Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 10/10/2025 03:51. Atualizada em: 10/10/2025 16:03.

Programa de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da JT lança edital para 1ª ed. de revista eletrônica sobre pessoas trans e o direito ao trabalho digno

Visualizações: 51
Início da galeria de imagens.
Imagem: fundo cinza, logomarca do Programa de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Justiça do Trabalho. Dizeres: Revista Eletrônica 1ª edição. Tema: PESSOAS TRANS E O DIREITO AO TRABALHO DIGNO: desafios estruturais e propostas de inclusão. Prazo até 10 de novembro. Logomarca do Conselho Superior da Justiça do Trabalho
A iniciativa visa a fortalecer e difundir o Programa de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do CSJT, que se dedica à promoção da inclusão em suas múltiplas dimensões.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

   A Coordenadora do Programa de Equidade, Gênero, Raça e Diversidade da Justiça do Trabalho, Ministra Maria Helena Mallmann, lançou o Edital de Chamada de Artigos nº 02/2025, convidando pesquisadores e profissionais do direito a contribuírem com a primeira edição da revista eletrônica do Programa. O tema central é "Pessoas Trans e o Direito ao Trabalho Digno: Desafios Estruturais e Propostas de Inclusão".

Programa de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Justiça do Trabalho

A iniciativa visa fortalecer e difundir o Programa de Equidade, instituído pela Resolução nº 368/2023 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que se dedica à promoção da diversidade e inclusão em suas múltiplas dimensões (raça, gênero, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, idade, deficiência). A escolha do tema sobre a população trans é estratégica e simbólica, buscando dar visibilidade a um dos grupos mais afetados pela exclusão no mercado de trabalho e incentivar reflexões para um ambiente laboral mais justo e inclusivo.

Quem pode participar?

O edital é direcionado a membros da Magistratura, do Ministério Público, da Comunidade Acadêmica (com ao menos um dos autores possuindo título de mestre) e do Movimento Social.

Objetivo

A chamada de artigos tem ênfase na interdisciplinaridade, buscando trabalhos que articulem diferentes perspectivas teóricas e metodológicas para a análise dos impactos da inclusão de pessoas trans nos espaços de trabalho e pensar ferramentas que busquem fomentar o debate sobre os desafios e as perspectivas para um futuro do trabalho mais justo, inclusivo e sustentável em face dessas transformações, levando em consideração as competências para o trabalho do futuro e seus impactos no Direito do trabalho

Temática e Eixos Sugeridos

Os interessados podem explorar os seguintes eixos temáticos:

1. Exclusão, Desigualdades e Barreiras à Inclusão: Este eixo aborda os processos históricos e estruturais de exclusão da população trans do mercado de trabalho, destacando os estigmas, estereótipos, violências e preconceitos que dificultam o acesso, a permanência e o reconhecimento profissional. Também contempla os desafios jurídicos, sociais e institucionais à efetiva inclusão dessa população.
2. Justiça do Trabalho, Direitos Fundamentais e Agenda 2030: Reúne reflexões sobre o papel da Justiça do Trabalho no enfrentamento da discriminação e na promoção ativa de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e sustentável. Inclui análises de políticas judiciárias, instrumentos normativos, decisões judiciais, e o alinhamento da atuação institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente) e 10 (redução das desigualdades).
3. Práticas Transformadoras e Ambientes Laborais Inclusivos: Destinado à apresentação de experiências concretas — nacionais e internacionais — de inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho. Também contempla iniciativas voltadas à construção de ambientes laborais acolhedores, diversos e equitativos, como protocolos internos, ações afirmativas, programas de qualificação profissional e parcerias institucionais.

Prazos e Normas de Submissão

Os artigos deverão ser enviados para o e-mail asprodec@tst.jus.br até  10 de novembro de 2025. Para mais informações, acessar o edital.

Seleção e Publicação

A avaliação considerará a adequação do título, clareza no desenvolvimento do tema, pertinência com a temática, relevância do problema e qualidade do levantamento bibliográfico. A publicação da obra, em formato digital e com download gratuito, está estimada para o primeiro semestre de 2026, condicionada ao recebimento de pelo menos 15 artigos. Os autores cedem automaticamente os direitos de publicação no ato da submissão.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: asprodec@tst.jus.br.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: EJud4
Tags que marcam a notícia:
EJud4 divulgaEdital
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias