Em visita ao RS, desembargadoras da Bahia e de Rondônia/Acre destacam boas práticas da Escola Judicial do TRT-4
A equipe da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) apresentou, na sexta-feira (14/2), seus procedimentos e rotinas de trabalho para visitantes das Escolas Judiciais (EJuds) dos TRTs da 5ª (BA) e da 14ª Região (RO/AC). Esse foi o segundo dia da visita técnica para troca de experiências e boas práticas entre as EJudsAbre em nova aba.
Na ocasião, foram abordadas as possibilidades do uso da inteligência artificial como ferramenta auxiliar em tarefas relacionadas a governança e gestão orçamentária. Também foi apresentada a experiência da Justiça do Trabalho gaúcha no uso do SisEjud, sistema nacional que desde 2021 é desenvolvido exclusivamente pelo TRT-RSAbre em nova aba, envolvendo equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), da Ejud-4 e de outras áreas do Tribunal.
A desembargadora Ana Paola Machado Diniz, diretora da EJud-5, considerou o encontro muito produtivo e destacou a importância do compartilhamento de experiências entre as Escolas Judiciais. “A EJud-4 é uma referência, então procuramos estar atentos às novidades, a processos de trabalho que tornem as atividades mais eficientes. Conseguimos ter uma percepção daquilo que é compatível com nosso próprio processo de trabalho e que poderá nos ajudar a aprimorá-lo ”, comentou. A magistrada elogiou o conteúdo das apresentações e a recepção do TRT-RS.
A diretora da EJud-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, também destacou os benefícios da troca de experiências. “A inteligência artificial, que já é utilizada na EJud-4, pode nos ajudar em muitas atividades rotineiras. Também trocamos ideias em relação a outros procedimentos em que há semelhança. Voltaremos desta visita levando resultados”, comemorou. A magistrada acrescentou que a colaboração entre as instituições é necessária, pois todas têm a mesma finalidade de servir à sociedade.
As apresentações dos procedimentos da EJud-4 ficaram a cargo da servidora Luciana Cristina Corso e do servidor Carlos Roberto Vargas Schultz. Os visitantes também foram recebidos pela secretária-executiva da Ejud-4, Camila Frigo, pela assessora-chefe da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento Jurídico, Roberta Liana Vieira, e pela assistente da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento Administrativo, Lara Gobhardt Martins Borges Fortes.
Também estiveram em Porto Alegre, acompanhando a desembargadora Ana Paola Machado Diniz, a servidora Amoni Lavigne (secretária-executiva da EJud-5) e o servidor Carlos Santiago (chefe do Núcleo Administrativo da EJud-5). A desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima veio acompanhada pela secretária-executiva da Ejud-14, Flávia Cristina Fidelis Morais. Na quinta-feira (13/2), a comitiva foi recebida pelo presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa.