Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 28/05/2010 00:00. Atualizada em: 28/05/2010 00:00.

Memorial leva exposição Nos Trilhos da Memória a Rio Grande

Visualizações: 47
Início da galeria de imagens.
Denise Barros (Memorial) e Daniel Voltan (Direção do Foro) inauguram exposição
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul inaugurou na noite desta quinta-feira (27/5) a exposição “Nos Trilhos da Memória” no Foro Trabalhista de Rio Grande. A cerimônia reuniu ferroviários, advogados, servidores e membros da comunidade. Durante o evento, foi exibido o documentário que leva o mesmo nome da mostra. Trata-se de um retrato da categoria dos ferroviários, a qual esteve na vanguarda de inúmeras conquistas de direitos sociais que, posteriormente, se expandiram para o conjunto dos trabalhadores.
A exposição “Nos Trilhos da Memória” divide-se em cinco módulos, tratando da história das ferrovias e dos ferroviários no Brasil:
1º) a importância desse meio de transporte para o avanço da modernidade e do capitalismo no País;
2º) as ferrovias no Rio Grande do Sul;
3º) as relações de trabalho nas ferrovias;
4º) a conquista de direitos pelos ferroviários, na vanguarda a classe operária brasileira (vinculação com a história da Justiça e do Direito do Trabalho no País);
5º) o abandono das ferrovias atualmente e a força das memórias dos trabalhadores.
Estavam dentre as autoridades presentes na abertura desta mostra a Desembargadora aposentada Denise Barros, integrante da Comissão do Memorial, o Juiz Daniel Voltan, Diretor do Foro Trabalhista de Rio Grande, o Juiz Estadual Bento Fernandes de Barros Júnior, Diretor do Foro de Rio Grande, o Juiz Luís Carlos Pinto Gastal, representando a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra4), e o Professor Benito Bisso Schmidt, Diretor do Memorial.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias