Processo de conhecimento

Última atualização: 08/11/2021 15:24
Fonte: SETIC

Processo de Gerenciamento do Conhecimento de TIC

Fluxo - Processo de Conhecimento Assyst.png

Definições

  

Responsável pelo Processo

Seção de Atendimento a Usuários

Papéis

Autor do Conhecimento

Qualquer servidor a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações que deseje propor um novo conhecimento

Aprovador de Conhecimento

Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações responsáveis por analisar e aprovar o conhecimento, quando então ficará público e disponível para consulta.

Ferramentas

Assyst

Software adquirido pelo Tribunal para a gestão de serviços de TIC bem como registro e controle de demandas internas.

Indicador de benefício do processo

Descrição do indicador

Método de apuração / fórmula de cálculo

Frequência

Percentual de feedbacks negativos

Quantidade de Acessos à base de conhecimento com feedback negativo (3 ou menos estrelas de um total de 5) dividido pela Quantidade total de Acessos no período

Meta: Manter o percentual de feedbacks negativos em no máximo 10%

Semestral

Controle de execução do processo

Controle

Método de execução

Frequência

Auditoria

Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo.

Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão.

anual

Etapas

Preparar Conteúdo

Descrição

Organizar o conteúdo referente ao conhecimento para que possa ser submetido à aprovação.

Papéis

Autor do Conhecimento

Entradas

Informação e/ou documentação importante sobre os serviços de TIC

Saídas

Informação e/ou documentação importante sobre os serviços de TIC organizada

Atividades

Reunir

Reunir as informações sobre o serviço que se deseja produzir um conhecimento.

Organizar

Organizar a informação para que possa ser submetida à aprovação.

Inserir conhecimento no Assyst

Descrição

Cadastrar uma proposta de conhecimento na ferramenta Assyst.

Papéis

Autor do Conhecimento

Entradas

Informação e/ou documentação importante sobre os serviços de TIC organizada

Saídas

Proposta de conhecimento cadastrada no Assyst

Atividades

Categorizar

Categorizar a proposta de conhecimento dentro do Assyst. Caso não exista uma categoria adequada criar uma.

Cadastrar

Cadastrar a proposta de conhecimento.

Ferramentas

Assyst

Alterar conhecimento no Assyst

Descrição

Atualizar um conhecimento existente, revisar uma proposta de conhecimento não aprovada ou solicitar a exclusão de um conhecimento existente.

Papéis

Autor do Conhecimento

Entradas

Conhecimento cadastrado no Assyst que necessita de revisão

Saídas

Proposta de conhecimento cadastrada no Assyst

Atividades

Analisar

Analisar as informações do conhecimento que necessitam revisão.

Alterar

Alterar as informações ou tornar obsoleto.

Ferramentas

Assyst

Enviar e-mail aos aprovadores

Descrição

Comunicar os aprovadores de conhecimento da existência de um novo conhecimento a ser aprovado.

Papéis

Autor do Conhecimento

Entradas

Proposta de conhecimento cadastrada no Assyst

Saídas

Aprovadores comunicados

Atividades

Comunicar

Comunicar os aprovadores de conhecimento, por e-mail, de que uma nova proposta de conhecimento necessita ser analisada e aprovada.

Ferramentas

E-mail

Analisar conhecimento

Descrição

Analisar o conhecimento com vistas a autorizar a sua publicação e utilização.

Papéis

Aprovador de Conhecimento

Considerações importantes

Caso o conhecimento não seja aprovado, ele pode ser encaminhado para revisão, quando então será alterado e submetido a uma nova análise.

Entradas

Aprovadores comunicados

Saídas

Conhecimento analisado

Atividades

Analisar

Analisar o conhecimento a partir da comunicação drecebida por e-mail.

Aprovar

Aprovar (ou rejeitar) o conhecimento para publicação.

Ferramentas

Assyst

Comunicar autor

Descrição

Comunicar o Autor do conhecimento sobre a decisão de não aprovar para publicação o conhecimento submetido.

Papéis

Aprovador de Conhecimento

Considerações importantes

Nesta comunicação deve constar se o conhecimento deve ser revisado ou se deve ser descartado.

Entradas

Conhecimento analisado e reprovado

Saídas

Autor comunicado

Atividades

Comunicar

Comunicar o Autor do conhecimento acerca do resultado da análise.

Ferramentas

E-mail

Comunicar equipe

Descrição

Comunicar as equipes da Coordenadoria de Atendimento a Usuários sobre a publicação de uma revisão ou de um novo conhecimento.

Papéis

Aprovador de Conhecimento

Entradas

Conhecimento analisado e aprovado

Saídas

Equipe comunicada

Atividades

Comunicar

Comunicar as equipes da Coordenadoria de Atendimento a Usuários acerca da aprovação do conhecimento analisado.

Ferramentas

E-mail