Exposição “Universo Simbólico” está aberta ao público no TRT-4
A exposição “Universo Simbólico” foi inaugurada na última terça-feira (12/12). As obras do escultor Alexandre Barcelos ficam expostas no saguão do edifício-sede do TRT-4 até 23 de fevereiro.
A mostra foi selecionada entre os artistas que se candidataram a expor nos espaços culturais do Tribunal.

No lançamento da exposição, a desembargadora Rosane Casa Nova, coordenadora da Comissão de Gestão e Memória do TRT-4, destacou o compromisso do Tribunal com a cultura local.
“Além da preservação e guarda de toda memória do TRT, a Comissão tem a si agregada a Comissão de Cultura, que tem por objetivo reafirmar o compromisso do Tribunal como propulsor da difusão da cultura no Estado”, disse a magistrada.
O artista Alexandre Barcelos ressaltou a importância de poder expor no TRT-4 e destacou a relação que seu processo criativo tem com o trabalho.
“É muito importante estar aqui neste espaço que representa o trabalho. Eu costumo dizer que não existe dom, existe o trabalho”, afirmou o escultor.

Biografia
Alexandre Barcelos nasceu em 1973, na cidade de Porto Alegre. Iniciou seus estudos artísticos com os artistas Velcy Soutier, Luis Nunes, Clóvis Garcia, Xico Stockinger, Paulo Porcella e José Francisco Alves, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Academicamente é mestre em História, atuando como professor além da atividade artística.
O escultor se considera um “operário do fazer artístico”, com seus bronzes, alumínios, ferro com madeira, raízes, sucata soldada, terracota e pedra. Ele participa ativamente de todo o processo produtivo de suas obras, desde a busca da matéria-prima até a finalização. A busca na natureza é sua maior inspiração, com temas que vão desde a figura humana, guerreiros, cavalos e a força dos touros.