanho e peso dos equipamentos, dificultando sua utilização em diversas situações.

Por outro lado, a implementação do PJe requer o uso mais intenso de equipamentos móveis para o acesso aos autos dos processos.

Projeto

248 - Guias de depósito e alvarás eletrônicos - IN36

Descrição

Guias de depósito e alvarás eletrônicos integrados com os Bancos.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Implementar aplicação para o acolhimento e levantamento de depósitos judiciais, de acordo com a IN36/2012.
Benefícios:
- Uniformização dos procedimentos relativos à realização do depósito judicial para pagamentos, garantia de execução, encargos processuais e levantamento de valores
- Maior segurança aos procedimentos operacionais de emissão de guias de depósito para recolhimento de valores em contas judiciais
- Redução entre o depósito e a expedição do alvará
- Redução do nro de pessoas envolvidas na operação

Justificativa

A Instrução Normativa nº 36/2012 regulamenta, na Justiça do Trabalho, o acolhimento e o levantamento de depósitos judiciais, em substituição à Instrução Normativa nº 33/2008. Como havia um projeto de implementação de guias de depósito eletrônicas baseada na IN33, ainda aguardando homologação por parte dos bancos conveniados, faz-se necessário reiniciar o projeto de forma a atender a nova regulamentação.

Projeto

249 - Portabilidade e-Jus2

Descrição

Disponibilização do e-Jus2 para uso por outros Tribunais, totalmente desvinculado dos demais sistemas do TRT da 4ª Região.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Adequar o sistema que compõe o e-Jus² para viabilizar sua instalação e uso por outro Regional interessado.
Benefícios:
- Possibilitar que outro regional adote uma solução mais robusta de preparação de votos e sessão de julgamento.

- Possibilitar que estes regionais reduzam suas sessões de julgamento de 3h para 1h.

Justificativa

O PJe-JT apresenta ainda algumas deficiências em relação às funcionalidades presentes na solução e-Jus², desenvolvida e adotada pela 4ª Região para os processos físicos. Nesse sentido, a partir da autorização do CSJT, a 4ª Região passou a adotar o e-Jus² também para os processos eletrônicos. Há interesse de outros dois Regionais em utilizar também a solução e-Jus², porém o sistema precisa ser adaptado para que funcione de forma independente do ambiente tecnológico deste Tribunal.

Projeto

250 - Integração da consulta processual (legado e PJE)

Descrição

Integração da consulta processual para possibilitar a consulta de processos físicos e eletrônicos em local único, no site do TRT.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Implementar um serviço de consulta processual que integre as informações de processos físicos e eletrônicos, buscando dados do Infor e PJE, respectivamente.
Benefícios:
1) Ter um único local para consultas os processos do TRT (físicos e eletrônicos)
2) Para o advogado, ter, em apenas um lugar, a lista de processos em tamitação, ajuizados e a lista geral de processos, não importando se são físicos ou eletrônicos.
3) Redução no tempo que leva para consultar processos.

4) Acredita-se que haverá um aumento na quantidade média de consultas mensais.

Justificativa

Atualmente existem dois serviços de consulta processual, um para processos físicos e outro para processos eletrônicos (PJe-JT), o que dificulta o acesso pelos jurisdicionados.

Projeto

251 - Site Mobile TRT

Descrição

Desenvolvimento de um site do TRT acessível a partir de dispositivos móveis e com funcionalidades próprias para este tipo de aplicação.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Implementar uma aplicação direcionada a celulares e tablets com os seguintes serviços: Processos, Sessões e Audiências, Jurisprudência, Notícias e Endereço das unidades judiciárias.
Benefícios:
- Facilidade de acesso e leitura dos serviços mais importantes do portal do TRT, via dispositivos portáteis, pelos jurisdicionados
- Aumento da facilidade de acesso às consultas via dispositivos móveis

Justificativa

O mercado de dispositivos portáteis com acesso à Internet, como smartphones e tablets, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e já é uma das formas de acesso mais utilizadas a serviços web. Os serviços web do TRT4 não possuem versão específica para acesso a partir destes dispositivos de telas de tamanho pequeno.

Projeto

252 - Protocolo eletrônico de documentos

Descrição

Protocolo eletrônico de documentos, para substituição do uso dos livros de protocolos existentes em todas as áreas do TRT.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Desenvolvimento de um módulo no sistema ADMEletrônico que permita gerenciar todo o ciclo de vida de um protocolo de documentos, englobando sua criação, a tramitação do documento e seu encerramento (arquivado ou gerou um processo em outro sistema). O módulo também deverá dispor uma interface de consulta de protocolos e área de trabalho (dashboard) de visualização de protocolos por área.
Benefícios:
- Eliminação dos cadernos (em papel) existentes em todas as unidades, que serão substituídos por meio eletrônico
- Maior facilidade para controle, pesquisa e remessa de 5 mil documentos/mês
- Automatização da transformação do protocolo em processo administrativo eletrônico (rastreabilidade)
- Corregedoria: eliminação de sistema em Access na corregedoria (tecnologia fora do padrão e sem suporte da SETIC)

Justificativa

Atualmente o TRT4 recebe petições administrativas por meio de entrega física dos documentos no setor de protocolo. Os documentos são protocolados (recebem um número de protocolo) e são encaminhados para as áreas responsáveis. Todo o controle sobre a tramitação dos documentos é feito de forma manual e de maneira diferente em cada uma das áreas do TRT4.

Projeto

253 - BI - Produtividade Juízes

Descrição

Aplicação de Business Intelligence (BI) para que a Corregedoria gere os relatórios estatísticos de produtividade dos Juízes

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Implementar uma aplicação de Business Intelligence (BI) que permita gerar os relatórios estatísticos necessários, existentes na aplicação JUZDATA, e prioritariamente extraídos dos dados gerados pelo sistema e-Gestão.

Benefícios:
- Redução do tempo para a Corregedoria gerar os relatórios: de 3 dias para 2 horas.
- Relatórios gerados automaticamente a partir do clique em um botão, por qualquer pessoa cadastrada no sistema.
- Corregedoria terá à sua disposição uma solução com suporte tecnológico da SETIC.
- Solução compatível com o ambiente tecnológico da 4ª Região, baseada no sistema e-Gestão.

Justificativa

A Corregedoria criou uma aplicação, chamada JUZDATA, em tecnologia Access, para importar os dados gerados pelo boletim de produção de juízes (sistema inFORpro, desenvolvido e mantido pela SETIC) e algumas informações de pessoal relativas a magistrados (sistema RH, desenvolvido e mantido pela SETIC). Porém, a SETIC não detém o conhecimento técnico da aplicação JUZDATA, assim como a tecnologia Access não faz parte das tecnologias utilizadas pela equipe de desenvolvimento de sistemas, ficando a equipe da Corregedoria responsável por manter essa aplicação, o que leva a riscos de indisponibilidade e incompatibilidade com o ambiente tecnológico do TRT4. Além disso, o e-Gestão passou a ser a estatística oficial da Justiça do Trabalho, o que leva a uma análise sobre a adequação do uso de informações estatísticas a partir do sistema inFORpro.

Projeto

254 - BI - SECONTI

Descrição

Solução de Business Intelligence (BI) para geração de relatórios necessários às auditorias realizadas pela SECONTI.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Desenvolvimento de solução que permita a geração de relatórios e integração de dados dos sistemas administrativos existentes no TRT4.
Benefícios:
- Aumento da eficiência no monitoramento dos dados e aperfeiçoamento nos controles internos, bem como no acompanhamento e análise dos atos praticados pelos gestores.

Justificativa

A Resolução CNJ nº 171/2013, em especial, o art. 49 que dispõem que as unidades de controle interno deverão utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis, tais como equipamentos, sistemas informatizados desenvolvidos internamente e/ou adquiridos externamente e acesso à rede mundial e às redes locais de computadores, de tal forma que os procedimentos de planejamento, execução e acompanhamento das auditorias, inspeções e fiscalizações, estejam totalmente informatizados, eliminando-se, na medida do possível, a necessidade de impressão de documentos e do trâmite de papéis.

Projeto

255 - BI - Área administrativa

Descrição

Desenvolvimento de soluções de Business Intelligence (BI) para a área adminsitrativa do TRT, de acordo com prioridades recebidas.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Desenvolvimento de solução que permita a geração de relatórios e integração de dados dos sistemas administrativos existentes no TRT4.
Benefícios:

- Aumento da eficiência no monitoramento dos dados e aperfeiçoamento nos controles internos, bem como no acompanhamento e análise dos atos praticados pelos gestores.

Justificativa

A Resolução CNJ nº 171/2013, em especial, o art. 49 que dispõem que as unidades de controle interno deverão utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis, tais como equipamentos, sistemas informatizados desenvolvidos internamente e/ou adquiridos externamente e acesso à rede mundial e às redes locais de computadores, de tal forma que os procedimentos de planejamento, execução e acompanhamento das auditorias, inspeções e fiscalizações, estejam totalmente informatizados, eliminando-se, na medida do possível, a necessidade de impressão de documentos e do trâmite de papéis.

Projeto

256 - SIGA - Licitações e contratos

Descrição

Desenvolvimento de módulo do SIGA (sistema integrado de gestão administrativa) para atender às necessidades da área de licitações e contratos do TRT da 4ª Região.

Objetivos e benefícios

Objetivo:

Implementar novo sistema de licitações e contratos e disponibilizar a solução para todos os Regionais da Justiça do Trabalho.

Benefícios:
- Melhoria em relação ao sistema atual de licitações e contratos do TRT4.

- Recebimento de novos e melhores sistemas administrativos que compõem o SIGA, a serem desenvolvidos por outros Regionais.

Justificativa

O projeto SIGA, Sistema Integrado de Gestão Administrativa, é um projeto nacional que deverá atender a todas as áreas administrativas da Justiça do Trabalho e será composto dos seguintes sistemas: Almoxarifado e Patrimônio; Licitações e Contratos; Protocolo; Orçamento e Finanças; Recursos Humanos; Folha de Pagamento. O CSJT estabeleceu que o sistema deverá ser desenvolvido pelas equipes técnicas de Regionais, que se proporiam a implementar um dos sistemas (módulos), sendo a solução posteriormente oferecida a toda Justiça do Trabalho. Foi determinado pelo Conselho que o TRT4 deverá desenvolver o sistema de Licitações e Contratos.

Projeto

257 - Estudo de novas tecnologias de portais

Descrição

Estudo de soluções disponíveis no mercado para o desenvolvimento de portais.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Estudar soluções de mercado para portais, avaliando benefícios em relação à tecnologia atualmente em uso e o investimento necessário (recursos humanos, físicos e financeiros) para adotar nova solução.
Benefícios:

- Portal de intranet mais robusto e completo, com fácil interação dos usuários e a administração do conteúdo.

Justificativa

O novo portal de intranet, o Vox, foi criado com uso da tecnologia Google Sites. Porém, percebeu-se que essa tecnologia apresenta algumas limitações técnicas, além de baixo desempenho na comunicação com algumas aplicações do Tribunal. Além disso, o portal utilizado na Internet também está obsoleto.

Projeto

258 - Melhorias nos sistemas RH

Descrição

Implementação de funcionalidades prioritárias no sistema de RH.

Objetivos e benefícios

Objetivo:

Implementar novas funcionalidades significativas nos sistemas de RH, que atendem às principais demandas das áreas envolvidas, de forma a dotar as áreas de ferramentas mais eficientes e automatizar processos manuais.

Benefícios:

- Implementação de 100% dos requisitos especificados para os módulos que envolvem novos desenvolvimentos, incluindo Pasta Funcional Eletrônica, Controle de cargos: numeração, Módulo para Processo Administrativo Disciplinar, Módulo para Avaliação por Competência, Módulo de Recadastramento para aposentados e pensionistas, Módulo para simulação de tempo para aposentadoria, Campo para adicionais de periculosidade e hora noturna e Indicação de função e substituições on-line.
- Redução em 30% na quantidade de demandas abertas pelo setor de RH ao desenvolvimento em função de correções associadas ao Módulo de Avaliação de Desempenho. 

Justificativa

As áreas de Gestão de Pessoas e de Orçamento e Finanças possuem demandas importantes em razão de deficiências nos sistemas de RH e Folha de Pagamento.

Projeto

259 - Melhorias no PDEP (Processos de Depósito e Memorial)

Descrição

Melhorias no PDEP (Processos de Depósito e Memorial) para atendimento de demandas provenientes da área.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Realizar as melhorias necessárias no sistema de informática do PDEP.
Benefícios:
- Maior agilidade no cadastramento e manutenção dos processos armazenados fisicamente no depósito.
- Possibilidade de maior organização na forma de armazenamento e movimentação física dos processos.
- Disponibilização de novas funcionalidades no sistema.
- Disponibilização de informações de processos no site do memorial.

Justificativa

Atualmente existe uma grande quantidade de processos físicos que são armazenados no depósito, os quais necessitam ser cadastrados no sistema PDEP.

O sistema atualmente não é ágil o suficiente para a realização do número elevado de cadastros que se fazem necessários (o depósito possui atualmente quase 2 milhões de processos arquivados). Além disso, com o prêmio de patrimônio da humanidade, recebida pelo UNESCO em 2013, a responsabilidade sobre a organização e manutenção desse acervo torna-se essencial.

Projeto

268 - PJe - Aeropauta e Pauta Online

Descrição

O TRT da 4ª Região dispõe há muitos anos de um serviço que apresenta a pauta de audiências do dia aos jurisdicionados de 1º grau através de monitor(es) localizado(s) em cada Foro do Trabalho - Aeropauta. O serviço não é mais confiável em foros que já utilizam o PJE por exibir apenas os horários das audiências de processos físicos, tendo em vista que o PJE não dispõe desse tipo de serviço, causando muita confusão entre os jurisdicionados.

Objetivos e benefícios

Objetivos:
Implementar o serviço de exibição de pautas de audiências do PJE em monitores localizados nos Foros Trabalhistas, para apresentar as audiências de processos eletrônicos, juntamente com as de processos físicos, já exibidas atualmente.

Benefícios:
- 100% dos monitores de pauta nos foros trabalhistas preparados para informar audiências de todos os processos (físicos ou eletrônicos)

- Aumento do nro de consultas na página pauta online (30%)

Justificativa

Já que o sistema PJe-JT não prevê um serviço de divulgação online de audiências, há confusão entre os jurisdicionados em relação às informações disponibilizadas pelos serviços Aeropauta e Pauta Online. Atualmente esses serviços contemplam apenas processos físicos (inFOR).

Projeto

278 - Integração consulta de sentenças

Descrição

Disponibilização das sentenças provenientes do Pje na consulta de sentenças, pois este sistema não possui esse tipo de consulta.

Objetivos e benefícios

Objetivo:

Disponibilizar uma pesquisa textual de sentenças oriundas do PJe-JT, integrada à pesquisa de sentenças de processos físicos, de forma análoga ao que foi implementado no universo dos acórdãos.

Benefícios:
a) Ampliação da ferramenta de pesquisa de sentenças para as sentenças do PJe, que hoje não possui nenhum tipo de pesquisa para sentenças;
b) Atualmente, sobre as sentenças do inFOR, são realizadas, em média, 5064 por mês. Com a entrada das pesquisas de sentença do PJe, estima-se um crescimento de 10%, inicialmente.

c) Atualmente existem cerca de 700 mil sentenças armazenadas no inFOR e 14 mil sentenças armazenadas no PJe. O crescimento das sentenças no PJe é de 750 sentenças mensais, como atual número de varas. Considerando que a quantidade de varas com PJe vai aumentar, estima-se que no próximo ano sejam geradas mais 12mil sentenças.

Justificativa

O PJe-JT (sistema de processo eletrônico nacional) apresenta funcionalidade de pesquisa de sentenças que não atende às necessidades dos usuários internos.

Projeto

280 - PJE - Lista de Correios

Descrição

Geração das listas de remessa aos Correios e de emissão das etiquetas de endereçamento de processos do PJE-JT, já que o sistema de processo eletrônico nacional não apresenta esta funcionalidade.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Prover funcionalidade automatizada de geração das listas de remessa aos Correios e de emissão das etiquetas de endereçamento de processos do PJE, para uso pelas Varas do Trabalho.

Benefícios:
- Redução do tempo da tarefa de preparação de correio, possibilitando que as notificações sejam expedidas em menor espaço de tempo do que atualmente.
- Disponibilidade do servidor que realiza a tarefa atualmente para outras tarefas.

- Eliminação da margem de erro envolvida no endereçamento das notificações do PJE (tarefa manual de copiar/colar).

Justificativa

O PJe-JT (sistema de processo eletrônico nacional) não apresenta a funcionalidade de expedição das listas de Correios para os documentos emitidos pelo sistema. Assim, as Varas do Trabalho precisam, manualmente, gerar as listas de cada tipo de correio, bem como as etiquetas de endereçamento das notificações. Atualmente apenas o Infor tem essa funcionalidade.

Projeto

316 - Substituição de computadores portáteis

Descrição

Projeto para substituição de computadores portáteis dos Magistrados e área administrativa do TRT da 4ª Região.

Objetivos e benefícios

Objetivos:

Substituição dos notebooks atuais dos magistrados (287 equipamentos), por novos custeados pelo CSJT, destinando os equipamentos antigos aos seus assessores e assistentes e disponibilização de 17 equipamentos para a área administrativa. Deverão ser mantidos 10% dos equipamentos (29) como reserva técnica. 

Benefícios:

- Alinhamento com o critério de atualização dos equipamentos adotado neste Tribunal e pelo CSJT nas ações do SIGI, o qual prevê a substituição dos equipamentos ao final do período de garantia.
- Evitar a obsolescência e custos com manutenção do parque.
- Renovação do prazo de garantia.
- Para os assessores e assistentes: utilização de notebooks mais rápidos e atualizados, em comparação com seus equipamentos atuais.
- Com os novos equipamentos:
- Possibilitar maior desempenho computacional.
- Melhorar as condições de mobilidade com equipamentos mais leves.
- Baixo nível de manutenção.

Justificativa

A atualização dos notebooks é uma das ações do projeto SIGI-JT, iniciativa nacional em tecnologia da informação patrocinada pelo CSJT.
Tal como adotado neste Tribunal, a renovação dos notebooks custeada pelo CSJT baseia-se no critério de substituir os equipamentos ao final da vigência da garantia, assegurando assim a disponibilidade, desempenho e atualização tecnológica dos equipamentos usados pelos magistrados da Justiça do Trabalho.

Projeto

320 - Substituição de Servidores no Interior - 2014

Descrição

Substituição de servidores prestes a ficarem fora de garantia de fabricante, nos foros do interior do Estado (etapa 2014).

Objetivos e benefícios

Objetivo:
Manter todo o parque de servidores do interior com suporte técnico do fabricante até que o próximo lote saia da garantia (24 servidores no interior do estado) e manter um servidor extra para backup.

Benefícios:

- Manter a disponibilidade dos sistemas e serviços no interior do Estado, com hardware atualizado (evolução tecnológica) e com melhor desempenho.
-Redução dos riscos de indisponibilidade do equipamento por conta da garantia e suporte por 5 anos a contar da entrega dos servidores.

Justificativa

Os servidores instalados no interior do estado são adquiridos com períodos de garantia que variam entre 3 e 5 anos. Com alguns meses de antecedência em relação ao vencimento das garantias, é feito um processo de aquisição de novos equipamentos. O objetivo é evitar que tenhamos servidores operando no interior sem a cobertura de um contrato de garantia.

Projeto

321 - Renovação e ampliação dos servidores dos DataCenters de Porto Alegre - 2015

Descrição

Renovação dos servidores em razão do término do prazo de garantia e suporte.

Objetivos e benefícios

Objetivo:
- Substituir 20 servidores nos Datacenters de Porto Alegre;
- Manter todos os servidores dos Datacenters com garantia de suporte junto ao fabricante;
- instalar 12 novos servidores.
- Aumentar o poder de processamento dos sistemas PJE e Bancos Oracle.

Benefícios:
- Melhorar a disponibilidade dos sistemas e serviços, com hardware atualizado (evolução tecnológica) e com melhoria no desempenho.
- Redução dos riscos de indisponibilidade do equipamento por conta da garantia e suporte por 5 anos a contar da entrega dos servidores;
- Redução de risco na substituição por peças de baixa qualidade.
- Aumentar a capacidade de processamento e memória nos sistemas do PJE e Bancos Oracle.

Justificativa

Os servidores adquiridos para os Datacenters de Porto Alegre contam com garantia de atendimento (com prazos de atendimento contratados) e a substituição de peças caso necessária. Ao término do período de garantia, é necessária a substituição dos servidores ou a contratação de serviços de suporte prevendo a substituição de peças.
No segundo caso, como se trata de suporte a equipamentos defasados, os custos normalmente inviabilizam esta modalidade frente a substituição por equipamentos novos, além da possibilidade de o suporte não ser homologado pelo fabricante.
No caso da aquisição de novos servidores, há uma evolução tecnológica agregada e o suporte do fabricante por tras de um representante.

Projeto

324 - inFOR - Módulo do Arquivo

Descrição

Módulo para gerenciar o fluxo de lotes de processos e de processos individuais entre as Varas do Trabalho e o Arquivo de Porto Alegre (Seção de Conservação e Consulta de Documentos Judiciais) e o Depósito Centralizado

Objetivos e benefícios

OBJETIVO:
Permitir o registro do fluxo da remessa dos processos arquivados das Varas para o Arquivo e Depósito centralizado em um sistema único (módulo de Arquivo do Infor) e sem necessidade de recadastro dos processos, desativando o sistema ARQ para cadastro de novos processos a partir da data da implantação do novo sistema.
BENEFÍCIOS:
Para as Varas: Otimização do registro da remessa dos lotes das Varas para o Arquivo.
Para o Arquivo: Otimização do registro do recebimento dos lotes das Varas e da remessa dos lotes ao Depósito, tanto pelo Arquivo de POA como pelas CCDFs e Varas Isoladas do interior, aperfeiçoando o controle dos processos arquivados.
Melhor tratamento de situações de erro (falta de informação, falta de volumes, etc) no recebimento dos lotes da Varas.
Para o Depósito: Integração entre o sistema do Arquivo e do Depósito, otimizando o recebimento de processos no Depósito.
Para o Jurisdicionado/unidades envolvidas: Melhor acompanhamento dos processos arquivados, permitindo a localização mais rápida e precisa de seu processo arquivado.

Justificativa

O atual sistema (ARQ) utilizado pelo Arquivo de Porto Alegre (Seção de Conservação e Consulta de Documentos Judiciais) é um sistema antigo e não é integrado aos sistemas inFOR (utilizado para controle dos processos físicos de 1º Grau) e pDEP (utilizado na Seção de Triagem de Processos Arquivados). Esta falta de integração traz grandes prejuízos nos procedimentos de trabalho das duas Seções, principalmente quanto às funcionalidades de recebimento dos lotes de processos enviados pelas Varas do Trabalho ao Arquivo e remessa desses lotes para o Depósito Central. Outro problema é que as informações (andamentos) registradas no sistema ARQ atualmente não ficam disponíveis para os jurisdicionados.