Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 03/02/2015 00:00. Atualizada em: 03/02/2015 00:00.

Reunião do Conselho Consultivo do Memorial 26.01.2015

Visualizações: 50
Início do corpo da notícia.

Em reunião do Conselho Consultivo, Memorial faz balanço das atividades de 2014

 

 

O Conselho Consultivo do Memorial da Justiça no Trabalho do Rio Grande do Sul promoveu, nessa segunda-feira, sua primeira reunião do ano. No encontro, integrantes da Comissão Coordenadora da unidade passaram à presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Cleusa Regina Halfen, um relatório das ações realizadas em 2014 e das programadas para 2015.

Além da presidente, a reunião teve a participação do diretor da Escola Judicial do TRT-RS, desembargador José Felipe Ledur, de duas magistradas integrantes da Comissão do Memorial,  juíza Anita Job Lübbe e desembargadora aposentada Denise Maria de Barros, da desembargadora aposentada Magda Barros Biavaschi (ex-membro da Comissão do Memorial e integrante da Câmara Setorial de Arquivos do Judiciário – Conarq, indicada pela presidente do Tribunal) e dos professores Benito Bisso Schmidt (do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS e presidente da ANPUH-Brasil), Fabiano Engelmann (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS), Clarice Gontarski Speranza (do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel) e Gizele Zanotto (coordenadora do curso de História da Universidade de Passo Fundo e diretora do Arquivo Histórico da cidade).

Entre as ações promovidas em 2014, o Memorial destacou:

-  Recebimento do certificado do Programa Memória do Mundo, da Unesco, que classificou o acervo do Memorial como patrimônio da humanidade. O certificado foi entregue em 27 de março, em evento no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, com a presença da presidente Cleusa Halfen e da juíza Anita Lübbe. Acesse o vídeo sobre o trabalho reconhecido pela Unesco.

- Prorrogação do convênio com o Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que desenvolve o projeto “Trabalhadores no Brasil: identidades, direitos e política”. Por meio desta parceria, o Memorial fornecerá, em um banco de dados criado pela Unicamp, informações a respeito de processos de dissídios coletivos do Rio Grande do Sul.

- Levantamento sobre 31.184 processos da jurisdição de Rio Grande, datados de 1948 a 2004. O Memorial enviou, em maio de 2014, 630 lotes desses processos para o Centro de Documentação Histórica da Universidade Federal de Rio Grande.

- Manutenção do atendimento a diversos estudiosos que desenvolvem pesquisas sobre a história da Justiça do Trabalho; Justiça, Direito, relações de trabalho e emprego; e memória e patrimônio da Justiça do Trabalho.

- Desenvolvimento do Dicionário Histórico-Biográfico da Magistratura do Trabalho da 4ª Região (em andamento).

- Evento “O Golpe Militar de 1964 e seu impacto na sociedade”, promovido em parceria com a Escola Judicial, com a participação do advogado trabalhista Carlos Araújo e do desembargador aposentado Renan Kurtz, em 6 de novembro de 2014.

- Higienização e cadastramento de processos antigos de Montenegro e Novo Hamburgo (em andamento).

- Organização do acervo de objetos históricos.

As ações previstas para 2015 serão divulgadas oportunamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT4
Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias