Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 02/04/2018 00:00. Atualizada em: 02/04/2018 00:00.

Memorial do TRT4 lamenta falecimento da professora Beatriz Loner

Visualizações: 56
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Memorial da Justiça do Trabalho no RS lamenta o falecimento da historiadora, professora e pesquisadora Beatriz Ana Loner. Beatriz estava à frente do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (NDH-UFPel) quando da efetivação do convênio entre TRT4 e UFPel, no ano de 2005, pelo qual o Tribunal cedeu à Universidade, de forma exclusiva, o uso, para fins de pesquisa, de todos os autos de processos trabalhistas findos, do Foro do Trabalho de Pelotas, sendo esses autos inalienáveis e não sujeitos à usucapião (https://bit.ly/2H3hQ09Abre em nova aba). Tal iniciativa resultou e resulta, até hoje, em numerosos trabalhos acadêmicos tanto de graduação como pós-graduação, além de observada a devida preservação, conservação e catalogação desses documentos. Beatriz Loner teve ampla atuação profissional em sua área, sendo, entre outras tantas frentes, fundadora do GT Mundos do Trabalho da ANPUH (Associação Nacional de História), “que muito vem contribuindo para reunir pesquisadores, dinamizando as discussões e a produção de trabalhos desse tema”, afirmou a historiadora Sílvia Petersen quando da reedição do livro “Construção de Classe: Operários de Pelotas e Rio Grande”, na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2017, de autoria de Beatriz.

______________________________________________
Compartilhamos abaixo post do GT Mundos do Trabalho:

"O GT Mundos do Trabalho, com muito pesar, noticia o falecimento da professora Beatriz Ana Loner. Fundadora do GT Mundos do Trabalho e do GT Emancipações e Pós-Abolição, Beatriz foi exemplo de engajamento, seriedade e companheirismo, uma lutadora que sempre buscou contar a história da classe trabalhadora em toda sua complexidade. Primeira coordenadora do GT Mundos do Trabalho Nacional, relançou recentemente sua obra "Construção de classe: operários de Pelotas e Rio Grande, 1888-1930". Todos e todas que passamos por suas mãos durante nossa formação e em nossos debates sabemos o quanta falta ela irá fazer.
Perdemos, sem dúvida, um grande nome não apenas da História Social do Trabalho, mas da própria historiografia brasileira, como salientou nosso GT irmão, Emancipações e Pós-Abolição. Estamos todos de luto nesse triste momento e deixamos aqui a nota do NDH-UFPEL enaltecendo a última atividade de Beatriz Loner, em que sua obra fora homenageada pelos dois GTs: https://bit.ly/2Gs8TwsAbre em nova aba". Mais em https://bit.ly/2GylHRGAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias