Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 18/03/2021 15:53. Atualizada em: 24/01/2022 17:23.

Estágio Curricular de Docência em História no Memorial do TRT4

Visualizações: 17
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Mesmo com a pandemia, estudantes universitários matriculados em cadeiras de estágio curricular precisam encontrar instituições que os recebam e proponham atividades dentro dos objetivos curriculares propostos. O Memorial da Justiça do Trabalho, cumprindo seu papel de entidade parceira na formação complementar de acadêmicos universitários, recebeu nesse semestre três estudantes em estágio curricular, cujos resultados divulgaremos oportunamente.

No segundo semestre de 2020, o Memorial acolheu o estudante universitário do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Francisco da Silva Kern, em seu estágio curricular de docência em História. A atividade de estágio versou sobre a história dos mineiros de Butiá e a luta por melhores condições na criação de um percurso didático na plataforma do Google Forms, a partir da utilização de imagens, xilogravuras e processos trabalhistas que constam no acervo do Memorial da Justiça do Trabalho no RS. Além desse material, que serviu como atividade avaliativa para os alunos de ensino fundamental da Escola Estadual Venceslau Brás, a experiência de estágio foi abordada num artigo sobre a incorporação dos espaços virtuais na educação patrimonial em tempos de pandemia.

O estágio curricular é atividade obrigatória de determinados cursos universitários. O Memorial da Justiça do Trabalho no RS, por sua vez, tem acordo firmado com a UFRGS com o objetivo de acolher seus estudantes para realização de estágio curricular, mantendo esse propósito mesmo de forma remota, face à atual necessidade de distanciamento social, contribuindo para a continuidade das atividades letivas da Universidade.

Importante ressalta que o estágio curricular é atividade obrigatória e não remunerada, diferentemente do estágio realizado via concurso de estágio, este sim remunerado e renovável a cada semestre, até um total de quatro semestres de estágio. Atualmente o Memorial conta com dois estagiários concursados (remunerados), da área de História, e, de acordo com o enfoque das atividades, acolhe também estagiários das áreas de Museologia e Arquivologia. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região publica edital de concurso de estágio periodicamente. Mantenha-se informado pelo site www.trt4.jus.br, se tiver interesse.

Confira aqui a atividadeAbre em nova aba e o artigoAbre em nova aba resultantes da experiência de estágio curricular de docência em História ocorrida no Memorial da Justiça do Trabalho no RS pelo estudante Francisco da Silva Kern.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Memorial do TRT4
Tags que marcam a notícia:
Estágio CurricularEstágio obrigatórioMemorial TRT4HistóriaJustiça do Trabalho
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias