Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 01/06/2021 14:44. Atualizada em: 19/12/2021 16:13.

Conversa sobre os 80 anos da Justiça do Trabalho

Visualizações: 51
Início do corpo da notícia.
Conversa 80 anos JT.jpgConversa sobre os 80 anos da Justiça do Trabalho no RS
O Memorial da Justiça do Trabalho no RS realizou uma Conversa sobre os 80 anos da Justiça do Trabalho no RS, no dia 03 de maio, às 17h, de forma remota, pelo facebook e instagram do TRT4 e de seu Memorial. O evento integrou as atividades que serão desenvolvidas pelo TRT4 em homenagem aos 80 anos da instalação da Justiça do Trabalho no Brasil, conforme calendário proposto pelo CSJT.
A conversa foi mediada pelo membro da Comissão Coordenadora do Memorial Desembargador Alexandre Cruz e contará com a participação da Presidente do Tribunal, Desembargadora Carmen Gonzalez, e dos advogados convidados Maria Aparecida Moretto e Hélio Faraco de Azevedo.
A Conversa foi dividida em seis blocos temáticos:
1) Instalações de trabalho e atuação no TRT4;
2) A Justiça do Trabalho no período da Ditadura;
3) Informatização;
4) Ampliação da competência X Extinção da Justiça do Trabalho;
5) Pandemia + Restrições orçamentárias e de pessoal + Trabalho/Atendimento Remoto e
6) Futuro da Justiça do Trabalho: novas relações de trabalho
Abrindo cada bloco, foi veiculado trecho de entrevista do acervo do Memorial sobre o tema correspondente.
Na esteira das comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho, o Memorial do TRT4, em parceria com o Grupo de Teatro deste Regional “Os Impagáveis”, lançou o Podcast Escuta Só: memórias da Justiça do Trabalho, uma iniciativa do Memorial, com episódios narrando de forma resumida e dinâmica uma linha do tempo do mundo do trabalho e desses 80 anos de Justiça do Trabalho no Brasil.
Ainda em maio, e dentro da programação da Semana Nacional de Museus, o Memorial foi realizada uma Palestra/Bate-Papo sobre as alterações do perfil de trabalho no 4° Distrito de porto Alegre e o surgimento do Distrito Criativo. Nosso convidado foi o professor, fundador da UrbsNova | Agência de Inovação Social e conferencista Jorge Piqué.
Jorge Piqué é o criador e desenvolvedor do Distrito Criativo do 4° Distrito de Porto Alegre, com quem o Memorial pretende desenvolver projeto de criação de um caminho turístico-cultural da vida do trabalho nessa região da cidade de Porto Alegre que comporta uma série de ações voltadas para sua revitalização e ressignificação a partir de suas memórias, em especial das fábricas que ali existiram e de suas histórias de vida e trabalho.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Memorial TRT4
Tags que marcam a notícia:
80 anos da Justiça do Trabalho
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias