O macroprocesso de Gestão de Segurança da Informação foi instituído pela Portaria 2.347/2016Arquivo tipo pdf de 72,8KB.
Papéis |
Responsabilidades |
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Administração |
Órgão diretivo máximo do TRT |
Aprovar o Plano Diretor de TIC (ou suas revisões), consoante processo de Gestão de TIC, em que inseridas as ações e projetos da área de segurança da informação. |
SETIC |
Equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações |
Definir e planejar as ações e projetos para inclusão no PDTIC |
Executar as ações e projeto, observados os processos vinculados à Gestão de Segurança da Informação |
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Analisar os resultados e metas estabelecidas, com proposição de melhorias |
Identificar e definir ações e projetos |
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Descrição |
Avaliar as demandas oriundas do PETI, auditorias, legislação, melhorias e projetos identificados no ciclo anterior, com vistas à definição e planejamento das ações a serem incluídas no PDTIC ou na revisão do PDTIC. |
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Considerações importantes |
N/A |
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Papéis |
SETIC |
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Entradas |
PETI, Regulamentações, Legislações, Auditorias, resultado do ciclo de melhoria dos processos e próprio processo de gestão de SI. |
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Saídas |
Ações/projetos a serem incluídos no PDTIC ou em sua revisão. |
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Atividades |
Identificar ações e projetos |
Identificar demandas relacionadas à segurança, com breve análise sobre a forma de implementação (custos envolvidos, recursos necessários etc), tendo como base:
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Definir ações e projetos |
Identificadas as ações/projetos, definir quais serão objeto de implementação e em qual período. |
Incluir no Plano Diretor de TIC |
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Descrição |
Incluir ações e projetos no Plano Diretor de TIC ou na sua revisão. |
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Considerações importantes |
O Plano Diretor de TIC é elaborado a cada biênio e revisado sempre que necessária a inclusão ou exclusão de projetos/ações. É submetido à Administração para aprovação. Caso não aprovado, é necessário seu replanejamento. |
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Papéis |
SETIC |
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Entradas |
Ações/projetos definidos para inclusão no Plano. |
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Saídas |
Proposta de Plano Diretor de TIC ou de revisão do Plano. |
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Atividades |
Incluir ações e projeto no Plano Diretor de TIC ou em sua revisão |
A inclusão das ações/projetos observará o fluxo definido para o macroprocesso de Gestão de TIC. |
Executar ações e projetos |
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Descrição |
Executar as ações e projetos. |
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Considerações importantes |
As ações e projetos definidos estarão inseridas dentro dos diversos processos de segurança da informação já mapeados: Gestão de Riscos de TI, Gestão de Continuidade de TIC, Revisão da PSI, Gestão de Incidentes, Gestão do SGSI, Gestão de Ativos |
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Papéis |
SETIC |
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Entradas |
Plano Diretor de TIC aprovado |
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Saídas |
Termos de abertura de projeto ou registro de ações a serem desenvolvidas. |
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Atividades |
Executar ações e projetos |
As ações e projetos definidos acionarão os diversos processos de segurança da informação:
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Analisar resultados, indicadores e metas estabelecidas |
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Descrição |
Analisar insumos e resultados das ações e projetos (benefícios e lições aprendidas) e os indicadores, proposições de melhoria dos processos envolvidos e metas estabelecidas. |
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Considerações importantes |
N/A |
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Papéis |
SETIC |
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Entradas |
Benefícios e lições aprendidas nos projetos e ações e indicadores dos processos. |
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Saídas |
Análise dos resultados |
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Atividades |
Analisar os benefícios e lições aprendidas identificados nos projetos desenvolvidos |
Analisar os documentos produzidos no encerramentos dos projetos a fim de identificar a necessidade de novas ações ou ações complementares a serem propostas. |
Analisar os indicadores, proposições de melhoria e metas estabelecidas |
Analisar os indicadores dos processos envolvidos e o alcance das metas definidas, bem como as proposições de melhoria relativas a cada processo, a fim de identificar a necessidade de novas ações ou ações complementares a serem propostas. |
Identificar e registrar melhorias e ações para o próximo ciclo |
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Descrição |
Com base na análise de resultados e metas, identificar e registrar melhorias e ações para o próximo ciclo. |
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Considerações importantes |
N/A |
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Papéis |
SETIC |
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Entradas |
Análise dos resultados e metas |
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Saídas |
Proposição de melhorias e ações para o próximo ciclo |
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Atividades |
Identificar melhorias e ações |
A partir da análise realizada sobre os resultados, indicadores e metas, identificar possibilidades de melhoria nos processos e ações que podem ser propostas para o próximo ciclo. |
Registrar melhorias e ações |
Elaborar proposição de melhorias e ações identificadas, a fim de subsidiar o planejamento do próximo ciclo. |