Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Projeto Pedagógico e PAC

Plano Anual de Capacitação


A Escola Judicial promove educação para desenvolver e aprimorar a prática laboral. O Plano Anual de Capacitação da Escola Judicial (PAC-EJ) divide-se em ações de formação inicial (para Juízes Vitaliciandos), ações de formação de formadores (qualificação dos professores da EJ), itinerários formativos (focadas no processo de trabalho dos servidores) e ações de formação continuada para magistrados e servidores. Essas últimas compõem grande parte do PAC-EJ.


As atividades começam a ser planejadas em agosto do ano anterior, com o levantamento de necessidades de capacitação, para o que são utilizados diversos subsídios, tais como: consultas à Administração e aos núcleos, comissões e comitês do Tribunal, estudo dos objetivos estratégicos do TRT4 e do Poder Judiciário, apuração das alterações legislativas relevantes para a Justiça do Trabalho, pesquisa de jurisprudência, identificação de datas comemorativas relevantes para o meio jurídico; compilação das sugestões recebidas (em especial nas avaliações dos cursos) e ainda não atendidas, pesquisa com os Magistrados do Trabalho, etc.

Todo esse levantamento é analisado, assim como as competências que devem ser desenvolvidas pelos Magistrados do Trabalho, em reuniões para organizar a programação, que ocorrem semanalmente na Escola Judicial, com a presença da Direção e da Coordenação Acadêmica. Nestas reuniões, são priorizadas as temáticas de capacitação do ano, elaborados os programas das ações formativas (definindo-se o formato, a modalidade e o conteúdo) e selecionados os professores.
 
Arquivo tipo pdf de 1,2MBAbre em nova aba

Proposição de Ações de Capacitação – Demandas Espontâneas


A Escola Judicial do TRT4 valoriza as ideias e sugestões apresentadas por pessoas, setores, comissões ou instituições extrnas, reconhecendo nelas uma importante fonte para o aprimoramento contínuo das ações de formação. Para assegurar que todas as propostas sejam analisadas com atenção, equidade e alinhamento ao Plano Anual de Capacitação (PAC-EJud4), as demandas espontâneas — aquelas que surgem fora do planejamento regular — são recebidas por meio de um fluxo único de atendimentoArquivo tipo pdf de 106KBAbre em nova aba.

Nesse contexto, solicitamos que sua sugestão seja encaminhada pelo Formulário para Proposição de Ações de Capacitação – Demandas Espontâneas, disponível no link abaixo. O formulário é simples e reúne as informações essenciais para a análise da viabilidade, relevância, complexidade, alinhamento estratégico e disponibilidade orçamentária da proposta.

Todas as demandas serão avaliadas com a maior brevidade possível, com o compromisso de viabilizar sua implementação no menor prazo, quando aprovadas.

Acesse aqui o Formulário para Proposição de Ações de Capacitação – Demandas EspontâneasAbre em nova aba

Em caso de dúvidas, a Equipe da Escola Judicial permanece à disposição para auxiliar.

Fonte: Escola Judicial
Última atualização: 23/01/2026 15:48