Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Publicada em: 22/04/2019 00:00. Atualizada em: 22/04/2019 00:00.

Nota de Pesar | Falecimento do Artista Plástico Danúbio Gonçalves

Visualizações: 49
Início da galeria de imagens.
Foto: Fernando Gomes / Agência RBS
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul lamenta o falecimento do artista plástico gaúcho Danúbio Gonçalves, 94 anos, ocorrido ontem.

Além de ser "um dos nomes mais importantes da história das artes visuais do Rio Grande do Sul, tendo pertencido a uma geração que se empenhou em introduzir e difundir no Rio Grande do Sul as linguagens artísticas modernas e, ao mesmo tempo, ter se projetado fora do Estado por sua postura de não adesão a modismos e por seu engajamento político e social, representado na fase de sua obra marcada pelas xilogravuras inspiradas nos trabalhadores das charqueadas e nos mineiros, nas quais se destacou pelo exímio tratamento gráfico e documental," (nas palavras de Francisco Dalcol, jornalista, crítico de arte e diretor curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Margs), Danúbio foi especial colaborador do Memorial da Justiça do Trabalho no RS. O artista doou quatro cadernos com desenhos seus retratando o cotidiano de trabalhadores nas Minas de Carvão de Butiá, nos anos 50. As imagens estão à disposição para pesquisa e já ilustram alguns trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, mestrado e doutorado, relativos ao tema da mineração e com os devidos créditos.
Em 05 de outubro de 2015, na inauguração da Sala de Exposições do Memorial da JT-RS, com a mostra Doadores, contamos com a ilustre presença de Danúbio Gonçalves, acompanhado de sua filha Sandra, ocasião em que assinou termo de doação dos cadernos de desenhos e recebeu as devidas homenagens.
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e a equipe do seu Memorial oferecem suas condolências à família de Danúbio Gonçalves.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias