TRT-RS orienta terceirizados sobre combate ao assédio e à discriminação

Mais de 50 pessoas que trabalham mediante terceirização no TRT-RS assistiram, nesta quarta-feira (7/8), à palestra “Assédio Moral no Trabalho: O que é e como prevenir”. A atividade foi conduzida pela juíza do Trabalho Lúcia Rodrigues de Matos, coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.
O evento aconteceu no auditório Ruy Cirne Lima e fez parte da programação da Semana de Combate ao Assédio Moral e à Discriminação.
O objetivo foi explicar aos terceirizados e terceirizadas, com exemplos práticos, o que é assédio moral e discriminação. A juíza Lúcia também reforçou os canais que eles podem procurar para fazer eventuais denúncias: a Ouvidoria, a Secretaria de Gestão de Pessoas e o Comitê de Equidade (este, apenas para casos de discriminação).

A magistrada ressaltou o compromisso do TRT-RS no combate a essas práticas, não apenas entre magistrados, servidores e estagiários, mas também junto aos prestadores de serviço. “O trabalho não deve ser local de sofrimento, mas de realização pessoal”, afirmou.
Entre outros tópicos, a palestra abordou:
- Tipos de discriminação (direta, indireta, flagrante e sutil)
- Conceito de assédio
- Assédio moral de gênero
- Assédio sexual
- O que não é assédio
- Assédio moral individual e organizacional
- Quem pratica assédio?
- Quem pode sofrer assédio?
- Incidência de interseccionalidade de gênero, raça, classe social e outros aspectos.
- Consequências para vítimas e agressores
- O que fazer em caso de assédio? Recomendações a vítimas e colegas
- Canais de acolhimento no TRT-RS
Ao final da atividade, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Maria Augusta Kinnemann, falou sobre a pesquisa que o TRT-RS está promovendo sobre o ambiente de trabalho, por orientação do CNJ. Os terceirizados também fazem parte do público-alvo da pesquisa. O estudo tem a finalidade de levantar dados relativos à Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, a fim de balizar o aperfeiçoamento da política judiciária.
Antes do encerramento, foi aberto espaço para perguntas, momento em que muitos terceirizados esclareceram dúvidas sobre o tema.

