Responsável pelo Processo |
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Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas |
Papéis |
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Desenvolvedor |
Responsável técnico pelas demandas de desenvolvimento, atuando no levantamento de requisitos, execução, teste e validações necessárias. |
Equipe de produto |
Todos os colaboradores que atuam na implementação e gestão das demandas de desenvolvimento, de forma auto-organizada e multidisciplinar. |
Gestor do Produto |
Responsável pelo acompanhamento das demandas, priorização do backlog, definição de necessidades e aceite das entregas. |
Requisitante |
Solicitante da demanda de software |
CIS |
Coordenadoria de implantação de Sistemas |
Comitê Gestor |
Comitê composto pela Direção, Coordenadorias e representantes da área de segurança e projetos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal, responsável pelo acompanhamento e deliberações referentes à gestão de TIC. |
Equipe Segurança Informação |
Escritório de Segurança da Informação |
Ferramentas |
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Gitlab, Assyst, Jira e Redmine |
Registro e gestão de demandas de software. |
Ferramenta de acesso a banco de dados |
Criação de objetos de banco de dados e manipulação de dados |
Ferramenta de programação |
Codificação de software |
Ferramenta de Versionamento |
Armazenamento e controle de versão de artefatos do ciclo de desenvolvimento de software. Atualmente utilizados SVN e GitLab. |
Oraculum |
Gestão do portfólio de produtos de software. |
Ferramenta de testes de vulnerabilidade |
Soluções para realizar testes de segurança no software. |
Indicador de benefício do processo |
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Descrição do indicador |
Método de apuração / fórmula de cálculo |
Frequência |
Índice de Aderência ao Processo |
Avaliar o índice de aderência de cada ação estratégica obtido nas reuniões de auditoria e estabelecer um índice geral de aderência para toda a Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas. |
Semestral |
Controle de execução do processo |
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Controle |
Método de execução |
Frequência |
Auditoria |
Realizar uma reunião com representantes das equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo. Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão. |
Anual |
Considerações:
(1) Sistemas Nacionais – Sistemas nacionais sob responsabilidade do TRT da 4ª Região seguem processo, ferramentas e arquitetura definidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
(2) Iniciativas de Inovação – Iniciativas que envolvem inovação tecnológica e alto grau de incerteza, usualmente tendo como resultado apenas um protótipo e não ainda uma solução, há flexibilização no uso dos artefatos descritos neste processo.
Fase 1 – Planejar
Analisar Demanda |
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Descrição |
Realizar análise da demanda recebida com vistas a identificar a necessidade de construção de um novo produto de software. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Entradas |
Demanda |
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Saídas |
Demanda analisada |
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Atividades |
Verificar novo produto |
Verificar a necessidade de construção de um novo produto de software. |
Aprovar Implementação |
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Descrição |
Aprovar a construção de um novo produto de software, a partir da demanda recebida. |
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Papéis |
Comitê Gestor de TIC |
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Entradas |
Demanda analisada |
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Saídas |
Demanda aprovada |
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Atividades |
Apresentar |
Apresentar a demanda analisada. |
Deliberar |
Deliberar sobre a construção do novo produto de software |
Registrar demanda no Backlog |
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Descrição |
Registrar a demanda analisada em backlog, para posterior priorização. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Entradas |
Demanda analisada / Demanda aprovada |
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Saídas |
Demanda registrada em backlog |
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Atividades |
Cadastrar |
Cadastrar a demanda na ferramenta de registro e gestão de demandas de software. |
Preencher |
Preencher as informações necessárias. |
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Ferramentas |
Gitlab, Assyst, JIRA ou RedMine |
Selecionar Demanda |
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Descrição |
Selecionar uma demanda do backlog para análise de implementação. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
|
Considerações importantes |
Deve-se dar preferência às demandas priorizadas no backlog, caso existam. |
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Entradas |
Demanda registrada em backlog Demanda registrada em backlog priorizado |
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Saídas |
Demanda selecionada |
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Atividades |
Analisar |
Analisar se a demanda será executada imediatamente |
Ferramentas |
Gitlab, Assyst, JIRA ou RedMine |
Registrar em Backlog Priorizado |
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Descrição |
Registrar a priorização da demanda analisada, a fim de que seja executada tão logo seja possível. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
|
Considerações importantes |
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Entradas |
Demanda selecionada |
|
Saídas |
Demanda registrada em backlog priorizado |
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Atividades |
Rotular |
Rotular a demanda como prioritária. |
Ferramentas |
Gitlab |
Definir Gestor de Produto |
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Descrição |
Identificar o gestor que será responsável pelo novo produto |
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Papéis |
Equipe do Produto |
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Entradas |
Demanda selecionada |
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Saídas |
Gestor de produto definido |
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Atividades |
Identificar |
Obter, por e-mail enviado à principal área de negócio envolvida, a indicação do Gestor do Produto |
Solicitar |
Solicitar ao Escritório de Processos que encaminhe a formalização do Gestor do Produto por meio de processo eletrônico |
Registrar Ação Estratégica |
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---|---|---|
Descrição |
Complementar as informações da ação estratégica. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
|
Considerações importantes |
As seguintes diretrizes devem ser observadas em relação ao uso do Gitlab para ações contidas no PDTIC:
Quando uma ação importante é identificada pela equipe e não consta no PDTIC, ela deverá ser marcada com o label “estratégico”, para posteriormente ser avaliada sua inclusão no PDTIC. |
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Entradas |
Demanda selecionada |
|
Saídas |
Demanda registrada como ação estratégica |
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Atividades |
Atribuir rótulos |
Atribuir rótulos (estratégico e/ou PDTIC), conforme o caso. |
Atualizar informações |
Atualizar as informações da demanda caso esteja no PDTIC |
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Ferramentas |
Gitlab |
Designar demanda |
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Descrição |
Designar responsável pela execução da demanda. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Considerações importantes |
A demanda deve ser designada à pessoa responsável por sua execução. |
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Entradas |
Demanda selecionada |
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Saídas |
Demanda designada |
|
Atividades |
Designar |
Designar a demanda selecionada ao responsável pela sua execução |
Ferramentas |
Gitlab, Assyst, JIRA ou Redmine |
Verificar Requisitos LGPD |
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Descrição |
Definir o tratamento especial a ser dado às informações pertinentes à LGPD |
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Papéis |
Gestor do Produto |
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Considerações importantes |
Quando aplicável, o desenvolvedor deverá registrar os requisitos recebidos do Gestor do Produto no GitLab |
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Entradas |
Demanda designada |
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Saídas |
Demanda aderente à LGPD |
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Atividades |
Definir requisitos |
Definir os requisitos para aderência à LGPD |
Repassar |
Repassar os requisitos para a Equipe do Produto |
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Registrar |
Registrar no Gitlab as informações referentes aos requisitos LGPD |
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Ferramentas |
e-mail, GitLab |
Cadastrar demanda para outra área |
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---|---|---|
Descrição |
Cadastrar demanda(s) filha(s) da demanda principal para acionar outras equipes da SETIC |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Considerações importantes |
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Entradas |
Demanda aderente à LGPD |
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Saídas |
Demanda para outra área enviada |
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Atividades |
Registrar demanda |
Registrar nova demanda no Git citando o responsável da equipe |
Ferramentas |
Gitlab |
Fase 2 – Executar
Verificar requisitos de acessibilidade |
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Descrição |
Verificar a necessidade de incluir os requisitos de acessibilidade na implementação da demanda, conforme regramento vigente na Resolução CNJ 401/2021, no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMag) e no Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios do Governo (ASES). |
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Papéis |
Equipe de produto |
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Considerações importantes |
Para produtos novos, é uma atividade obrigatória. Para as demais demandas, deve-se avaliar a necessidade desta verificação.; |
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Entradas |
Demanda aderente à LGPD |
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Saídas |
Demanda com requisitos verificados |
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Atividades |
Verificar |
Verificar os requisitos de acessibilidade, se necessário |
Registrar |
Registrar os requisitos, caso aplicável, para uso na etapa de implementação |
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Ferramentas |
Gitlab, Assyst, JIRA ou Redmine |
Implementar a demanda |
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---|---|---|
Descrição |
Implementar a demanda, de acordo com a necessidade exposta pelo requisitante e a análise técnica realizada. |
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Papéis |
Equipe de produto |
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Considerações importantes |
Se a demanda executada não resultar em software funcional, as atividades para integrar, testar, validar pacote de software e liberar em produção não serão realizadas. Caso envolva pacote de software, a implementação deve seguir as orientações definidas no Guia de Desenvolvimento de Software Seguro.e no Guia de Arquitetura de Software. |
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Entradas |
Demanda com requisitos verificados |
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Saídas |
Demanda implementada |
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Atividades |
Implementar |
Implementar a demanda seguindo as orientações definidas pelo Grupo Técnico de Software Seguro. |
Testar |
Executar os testes unitários conforme os padrões definidos pelo Grupo Técnico de Testes de Software. |
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Armazenar |
Armazenar na ferramenta de versionamento os códigos das funcionalidades implementadas, bem como scripts de criação / atualização da estrutura de dados. |
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Ferramentas |
Gitlab ou JIRA Ferramenta de acesso a banco de dados Ferramenta de programação |
Criar o ambiente de homologação |
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---|---|---|
Descrição |
Criar o ambiente de homologação para que o teste integrado possa ser realizado. |
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Papéis |
Equipe de produto |
|
Entradas |
Demanda implementada |
|
Saídas |
Ambiente de homologação disponível |
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Atividades |
Criar |
Criar o ambiente de homologação conforme os requisitos do novo produto. |
Integrar |
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Descrição |
Reunir os códigos das funcionalidades da demanda executada, bem como scripts de criação / atualização da estrutura de dados. |
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Papéis |
Equipe de produto |
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Entradas |
Demanda implementada |
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Saídas |
Produto |
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Atividades |
Combinar |
Combinar os códigos implementados. |
Executar |
Executar os scripts de criação / atualização da estrutura de dados. |
|
Ferramentas |
Ferramenta de Versionamento |
Testar |
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Descrição |
Realizar o teste integrado das funcionalidades implementadas, a fim de verificar o funcionamento esperado do pacote de software. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
|
Considerações importantes |
Executar testes conforme os padrões definidos no Guia de Testes de Software. |
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Entradas |
Produto |
|
Saídas |
Produto testado |
|
Atividades |
Testar integração |
Realizar o teste integrado das funcionalidades no pacote de software. |
Verificar |
Verificar se o pacote de software está apto para a validação. |
Testar Vulnerabilidade |
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Descrição |
Realizar testes de vulnerabilidade do sistema e sua infraestrutura, a fim de verificar riscos à segurança da informação. |
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Papéis |
Equipe Segurança Informação |
|
Considerações importantes |
Preferencialmente, o teste deve ser executado em ambiente controlado, que não cause impactos negativos ao desempenho da aplicação e da infraestrutura que a suporta e também à integridade dos dados, bem como não interfira nas atividades de homologação. |
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Entradas |
Produto testado |
|
Saídas |
Produto testado para vulnerabilidades |
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Atividades |
Definir escopo do teste |
Informar qual sistema será testado, qual ambiente, data/hora da execução, qual o IP, url, credencial a ser utilizada, etc |
Realizar testes |
Executar os testes planejados |
|
Elaborar relatório do teste |
Elencar os resultados obtidos no teste, com eventuais recomendações do que corrigir e/ou priorizar. |
|
Ferramentas |
Ferramentas de testes de vulnerabilidades |
Validar Demanda |
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Descrição |
Comunicar o Gestor de Produto sobre a disponibilização do ambiente de homologação, solicitando a devida validação da demanda e retorno. |
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Papéis |
Gestor de Produto |
|
Considerações importantes |
A validação do produto deve ser obtida por e-mail ou através de reunião registrada em ata. |
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Entradas |
Produto testado em ambiente de homologação |
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Saídas |
Produto validado |
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Atividades |
Comunicar |
Comunicar o Gestor de Produto orientando-o sobre como realizar a validação. |
Obter |
Obter a validação pelo Gestor de Produto. |
Fase 3 – Finalizar
Criar o ambiente de produção |
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---|---|---|
Descrição |
Criar o ambiente de produção para a instalação do novo produto. |
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Papéis |
Equipe de produto |
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Entradas |
Produto validado |
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Saídas |
Ambiente de produção criado |
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Atividades |
Criar |
Criar o ambiente de produção conforme os requisitos do novo produto. |
Repassar para operação |
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Descrição |
Realizar as atividades necessárias para o uso e posterior suporte ao produto. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
|
Entradas |
Produto validado |
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Saídas |
Treinamento realizado |
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Atividades |
Treinar |
Treinar as equipes de atendimento a usuários e de implantação de sistemas. Quando for o caso treinar também os principais envolvidos. |
Elaborar |
Providenciar para que o manual de usuário seja confeccionado, seja pelo desenvolvimento, seja pela CIS, se necessário. |
Registrar itens de configuração |
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Descrição |
Registrar as informações da nova versão do produto na ferramenta de gestão de portfólio de produtos de software. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
|
Entradas |
Produto em Produção |
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Saídas |
Versão de Produto Registrada |
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Atividades |
Registrar |
Registrar todas as informações relevantes na ferramenta, incluindo release notes. |
Ferramentas |
Oraculum |
Encerrar demanda |
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Descrição |
Formalizar o encerramento da demanda, descrevendo o que foi realizado e informando o gestor do produto e/ou requisitante da demanda. |
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Papéis |
Desenvolvedor |
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Considerações importantes |
Avaliar se a demanda concluída deve ser classificada como relevante, a fim de constar no relatório anual de atividades da SETIC. Avaliar se a demanda deve ser encaminhada a outra área da SETIC. Avaliar a necessidade de informar a Central de Serviços de TIC e, caso pertinente, encaminhar a demanda àquele setor. Caso contrário, encerrar a demanda. |
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Entradas |
Demanda |
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Saídas |
Demanda encerrada |
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Atividades |
Fechar |
Fechar a demanda no ferramenta de registro e gestão de demandas de software, se aplicável |
Registrar |
Registrar as informações na demanda |
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Encerrar |
Encerrar a demanda ou encaminhar para outra área |
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Ferramentas |
Gitlab, Assyst, JIRA ou RedMine |