Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 29/07/2024 12:05. Atualizada em: 29/07/2024 12:21.

Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro

Visualizações: 489
Início da galeria de imagens.
Capa com o título Programa de Gestão de Riscos em Museus
Programa Gestão de Riscos em Museus
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
Preservar a integridade física de um museu é uma luta constante. Exige um esforço rotineiro e um bom planejamento, uma vez que os bens culturais estão susceptíveis à degradação, evasão e destruição. Perdas irreparáveis podem estar no horizonte próximo, caso uma gestão de riscos não seja implementada ou bem realizada. Assim, encarar os riscos e propor ações eficazes de mitigação não é tarefa fácil, mas um desafio a ser enfrentado para a preservação e gestão dos museus e seus acervos. Tal pensamento tem, portanto, conduzido o Instituto Brasileiro de Museus na elaboração de uma série de políticas de preservação, a fim de possibilitar aos profissionais de museus, o amparo técnico na identificação dos agentes de riscos mais comuns ao patrimônio museológico e, a partir de então, estabelecer medidas de controle e mitigação por meio da ferramenta metodológica de gerenciamento de riscos.

Um dos aspectos mais interessantes apontados por essa metodologia, conforme nos mostra esse período de implementação do Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado, lançado em 2013, é a ampliação do escopo analítico das equipes para as condições de conservação dos bens. Os dados da região geográfica, pluviometria, índices de violência urbana, histórico de ocorrências e eventos também integram o diagnóstico, que agora não está só preocupado com o controle de temperatura e umidade daquela sala expositiva ou reserva técnica, mas com camadas mais externas, pensando-se de fora para dentro da instituição.

É com esse objetivo que o Ibram apresenta com esta publicação, a versão revisada do Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro – PGRPMB, reiterando nosso compromisso com essa pauta, entendendo que os desafios e o alcance das ações que integram este Programa, além da metodologia que o ampara, representam uma importante perspectiva para os museus brasileiros, no sentido de orientá-los e ajudá-los no planejamento e adoção de medidas integradas, para aprimorar as ações de preservação e segurança voltadas ao patrimônio musealizado brasileiro

Pedro Machado Mastrobuono EX-PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Acesse o programa AQUI.


Fim do corpo da notícia.
Fonte: IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
Tags que marcam a notícia:
Gestão de RiscosEducação em Museus
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias