Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 20/05/2020 00:00. Atualizada em: 20/05/2020 00:00.

Reflexões sobre Museus Inclusivos | Edileny Tomé da Mata

Visualizações: 45
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Na 18ª Semana Nacional dos Museus o Ibram nos convida a pensar sobre o tema “Museus para a igualdade: Diversidade e inclusão”.

O desafio é tornar os museus espaços que dialogam com a sociedade e agentes propositores de ações capazes de contribuir para a superação das desigualdades sociais.
É nesse sentido que, a convite do Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, apresentamos ao público uma reflexão sobre as instituições museais nesse vídeo em que o Professor Edileny Tomé da Mata problematiza os temas das condições de acesso aos museus e da gestão museal.
Em sua fala, o Professor refere o livro publicado pelo Memorial e intitulado “Memórias de Trabalho e não Trabalho Quilombola”.
Na trajetória de construção desse projeto, ao longo do ano de 2019, o Memorial realizou diversas reuniões entre sua equipe e representantes de sete escolas públicas e das sete comunidades quilombolas da capital gaúcha. A partir daí, vinte e oito professores de diversas disciplinas orientaram mais de 140 alunos de diferentes faixas etárias e anos escolares em entrevistas e na elaboração dos materiais para o livro.
Lançado na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, a versão e-book está disponível no site do memorial: 
https://www.trt4.jus.br/portal/portal/memorialAbre em nova aba.

Assista ao vídeo aqui:
https://youtu.be/cJatvsy8sUcAbre em nova aba
ou clicando na imagem abaixo.

O Professor Edileny Tomé da Mata é Bacharel em Direito pela Universidade Mohamed Premier Oujda (Marrocos), reconhecido pela ENIC-NARIC (França). Mestrado em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide - Sevilha (Espanha) e doutor cum laude com acreditação europeia pela Universidade Pablo de Olavide - Sevilha (Espanha).
São comunidades quilombolas em Porto Alegre: Quilombo dos Silva, Quilombo do Areal, Quilombo dos Alpes, Quilombo Fidelix, Quilombo dos Machado, Quilombo dos Flores e Quilombo Lemos.
As escolas que participaram do projeto são: Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia, Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, Escola Estadual de Ensino Médio Professor Oscar Pereira, Colégio Estadual Protásio Alves, Escola Municipal de Ensino Básico Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Obino e Colégio Estadual Paraná.

 

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias