Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 03/06/2022 09:58. Atualizada em: 03/06/2022 10:01.

Mostra sobre trabalho fabril em Porto Alegre retoma exposições presenciais no TRT-4

Visualizações: 52
Início da galeria de imagens.
Presidente Rossal fala ao público no púlpito. A sua frente aparecem as autoridades presentes, sentadas nas cadeiras.
Presidente do TRT4 fala na abertura da mostra
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
Mostra sobre trabalho fabril em Porto Alegre retoma exposições presenciais no TRT-4
Início do corpo da notícia.
Intitulada "Porto Alegre Fabril: movimento operário 1929", a exposição entrou em cartaz na tarde desta terça-feira (31/5), no saguão do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1100, Porto Alegre). Composta por material gráfico impresso em banners, com textos explicativos sobre o tema e objetos que contextualizam o trabalho fabril da época, a mostra pode ser visitada diariamente, das 10 às 16h, até 30 de junho. A exposição insere-se na série de atividades alusivas aos 250 anos da cidade de Porto Alegre. O TRT-4 é parceiro do Município na programação de eventos.
A pesquisa e a organização da exposição ficaram a cargo do Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região e da Comissão de Gestão da Memória do TRT-4. Ao saudar os presentes na inauguração, o coordenador da Comissão, desembargador João Paulo Lucena, destacou que a mostra traz um ponto importante da história do Trabalho em Porto Alegre, já que apresenta objetos e textos explicativos sobre o movimento grevista de 1929, que reivindicava a concessão de 15 dias de férias aos trabalhadores do setor. As férias já estavam previstas por lei desde 1925, mas o comando legal ainda não era cumprido. Lucena ressaltou que o tema foi uma forma do TRT-4 se integrar, com satisfação, ao calendário de eventos que celebram os 250 anos da Capital. A juíza do Trabalho Anita Job Lübbe, que integra a Comissão em conjunto com o magistrado, também esteve presente.
Segundo o presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, a mostra tem o importante papel de marcar também o retorno das atividades culturais presenciais na Justiça do Trabalho gaúcha, após um período difícil para todos devido à pandemia. "Não desprezamos a tecnologia, muito importante também, mas somos seres gregários por natureza, gostamos de estarmos juntos e construirmos as coisas juntos, por isso é bom marcarmos essa retomada", afirmou. "Essa exposição reúne a preservação do passado, necessária para uma visão de futuro, a celebração pela cidade que nos recebeu e que aprendemos a amar e o Direito do Trabalho, que escolhemos como profissão e que nos dá dignidade", avaliou o presidente, ao mencionar que chegou a Porto Alegre aos 15 anos, vindo do Alegrete, e que hoje tem um carinho muito especial pela cidade que o acolheu.
Emocionado, o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, lembrou sua história com a Justiça do Trabalho. Gomes é advogado trabalhista e filho de advogados trabalhistas. Segundo ele, a instituição o ensinou a valorizar o diálogo como forma de entendimento entre visões diferentes, ao propiciar uma forma pacífica de resolução de conflitos entre trabalhadores e empregadores. "Lembrarmos do passado do Trabalho na nossa cidade é uma forma de avaliarmos o futuro e a nossa capacidade de gerar oportunidades", concluiu.
Também estiveram presentes na inauguração o vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa, a desembargadora do TRT-4 Carmen Izabel Centena Gonzalez, o secretário extraordinário para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki, o vice-procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Lourenço Agostini Andrade, a conselheira da OAB-RS Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, o presidente da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas (Agetra), Felipe Carmona, o vice-presidente da Associação dos Juízes Classistas da 4ª Região, Adão Eduardo Haggstram, o advogado e ambientalista Caio Lustosa e o representante do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, desembargador Paulo Roberto Mendes Rodrigues.
Durante a solenidade de inauguração, foram exibidos dois vídeos relacionados com o tema da exposição: um monólogo produzido pela servidora aposentada Vera Santos, extraído da peça de Bertolt Brecht intitulada "Terror e Miséria no III Reich", e um vídeo do pesquisador Guilherme Machado Nunes, doutor em História pela UFRGS, com base na sua tese de doutorado "A Questão da Lei de Greve Agita o Operariado Porto-Alegrense".
Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Juliano Machado e fotos de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom TRT4
Tags que marcam a notícia:
ExposiçãoPorto Alegre Fabril: movimento operário de 1929MemorialMemorial TRT4250 anos de Porto Alegre20ª Semana de Museus
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias