Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 18/03/2024 11:20. Atualizada em: 18/03/2024 12:42.

EJud4 PRESENCIAL > 1º Seminário Nacional "Por Mais Cores na Justiça - Educar para Transformar"

Visualizações: 219
Início da galeria de imagens.
Card de divulgação quadrado com fundo em tons de laranja escuro. No topo, os logotipos dos realizadores e apoiadores, seguidos de informações gerais do evento: título, fotos e currículos dos/as palestrantes, data, horário, prazo e link para inscrições.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

1º SEMINÁRIO NACIONAL
POR MAIS CORES NA JUSTIÇA - EDUCAR PARA TRANSFORMAR

Realização:
Instituto de Acesso à Justiça (IAJ) e Escola Judicial do TRT4

Apoio:
AGETRA - Associação Gaúcha da Advocacia Trabalhista; AJD - Associação Juízas e Juízes Para a Democracia; Instituto Koinós; PMR Advocacia; FCN & Lacerda Advocacia e Assessoria Estratégica; Women in Law Mentorig Brasil; Associação do Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS).

EVENTO PRESENCIAL

Inscrições abertas até o dia do evento, neste linkAbre em nova aba
(entre com seu login e senha da rede > menu Inscrições > aba Inscrições Abertas).

Data: 21-03-2024 (5ª-feira).

Horário: 14h às 17h30.

Local: Auditório Ruy Cirne Lima, junto à Escola Judicial do TRT4 (Foro Trabalhista - Av. Praia de Belas, 1432 - prédio 3 - 2º andar).

Modalidade: Presencial. Não há previsão de pagamento de diárias aos/às participantes do TRT4. Despesas com deslocamento poderão ser ressarcidas, conforme orientações disponíveis aqui.

Ementa: Este seminário, que ocorrerá no Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, pretende dialogar sobre os desafios a enfrentar para a garantia efetiva das ações afirmativas no sistema de justiça.

Objetivos: Explorar programas educacionais escolares e promover discussões práticas para capacitar e facilitar o acesso de pessoas negras e indígenas às carreiras jurídicas. Além disso, aprofundar o diálogo sobre a relevância da educação na transformação do perfil do judiciário brasileiro, almejando uma representação mais diversificada e significativa da sociedade.

Programação e Docentes:
14h: Mesa de Abertura - Alexandre Corrêa da Cruz, Desembargador Vice-Presidente do TRT4; Maria Silvana Rotta Tedesco, Desembargadora Vice-Diretora da  Escola Judicial do TRT4; Livia Prestes, Presidenta do IAJ.
14h15min: Painel 1: Educar para Transformar o Sistema de Justiça - Flávia Marciano Monteiro, Juíza de Direito, representando a Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul - AJURIS; Luciane Toss, advogada, representando a Escola Trabalho e Pensamento Crítico; Márcio Lima do Amaral, presidente da Escola Associativa da AMATRA IV - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região; Jader Marques, representando a Escola de Criminalistas; Roger Raupp Rios, representando a Escola dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul - ESMAFE/RS; Maria Silvana Rotta Tedesco, Vice-Diretora da EJud4; Josiane Nunes Alves, Oficiala de Justiça no TJ-RS e bolsista do IAJ.
15h30: Intervalo - coffee break;
16h: Painel 2 - O Papel da Sociedade Civil na Transformação pela Educação - Daniel Bento Teixeira, advogado e diretor Executivo no CEERT Equidade Racial e de Gênero; Flávia Marciano Monteiro, Juíza de Direito no TJ-RS e Coordenadora do Curso de Acesso Afirmativo Racial; Isadora Pereira Trajano, Advogada Criminalista, Fundadora do Projeto Defesa Periférica, Gestora no Centro de Ensino Galeano; Luana Pereira da Costa, Advogada, Líder do Núcleo Antidiscriminatório e Professora Universitária; Lúcio Antônio Machado Almeida, Professor, escritor e Assessor para Assuntos Legislativos da Câmara Municipal de Porto Alegre.  

Carga horária: 3,5 horas-aula.

Público-alvo: Magistrados/as e servidores/as do TRT4 e de outros regionais; Estagiários/as do TRT4; Terceirizados/as do TRT4; Magistrados/as e servidores do TRT4 aposentados/as; Estudantes, advogados/as e público em geral.

Nº de vagas/participantes: 140 vagas.

Registro de frequência: Computadores com acesso ao SisEJud estarão disponíveis para permitir os registros pelos/as participantes.

Avaliações: Avaliação de reação e avaliação de aprendizagem.

Certificação:
- Magistrados/as, servidores/as e estagiários/as do TRT4; Magistrados/as e servidores/as de outros TRTs: A certificação será condicionada ao registro da frequência e ao preenchimento das avaliações.
- Público externo: Não haverá certificação.

Em até 45 dias após o evento, o certificado ficará disponível para download no SisEJud, menu "Inscrições" > "Meus Cursos", clicando no ícone "diploma" do curso.

Avaliações: Após o evento, será enviado e-mail aos/às participantes, contendo o link e o prazo para preenchimento da avaliação de aprendizagem e da avaliação de reação no SisEJud. As avaliações serão analisadas e, havendo aproveitamento, o/a participante receberá mensagem para acessar novamente o SisEJud (mesmo utilizado para fazer a inscrição) e imprimir o seu certificado de participação. O preenchimento da avaliação de aprendizagem representará condição para a certificação das 6 horas-aula.

Declaração de participação:
- Público externo em geral: Mediante registro da frequência, será disponibilizada uma declaração de participação, que poderá ser consultada pelos/as próprios/as participantes diretamente no SisEJud.
- Magistrados e servidores/as do TRT4 aposentados/as: Mediante registro da frequência, será disponibilizada uma declaração de participação, que poderá ser consultada pelos/as próprios/as participantes diretamente no SisEJud (podem acessá-lo como público interno, utilizando a mesmo login e senha de acesso ao Sigep Online, onde consultam as informações funcionais).

Finalidades:
- Magistrados/as: Diversidade, Equidade e Inclusão; Formação Continuada; Promoção por Merecimento.
- Servidores/as: Adicional de Qualificação; Diversidade, Equidade e Inclusão; Promoção.

OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES/AS):
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art. 6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: EJud4
Tags que marcam a notícia:
Capacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias