Processo de Gerenciamento da Central de Serviços de TIC

Última atualização: 12/12/2022 11:14
Fonte: SETIC

Central de Servicos - v01.png

Definições

Responsável pelo Processo

Seção de Atendimento a Usuários

Papéis

Requisitante

Qualquer usuário dos serviços de TIC disponibilizados pelo TRT da 4ª Região. Pode abrir e acompanhar o chamado, bem como fornecer dados pertinentes para auxiliar a sua resolução.

SAU

Contato do usuário para os chamados de Serviços de TIC, a Seção de Atendimento a Usuários (SAU) é responsável por iniciar o atendimento, resolver os chamados ou encaminhar para os níveis de suporte superiores.

Nível N

Qualquer outra área dentro da SETIC que pode atuar na resolução de um chamado.

Ferramentas

assystNet

Software utilizado no Tribunal para a abertura de chamados para solicitação de serviços de TIC

assystWeb

Software utilizado no Tribunal para a gestão de serviços de TIC bem como registro e controle de demandas internas

Indicador de benefício do processo

Descrição do indicador

Método de apuração / fórmula de cálculo

Frequência

Percentual de chamados abertos pelo AssystNET

Nº chamados abertos no AssystNET / Nº total de chamados abertos

Obs.: o nº de chamados (AssystNET + AssystWEB) total deve desconsiderar os chamados abertos no AssystWEB para usuários da SETIC e os de categoria programada

 
Meta: 2021:75%, 2022:77%, 2023:80%, 2024:82%, 2025:85%

quadrimestral

Controle de execução do processo

Controle

Método de execução

Frequência

Auditoria

Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo.

Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão.

Anual

Descrição das Tarefas

Abrir chamado

Descrição

Solicitação de abertura de chamado , devido a uma situação percebida por um usuário dos serviços de TIC.

Papéis

Requisitante

Considerações importantes

A solicitação pode ser realizada por telefone, e-mail ou através da abertura de chamado na ferramenta AssystNet

Entradas

Necessidade de atendimento

Saídas

Solicitação de atendimento

Atividades

Comunicar

Comunicar a necessidade de atendimento

Ferramentas

AssystNet, telefone ou e-mail

Ligar para o usuário

Descrição

Ligar para o usuário para esclarecer dúvidas sobre a solicitação

Papéis

SAU

Considerações importantes

No caso de abertura de chamado por telefone, as dúvidas são esclarecidas durante a ligação inicial. Se o chamado, aberto por e-mail ou pelo AssystNet, estiver bem definido, essa etapa não é necessária

Entradas

Solicitação de atendimento por e-mail ou AssystNet

Saídas

Solicitação de atendimento com esclarecimentos

Atividades

Telefonar

Ligar para o solicitante

Esclarecer

Esclarecer as dúvidas

Ferramentas

Criar chamado no AssystWeb

Descrição

Criar um chamado no AssystWeb com a solicitação do requisitante

Papéis

SAU

Entradas

Solicitação de atendimento por e-mail ou telefone, com definição precisa ou com esclarecimentos

Saídas

Chamado no AssystWeb definido

Atividades

Registrar

Registrar o chamado no AssystWeb

Ferramentas

AssystWeb

Ajustar o chamado no AssystWeb

Descrição

Colocar definições precisas no chamado aberto

Papéis

SAU

Considerações importantes

Ao receber um chamado pelo AssystNet, a SAU deverá preencher os campos Descrição, Serviço e Categoria para especificar corretamente a necessidade do requisitante

Entradas

Solicitação de atendimento pelo AssystNet

Saídas

Chamado no AssystWeb definido

Atividades

Registrar

Registrar as informações relevantes que estiverem faltando

Ferramentas

AssystWeb

Aplicar Solução

Descrição

Definir e aplicar a solução para a necessidade definida no chamado

Papéis

SAU

Considerações importantes

A resolução pode envolver as tarefas descritas nos processos de incidentes e de mudanças

Entradas

Chamado no AssystWeb definido

Saídas

Solução aplicada

Chamado com as informações sobre a solução

Atividades

Definir

Definir a solução que resolve o chamado

Aplicar

Aplicar a solução

Registrar

Registrar as informações no chamado

Encaminhar para Nível N

Descrição

Encaminhar o chamado para outra área da SETIC, esclarecendo o problema e as dificuldades para resolvê-lo

Papéis

SAU

Entradas

Chamado no AssystWeb definido

Saídas

Chamado no AssystWeb encaminhado

Atividades

Registrar

Registrar informações relevantes no chamado

Encaminhar

Encaminhar o chamado para a área competente

Ferramentas

AssystWeb

Avaliar e resolver

Descrição

Verificar a necessidade definida no chamado, buscar e aplicar uma solução

Papéis

Nível N

Considerações importantes

A resolução pode envolver as tarefas descritas nos processos de incidentes, de mudanças e/ou de sustentação de software.

Poderá haver encaminhamento para outros níveis antes de ser encontrada a solução.

Entradas

Chamado no AssystWeb encaminhado

Saídas

Solução aplicada

Chamado com as informações sobre a solução

Atividades

Definir

Definir a solução que resolve o chamado

Aplicar

Aplicar a solução

Registrar

Registrar as informações relevantes no chamado

Verificar

Verificar a adequação da solução, se não for necessário encaminhar para a SAU verificar

Encaminhar

Encaminhar o chamado para outra área, caso necessário

Ferramentas

AssystWeb

Verificar adequação da solução

Descrição

Verificar se a solução e sua aplicação foram adequadas às necessidades do requisitante

Papéis

SAU

Considerações importantes

Caso seja detectado um problema na aplicação da solução, ou o requisitante não concorde com a solução apresentada, o incidente poderá ser reaberto para nova tentativa de solução.

Entradas

Solução aplicada

Chamado com as informações sobre a solução

Saídas

Definição da adequação da solução

Atividades

Verificar

Verificar solução

Conferir

Se necessário, conferir com o usuário se a solução atendeu a sua necessidade

Encerrar chamado

Descrição

Encerrar chamado no AssystWeb

Papéis

SAU ou Nível N

Considerações importantes

Caso o chamado seja reconhecido como repetitivo, poderá ser aberto um problema para resolver futuras ocorrências

Entradas

Chamado com as informações sobre a solução

Saídas

Chamado encerrado

Atividades

Registrar

Registrar o encerramento do chamado

Ferramentas

AssystWeb