Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 17/10/2017 00:00. Atualizada em: 17/10/2017 00:00.

Noutros Tempos - Plantas de arquitetura do TRT4

Visualizações: 51
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Uma planta de arquitetura é uma representação em plano bidimensional de um espaço imaginado, que virá a ser construído para cumprir uma determinada função. Em geral, a planta arquitetônica alia a metodologia do desenho, com o rigor técnico, a matemática e a métrica. Excetuados os espaços da natureza, em sua forma original, todos os outros espaços em que transitamos ao longo da vida são objetos de arquitetura.

Existem no Memorial do TRT4 algumas plantas de arquitetura feitas pelos próprios arquitetos do TRT. Essas plantas foram concebidas para instrumentalizar a construção de espaços de trabalho adequados à necessidade de seu público, sejam trabalhadores do Judiciário em geral, sejam usuários da Justiça do Trabalho. Desenhadas à mão, com o auxilio de canetas específicas e instrumentos de desenho técnico, são basicamente feitas de linhas de tinta nanquim sobre papel poliéster ou de seda, em geral em grandes formatos.

Ao longo do tempo, nossos espaços de trabalho, em geral tendem a ser cada vez mais enxutos e funcionais. Isso se deve à diminuição do volume de informações em meio papel em função do aumento do meio eletrônico, somado ao fato de que a tecnologia cada vez mais nos fornece equipamentos de trabalho mais eficientes e de tamanhos reduzidos.

Um aspecto que deve ser levado em conta nos espaços arquitetônicos contemporâneos é a questão da acessibilidade, disposta no Capítulo VI da Lei 13146/2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência. No Judiciário Trabalhista, as plantas de arquitetura também devem observar o disposto nas Resoluções do Conselho Superior da Justiça do Trabalho que dispõem sobre o tema. São elas: Resolução 54/2008; instituindo o padrão de mobiliário ergonômico nos Órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus; Resolução 70/2010, dispondo, no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º Graus sobre: o processo de planejamento, execução e monitoramento de obras; parâmetros e orientações para contratação de obras; e referenciais de áreas e diretrizes para elaboração de projetos e a Resolução 81/2011, alterando a redação do art. 5º da Resolução nº 54 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, criando, também o Banco de Projetos de Mobiliário.

Assim, as plantas de arquitetura do TRT4 do acervo do Memorial também podem ser pensadas, por analogia, como uma espécie de registro fotográfico de um espaço de trabalho em contínuo desenvolvimento.

E você? Sabe mais alguma coisa sobre as plantas de arquitetura ou tem alguma história a elas relacionadas para nos contar?

______________________

A série “Noutros Tempos” é um projeto desenvolvido em parceria da Secretaria de Comunicação Social com o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Tem por finalidade apresentar alguns objetos e temas que fizeram parte da trajetória da nossa instituição, preservados no Acervo do Memorial.

O Memorial é aberto ao público e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, na Rua João Telles, nº 369, 2º andar, no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre/RS. Se quiser saber mais sobre outros objetos e histórias já divulgados na Série Noutros Tempos, clique aqui.

Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul.

Texto, pesquisa e fotos: Fernando Allgayer e Lara Martins.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias