Publicada em: 21/11/2025 11:48. Atualizada em: 21/11/2025 11:52.
Ejud4 promove palestra “Educação de Futuros em um Mundo Híbrido e Hiper Conectado” como parte do programa Formação de Formadores
Visualizações: 4
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
A Ejud4 realizará, no dia 24 de novembro de 2025 (segunda-feira), das 15h às 17h, a palestra Educação de Futuros em um Mundo Híbrido e Hiper Conectado, atividade integrante do programa Formação de Formadores. O evento, telepresencial, destina-se a magistrados(as) e servidores(as) que atuam ou desejam atuar na docência. As inscrições seguem abertas até 23 de novembro, pelo SisEjudAbre em nova aba. O plano de curso da atividade, com todos os detalhes, pode ser consultado aquiAbre em nova aba.
A importância do tema no contexto atual
Em um cenário marcado pela rápida evolução tecnológica, pela ubiquidade da informação e pela ampliação das interfaces entre seres humanos e máquinas, a palestra se destaca como iniciativa essencial para fortalecer as competências pedagógicas de quem ensina no âmbito da Justiça do Trabalho. A crescente complexidade do mundo do trabalho e da educação, com transformações profundas impulsionadas pela automação, pela inteligência artificial e pelas novas dinâmicas sociais, exige que os formadores estejam preparados para construir experiências de aprendizagem inovadoras, sensíveis às mudanças e alinhadas aos desafios globais.
A atividade reconhece que a educação de adultos no serviço público deve ir além da transmissão de conteúdos: é necessário desenvolver autonomia, pensamento crítico, criatividade e capacidade de adaptação, atributos fundamentais para o fortalecimento das instituições e para a consolidação de uma cultura de aprendizagem contínua.
Conteúdo que dialoga com o presente e prepara para o futuro
A palestrante Jeciane Golinhaki, mestre em Sociedade e Desenvolvimento e especialista em metodologias ativas, cultura de paz e aprendizagem cidadã, conduzirá reflexões estruturadas sobre temas emergentes que influenciam diretamente as práticas formativas, entre eles:
- Robotização, inteligência artificial e seu impacto nas profissões;
- Aprendizagem na ubiquidade e na hiperconectividade;
- Letramento de futuros e presenteísmo;
- Meta skills, lifelong learning e lifewide learning.
Com abordagem vivencial e metodologias participativas, a proposta busca estimular os(as) participantes a identificar sinais de mudança no comportamento dos(as) aprendizes, selecionar estratégias pedagógicas coerentes com o tempo presente e criar experiências formativas capazes de promover autonomia e aprendizagem contínua.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Ejud4
Tags que marcam a notícia:
Capacitação
Fim da listagem de tags.


