Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 02/03/2023 16:29. Atualizada em: 02/03/2023 16:29.

Trabalho conjunto dos cinco tribunais do RS é destaque no lançamento do 3º Encontro Nacional sobre a Memória do Poder Judiciário

Visualizações: 67
Início da galeria de imagens.
Presidentes dos cinco tribunais organizadores do III Enam
Lançamento Oficial do III Enam
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Trabalho conjunto dos cinco tribunais do RS é destaque no lançamento do 3º Encontro Nacional sobre a Memória do Poder Judiciário

Início do corpo da notícia.

Foto posada com os representantes dos cinco TribunaisOcorreu nesta quarta-feira (1º/3), no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), o lançamento do III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam). A cerimônia contou com a presença dos representantes dos cinco tribunais com sedes no Rio Grande do Sul e foi transmitida pelo Youtube. O evento, que tem o objetivo de debater temas de interesse da gestão documental e de memória do Judiciário, acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio. O presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, destacou a importância da união das Cortes gaúchas para realização do Enam, que em 2023 terá o Rio Grande do Sul como Estado sede.

Acesse aqui o álbum de fotos do evento. 

“O lançamento do III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário é apenas uma das faces dessa joia que estamos lapidando. É importante que a comunidade tenha uma ideia única de Poder Judiciário. Um Poder Judiciário que cumpre o devido processo legal, garante o direito de defesa, garante os direitos básicos do cidadão, de acesso à Justiça, de recursos. Tudo que aprendemos como teoria, colocamos na prática”, destaca Rossal.

Francisco Rossal
Francisco Rossal

O presidente do TRT-4 também confirmou a presença no evento da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Webber, que já foi presidente da Corte trabalhista gaúcha na gestão 2001/2003. A ministra deverá participar da cerimônia de encerramento do Enam, no dia 12 de maio.

“A memória do Tribunal não é a memória de um tribunal. É a memória da sociedade. E o Poder Judiciário faz parte da sociedade”, disse Rossal.

Amilcar Macedo
Amilcar Macedo


O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM-RS), desembargador Amilcar Macedo, lembrou que o encontro é uma grande oportunidade para que se possa mostrar os valores e as raízes do Poder Judiciário. 

“A Justiça Militar completa 175 anos aqui no Rio Grande do Sul. Desde 1948, ao final da Guerra dos Farrapos, existe a Justiça Militar e poucas pessoas sabem disso. Essa é uma oportunidade extraordinária para mostrar a importância do nosso trabalho”, pondera Macedo.

Francisco Moesch
Francisco Moesch

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Francisco Moesch, fez questão de lembrar que o dia 24 de fevereiro foi marcado pelos 91 anos da Justiça Eleitoral no Brasil.

“Vamos reviver, revigorar e revalorizar questões muito importantes durante o evento. Queria que vocês todos colocassem na retina de cada um: o trabalho conjunto e antecipado sempre será bem sucedido. Eu  tenho certeza que o III Enam, que será realizado em Porto Alegre, será um grande sucesso”, disse Moesch.

Ricardo Teixeira
Ricardo Pereira


O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, lembrou que a Corte federal é a mais nova do Estado — completará 34 anos de existência.

“Nós trabalhamos com novas tecnologias, mas mesmo as novas tecnologias não prescindem da conservação. Temos que fazer a conservação agora, por exemplo, em ambiente digital. Preservando a história, podemos conhecer o presente e projetar um futuro melhor”, destacou Pereira.

Alberto Delgado
Alberto Delgado Neto


O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), desembargador Alberto Delgado Neto, enalteceu a importância da preservação da memória do Poder Judiciário.

“Esse Enam vai permitir que a gente mostre a unidade do Poder Judiciário. Que as nossas histórias apenas se complementam e se somam”, observou o magistrado.

O diretor da Escola Judicial do TRT-4, desembargador João Paulo Lucena, coordenador do grupo de trabalho organizador do Enam, também lembrou que a realização do evento no Rio Grande do Sul “é resultado de uma inédita candidatura conjunta dos cinco tribunais gaúchos”.

João Paulo Lucena
João Paulo Lucena

“Dentre os destaques, teremos palestrantes e debatedores de todo o país, com representações do CNJ, da Unesco, do Poder Judiciário, das universidades e da academia”, ressaltou Lucena.

Também estiveram presentes na cerimônia de lançamento do III Enam a vice-ouvidora do TRT-4, desembargadora Maria Madalena Telesca; a juíza do trabalho Anita Job Lübbe, integrante da Comissão Coordenadora do Memorial do TRT-4 e do Grupo de Trabalho organizador do evento; o desembargador do TJM-RS Paulo Roberto Mendes; o curador do memorial da Justiça Eleitoral, Gerson Fischmann. O desembargador Carlos Newton, da coordenação do Comitê de Documentação e Memória do TRT-21, acompanhou a cerimônia virtualmente.

Foto geral do eventoDurante o evento, também foi lançado o site do Enam, onde pode ser conferida a programação completa. Um encontro preparatório ocorrerá entre os dias 13 e 14 de abril, de forma online. As inscrições para ambos já estão abertas e podem ser feitas acessando esse link. Podem participar magistrados e servidores em geral, gestores e integrantes de unidades de gestão documental e de memória, arquivos e bibliotecas dos tribunais, além de estudantes universitários.

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), Tribunal de Justiça (TJ-RS), Tribunal de Justiça Militar (TJM-RS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) são os organizadores do Encontro, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A organização conjunta é uma novidade, aprovada pelo CNJ em 2022. As atividades do III Enam acontecerão nas sedes do TJ-RS, TRT-4 e TRF-4.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
MEMÓRIAENAM
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
III EnamMemóriaEnam
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias