Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 01/12/2016 00:00. Atualizada em: 01/12/2016 00:00.

Memorial recebe a carta de aposentadoria do Des. Juraci Galvão Junior

Visualizações: 489
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

“Meus pensamentos voam para o passado.” Essas palavras estampam um trecho da carta redigida e entregue pelo Desembargador Juraci Galvão Júnior à Presidente do TRT4, Beatriz Renck, em uma solenidade de despedida organizada pelos desembargadores do Tribunal por ocasião de sua aposentadoria. A homenagem aconteceu no dia 15 de setembro deste ano.

A carta, composta por duas laudas e meia, é repleta de digressões e citações cuidadosamente compiladas pelo magistrado, em um movimento de idas e vindas pelo passado de um “jovem do interior que tinha pequenos sonhos dentro da mala” e a construção de uma trajetória de nada mais nada menos do que 35 anos de trabalho prestados à Justiça do Trabalho da 4ª Região.

O documento foi repassado ao Memorial por doação da Presidência. A Presidente do Tribunal entendeu que, pela simbologia do documento, ele deveria ficar preservado no Memorial, para a posteridade. A carta será catalogada e devidamente armazenada no Acervo do Memorial e, após, disponibilizada à consulta.

Natural de São Paulo, Juraci Galvão Júnior é formado em Ciências Jurídicas e Sociais e mestre em Direito Público, pela Universidade Pompeu Fabra, Barcelona (Espanha). Ingressou na Justiça do Trabalho da 4ª Região em 1981, como juiz substituto. Foi titular da 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Rio Grande, da Vara do Trabalho de Carazinho, da Vara do Trabalho de Lajeado, da Vara do Trabalho de Osório e da 12ª Vara do Trabalho de Porto Alegre. 

Em 2000 foi promovido a desembargador, pelo critério de merecimento. Atuou como advogado trabalhista e como professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Em novembro de 2006, tomou posse como vice-corregedor, sendo também presidente da 2ª Seção de Dissídios Individuais. Foi corregedor no biênio 2010/2011. Atualmente, compunha a 8ª Turma (como presidente), a Seção de Dissídios Coletivos (SDC) e o Órgão Especial.

Traduziu do espanhol para o português a obra “Conflitos Coletivos do Trabalho”, de autoria do professor Guilherme Cabanellas, residente da Associação Ibero-Americana de Direito do Trabalho, editada pela Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, edição 1979. Coordenou a elaboração do livro “Estudos de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho”, em homenagem a J. L. Ferreira Prunes, Editora LTR, 1998. É membro titular: do Instituto de Direito Social, com sede em São Paulo; do Instituto Latino Americano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social, com sede na Argentina; da Sociedad Internacional de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social, com sede em Genebra; da Academia Ibero-americana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social, com sede em Madri. Recebeu o troféu de Jurista Eminente, conferido pela Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Satergs) no ano de 2012. 

Em 2014, foi agraciado com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador, conferida pelo TST a quem se distinguiu por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Fotos: Inácio do Canto Rocha Filho
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias