
Versão e data |
Alterações |
|---|---|
Versão 2.0 - 10/07/2025 |
|
Objetivo do Processo |
|---|
Garantir que o Catálogo de Serviços oferecido pela SETIC esteja atualizado, publicado e em conformidade com os prazos estabelecidos nos acordos de serviços vigentes, possibilitando a categorização adequada dos chamados recebidos. |
Responsável pelo Processo |
|
|---|---|
CSTIC - Coordenadoria de Serviços de TIC da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal |
Papéis |
|
|---|---|
Requisitante |
Servidor da SETIC que identifica a necessidade de alteração no Catálogo de Serviços. |
Gestor do Catálogo de Serviços |
Responsável pela avaliação e aprovação das alterações propostas para o catálogo de serviços de TIC do Tribunal, CSTIC. |
Administrador da Ferramenta |
Grupo de servidores responsáveis pela administração da ferramenta de Service Desk e pela manutenção do catálogo de serviços no sistema de TIC. |
Divisão de Processos |
Divisão de Conformidade e Processos de TIC, responsável pela tramitação da aprovação do Catálogo de Serviços. |
Termos / Artefatos |
|
|---|---|
Chamado |
Registro de uma demanda que pode ser classificada como incidente, problema ou requisição. |
Catálogo de Serviços de TIC |
Catálogo contendo os serviços oferecidos pela SETIC ao público interno e externo do Tribunal. |
Proad |
Sistema utilizado no TRT4 para tramitar Processos Administrativos, incluindo formalizações de aprovações. |
Ferramentas |
|
|---|---|
Ferramenta de Service Desk |
Ferramenta de gestão utilizada pela Central de Serviços de TIC e demais colaboradores da SETIC - Qualitor. |
Referências técnicas, legais e normativas que fundamentam o Processo |
|
|---|---|
Resolução CSJT 397/2024 |
Institui a Política de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus (PGSERV-TIC). |
Resolução CNJ 370/2021 |
Estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD). |
Indicador de benefício do processo |
||
|---|---|---|
Descrição do indicador |
Método de apuração / fórmula de cálculo |
Frequência |
Percentual de chamados classificados como “não catalogado” |
I = NC / TC TC: Quantidade total de chamados do semestre Meta: no máximo 5% |
Semestral |
Controle de execução do processo |
||
|---|---|---|
Controle |
Método de execução |
Frequência |
Auditoria |
Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo. Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão. |
Anual |
Abrir chamado de alteração no Catálogo |
||
|---|---|---|
Descrição |
O servidor da Setic identifica a necessidade de criação, remoção ou alteração de um serviço no catálogo e registra um chamado com essa solicitação. |
|
Papéis |
Requisitante |
|
Considerações importantes |
A solicitação de alteração no catálogo pode surgir a partir da necessidade da criação de um serviço novo, alteração de um existente ou mesmo exclusão de um item. Caso o atendente tenha dificuldades em identificar qual item do catálogo deve ser vinculado a algum chamado, no momento do atendimento ele deve registrar o chamado como “não catalogado”. Periodicamente, o responsável pela Central de Serviços deve avaliar a listagem de chamados classificados como “não catalogado” e verificar a necessidade de encaminhamento para atualização do Catálogo de Serviços. |
|
Entradas |
Necessidade de criação, remoção ou alteração de um serviço no Catálogo. |
|
Saídas |
Chamado registrado com a categoria “Catálogo de Serviços” |
|
Atividades |
Abrir chamado |
Abrir um chamado contendo a solicitação de alteração no catálogo, com a categoria "Catálogo de Serviços". |
Ferramentas |
Ferramenta de Service Desk |
|
Avaliar |
||
|---|---|---|
Descrição |
Avaliação para decidir sobre a necessidade de atualização do catálogo de serviços de TIC. |
|
Papéis |
Gestor do Catálogo de Serviços |
|
Entradas |
Chamado registrado com a categoria “Catálogo de Serviços”. |
|
Saídas |
Chamado avaliado |
|
Atividades |
Avaliar |
Avaliar a necessidade de incluir ou excluir um novo item no catálogo de serviços de TIC, ou atualizar alguma informação existente. |
Ferramentas |
Ferramenta de Service Desk |
|
Registrar informações |
||
|---|---|---|
Descrição |
Caso o serviço ou a atualização sobre o serviço solicitados não seja procedente, deve-se registrar informações para orientar o requisitante sobre como classificar os chamados corretamente. |
|
Papéis |
Gestor do Catálogo de Serviços |
|
Entradas |
Chamado avaliado e Catálogo não será atualizado |
|
Saídas |
Chamado com informações registradas |
|
Atividade |
Registrar informações |
Registrar informações no chamado, orientando o requisitante sobre como classificar os chamados utilizando os itens já existentes no catálogo. |
Ferramentas |
Ferramenta de Service Desk |
|
Definir requisitos do serviço |
||
|---|---|---|
Descrição |
Complementar o chamado com as orientações para efetuar alteração no Catálogo de Serviços de TIC. |
|
Papéis |
Gestor do Catálogo de Serviços |
|
Entradas |
Chamado avaliado e Catálogo será atualizado |
|
Saídas |
Chamado com informações complementares |
|
Atividades |
Adicionar informações |
Complementar o chamado com as informações necessárias para atualização do Catálogo de Serviços |
Encaminhar |
Encaminhar chamado para administrador da Ferramenta de service desk |
|
Ferramentas |
Ferramenta de Service Desk |
|
Atualizar Catálogo de Serviços na Ferramenta |
||
|---|---|---|
Descrição |
Recebimento do chamado para efetuar alterações no Catálogo de Serviços na Ferramenta de Service Desk. |
|
Papéis |
Administradores da Ferramenta |
|
Entradas |
Chamado com informações complementares |
|
Saídas |
Catálogo de Serviços atualizado na ferramenta |
|
Atividades |
Aplicar alterações |
Registrar na ferramenta de Service Desk as alterações requeridas no Catálogo de Serviços |
Registrar informações |
Registrar no chamado as informações sobre a resolução da demanda |
|
Encaminhar chamado |
Encaminhar chamado para o gestor do catálogo de serviços, para atualização da documentação do Catálogo |
|
Ferramentas |
Ferramenta de Service Desk |
|
Atualizar documentação |
||
|---|---|---|
Descrição |
Atualizar a documentação do Catálogo de Serviços. |
|
Papéis |
Gestor do Catálogo de Serviços |
|
Entradas |
Catálogo de Serviços atualizado na ferramenta |
|
Saídas |
Documento de Catálogo atualizado Portal de Governança atualizado Chamado com informações de catálogo atualizado |
|
Atividades |
Registrar |
Registrar no chamado que o Catálogo foi atualizado |
Atualizar documento do Catálogo de Serviços |
O gestor do catálogo de serviços atualiza a documentação do catálogo |
|
Atualizar Portal de Governança |
Atualizar o Catálogo de Serviços no Portal de Governança |
|
Ferramentas |
Ferramenta de Service Desk |
|
Fechar Chamado |
||
|---|---|---|
Descrição |
Fechar chamado. |
|
Papéis |
Gestor do Catálogo de Serviços |
|
Entradas |
Chamado com informações registradas ou Chamado com informações de catálogo atualizado |
|
Saídas |
Chamado fechado |
|
Atividades |
Fechar chamado |
Após tomar conhecimento da resolução do chamado, este deve ser fechado. |
Ferramentas |
Ferramenta de Service Desk |
|
Tramitar Aprovação do Catálogo |
||
|---|---|---|
Descrição |
Aprovação do Catálogo pelas instâncias competentes. |
|
Papéis |
Divisão de Processos |
|
Considerações importantes |
Conforme descrito no presente processo, o Catálogo de Serviços é atualizado sempre que existir a necessidade, a partir dos chamados encaminhados para este fim. No entanto, a aprovação formal com as instâncias superiores é feita periodicamente. |
|
Entradas |
Documento de Catálogo atualizado |
|
Saídas |
Catálogo de Serviço aprovado |
|
Atividades |
Aprovar catálogo pelo Subcomitê de TIC |
Aprovar o catálogo junto ao Subcomitê de TIC (reunião/e-mail) |
Aprovar catálogo pelo Comitê de Governança de TIC |
Aprovar o catálogo junto ao Comitê de Governança de TIC (reunião/e-mail) |
|
Aprovar catálogo pela Presidência |
Tramitar processo no PROAD para aprovação do catálogo junto à Presidência do Tribunal |
|
Ferramentas |
PROAD |
|