Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 01/02/2018 00:00. Atualizada em: 01/02/2018 00:00.

Memorial do TRT4 recebe Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade

Visualizações: 48
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Memorial do TRT4 recebeu da Rede Memórias Reveladas – da qual é parceiro desde 2010 pelo Acordo de Cooperação Técnica TRT nº 84/2010- versão impressa, em três volumes, do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), para ampla difusão e estímulo à pesquisa e reflexão sobre a ditadura estabelecida pelo golpe de Estado de 1964.
O acervo da Comissão Nacional da Verdade, constituído de fotografias, vídeos e relatórios parciais/temáticos, foi recolhido ao Arquivo Nacional para integração ao Centro de Referência Memórias Reveladas e seu acesso digital se dá tanto pelo endereço eletrônico www.memoriasreveladas.gov.brAbre em nova aba, na sessão “comissões da verdade”, como pelo http//cnv.memoriasreveladas.gov.brAbre em nova aba.

O Memorial da Justiça do Trabalho no RS reafirma o compromisso pactuado com o Arquivo Nacional no sentido de dar continuidade ao trabalho de preservação e divulgação de documentos e ações referentes ao período da ditadura militar no Brasil, “para que não esqueça, para que nunca mais aconteça”.

Assista ao vídeo produzido pelo Memorial em dezembro de 2014 sobre o tema em http://bit.ly/2rXiMzjAbre em nova aba

Veja mais em http://www.trt4.jus.br/portal/portal/memorial/projetosAbre em nova aba

No dia 13 de dezembro de 2010, foi publicado no Diário Oficial da União o Acordo de Cooperação Técnica TRT nº 84/2010, firmado entre o TRT4 e o Arquivo Nacional, visando à participação do TRT4 no projeto Memórias Reveladas. 

O Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil, denominado "Memórias Reveladas", foi institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional, com a finalidade de reunir informações sobre os fatos da história política recente do País.

O objetivo central do projeto é o de fazer com que este centro de referência torne-se um polo difusor de informações contidas nos registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil nas décadas de 1960 a 1980.

Nele, fontes documentais são gerenciadas e colocadas à disposição do público, incentivando a realização de estudos, pesquisas e reflexões sobre o período, viabilizando o cumprimento do requisito constitucional de acesso à informação a serviço da cidadania.

A incorporação do TRT4 a esta rede permitirá à população conhecer documentos do Poder Judiciário referentes àquele lapso de tempo, fornecendo subsídios sobre a atuação da Justiça do Trabalho na regulação dos conflitos entre o capital e o trabalho.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias