Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

22/09/2020 00:00

Memorial do TRT4 participa da 14ª Primavera dos Museus

Início da galeria de imagens.
Em 2020, o tema da Primavera dos Museus é "Mundo Digital: Museus em Transformação"
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

 

A 14ª Primavera dos Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos.


O tema definido pelo Ibram para a edição de 2020 é: “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Visto o momento pelo qual passam a sociedade e os museus, devido à pandemia causada pela Covid-19, o foco será na experiência virtualizada entre públicos, com atividades desenvolvidas no ambiente da rede mundial de computadores.

O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul preparou para esta Primavera três atividades.

Já no dia 21 de setembro, será dado início às homenagens ao centenário de nascimento do grande jurista laboral gaúcho Carlos Alberto Barata Silva, mediante o lançamento de um curta-metragem no canal do Memorial no Youtube para reacender a memória das pessoas em torno da vida e obra do homenageado.
Em continuidade às celebrações da efeméride, para o ano que vem está projetada a realização de um seminário presencial, o lançamento de um caderno especial com artigos, resultado de seleção por meio de edital ainda a ser lançado, a produção de um documentário e a organização de uma exposição sobre a trajetória e o legado de Barata Silva.
O curta está disponível em https://youtu.be/j5bsA0omJsw.

Na terça, dia 22 de setembro, às 11h05, em seminário telepresencial promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho - TST para a Semana da Memória da Justiça do Trabalho, a Juíza Anita Job Lübbe, membro da Comissão Coordenadora do Memorial e Presidente do Memojutra, apresentará a palestra "Preservação da memória da Justiça do Trabalho: por que e como guardar? Reflexões sobre dificuldades e avanços neste caminho".
O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do TST no Youtube. Maiores informações, programação e formulário de inscrição podem ser obtidos em https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/331815

Já na sexta, 25 de setembro, às 17h, outra atividade do Memorial para esta edição da Primavera será a live "A Vila Museu do IAPI: Trabalho, Memória e Patrimônio Histórico", uma conversa ao vivo, pelas redes, com o museólogo Pablo Barbosa de Oliveira, falando sobre o Museu de Percurso da Vila do IAPI, construída pelo Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários, entre 1942 e 1954, durante os governos Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, destinada à classe operária proveniente do 4º distrito de Porto Alegre.
A live será mediada por Márcio Meireles Martins, historiador e servidor do Memorial, e será transmitida pelo canal do Memorial do TRT4 no Youtube, no link https://youtu.be/H2gw06hnbzY.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias