2º Encontro de Servidores com Deficiência do TRT-RS termina com debate sobre acessibilidade e inclusão
O 2º Encontro de Servidores com Deficiência do TRT-RS chegou ao fim na sexta-feira (25/10) com um debate sobre ações de inclusão e acessibilidade que podem ser adotadas no âmbito da Justiça do Trabalho gaúcha. Além de discutir essas questões, o último momento do Encontro também ouviu servidores — considerando as opiniões e sugestões de cada um — e apresentou o resultado dos dois dias de atividades. O debate foi mediado pelos servidores Elton Decker e Alessandra Pereira de Andrade.
Acesse as fotos do encontro.Abre em nova aba
O encontro deu origem a um documento de proposições dos servidores, que será levado à Administração do Tribunal. Uma prévia do material, trazendo as demandas iniciais, foi apresentada na ocasião. Entre as sugestões apresentadas, estavam a criação de cotas para além dos concursos públicos – estendendo também a estagiários e terceirizados — e a colocação de piso tátil nas dependências do TRT-RS.
“A gente sai daqui hoje com duas tarefas: uma é construir esse documento e a outra é a criação de uma cartilha de acessibilidade que inclua pontualmente todos esses detalhes”, afirmou Alessandra, referindo-se a manifestações sobre a forma como alguns servidores agem na presença de colegas com deficiência. A mediadora ainda destacou a importância de se ouvir as pessoas com deficiência, respeitando as vontades e os interesses de cada um.
Elton finalizou o encontro enfatizando que o debate, restrito nesse momento ao TRT-RS, deve ser muito maior para que haja, de fato, inclusão na sociedade. “A gente teria que fazer um debate mais amplo pra pensar em como a gente pode ser um cidadão engajado na luta desses direitos para as outras pessoas também”, pontuou o servidor.