Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 26/04/2024 11:57. Atualizada em: 26/04/2024 15:20.

Educação em Museus com alunos do Projeto Pescar no TRT4

Visualizações: 489
Início da galeria de imagens.
Conjuntos de fotos do primeiro encontro do Memorial com alunos do Projeto Pescar do TRT4 em atividade educativa.
Educação em Museus com alunos do Projeto Pescar do TRT4
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em parceria com o Projeto Pescar da Comunidade Jurídico Trabalhista de Porto Alegre, realizou atividade de educação em museus com os alunos do Projeto Pescar. A atividade integra o conjunto de encontros e oficinas que ocorrerão com os alunos para produzirem material a ser exposto no Espaço de Exposição Permanente do Memorial do TRT4 dentro da programação da 22ª Semana Nacional dos Museus, cujo tema é "Museus, Educação e Pesquisa ".

A proposta este ano é levantar uma reflexão sobre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas que, em 2024, são as seguintes metas:

 

  • Meta 4: Educação de Qualidade – Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 
  • Meta 9: Indústria, Inovação e Infraestruturas – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

 

A 22ª Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio. Anualmente, o tema é proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para as comemorações em torno do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.


O Projeto Pescar é um programa de formação socioprofissionalizante desenvolvido pela Fundação Projeto Pescar, em parceria com a sua rede colaborativa, para o acesso de jovens em vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 19 anos, ao mundo do trabalho. Hoje, esta rede é composta por 91 unidades e está presente em 10 estados brasileiros.

A missão do Projeto é promover oportunidades de desenvolvimento pessoal, cidadania e iniciação profissional para jovens por meio de parcerias com empresas e organizações.

A Comunidade Jurídico-Trabalhista do Projeto Pescar oferece formação socioprofissional gratuita a jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de uma parceria entre organizações públicas e privadas que decidiram apoiar esta causa.

A formação oferecida é de “Iniciação Profissional em Serviços Administrativos”, com carga horária de 800 horas, sendo 60% referente a conteúdos de desenvolvimento pessoal e cidadania: ética, saúde, sustentabilidade, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, comunicação, família, entre outros. O percentual restante contempla temas técnicos de administração, direito e processo judicial eletrônico. Além do conteúdo teórico, os alunos também realizam vivências práticas no ambiente de trabalho.

A exposição da produção dos alunos do Projeto Pescar ficará disponível à visitação de 13 a 31 de maio de 2024, de segunda a sexta-feira, no Espaço de Exposição Permanente do Memorial do TRT4, no prédio 3 do Foro Trabalhista de Porto Alegre, na av. Praia de Belas, 1.432, em Porto Alegre-RS.

Fim do corpo da notícia.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Memorial TRT4
Tags que marcam a notícia:
Educação em MuseusAção EducativaMemorial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias