Visita Guiada + Inclusão no Memorial | Escola Especial para Surdos Frei Pacífico
O Memorial da Justiça do Trabalho recebeu, na manhã de hoje (21), a Escola Especial para Surdos Frei Pacífico. A visita acontece na semana da 12ª Primavera dos Museus, cujo tema é Educação em Museus, e no dia em que se celebra a luta da pessoa com deficiência.
Os alunos, com idades entre 08 e 14 anos, tiveram aproximação com a História da Justiça do Trabalho ao realizarem visita guiada nas dependências do Memorial e participarem de roda de aprendizado sobre o trabalho nas minas de carvão, no Rio Grande do Sul. Também integraram a atividade oficina de desenho criativo e visita à sala de digitalização de processos.
Na sala de digitalização, o funcionário terceirizado pela FENEIS Jeferson Eugênio Lopes, também surdo, comunicou aos alunos sobre os caminhos a serem percorridos até chegar à realização profissional: "é necessário se dedicar aos estudos".
Essa atividade foi coordenada pelos servidores do Memorial Fernando Algayer, Márcio Martins e Kátia Kneipp e contou com o trabalho voluntário das Sras. Kelen dos Reis Soares e Vanessa Franciele Ferrugem, tradutoras intérpretes de libras.
Ligada à Igreja Católica e a Pastoral dos Surdos, a Escola Frei Pacífico presta um serviço essencial à comunidade, há mais de 60 anos, ao oferecer educação para crianças e jovens surdos, de forma regular, considerando a realidade de cada aluno e acreditando na capacidade do surdo para desenvolver suas habilidades e participar ativamente do mundo ouvinte em que vive.
A Escola oferece Clínica Especializada em Comunicação, responsável por oferecer aos surdos um melhor atendimento. Com novos recursos e profissionais especializados, abrange as áreas de otorrionolaringologia, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, estimulação precoce e audiologia. Conveniada à Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC. Desde 2009, o Ginásio da Escola e o Centro Social oferece espaços onde se realizam diversas atividades e projetos sociais que atendem crianças, adolescentes surdos e suas famílias. Também é oferecido o Curso de LIBRAS.
A Escola Frei Pacífico é uma instituição filantrópica e está aberta a parcerias e doações da comunidade, que constituem a principal fonte de recursos da Escola.