Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial
Publicada em: 21/10/2025 18:41. Atualizada em: 21/10/2025 18:43.

TRT-RS apresenta sistema que preserva documentos da Justiça do Trabalho

Visualizações: 13
Início da galeria de imagens.
Servidor Alex Fagundes e Juíza Anita Lübbe palestrando no Coleprecor sobre o RDC-Arq
Servidor Alex Fagundes e Juíza Anita Lübbe
Des. Ricardo Martins Costa Palestrando no Coleprecor
Des. Ricardo Martins Costa
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
Início do corpo da notícia.
Servidor Alex Fagundes e Juíza Anita Lübbe
Servidor Alex Fagundes e Juíza Anita Lübbe

A programação desta terça-feira (21/10) da 8ª Reunião do ColeprecorAbre em nova aba incluiu um painel sobre o Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), ferramenta voltada à preservação digital de documentos judiciais e administrativos da Justiça do Trabalho.

Confira o álbum de fotos (em atualização).Abre em nova aba

O painel foi conduzido pelo desembargador Ricardo Martins Costa, presidente do TRT da 4ª Região (TRT-RS), e pela juíza Anita Job Lübbe, também do TRT-RS.

O RDC-Arq é um sistema composto por componentes tecnológicos e normativos — hardware, software, metadados e procedimentos — que asseguram a autenticidade, integridade e acessibilidade dos registros digitais. A iniciativa busca preservar a memória institucional da Justiça do Trabalho conforme padrões internacionais de gestão documental.

Des. Ricardo Martins Costa
Des. Ricardo Martins Costa

Durante a apresentação, o desembargador Martins Costa destacou o papel pioneiro do TRT-RS na implantação do sistema:

“Esse projeto segue a Resolução do CNJ nº 324/2020, que prevê expressamente a instalação de um repositório arquivístico digital confiável”, destacou o magistrado, ao lembrar que parte do acervo do TRT-RS é reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade.

A juíza Anita Job Lübbe apresentou em detalhes o funcionamento do projeto, seu histórico e a previsão de implementação nacional:

“Essa ideia do RDC-Arq nasce em 2017 ou 2018, quando recebemos o professor Daniel Flores, especialista em gestão documental. O TJDFT foi o primeiro tribunal do Brasil a implantar, mas na Justiça do Trabalho a proposta é inovadora por sua abrangência: envolve os 24 TRTs e o TST. Como usamos o mesmo sistema (PJe), isso possibilitou uma construção coletiva”, explicou.

A juíza enfatizou que a ferramenta garantirá a integridade e a cadeia de custódia dos documentos:

“Estamos construindo um verdadeiro cofre digital, à prova de alterações. A cadeia de custódia dos arquivos será garantida, algo essencial, inclusive do ponto de vista jurídico. O RDC-Arq permitirá preservar documentos natos digitais e também os digitalizados, usando extratores automáticos do PJe. O conteúdo será armazenado no sistema Archivematica e disponibilizado ao público por meio do sistema Atom, sempre observando a LGPD”, completou.

O projeto, segundo Anita, é estratégico para a Justiça do Trabalho:

“Com a padronização do sistema, conseguiremos não só preservar a memória, mas também desafogar os sistemas ativos, retirando do PJe documentos que já podem ser eliminados conforme as tabelas de temporalidade. Vamos garantir a segurança, a acessibilidade e a difusão dos documentos públicos, sem custo extra para os tribunais”, afirmou.

Ainda segundo a juíza, o projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e meio e está pronto para ser distribuído a todos os tribunais a partir de novembro. A previsão é que a implementação completa aconteça em até seis anos.

Ela finalizou a apresentação com uma homenagem às equipes envolvidas:

“Nada disso foi feito sozinho. Registro meu agradecimento às administrações, aos colegas da TI, da gestão de memória, ao CSJT e a todos os servidores que participaram ativamente desse projeto. Este é um exemplo de colaboração institucional que fortalece a Justiça do Trabalho”, concluiu.

O servidor Alex Risicato Fagundes, da Coordenadoria de Implantação de Sistemas da Secretaria-Geral de Tecnologia e Inovação do TRT-RS, também participou da apresentação.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Coleprecor
Tags que marcam a notícia:
tecnologia
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Coleprecor
Tags que marcam a notícia:
RDC-ArqColeprecorAnita LübbeAlex FagundesTRT4
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias