Gestão de Continuidade de TIC

Última atualização: 19/12/2024 10:46
Fonte: SETIC

Processo de Gestão de Continuidade de TIC

Processo de Gestao de Continuidade de TIC- out-2018 v2.png

Responsável pelo processo
Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Papéis e responsabilidades

Papéis

Responsabilidades

Presidência 

Órgão diretivo máximo do TRT

Aprovar os planos de continuidade propostos pela SETIC e principal interessada nas atividades-fim críticas do TRT.

Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Comitê multidisciplinar de assessoramento da Administração na área de segurança da informação e Proteção de Dados

Analisar e opinar sobre a documentação de Continuidade de TIC produzida pela SETIC, apoiando a Presidência na avaliação do processo.

Subcomitê de Tecnologia da Informação e Comunicação 

Subcomitê formado pelo gestor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, pelos Coordenadores e Chefe do Divisão de Projetos e Assessoramento Administrativo 

Avaliar as proposições e documentos encaminhados pela CSIPD.

Encaminhar as proposições às instâncias superiores, para avaliação e aprovação. 

Quando necessário, retornar à CSIPD, indicando pontos de melhorias a serem realizados.

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados (CSIPD)

Coordenadoria responsável pela área de segurança da informação e Proteção de Dados 

Elaborar e atualizar modelos de documentos utilizados na gestão de continuidade de TIC.

Assessorar na análise e na tomada de decisões a respeito de continuidade de TIC.

Gerenciar o processo de continuidade de TIC e manter a documentação relacionada atualizada;

Outras áreas da SETIC

Compreendem as áreas técnicas da SETIC, responsáveis por administrar os serviços de TIC e atendimento às atividades críticas do TRT. 

Preencher e revisar os Planos de Continuidade e de Recuperação de Desastres, executar os testes com apoio da CSIPD no processo.

Indicador de processo

Descrição

Método de apuração / fórmula de cálculo

Frequência

Percentual de Planos com Cenários Testados

número de planos com, ao menos, um cenário testado sobre o total de planos existentes.

Anual

Controle de execução

Controle

Método de execução

Frequência

Auditoria

Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo.

Essa revisão deve identificar se o processo necessita de revisão.

Anual

Descrição das tarefas

Definir estratégias de continuidade de TIC

Descrição

Identificar as estratégias de continuidade e de recuperação disponíveis para os serviços de TIC mais críticos. Tais estratégias norteiam as tarefas e procedimentos a serem executados antes e durante a ocorrência de um desastre e a identificação dos recursos humanos, tecnológicos, financeiros, etc necessários para sua implementação.

Considerações importantes

Nesta fase avaliam-se quais as possíveis ações adotar para implementar a gestão de continuidade de TIC, levando-se em conta a viabilidade de adoção da solução técnica, além de medidas de contingência que possam ser adotadas.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados, Subcomitê de Tecnologia da Informação e Comunicação e Outras áreas da SETIC.

Entradas

Análise de Impacto de Negócio (AIN)

Saídas

Estratégias de continuidade de TIC para os serviços críticos

Atividades

Definir estratégia de continuidade de TIC

Para cada serviço crítico, avalia-se as possíveis ações para manter o serviço em um nível minimamente operável, de acordo com os prazos estabelecidos na AIN, a quantidade de recursos necessária, etc.

Templates

N/A



Avaliar necessidade de criação, alteração ou exclusão dos PCNs

Descrição

Identificar a necessidade de revisão periódica dos planos ou circunstâncias que ensejem a criação, alteração ou exclusão dos documentos que compõem o Plano de Continuidade. 

Considerações importantes

. Para a revisão do ciclo que se inicia deverão ser consideradas as oportunidades de melhorias identificadas no ciclo anterior.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Entradas

Planos já existentes em sua última versão;

Solicitações de Mudanças;

Oportunidades de melhorias identificadas no ciclo anterior;

Análise de Impacto de Negócio;

Análise de Riscos;

Relatórios de Incidentes de Segurança da Informação (RISIs)

Saídas

Relação de planos em que se sugere a criação, alteração ou exclusão

Atividades

Identificar as necessidades de criação, alteração ou exclusão dos planos

CSIPD avalia se há oportunidade de criação ou exclusão de novos PCN. Segundo diretrizes, a revisão dos planos existentes deve ocorrer a cada ano.

Atualizar listagem de controles de revisão dos PCNs

Atualizar a listagem de controle com os planos para alteração, sugestões de criação ou exclusão.

Templates

N/A



Solicitar a elaboração, revisão e testes dos planos

Descrição

Disponibilizar os PCN (PCOs e PRDs) existentes para revisão às áreas da SETIC responsáveis pela administração do serviço/atividade crítica; sugerir criação de novos ou exclusão de PCNs; modelo de relatório de execução de testes. 

Considerações importantes

Atualmente os documentos são disponibilizados via Google Docs, para facilitar a edição colaborativa.

A revisão pode ter sido solicitada por instâncias superiores durante a validação dos planos propostos.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Entradas

Relação de planos em que se sugere a criação, alteração ou exclusão

Saídas

Comunicação às áreas envolvidas sobre a necessidade de revisão dos PCNs e relatórios de execução dos testes, quando realizados.

Atividades

Disponibilizar os documentos via Google Drive

Procedimento operacional realizado pela CSIPD para disponibilizar uma nova cópia do modelo do plano em questão.

Avisar área e combinar um prazo de entrega

Avisar a área responsável pelo preenchimento dos documentos e combinar uma data para entrega dos documentos.

Obs.: cabe às áreas a atualização dos PCNs e elaboração dos relatório de execução dos testes, quando realizados.

Templates

Plano de Continuidade Operacional, Plano de Recuperação de Desastres e Relatório de Execução de Testes



Revisar PCO's

Descrição

Propor Plano de Continuidade Operacional com o objetivo de elencar as atividades e procedimentos necessários para garantir a operacionalidade da atividade/serviço em um nível mínimo aceitável frente aos cenários de falhas descritos.

Considerações importantes

Papéis

Outras áreas da SETIC

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Entradas

Modelos dos planos e PCOs para revisão

Saídas

Plano de Continuidade Operacional (PCO)

Atividades

Coleta de informações 

Área responsável pela coleta de informações para identificar principais cenários de falha e sobre a forma de atuação em cada cenário de falha identificado.

Preenchimento dos planos

A área preenche os planos, descrevendo os procedimentos a serem executados para cada cenário de falha levantado.

A CSIPD apoia as áreas nesta tarefa.

Encaminha PCO para teste

A área deverá encaminhar para testes de, ao menos, um cenário do PCO. Recomenda-se que PCOs novos, ou grandes alterações, sejam testados em sua totalidade. A área deverá justificar quando não realizar testes em um PCO.

Templates

Plano de Continuidade Operacional


Elaborar/revisar PRD's

Descrição

Propor Plano de Recuperação de Desastres com o intuito de descrever as atividades e procedimentos necessários para retornar as operações dos serviços críticos à normalidade frente à ocorrência de eventos adversos.

Considerações importantes

Papéis

Outras áreas da SETIC

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Entradas

Modelos dos planos e PRDs para revisão

Saídas

Plano de Recuperação de Desastres (PRD)


Atividades

Coleta de informações 

A área responsável coleta informações para identificar os principais cenários de falha e sobre a forma de atuação em cada cenário de falha identificado.

Preenchimento dos planos

A área preenche os planos, descrevendo os procedimentos a serem executados para cada cenário de falha levantado.

A CSIPD apoia as áreas nesta tarefa.

Encaminha PRD para teste

A área deverá encaminhar para testes de, ao menos, um cenário do PRD. Recomenda-se que PRDs novos, ou grandes alterações, sejam testados em sua totalidade. A área deverá justificar quando não realizar testes em um PRD.

Templates

Plano de Recuperação de Desastres


Validar planos, testes e armazenar artefatos 

Descrição

A CSIPD recebe os planos revisados (PCO’s e PRD’s) e os relatórios de execução de testes das áreas técnicas com o intuito de validá-los em relação ao formato, à estrutura do documento e aos demais itens. Estando conforme, a CSIPD compila as informações referente à revisão dos planos para encaminhamento ao Subcomitê de Tecnologia da Informação e Comunicação, para validá-los e os relatórios de teste para armazenamento.

Considerações importantes

N/A

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Entradas

PCO's e PRD's

Saídas

Planos validados

Atividades

Avaliar planos 

A CSIPD avalia os planos apresentados pelas áreas técnicas.

Encaminhar para Subcomitê de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avaliados os planos, a CSIPD encaminha um compêndio dos planos ao Subcomitê de Tecnologia da Informação e Comunicação, para validação.

Encaminhar para ajustes

Caso a CSIPD entenda ser necessário,  poderá devolver os PCN às áreas para ajustes. 

Templates

N/A



Apreciar planos

Descrição

Apreciar os planos recebidos, recomendar ajustes e encaminhar para o Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados opinar.

Considerações importantes

Papéis

Subcomitê de TIC

Entradas

PCO's, PRD's e relatórios de testes

Saídas

Recomendações de ajustes ou encaminhamento dos documentos para o Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados opinar. 


Atividades

Apreciar documentação

Apreciar planos e relatórios recebidos

Recomendar ajustes

Quando julgar necessário, recomendar ajustes nos planos ou novos testes

Encaminhar documentação

Encaminhar formalmente os documentos ao Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados. 

Templates

N/A


Opinar sobre os documentos

Descrição

O Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados avalia criticamente a documentação produzida pela SETIC. Após avaliação, opina, formalmente, sobre a documentação.

Considerações importantes

Conforme estabelecido na Política de Segurança da Informação, o Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados assessora a Presidência do TRT em questões relacionadas à matéria.

Papéis

Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Entradas

Documentação encaminhada para aprovação

Saídas

Opinião sobre a documentação

Atividades

Avaliar documentação

O Comitê analisa a documentação recebida.

Recomendar ajustes

Quando julgar necessário, o Comitê pode recomendar ajustes na documentação, devolvendo-a para a Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Encaminhar expediente à Presidência

A opinião do Comitê deve ser juntada ao expediente, que deve ser encaminhado à Presidência.

Templates

N/A


Aprovar os documentos e manifestação

Descrição

De posse da opinião do Comitê, a Presidência avalia os documentos e decide pela aprovação ou não dos mesmos. Caso não aprove, a Presidência indicará os ajustes necessários.

Considerações importantes

N/A

Papéis

Presidência

Entradas

Planos de Continuidade de TIC, com opinião do Comitê de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Saídas

Aprovação ou reprovação da documentação

Atividades

Analisar a opinião do Comitê e avaliar documentação

A Presidência avalia a opinião do Comitê e analisa criticamente a documentação encaminhada.

Decisão final

A Presidência dá seguimento ao fluxo, informando a aprovação ou não da documentação, com ciência à SETIC sobre a deliberação.

Templates

N/A


Gerir documentação

Descrição

A documentação aprovada deve ser organizada no Google Drive, movimentando os arquivos nos diretórios respectivos, concedendo o correto permissionamento e fazendo uma cópia de arquivos na rede, para contingência. Os planos são, ainda, impressos e guardados no cofre da CIT.

Considerações importantes

A manutenção de versionamento é importante para manter um registro histórico de atualizações e responsáveis pela atualização. O controle de acesso é necessário pois alguns documentos possuem informações restritas.

Os PCN serão armazenados no Drive em formato PDF, em pasta compartilhada para leitura com as demais áreas da SETIC, além de impressos e guardados em pasta própria, devidamente identificados, no cofre da Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica.  

 

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Entradas

Documentos aprovados

Saídas

Documentos em sua versão final, digitais e físicos, com registro do versionamento

Atividades

Organizar documentos nos diretórios

A CSIPD organiza os documentos nos diretórios de rede e no Google Drive. Os documentos antigos devem ser movidos para a pasta com acesso exclusivo da CSIPD. Os documentos aprovados devem ser organizados na pasta de versões vigentes.

Atualizar a tabela de versionamento

Preencher a tabela de versionamento, incluindo quem realizou a mudança, quais mudanças foram feitas e quando elas foram realizadas.

Conceder acesso aos interessados

Conceder ou revisar, documento por documento, o correto permissionamento.

Imprimir e guardar documentos

A CSIPD imprime os documentos e os guarda em uma pasta, armazenada no cofre da CIT.

Templates

N/A


Divulgar documentos às áreas interessadas

Descrição

A CSIPD manda email às áreas interessadas (técnicas e chefias) divulgando os documentos aprovados, para consulta quando necessário.

Considerações importantes

A divulgação é essencial para que as equipes saibam da existência dos documentos, os utilizem quando necessário e para que informem a CSIPD quando for necessário atualizar a documentação.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Entradas

Planos versionados

Saídas

Planos divulgados

Atividades

Mandar email aos interessados

CSIPD divulga, via email, o local onde os arquivos estão disponíveis.

Templates

N/A



Identificar e registrar oportunidades de melhoria

Descrição

Identificar e registrar oportunidades de melhoria tanto no que diz respeito ao processo de Gestão de Continuidade, quanto aos documentos em vigor, para serem implementadas no próximo ciclo. 

Considerações importantes

Para esta atividade devem ser analisados o resultado dos testes e da avaliação dos incidentes críticos.

Papéis

Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de Dados

Entradas

Documentação gerada, análise histórico de incidentes

Saídas

Documento com oportunidades de melhoria

Atividades

Identificar oportunidades de melhoria 

A CSIPD poderá consultar as áreas envolvidas para a elaboração do documento

Templates

N/A