TRT-RS e UFPel renovam acordo para a guarda de acervo da Justiça do Trabalho em Pelotas
TRT-RS e UFPel renovam acordo para a guarda de acervo da Justiça do Trabalho em Pelotas

(Foto: UFPel)
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) celebrou um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no final de janeiro, para a preservação do acervo local da Justiça do Trabalho. Conforme os termos do acordo, o Núcleo de Documentação Histórica da UFPel continuará responsável, até 2030, pela guarda de processos que datam dos anos 1930 até o final da década de 1990.
No total, são mais de 90 mil processos que auxiliam a contar a história dos trabalhadores e das empresas da cidade ao longo do século XX, além da evolução do judiciário trabalhista no período. O acervo encontra-se na Universidade desde 2005, quando a equipe do Memorial da Justiça do Trabalho e as professoras Beatriz Loner e Lorena Gill estabeleceram as primeiras conversas e termos para a guarda documental. De lá pra cá, a cada cinco anos, novos instrumentos de contrato foram assinados para manter a preservação documental do acervo na UFPel.
Os documentos podem ser objeto de estudos e busca de direitos, com acesso disponível para pesquisadores e para a comunidade em geral. Além de ser uma fonte de documentos comprobatórios para trabalhadores, o acervo já foi usado em pesquisas de conclusão de curso de graduação, mestrado e doutorado, além de embasar diversos artigos acadêmicos.