Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 24/02/2023 14:37. Atualizada em: 02/03/2023 16:35.

Artigo Os 80 anos da CLT, de autoria do desembargador Juraci Galvão

Visualizações: 61
Início da galeria de imagens.
Des. Juraci Galvão (com terno e gravata imagem do peito pra cima)
Des. Juraci Galvão
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Texto originalmente publicado no jornal Zero Hora, edição de 17 de fevereiro de 2023.

Eu a conheço há décadas. Creio que foram professores que me apresentaram a ela. Na apresentação, dela não gostei. Achei-a muito estranha. Desde que a conheço, muitos a consideram velha, ultrapassada, parcial e, principalmente, insensível às mudanças tecnológicas.

Mesmo com toda a minha rejeição inicial, ela esteve ao meu lado e não nos separamos mais. Por consequência, procurei conhecê-la melhor. Ela nasceu para regular as relações individuais e coletivas de trabalho e até greves ajuda a resolver, estando intimamente ligada a prerrogativas da verdade e da dignidade da pessoa humana, disciplinando desde o trabalho mais humilde e menos criativo até o trabalho do artista, do gênio, do guerreiro e do herói. Trabalho esse que faz um homem independente.

Essa, talvez, seja a maior importância do seu nascimento. E aqui cabe a instigante interrogação que se faz sempre, desde que a conheço: Como seria sem ela?

Respostas não faltam. Creio que a difícil e polêmica resposta seria a de que o trabalho não é uma mercadoria sujeita à lei da oferta e da procura, conforme considera a economia liberal. Apesar da volatilidade da tecnologia, de megaondas da economia, de novos aplicativos, a jovem velha CLT encontra solução para quase tudo. Quase tudo porque ela não é perfeita, assim como ninguém o é.  

Com toda a polêmica sobre sua existência, ela continua jovem, segura e com disposição para vida longa. Talvez a plástica corrija algumas imperfeições. Creio que, mesmo incompreendida, é séria e confiável, ainda que muitos a desconheçam.

Ela se chama Consolidação das Leis do Trabalho e está completando 80 anos em 2023. Com erros e acertos, a CLT em muito contribuiu para a paz social, sistematizando as regras de amparo ao trabalhador na sua condição de hipossuficiente e regulamentando as relações individuais e coletivas do trabalho.

Para terminar, recordo uma expressão de Rui Barbosa, que reflete o conteúdo da homenageada: É nobre, é sonoro, é sinfônico apreciar o verbo da oração nos escritos de qualidade.

Juraci Galvão Júnior
Desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
80 anos da CLTCLT80 anosJuraci Galvão
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias