Educação em Museus com alunos do Projeto Pescar no TRT4
O Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em parceria com o Projeto Pescar da Comunidade Jurídico Trabalhista de Porto Alegre, realizou atividade de educação em museus com os alunos do Projeto Pescar. A atividade integra o conjunto de encontros e oficinas que ocorrerão com os alunos para produzirem material a ser exposto no Espaço de Exposição Permanente do Memorial do TRT4 dentro da programação da 22ª Semana Nacional dos Museus, cujo tema é "Museus, Educação e Pesquisa ".
A proposta este ano é levantar uma reflexão sobre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas que, em 2024, são as seguintes metas:
- Meta 4: Educação de Qualidade – Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
- Meta 9: Indústria, Inovação e Infraestruturas – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
A 22ª Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio. Anualmente, o tema é proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para as comemorações em torno do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.
O Projeto Pescar é um programa de formação socioprofissionalizante desenvolvido pela Fundação Projeto Pescar, em parceria com a sua rede colaborativa, para o acesso de jovens em vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 19 anos, ao mundo do trabalho. Hoje, esta rede é composta por 91 unidades e está presente em 10 estados brasileiros.
A missão do Projeto é promover oportunidades de desenvolvimento pessoal, cidadania e iniciação profissional para jovens por meio de parcerias com empresas e organizações.
A Comunidade Jurídico-Trabalhista do Projeto Pescar oferece formação socioprofissional gratuita a jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de uma parceria entre organizações públicas e privadas que decidiram apoiar esta causa.
A formação oferecida é de “Iniciação Profissional em Serviços Administrativos”, com carga horária de 800 horas, sendo 60% referente a conteúdos de desenvolvimento pessoal e cidadania: ética, saúde, sustentabilidade, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, comunicação, família, entre outros. O percentual restante contempla temas técnicos de administração, direito e processo judicial eletrônico. Além do conteúdo teórico, os alunos também realizam vivências práticas no ambiente de trabalho.
A exposição da produção dos alunos do Projeto Pescar ficará disponível à visitação de 13 a 31 de maio de 2024, de segunda a sexta-feira, no Espaço de Exposição Permanente do Memorial do TRT4, no prédio 3 do Foro Trabalhista de Porto Alegre, na av. Praia de Belas, 1.432, em Porto Alegre-RS.