Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 25/04/2017 00:00. Atualizada em: 25/04/2017 00:00.

Exposição ''Procuradores do MPT no Rio Grande do Sul'' é inaugurada no TRT-RS

Visualizações: 41
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Memorial da Justiça do Trabalho inaugurou nessa segunda-feira (24/04) a exposição “Procuradores do MPT no Rio Grande do Sul”, no saguão do Prédio-Sede do TRT-RS (Av. Praia de Belas, 1.100). A cerimônia contou com presença de magistrados, servidores, procuradores, advogados, juízes classistas e auxiliares da Justiça. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 26 de maio.

Acesse o álbum de fotos do evento.Abre em nova aba

A exposição é composta por documentos, fotos, objetos e doze painéis ilustrativos que contam a história da atuação dos procuradores do Trabalho desde sua origem, além de ilustrar o funcionamento das diferentes coordenadorias nacionais da Instituição e da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho. A mostra também exibe o trailer de um documentário produzido pelo Memorial, composto por depoimentos de onze procuradores do Trabalho que atuaram no Rio Grande do Sul.  O filme resgata a história da classe profissional, e sua versão completa será lançada no segundo semestre desse ano. 

Série Registros

A mostra sobre os procuradores do MPT constitui a 4ª edição da Série Registros, produzida pelo Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. As edições anteriores foram dedicadas à magistratura, aos juízes classistas e à advocacia. A Série Registros está vinculada à conquista do selo “Memória do Mundo”, conferida pela Unesco, que atribuiu aos processos trabalhistas de 1935 a 2000 a condição de Patrimônio da Humanidade. “Preservar esses documentos deixou de ser uma discricionariedade e passou ser obrigação, pelo reconhecimento de sua relevância histórica”, esclareceu o desembargador João Paulo Lucena, integrante da Comissão Coordenadora do Memorial.

A próxima edição da Série Registros deverá ser dedicada à história dos servidores da Justiça do Trabalho gaúcha. O desembargador João Paulo Lucena destacou a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe do Memorial. “A iniciativa de resgate histórico da Série Registros é única em todo o Judiciário Nacional e vem sendo produzida exclusivamente com recursos humanos e materiais próprios do Memorial da Justiça do Trabalho gaúcha”, afirmou. 

O vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin, ressaltou que a história do procuradores do MPT confunde-se com a própria história da Justiça do Trabalho. O magistrado destacou o papel do MPT na defesa dos direitos fundamentais, e citou sua importante atuação  no combate ao trabalho escravo e infantil, na preservação da liberdade sindical, no combate às fraudes trabalhistas, na resolução de conflitos coletivos e na denúncia de questões ambientais, entre outras campanhas. “Nesse resgate do passado, aqui plasmado em imagens e relatos, fica o nosso reconhecimento à Instituição e à sua profícua atuação no Rio Grande do Sul. Desejamos que nosso diálogo continue vivo e harmonioso, e que nossa histórica parceria se renove em prol da Justiça”, concluiu. 

O procurador-chefe do MPT-RS, Rogério Fleischmann, saudou o TRT-RS e o Memorial da Justiça do Trabalho pela iniciativa. “A Série Registros resolve de forma muito competente uma lacuna grave que existia na história da proteção dos direitos do trabalho, pois esse era um tema pouco contado”, declarou. A subprocuradora geral do Trabalho do MPT, Vera Regina Della Pozza Reis, também elogiou o projeto desenvolvido pela Justiça do Trabalho gaúcha. “Isso demonstra que o MPT e o TRT-RS têm um excelente convívio, o que é de extrema importância para nossas atividades diárias e faz crescer nossas Instituições”, ressaltou. 

Além do desembargador João Paulo Lucena, compõem a Comissão Coordenadora do Memorial a juíza do Trabalho Anita Lübbe e a desembargadora aposentada Denise Maria de Barros. O coordenador do Memorial é o servidor Maurício Agliardi. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias