Aula Inaugural da EJ abordará reformas em direitos sociais em tempos de crise
Evento trará especialistas da Universidade de Lisboa e da UFRGS
A Aula Inaugural de 2017 da Escola Judicial do TRT-RS terá como tema central as reformas na legislação sobre direitos sociais e a sua relação com momentos de crise econômica. O evento contará com a participação de três doutores especialistas no tema e acontece no dia 24 de março, na sede da EJ, no prédio 3 do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, nº 1432).
A abertura do evento acontece às 10h com palestra da professora catedrática de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Maria do Rosário Palma Ramalho. O tema da exposição será “O Futuro do Direito do Trabalho – A Experiência da Reforma Trabalhista Portuguesa e as Perspectivas do Direito do Trabalho em Tempos de Crise”. Maria do Rosário é Doutora e Agregada em Direito, presidente da Associação Portuguesa de Direito do Trabalho e coordenadora científica de diversos projetos internacionais de âmbito comunitário, nas áreas do Direito do Trabalho e do Direito da Igualdade, além de ser autora de importante obra acadêmica.
No início da tarde, a partir das 14h, as atividades prosseguem com a exibição de documentário sobre os 10 Anos da Escola Judicial, produzido pelo Memorial do TRT-RS, seguido da palestra “A Proteção dos Vulneráveis em um Mundo Globalizado diante da Crise Financeira e do Crédito Mundial”, proferida pela professora Cláudia Lima Marques, professora titular da UFRGS, com pós-doutorado pela Universidade de Heidelberg.
Às 15h45 é a vez do professor de Direito do Trabalho na UFRGS Leandro Amaral Dorneles de Dorneles falar sobre “Reformas Constitucionais Relativas a Direitos Sociais e seu Impacto sobre a Dignidade Humana”. Dorneles é doutor em Direito pela UFSC e professor associado da UFRGS.
O evento é destinado a magistrados e servidores do TRT-RS. Inscrições podem ser feitas até as 12h da quarta-feira (22/03) através do Portal VOX > Cursos > Informações e Inscrições
Para mais informações sobre esta atividade, consulte o programa do evento, clicando aqui
A Aula Magna também corresponde ao segundo encontro do Minicurso Reforma Trabalhista promovido pela Escola Judicial.
Confira abaixo a programação:
Aula Inaugural 2017 / Minicurso Reforma Trabalhista - 2º encontro
Data: 24/03/2017 (6ª-feira)
MANHÃ
10h às 12h: Maria do Rosário Palma Ramalho: “O Futuro do Direito do Trabalho – A Experiência da Reforma Trabalhista Portuguesa e as Perspectivas do Direito do Trabalho em Tempos de Crise”
TARDE
14h: Abertura e exibição de documentário sobre os 10 Anos da EJ-TRT4
14h30min às 15h45min: Cláudia Lima Marques: “A Proteção dos Vulneráveis em um Mundo Globalizado diante da Crise Financeira e do Crédito Mundial”
15h45min às 17h: Leandro Amaral Dorneles de Dorneles: “Reformas Constitucionais Relativas a Direitos Sociais e seu Impacto sobre a Dignidade Humana”
18h: Inauguração do Novo Espaço Antiqua da Biblioteca e Lançamento da edição nº 44 da Revista do TRT4
Local: Sede da Escola Judicial do TRT4 – Foro Trabalhista de Porto Alegre - Avenida Praia de Belas, 1432 - Prédio 3 - 2º andar
Público-alvo:
A) Magistrados do TRT4
B) Servidores do TRT4, sem pré-requisitos de cargo ou função