Indicadores Estratégicos CNJ - Resolução 370/2021

Última atualização: 17/03/2022 16:25
Fonte: SETIC

Indicadores e Métricas do CNJ - (Resolução 370/2021 CNJAbre em nova aba)

GRUPOS a) Sociedade: Descrição ID INDICADOR DESCRIÇÃO FÓRMULA DE MENSURAÇÃO
GRUPO 6
ATENDIMENTO E SATISFAÇÃO DO USUÁRIO

(cumprimento até 31/12/2022)
OEN1: Aumentar a Satisfação dos Usuários do Sistema Judiciário
Atuar na melhoria e no incremento da qualidade dos atendimentos e da experiência dos serviços ofertados aos usuários do Poder Judiciário, seja de forma presencial ou virtual.
1.1 Índice de Adesão à Pesquisas de Satisfação
Padronizada
Indicador capaz de avaliar o % de serviços que possuem pesquisa padronizada e preconizada pelo CNJ em comparação ao total de
pesquisas realizadas.
Calculado a partir do percentual resultante entre a quantidade de pesquisas padronizadas dividido pelo total de pesquisas realizadas no órgão. (Pesquisas Padronizadas/ Total de Pesquisas*100)
1.2 Índice de Satisfação dos
Usuários
Indicador capaz de avaliar a
satisfação dos usuários de TIC do órgão.
Calculado a partir do total de notas
segmentadas pelas opiniões coletadas nas pesquisas de satisfação dos atendimentos realizados. (Pode ser em escala numérica ou nominal. Exemplo: Nota de 4,2 de uma escala
de 0 a 5).
1.3 Índice de Demandas
Atendidas
Indicador capaz de avaliar a
quantidade de demandas atendidas em relação à quantidade de demandas registradas no órgão.
Calculado a partir do percentual de
demandas atendidas dividido pelo total de demandas registradas no órgão. (Quantidade de demandas atendidas/ total de demandas registradas)
GRUPO 8
INICIATIVAS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

(cumprimento até 31/12/2024)
OEN2: Promover a Transformação Digital
Promover o aperfeiçoamento dos resultados utilizando as ferramentas tecnológicas disruptivas de transformação digital com o objetivo de otimizar os recursos humanos e aprimorar a eficácia na execução dos recursos financeiros, seguindo o princípio da conomicidade processual e a satisfação dos usuários.
2.1 Índice de Serviços Digitais Indicador capaz de avaliar a
quantidade de Serviços Digitais dentro do órgão.
Quantidade de serviços digitais dentro do órgão/total de serviços do órgão
2.2 Índice de Serviços
Disponibilizados em Nuvem
Indicador capaz de avaliar o
percentual de Serviços
Disponibilizados em Nuvem em relação ao total de Serviços utilizados no órgão.
Calculado a partir do percentual resultante entre a quantidade de Serviços Disponibilizados em Nuvem dividido pelo total de Serviços utilizados no órgão.
(Serviços disponibilizados em nuvem/ total de serviços)
2.3 Índice de Execução do
Plano de Transformação
Digital
Indicador capaz de avaliar o
percentual de execução do PTD dentro do órgão.
Calculado a partir da quantidade de itens atendidos do PDT divido pelo total de normativos do documento. (Número de itens atendidos no Plano de Transformação Digital/ Total de Itens do Plano de Transformação Digital)

GRUPOS c) Processos Internos: Descrição ID INDICADOR DESCRIÇÃO FÓRMULA DE MENSURAÇÃO
GRUPO 4
AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES

(cumprimento até 31/12/2022)
OEN6 : Aprimorar as Aquisições e Contratações
Aperfeiçoar a utilização de métodos, processos e ferramentas que proporcionem a melhoria nas aquisições e contratações de TIC, em busca de otimizar os recursos do Poder Judiciário.
6.1 Índice de Adesão à resolução de contratações de TIC Indicador capaz de avaliar o percentual de adesão à Resolução de Contratações
de TIC dentro do órgão.
Calculado a partir da quantidade de itens
atendimentos da Resolução de contratações de TIC dividido pelo número total de atividades proposta no documento. (Itens atendidos na
resolução de contratações de TIC / Total de Itens da resolução).
6.2 Índice de Contratações de TIC Realizadas Indicador capaz de avaliar a quantidade de contratações e aquisições de TIC executadas dentro do prazo, escopo e
qualidade pretendidos dentro do previsto no plano de contratação.
Calculado a partir do total de contratações de TIC executadas/ total das contratações planejadas no plano de contrações de TIC
GRUPO 5
SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA
E SOLUÇÕES CORPORATIVAS

(cumprimento até 31/12/2022)
OEN8: Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas
Aprimorar e incrementar todo aparato responsável por gerenciar os serviços de TIC do Poder Judiciário, principalmente nas iniciativas voltadas para Infraestrutura e Soluções Corporativas.
8.1 Índice de Atendimento dos
serviços TIC definidos pelo órgão
Indicador capaz de avaliar o cumprimento dos níveis mínimos dos serviços TIC definidos pelo órgão. (Meta do ANS Alcançada/ Meta do
ANS estabelecida).
8.2 Índice de Projetos de Software Aderentes à
Metodologia de
Desenvolvimento de
Soluções.
Indicador capaz de avaliar a quantidade de softwares desenvolvidos e utilizados
pelos órgãos que utilizam metodologia sugerida de desenvolvimento.

Calculado a partir da quantidade de softwares que atendem a metodologia preconiza da divido pelo total de softwares utilizados. (Total de Softwares que atendem metodologia / Total
de softwares utilizados).

8.3 Índice de Aderência das Soluções Implantadas ao
Modelo Nacional de
Interoperabilidade
Indicador capaz de avaliar a aderência das soluções implantadas ao Modelo
Nacional de Interoperabilidade
Calculado a partir da quantidade de soluções implantadas seguindo o Modelo Nacional de Interoperabilidade divido pelo total de soluções implantadas no órgão. (Total de soluções com MNI / Total de soluções implantadas).
GRUPO 2
GOVERNANÇA E GESTÃO DE TIC

(cumprimento até 31/12/2021)
OEN5: Aperfeiçoar a Governança e a Gestão
Consolidar os processos, regulamentações e leis no âmbito da administração do Poder Judiciário visando aprimorar a Governança, Gestão e cumprimento das metas e objetivos estabelecidos coletivamente
5.1 Índice de Execução do PDTIC Indicador capaz de avaliar o percentual de execução PDTIC. Calculado a partir da quantidade de itens
atendidos do PDTIC divido pelo total de
iniciativas. (Atividades realizadas do PDTIC/ Atividades planejadas no PDTIC).
5.2 Avaliação do iGovTIC-JUD Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação desenvolvido com o propósito de o CNJ
identificar, avaliar e acompanhar a situação da Governança, Gestão e
Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário.
O resultado é computado conforme
metodologia estabelecida pelo CNJ que avalia o Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), de acordo com as respostas atribuídas no questionário aplicado anualmente.
GRUPO 3
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
E PROTEÇÃO DE DADOS

(cumprimento até 31/12/2021)
OEN7: Aprimorar a Segurança da Informação e a Gestão de Dados
Melhorar os avanços voltados para a Segurança da Informação e dados pessoais frente aos mais diversos desafios, fazendo-se valer principalmente das vantagens oriundas da utilização de Inteligência Artificial e demais soluções disruptivas de TIC
7.1 Índice de Adesão à LGPD Indicador capaz de avaliar o cumprimento das recomendações do órgão em cumprimento a recomendação do CNJ e em atendimento à LGPD. (Itens cumpridos da recomendação do CNJ em atendimento à LGPD/ Total de itens recomendados pelo CNJ em atendimento à LGPD).
7.2 Índice de Serviços Críticos com Gestão de Risco Indicador capaz de avaliar se os serviços identificados como críticos possuem gestão de risco e se são
aplicados. O total de serviços críticos deve estar estabelecido no plano de
gestão de riscos institucional.
(Total de serviços críticos com gestão de risco/ Total de serviços críticos).

GRUPOS b) Aprendizado e Crescimento: Descrição ID INDICADOR DESCRIÇÃO FÓRMULA DE MENSURAÇÃO
GRUPO 7
DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES

(cumprimento até 31/12/2023)
OEN3: Reconhecer e Desenvolver as Competências dos Colaboradores Melhorar o desempenho e o cumprimento de metas, considerando a importância em aperfeiçoar o reconhecimento dos profissionais da TI do Poder Judiciário por meio da Gestão de Competência Institucional. 3.1 Índice de Execução do Plano de Capacitação de TIC - PCTIC Indicador capaz de avaliar o percentual
de execução ao Plano de Capacitação de TIC no órgão.
Calculado a partir da quantidade de atividades atendidas no PCTIC dividido pelo número total de atividades do plano aderentes a competências de TIC. (Quantidade atendida do PCTIC/ Quantidade total de Itens do PCTIC)
GRUPO 1
COLABORAÇÃO E INOVAÇÃO

(cumprimento até 31/12/2022)
OEN4: Buscar a Inovação de Forma Colaborativa
Potencializar a relação entre colaboração e inovação com vistas à evolução e expansão da maturidade de TIC Poder Judiciário de modo a oferecer a desburocratização dos serviços e agregar valor aos usuários.
4.1 Índice de Iniciativas realizadas em colaboração com outros
órgãos do Judiciário
Indicador capaz de avaliar o número de
iniciativas realizadas em colaboração com outros órgãos do Judiciário
Calculado a partir da quantidade de iniciativas realizadas com outros órgãos do Judiciário. 
(Número de iniciativas em colaboração/total
de iniciativas do órgão)
4.2 Índice de iniciativas
publicadas no repositório
Nacional
Indicador capaz de avaliar a quantidade
de iniciativas publicadas (Projetos, ações e atividades de TIC do Poder Judiciário)
Total de iniciativas publicadas/total de
iniciativas na plataforma