Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 03/05/2016 00:00. Atualizada em: 03/05/2016 00:00.

Em sessão de cinema, Memorial lança documentários sobre a Magistratura e a Advocacia Trabalhistas do Estado

Visualizações: 46
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Na semana dos 75 anos da Justiça do Trabalho, um evento diferente mudou a rotina de magistrados, advogados e servidores no fim da tarde dessa segunda-feira. Em vez das salas de audiência e sessões, ou dos corredores do TRT-RS e do Foro, o ponto de encontro foi o GNC Cinemas do Shopping Praia de Belas. O motivo: o lançamento dos documentários sobre a origem e a trajetória da Magistratura e da Advocacia Trabalhistas Gaúchas. Os dois filmes, de aproximadamente 45 minutos cada, integram a “Série Registros”, produzida pelo Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Os vídeos foram gravados ao longo de 2014 e 2015.

A sessão de lançamento foi assistida por aproximadamente 200 pessoas. O TRT-RS contou com a parceria da Caixa de Assistência dos Advogados para a realização do evento, organizado pelo Memorial e pela Escola Judicial. A iniciativa também teve o apoio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), da Seccional Gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do RS (Satergs), da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e da Escola Superior da Advocacia (ESA). Antes do início da sessão, os presentes foram saudados pela presidente do Tribunal, desembargadora Beatriz Renck, e pelo diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados, Gustavo Juchem.

Os dois documentários reúnem, juntos, depoimentos de 57 magistrados e advogados, que atuaram em diferentes épocas da Justiça do Trabalho. Em um roteiro que envolve o espectador, os personagens relembram histórias, inclusive dos tempos da Ditadura Militar. Filmes ricos em informação e carregados de emoção, sendo imperdíveis para quem atua ou atuou na Justiça do Trabalho, ou tem curiosidade sobre a Instituição. Em breve, os documentários serão disponibilizados no canal do TRT-RS no Youtube. O Tribunal fará a divulgação quando os vídeos estiverem no ar.

De acordo com o Memorial, a Série Registros “objetiva o resgate da memória da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul com enfoque no seu aspecto humano, da qual fazem parte a magistratura, a advocacia, os membros do Ministério Público do Trabalho e os servidores da instituição. Com esta iniciativa, o Memorial do TRT4 visa não só a reconhecer devidamente a dimensão histórica daqueles que participam no dia a dia da sua construção, mas também resgatar das fontes orais elementos humanos que constroem, unem, emocionam, sensibilizam e que atuam como fator de aproximação da Justiça do Trabalho dos seus operadores e da sociedade“.

Ainda este ano, o Memorial iniciará as gravações dos documentários sobre os membros do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul e sobre os juízes classistas. Para 2017, está prevista a produção do filme que abordará a trajetória dos servidores da Justiça do Trabalho gaúcha.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Fonte: Secom/TRT4. Fotos: Inácio do Canto
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias