Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 14/12/2023 14:45. Atualizada em: 14/12/2023 15:29.

Exposição “Universo Simbólico” está aberta ao público no TRT-4

Visualizações: 62
Início do corpo da notícia.

Foto do público presente na exposição

Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição “Universo Simbólico” foi inaugurada na última terça-feira (12/12). As obras do escultor Alexandre Barcelos  ficam expostas no saguão do edifício-sede do TRT-4 até 23 de fevereiro.

A mostra foi selecionada entre os artistas que se candidataram a expor nos espaços culturais do Tribunal. 

Foto da desembargadora Rosane Casa Nova
Desa. Rosane Casa Nova

No lançamento da exposição, a desembargadora Rosane Casa Nova, coordenadora da Comissão de Gestão e Memória do TRT-4, destacou o compromisso do Tribunal com a cultura local.  

“Além da preservação e guarda de toda memória do TRT, a Comissão tem a si agregada a Comissão de Cultura, que tem por objetivo reafirmar o compromisso do Tribunal como propulsor da difusão da cultura no Estado”, disse a magistrada.  

O artista Alexandre Barcelos ressaltou a importância de poder expor no TRT-4 e destacou a relação que seu processo criativo tem com o trabalho. 

“É muito importante estar aqui neste espaço que representa o trabalho. Eu costumo dizer que não existe dom, existe o trabalho”, afirmou o escultor.

Foto do artista Alexandre Barcelos
Alexandre Barcelos

Biografia 

Alexandre Barcelos nasceu em 1973, na cidade de Porto Alegre. Iniciou seus estudos artísticos com os artistas Velcy Soutier, Luis Nunes, Clóvis Garcia, Xico Stockinger, Paulo Porcella e José Francisco Alves, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Academicamente é mestre em História, atuando como professor além da atividade artística.

O escultor se considera um “operário do fazer artístico”, com seus bronzes, alumínios, ferro com madeira, raízes, sucata soldada, terracota e pedra. Ele participa ativamente de todo o processo produtivo de suas obras, desde a busca da matéria-prima até a finalização. A busca na natureza é sua maior inspiração, com temas que vão desde a figura humana, guerreiros, cavalos e a força dos touros.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Mateus Rocha (Secom/TRT-4)
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom TRT4
Tags que marcam a notícia:
Espaço Cultural do TRT4ExposiçãoAlexandre BarcelosMemorial TRT4
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias