Gestão de Incidentes de Segurança da Informação

Última atualização: 19/12/2024 11:06
Fonte: SETIC

Processo de Gestão de Incidentes de Segurança da Informação

Rev.2023 - Processo de Gestão de Incidentes de SI

Responsável pelo processo
Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Papéis e responsabilidades

Papéis

Responsabilidades

Presidência

Órgão diretivo do TRT 

  • Analisar e deliberar sobre ações a serem realizadas para o tratamento de incidentes de segurança da informação;

Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Comitê multidisciplinar responsável pela coordenação das ações e deliberações relacionadas à área de segurança da TIC.

  • Determinar e gerenciar situação de crise cibernética;

  • Ativar e encerrar protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas quando necessário;

  • Analisar e deliberar sobre ações a serem realizadas para o tratamento de incidentes de segurança da informação.

Equipe de Tratamento e

Resposta a Incidentes de Segurança da Informação (ETIR)

Equipe responsável pelas atividades relacionadas ao tratamento e resposta a incidentes de segurança da informação.

  • Monitorar o ambiente e recursos de TIC do TRT, a fim de identificar possíveis incidentes de segurança da informação.

  • Realizar a investigação do incidente de segurança da informação, propondo medidas de contenção.

  • Assessorar o Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados e a SETIC na análise e tomada de decisões a respeito de situações resultantes de incidentes de segurança da informação.

  • Realizar a análise do incidente de segurança da informação, de forma a propor medidas para eliminar ou solucionar problemas que causaram o incidente de segurança da informação.

  • Realizar a comunicação com o CTIR.BR.

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Coordenadoria responsável pelas atividades que envolvam segurança da informação.

  • Registrar e monitorar a atualização do incidente de segurança da informação (RISI);

  • Acompanhar evolução da contenção do incidente e recuperação à situação normal

Outras áreas da SETIC

Compreendem a Diretoria da SETIC, suas Coordenações e Seções. Atuam em conjunto na análise e resolução dos incidentes em redes quando acionados pela ETIR.

  • Auxiliar a ETIR na proposição e execução de medidas para contenção e solução de incidentes de segurança da informação.

  • Autorizar, quando necessário a execução das medidas propostas pela ETIR

  • Atualizar o RISI

Ferramentas

Google Docs

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação

Indicador de processo

Descrição

Método de apuração / fórmula de cálculo

Frequência

Registro correto de incidentes de Segurança da Informação

Percentual de RISIs preenchidos corretamente

Anual

Controle de execução do processo

Controle

Método de Execução

Frequência

Auditoria

Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo.

Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão.

Anual

Descrição das Atividades

Mapear ativos cibernéticos

Descrição

Nesta tarefa deve-se mapear o conjunto de ativos cibernéticos (servidores, estações de trabalho, softwares e etc) utilizados pelo Tribunal para tratar informações.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Considerações importantes

O trabalho de mapeamento dos ativos cibernéticos é complementado no processo de Gestão de Riscos (PSI anexo 6 e Portaria 6.137/2014), onde é realizada a análise e avaliação dos riscos de exposição dos ativos cibernéticos, possibilitando a priorização de recursos humanos, tecnológicos e financeiros do Tribunal.

Entradas

Gestão de riscos anterior e sistemas como, Oraculum, AD…

Saídas

Relação dos ativos cibernéticos do Tribunal


Atividades

Identificar Ativos

Identificar quais são os ativos cibernéticos utilizados pelo Tribunal.

Registrar Ativos

Catalogar de forma organizada a relação dos ativos cibernéticos utilizados.

Ferramentas

Oraculum, AD, etc


Proteger ativos cibernéticos

Descrição

Consiste no desenvolvimento e implementação de controles e planos que assegurem a proteção do ambiente tecnológico e dados.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Outras áreas da SETIC

Considerações importantes

Esta atividade é complementada pelos seguintes processos: Gestão de Continuidade de TIC (Portaria 6.137/2014 e PSI anexo 10), Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade de TIC (Portaria 6.969/2017), Mudança e Liberação de Serviços (Portaria 2.628/2016); além da formalização pela implantação da Política de Segurança da Informação por meio dos anexos 3 e 4, e demais atividades que possibilitem uma atuação pró-ativa e reativa em caso de incidentes cibernéticos.

Entradas

Relação dos ativos cibernéticos do Tribunal, Gestão de Riscos anterior

Saídas

Planos de resposta a incidentes, planos de continuidade, implementação de controles de segurança, etc


Atividades

Desenvolver e implementar controles

Criar e implementar (SETIC) controles que assegurem a proteção dos ativos cibernéticos e, por consequência, do ambiente tecnológico.

Ferramentas

Diversas


Prover mecanismos de detecção de incidentes

Descrição

Consiste em desenvolver e disponibilizar mecanismos que permitam a detecção de possíveis incidentes cibernéticos.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Considerações importantes

Exemplos dos mecanismos utilizados: antivírus, EDR, firewall, webproxy e etc.

Entradas

Tráfego da rede; diversos tipos de logs, etc

Saídas

Alerta quando houver detecção


Atividades

Prover mecanismos

Prover mecanismos que detectem possíveis incidentes de segurança da informação

Ferramentas

Antivírus, EDR, Firewall, Webproxy e etc.


Registrar incidente de segurança

Descrição

Detectada a ocorrência ou suspeita de incidente, registrar de forma detalhada em formulário próprio no Google Drive - RISI (Relatório de Incidente de Segurança da Informação). Notificar a ETIR sobre o incidente suspeito.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Equipe de Tratamento e Resposta de Incidentes de Segurança da Informação (ETIR)

Considerações importantes

N/A

Entradas

Detecção de possível incidente de segurança da informação

Saídas

RISI preenchido com informações iniciais


Atividades

Detecção do Incidente

CSIPD recebe alerta de detecção do incidente, que pode ser via sistema de monitoramento, a partir de telefonema ou chamado de usuário ou de outras áreas da SETIC.

Buscar informações iniciais

A partir da detecção inicial, a CSIPD deve obter mais informações sobre o incidente. Caso o incidente tenha sido informado, deve entrar em contato para obter mais esclarecimentos para correto encaminhamento.

Registrar o incidente

CSIPD registra o RISI no Google Drive, descrevendo e categorizando o incidente.

Encaminhar incidente para análise inicial pela ETIR

CSIPD encaminha o registro do incidente para análise inicial da ETIR

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação



Análise inicial do incidente

Descrição

ETIR é notificada sobre o incidente suspeito para realizar análise inicial e, quando for o caso, encaminha ao Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados para que se ative o protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Equipe de Tratamento e Resposta de Incidentes de Segurança da Informação (ETIR)

Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Outras áreas da SETIC

Considerações importantes

Neste primeiro momento, é importante que as devidas equipes sejam envolvidas para avaliar se o evento adverso é de fato um incidente de segurança da informação e, em caso positivo, analisar a extensão dos impactos e escopo do incidente, para que possa ser definido se trata-se crise cibernética.

Entradas

RISI preenchido com informações iniciais

Saídas

RISI preenchido com informações da análise inicial do incidente


Atividades

ETIR recebe notificação de incidente

A ETIR recebe RISI registrado pela CSIPD para análise inicial do incidente.

Análise inicial do incidente

A ETIR, com apoio de outras áreas da SETIC verifica se o incidente possui as características para instauração do protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas. 

Encaminha para Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados 

Caso a ETIR julgue que o incidente possua as características para instauração do Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas, comunicará o Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados, que decidirá pela instauração ou não do protocolo.

Encaminhar incidente para investigação

Caso a ETIR não encontre indícios da necessidade de instauração do Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas, encaminha o incidente diretamente para investigação.

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação




Ativar o Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas

Descrição

O Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados se reunirá para ativar o Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas observando as definições da Portaria GP.TRT nº 4.347/2022.

Papéis

Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Considerações importantes

Os critérios para definição de Crise Cibernéticas encontram-se descritas no item 4 do Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas. 

Entradas

RISI

Saídas

Ativação ou não do Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas

Atividades

Recebe informações sobre incidente

O Comitê recebe as informações sobre o incidente.

Analisa informações

A partir das informações recebidas o comitê analisa se deve ser ativado o Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas.

Ativa Protocolo

Julgando tratar-se de crise ativa formalmente o protocolo. Após encaminha o incidente para investigações aprofundadas.

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação


Investigar o incidente

Descrição

A ETIR, com base nas informações registradas no RISI, deverá investigar as possíveis causas, extensão e impacto do incidente, a fim de subsidiar as decisões e ações para sua contenção e erradicação.

Papéis

ETIR

Considerações importantes

Para esta atividade a ETIR poderá solicitar informações às áreas técnicas responsáveis, a fim de elucidar a extensão e o impacto do problema, quais ativos e sistemas estão sendo afetados e começar a definir uma ação para conter o incidente. A identificação do tipo e impacto do incidente é muito importante nesta etapa, pois ela definirá o encaminhamento a ser dado quanto à necessidade de ações de contenção, de comunicação a outras áreas sobre a ocorrência do incidente e de realização de investigação de acessos. 

Quando ativado, o Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas incorrerá no acompanhamento das atividades do ETIR pelo Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados.

Entradas

RISI

Saídas

RISI

Atividades

Verificar o tipo de incidente

Verificar se é uma investigação de acesso indevido, descumprimento da PSI, indisponibilidade de um serviço ou sistema por falha de segurança, invasão, propagação de vírus, vazamento de dados etc.

Analisar a extensão e o impacto causado pelo incidente

Analisar quais serviços, sistemas e ativos foram afetados e qual foi o dano causado pelo impacto. Se necessário, envolver outras equipes.

Ferramentas

RISI



Propor ações de contenção

Descrição

Com base nas informações levantadas na investigação do incidente, a ETIR deverá propor ações para conter o incidente, que podem ser soluções de contorno ou de resolução do problema.

Papéis

ETIR

Considerações importantes

Dependendo do tipo de incidente e de sua extensão, a ETIR poderá envolver outras áreas da SETIC para definir as ações de contenção. Dependendo da proposição (tirar um sistema crítico do ar, por exemplo), poderá ser necessária a aprovação superior. Se as medidas não forem autorizadas, novas medidas deverão ser propostas. Da mesma forma, se o incidente não for contido, novas medidas deverão ser propostas.

Entradas

RISI preenchido com as informações sobre o incidente/ ou não aprovação das medidas anteriores/ ou informação de que as medidas não foram suficientes a conter o incidente

Saídas

RISI preenchido com as ações de contenção propostas

Atividades

Propor ações de contenção

A ETIR deverá propor ações para contenção do incidente, de forma a evitar que os danos e impactos aumentem com o passar do tempo. Além disso, a ação de contenção deve restabelecer o sistema ou serviço, ainda que parcialmente, via solução de contorno ou resolução da causa do incidente.

Encaminhar solução para aprovação 

Dependendo do teor da ação proposta e da gravidade do incidente, será necessária a aprovação da chefia/coordenadoria das áreas afetadas e/ou envolvidas no incidente e na sua resolução, do Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados ou da Presidência do TRT.

Proposição de novas medidas, caso o incidente não seja contido

Se o incidente não for contido pelas medidas inicialmente propostas, novas medidas deverão ser estudadas e aplicadas.

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação


Comunicar as áreas afetadas 

Descrição

Se o incidente de segurança afetar um ou mais grupos de serviço/sistemas ou usuários (p.ex. investigação de acesso por descumprimento da PSI), a ETIR, de posse da extensão e do impacto do incidente, deverá comunicar as áreas da SETIC sobre a ocorrência e deliberar se é necessário informar outras áreas do TRT sobre o incidente.

Papéis

ETIR

Considerações importantes

É de suma importância informar outras áreas da SETIC para que estas possam agir para ajudar na proposição de medidas para conter e erradicar o incidente. Além disso, a área de Serviços de TIC deve ser informada principalmente quando o incidente afetar sistemas e serviços utilizados diretamente pelos usuários, de forma a repassar orientações e informações sobre o incidente e seu tratamento, prazo de retorno do serviço, etc. Se necessário, uma comunicação ostensiva pode ser divulgada em conjunto com a SECOM, informando que a SETIC está ciente do problema e está trabalhando para resolvê-lo, informando, se possível, uma estimativa de tempo para tratá-lo.

Entradas

RISI preenchido com as informações sobre o incidente investigado

Saídas

Comunicado com as informações necessárias + RISI preenchido com as informações sobre o plano de comunicações

Atividades

Informar a extensão do impacto e quais sistemas/serviços foram afetados

De posse dessas informações, será possível avaliar a quem e como a comunicação será realizada, bem como o teor da mensagem.

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação


Continuidade do negócio

Descrição

Ativar os planos de continuidade do negócio (PCOs e PRDs)

Papéis

ETIR

Outras áreas da SETIC

Considerações importantes

N/A

Entradas

RISI preenchido com as informações sobre o incidente investigado

AIN

Saídas

RISI preenchido com registro de aplicação do plano de continuidade utilizado

Atividades

Ativar os planos de continuidade de negócio

ETIR deve, com apoio das outras áreas da SETIC, disparar a execução dos planos de continuidade de negócio necessários de modo a manter a operação.

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação


Coletar e preservar evidências

Descrição

Durante a investigação e resposta ao incidente é importante que sejam coletadas e preservadas as evidências do incidente, conforme Protocolo de Investigação para Ilícitos Cibernéticos

Papéis

ETIR

Outras áreas da SETIC

Considerações importantes

A coleta e preservação de evidências deverá observar o Protocolo de Investigação de Ilícitos Cibernéticos, de forma a atender às práticas forenses. Poderá ocorrer a realização de coletas pelos órgãos competentes, como Polícia Federal, Polícia Civil, etc.

Entradas

RISI 

Saídas

Evidências ou relatórios 

Atividades

Identificação dos dados necessários à elucidação do incidente

De acordo com as informações recebidas, os dados podem ser coletados de sistemas de monitoramento diversos. Assim, é importante que sejam identificados quais os dados que melhor podem elucidar a questão noticiada

Realizar a coleta, compilação e preservação de evidências

Realizar a coleta e a compilação de dados necessários à elaboração de relatório. Estes dados deverão ser protegidos contra alteração e armazenados em local de acesso restrito ao Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados, a ETIR e à CSIPD

Deverão ser seguidos procedimentos para garantir a integridade das evidências coletadas.

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação


Aplicar medidas aprovadas

Descrição

Executar as ações propostas na fase anterior, visando conter e erradicar o incidente, e verificar se o resultado esperado foi alcançado.

Papéis

Outras áreas da SETIC

Considerações importantes

Após aplicar as medidas, a equipe deverá avaliar se o incidente foi contido e, em caso negativo, deverá propor à ETIR novas ações que contenham o incidente. Após conter com sucesso, a equipe deverá trabalhar na erradicação do incidente, eliminando os estragos causados pela atividade maliciosa.

Entradas

RISI com autorização da aplicação da medida de contenção proposta, quando necessária.

Saídas

RISI com resultados das medidas aplicadas

Atividades

Aplicar as medidas necessárias

Realizar as configurações e/ou modificações necessárias para conter e erradicar o incidente.

Avaliar medidas aplicadas

Verificar se medidas aplicadas obtiveram o resultado esperado e, em caso negativo, propor à ETIR novas medidas de contenção e erradicação.

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação


Recuperação da Situação Normal

Descrição

Após a contenção e erradicação do incidente deve-se retornar à situação de funcionamento normal do ambiente tecnológico do TRT

Papéis

ETIR

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Outras áreas da SETIC

Considerações importantes

A restauração às condições normais só é possível após a total contenção e erradicação do incidente. Compete à ETIR, com apoio da CSIPD, avaliar se a recuperação normal pode ser instaurada e as ações para se alcançar essa situação. Demais áreas da SETIC serão envolvidas nas atividades de recuperação do ambiente tecnológico.

Entradas

RISI 

Saídas

RISI com resultados das medidas aplicadas

Atividades

Avaliar a contenção e erradicação do incidente

Avaliar se ocorreu a completa contenção e erradicação do incidente de segurança; caso ainda não tenha ocorrido devem ser encaminhadas propostas de novas ações para atingir esse objetivo

Retornar ao estado normal de operação

Executar ações para que o ambiente tecnológico do Tribunal retorne ao seu estado normal de operação e de monitoramento.

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação


Monitorar atualização do RISI

Descrição

Durante todo o processo de contenção, erradicação e recuperação é necessário que o RISI seja mantido atualizado com informações do que é realizado e respectivos resultados. Compete à CSIPD o monitoramento para que essa atualização seja realizada pelas diferentes partes envolvidas neste processo.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Considerações importantes

Não compete à CSIPD o preenchimento total do RISI com as informações, pois muitas vezes são de conhecimento de outras áreas da SETIC, mas cabe à CSIPD o constante monitoramento do relatório e a  solicitação para que as informações sejam reportadas no relatório.

Entradas

RISI 

Saídas

RISI

Atividades

Controlar e cobrar o correto preenchimento do RISI

A CSIPD deve monitorar o preenchimento do relatório para que seja sempre preciso e atualizado, solicitando às áreas envolvidas o preenchimento adequado.

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação


Avaliar Tratamento do Incidente

Descrição

Esta atividade tem por objetivo analisar o incidente como um todo (causa raiz identificada, ações de contenção e erradicação aplicadas, resultados dos relatórios elaborados etc), a fim de propor outras providências necessárias ao encerramento do incidente (medidas de solução). 

Papéis

ETIR

Considerações importantes

O estudo poderá ser realizado em conjunto com outras áreas dependendo do tipo de incidente. De acordo com o teor da proposição, poderá ser necessário o encaminhamento para deliberação por parte do Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados ou comunicação a outras áreas (internas e externas).

Entradas

RISI preenchido com todas as informações

Saídas

RISI com análise crítica do tratamento do incidente

Atividades

Analisar causa-raiz do incidente

Analisar o cenário do incidente, identificando a causa-raiz, quais as vulnerabilidades exploradas, quais as ameaças envolvidas, etc;

Propor melhorias no cenário investigado

De posse da análise realizada, propor ações de melhoria para o cenário analisado, de forma a evitar, ou diminuir o risco de, que o incidente volte a ocorrer.

Ferramentas

RISI - Relatório de Incidente de Segurança da Informação


Avaliar ações propostas

Descrição

Avaliar as ações propostas pela ETIR: aprovando para que sejam executadas, rejeitando para que sejam realizadas novas proposições ou encaminhando à análise da presidência quando as ações necessitarem desse nível de aprovação

Papéis

Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Considerações importantes

N/A

Entradas

Proposição da ETIR

Saídas

Deliberação do Comitê

Atividades

Avaliar soluções propostas

Ao Comitê cabe deliberar sobre a proposição de novas ações pela ETIR, sempre que necessária sua intervenção

Emitir avaliação

Aprovar ou rejeitar as ações propostas pela ETIR

Consultar a presidência para avaliação

Quando as ações propostas ensejarem temas que requerem o aval da presidência para a realização, caberá ao comitê consultar a presidência para obtenção da aprovação ou rejeição das ações propostas

Ferramentas

N/A


Encerrar Crise Cibernética

Descrição

Caberá ao Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados definir o encerramento da atividade do Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas quando esse houver sido instaurado no tratamento do incidente.

Papéis

Comitê de Segurança da informação e Proteção de Dados

Considerações importantes

N/A

Entradas

RISI e propostas de melhorias do ETIR

Saídas

RISI e parecer

Atividades

Avaliar as propostas

Avaliar e emitir parecer sobre as propostas de melhorias emitidas pela ETIR.

Encerrar a Crise Cibernética

Realizar o encerramento do estado de Crise Cibernética, conforme Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas

Ferramentas

N/A


Encerrar o incidente

Descrição

Nesta atividade, devem ser encerradas todas as atividades relacionadas ao incidente específico, sem que existam quaisquer pendências para execução.

Papéis

ETIR

Considerações importantes

N/A

Entradas

RISI e deliberação do comitê

Saídas

RISI preenchido e encerrado

Notificação ao CTIR.BR, quando necessário

Atividades

Cumprir providências

Dar prosseguimento nas deliberações e ações definidas pelo Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados ou pela ETIR.

Encerrar o incidente

Inexistindo pendências, o incidente deve ser encerrado.

Notificar o incidente ao CTIR.BR

Quando necessário, o incidente deverá ser informado ao CTIR.BR, utilizando-se os procedimentos definidos pelo CTIR.BR (ver documento NOTIFICAÇÃO CTIR-Procedimentos)

Ferramentas

N/A


Avaliar histórico de incidentes e oportunidades de melhoria

Descrição

Analisar o tipo e histórico de incidentes, com o intuito de estudar o cenário "macro", de forma a perceber alguma oportunidade de melhoria no processo de gestão de incidentes de SI, bem como sistema ou serviço afetado por um ou mais incidentes.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Considerações importantes

É importante que os RISIs sejam preenchidos de forma mais completa e precisa possível, pois serão utilizados para alimentar os indicadores do processo de gestão de incidentes de SI.

Entradas

RISI encerrado

Saídas

Registro de indicadores

Ações de melhoria

Atividades

Avaliar histórico de incidentes

Verificar os RISIs anteriores e outras bases (Sistemas de registro de atendimentos, por exemplo) a fim de fazer alguma correlação de incidentes e verificar possíveis gaps em algum processo, sistema ou infraestrutura.

Alimentar indicadores estabelecidos

Atualizar as informações dos indicadores definidos para o processo.

Identificar oportunidade de melhoria

Com base na avaliação detectar quais ações poderiam ser executadas a fim de melhorar o processo de gestão de incidentes de SI.

Ferramentas

Diversas


Implantar melhorias

Descrição

Planejar e implementar as propostas de melhoria identificadas

Papéis

CSIPD

Considerações importantes

N/A

Entradas


Ações de melhorias

Saídas

Ações de melhorias

Atividades

Implantar melhorias 

Planejar e implementar as melhorias identificadas.

Ferramentas

N/A